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matéria publicada em 31/01/2025

Armac lança container inteligente de peças

Tecnologia inovadora no mercado traz mais agilidade para as operações

Barueri, 30 de janeiro de 2025 – A Armac, referência nacional em prestação de serviços especializados e complexos e locação de equipamentos, traz para o mercado uma tecnologia que permite que suas operações tenham a disponibilidade de peças para manutenção a pronta entrega. Trata-se de containers inteligentes de peças e produtos que já estão em funcionamento em 12 operações de mineração, florestal, indústria, portos, terminais ferroviários e obras de parques de energia renovável.

A nova tecnologia está presente nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Operações no Pará, Amazonas, Rio de Janeiro, Bahia e Sergipe receberão o equipamento nos próximos meses, totalizando mais 24 estruturas, pelo menos, neste período inicial de implantações. O container inteligente é uma solução de gestão automatizada de estoque de peças, em que o próprio mecânico consegue entrar no espaço, pegar o produto que precisa para manutenção das máquinas e, através de um sistema tecnológico integrado, escanear a peça e dar baixa no estoque.

Esse novo modelo de gerenciamento traz um grande benefício para projetos de Rental com prazos definidos de conclusão, como obras de infraestrutura rodoviária, operações de mineração e construções de parques de energia renovável, com locação de um número grande de equipamentos. Os produtos e peças que estarão no container são escolhidos de acordo com o tipo de operação e com as diretrizes da manutenção da Armac.

“Essas medidas tornam todo o processo de manutenção mais ágil e eficiente, mantendo ainda o controle e a mesma segurança que temos em uma gestão presencial. Além disso, pode reduzir custos e despesas da operação para o cliente”, afirma Arthur Vazquez, Gerente Nacional de Suprimentos da Armac.

O principal ganho para o cliente é a agilidade nos processos de manutenção. O container possibilita que a equipe da oficina tenha em mãos as peças necessárias para que os equipamentos sigam rodando o maior tempo possível, garantindo a máxima produtividade para a operação.

“O time de manutenção não precisa mais esperar a peça chegar à operação. Isso reduz significativamente o tempo necessário para as manutenções corretivas e garante o equipamento mais tempo em operação com eficiência e segurança”, analisa Gilson Oseas, gerente nacional de manutenção da Armac.

São dois tipos de containers: 6 e 12 metros de comprimento, ambos com 2,34 metros de largura e 2,38 metros de altura. A capacidade aproximada de armazenamento de produtos varia entre 3 mil e 6 mil itens. Em algumas operações, o valor de estoque pode ser superior a R$ 500 mil.

“O container inteligente contribui para atender, de maneira mais eficiente, os itens de consumo direto das operações, garantindo agilidade no processo, enfatiza Vazquez

Caso a peça não esteja disponível no container, o sistema integrado rastreia qual a oficina ou container da Armac mais próximo que tem o produto e já organiza o pedido e o processo de transferência. O equipamento lançado pela companhia conta ainda com fechadura automática que permite abrir e fechar espaço através de um sistema com monitoramento em tempo real, tablet com scanner para o mecânico fazer o processo e registro de saída da peça, atendimento pelo WhatsApp para suporte e câmeras de monitoramento.

Sobre a Armac

Fundada há 30 anos, a Armac é referência na prestação de serviços especializados e complexos e na locação de equipamentos. Com mais de 11,2 mil ativos de Linha Amarela, caminhões, empilhadeiras e plataformas elevatórias, apoia setores estratégicos da economia brasileira, em operações de mineração, siderurgia, portos e terminais ferroviários, fertilizantes, florestais, agroindústria, indústria, infraestrutura e construção.

A empresa se destaca pela excelência operacional, eficiência em produtividade e compromisso com a segurança. Conta com uma equipe de mais de 6 mil colaboradores, entre eles mais de mil mecânicos e 2,8 mil operadores e motoristas. Com cerca de 200 operações de longo prazo em todo o Brasil, movimenta anualmente mais de 140 milhões de toneladas de materiais, entre minérios, fertilizantes, biomassa, açúcar, sal, grãos, enxofre, metais, madeira, produtos industrializados, alimentos, bebidas, peças automotivas, entre outros.

Com um complexo de manutenção de 300 mil m² em Vargem Grande Paulista (SP), o maior da América Latina, e um estoque de R$ 65 milhões em peças e componentes, é referência em serviços de manutenção, com 30 estruturas próprias em todo País, entre oficinas, filiais e apoio logístico. Além disso, a companhia possui duas lojas de seminovos, em Cotia (SP) e Rondonópolis (MT).

Listada no Novo Mercado da B3, a companhia adota as melhores práticas de governança corporativa e continua expandindo suas operações para apoiar as pessoas que constroem o Brasil.

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Assessoria de imprensa