Barueri, 29 de novembro de 2024 – A Armac, referência nacional em prestação de serviços especializados e complexos e locação de equipamentos, mostrou no seminário do GMEC, grupo de motomecanização do setor sucroenergético, as soluções para os principais desafios do segmento. Mairon Karr, gerente sênior da Unidade de Negócios de Agronegócios, Indústria e Siderurgia, foi palestrante do encontro em Ribeirão Preto (SP), que reuniu, ontem, produtores, usineiros e prestadores de serviço do segmento.
A companhia movimenta mais de 13 milhões de toneladas de biomassa, açúcar, soja, milho e algodão por ano, apoiando o setor sucroenergético brasileiro a se posicionar como maior exportador de açúcar do mundo e uma das referências mundiais na produção de combustível renovável. Os bagaços de cana, milho e algodão movimentados pela Armac se transformam em energia limpa para consumo das usinas sucroalcooleiras.
Karr mostrou as soluções da empresa para solucionar os principais problemas do segmento: falta de profissionalização na gestão e execução de serviços de apoio, carência de mão de obra qualificada e dificuldade de disponibilidade de uma frota diversa de equipamentos. Com 11 mil ativos multimarcas, de todas as categorias e modelos, a empresa consegue atender, com agilidade, às demandas das operações sucroenergéticas, em todas as regiões do País. Outro ponto destacado pelo executivo no GMEC é a excelência em manutenção da Armac, com o maior complexo de oficinas da América Latina (300 mil m², em Vargem Grande Paulista – SP) e mais de 30 estruturas próprias de manutenção e apoio logístico espalhadas pelo Brasil, além dos mecânicos dedicados exclusivamente às operações, com oficinas dentro dos clientes.
“Temos uma equipe de mecânicos e operadores especializada em operações no setor sucroenergético. Entregamos eficiência e alta produtividade. Tudo isso com segurança. Nossa equipe tem experiência em operar com empilhamentos de biomassa com mais de 30 metros de altura. Somente a qualificação técnica permite esse serviço com segurança. Temos mais de 130 operações em todo país e nenhum acidente com afastamento registrado nos primeiros 10 meses de 2024”, afirma Karr.
Essa especialização é consequência dos cursos de capacitação, qualificação e reciclagem da Academia Bravos, o centro de treinamento e formação da companhia. Já foram emitidos mais de 9 mil certificados, desde 2021, em cursos de manutenção, operação de equipamentos, encarregados e lideranças. São mais de 100 mil horas de treinamento por ano. Essa jornada de educação prepara profissionais para trabalharem com todos os tipos de equipamentos.
“Quando analisamos os desafios do setor sucroenergético em relação à profissionalização de partes importantes de suas operações, apontamos soluções não apenas em relação à excelência técnica dos profissionais, mas também na tranquilidade e confiança de ter parceiros gerindo processos que vão além da fazenda e das usinas, como questões trabalhistas e jurídicas. Nós temos soluções e experiência para essa governança”, destaca o executivo.
A Armac, que celebra seus 30 anos, oferece ao agronegócio serviços especializados como movimentação, empilhamento e expedição de biomassa, açúcar, soja, milho, algodão e grãos, sistematização de solo, abertura e manutenção de vias e estradas e gestão de resíduos.
Sobre a Armac
Fundada há 30 anos, a Armac é referência na prestação de serviços especializados e complexos e na locação de equipamentos. Com mais de 11,2 mil ativos de Linha Amarela, caminhões, empilhadeiras e plataformas elevatórias, apoia setores estratégicos da economia brasileira, em operações de mineração, siderurgia, portos e terminais ferroviários, fertilizantes, florestais, agroindústria, indústria, infraestrutura e construção. Com operações em mais de 200 projetos de longo prazo em todo o Brasil, movimenta anualmente mais de 125 milhões de toneladas de materiais.
A empresa se destaca pela excelência operacional, eficiência em produtividade e compromisso com a segurança. Conta com uma equipe de mais de 6 mil colaboradores, entre eles 1,1 mil mecânicos e 3 mil operadores e motoristas.
Com um complexo de manutenção de 300 mil m² em Vargem Grande Paulista (SP), é líder em serviços de manutenção, com 30 estruturas próprias de apoio logístico em 12 estados. Listada no Novo Mercado da B3, a companhia adota as melhores práticas de governança corporativa e continua expandindo suas operações para apoiar as pessoas que constroem o Brasil.