Para que serve uma retroescavadeira?

Tempo de leitura: 6 min
  • Retroescavadeiras

Entenda um pouco mais sobre o que é uma retroescavadeira

O questionamento sobre para que serve uma retroescavadeira pode surgir em diferentes momentos e segmentos, principalmente por aqueles que nunca interagiram com elas. Estatisticamente, as retroescavadeiras, são os maquinários mais utilizados em aplicações na construção civil e no setor agrícola. Muito do seu grande uso se dá pela quantidade de tarefas que a máquina pode exercer.

Locação de Retroescavadeiras

Performance e robustez nas operações


Retroescavadeiras são equipamentos compactos, o que as torna bastante versáteis e utilizáveis na maioria das aplicações, cumprindo uma ampla variedade de tarefas: construção, pequenas demolições, transporte leve de materiais de construção, fornecimento de equipamento para construção, pequenas escavações, paisagismo, quebra de asfalto e pavimentação de estradas. Por sua múltiplas aplicações, as retroescavadeiras são constantemente comparadas a canivetes suíços, ou porta-ferramentas.Por representarem uma solução polivalente e ágil são amplamente utilizadas por prefeituras, empreiteiras e prestadoras de serviços, sendo empregadas em obras de escavação de valetas para tubulação de água e esgoto, construção de valas profundas, elevação pesada, carregamento, içamento, manuseio de materiais, construção, reciclagem, agricultura e inúmeras outras atividades.As retroescavadeiras disponíveis no mercado nacional se dividem, basicamente, em dois tipos: traçadas e simples. As retroescavadeiras traçadas possuem tração nas quatro rodas e podem enfrentar obras ou projetos em solos instáveis, enquanto as retroescavadeiras simples são indicadas para obras em pavimento ou solos estáveis.

Para que serve uma retroescavadeira: principais funcionalidades na construção civil

A retroescavadeira pode cumprir diversos papéis em um mesmo local de trabalho. Extremamente flexível por conta da pá-carregadeira na parte dianteira, este maquinário tem forte presença no setor da construção civil, confira alguns deles:

  • Nivelar terrenos e terraplanar áreas;
  • Carregamento de terra e outros materiais semelhantes;
  • Remoção de resíduos e entulhos;
  • Carregamento de caminhões;
  • Com o devido implemento ajuda na demolição de muros, paredes e outras pequenas construções;
  • Escavação em geral (trincheiras, poços, valas, etc.).

As retroescavadeiras dão conta do recado e reduzem gastos

Os “canivetes-suíços”, dependendo de sua necessidade, podem ser o único equipamento a ser utilizado em seu local de trabalho. Por estar dentre os maquinários mais versáteis, é possível utilizar as retroescavadeiras tanto em aplicações mais pesadas, quando em situações que necessitam de precisão ou têm pouco espaço para manobra e atuação.

Conforto e segurança: as retroescavadeiras fornecem o melhor para a produtividade

Todas as retroescavadeiras disponibilizadas pela Armac são sempre das mais atuais gerações e de marcas conceituadas dentre as principais do mercado. A manutenção dos equipamentos é sempre um fator fundamental para um desempenho de qualidade e seguro, por isso, a Armac conta com um time qualificado e experiente, sempre pronto para realizar as devidas revisões e manutenções necessárias em todos os equipamentos.

Além disso, as retroescavadeiras do catálogo Armac possuem tecnologia para maior segurança e conforto também em suas cabines. A maioria dos modelos disponíveis (John Deere 310L, New Holland B95B e Case 580N) possuem as seguintes características:

  • Assento ergonômico
  • Cabine Fechada
  • ROPS (Roll Over Protective Structure, protege o operador em caso de capotamento)
  • FOPS (Falling Objects Protective Structure, protege o operador em caso de objetos que possam cair sobre a cabine)
  • Ar-condicionado

Conheça mais sobre os modelos de retroescavadeiras disponíveis no catálogo Armac

Agora que você já entendeu para que serve uma retroescavadeira, confira o catálogo de máquinas Armac é composto apenas pelas melhores retroescavadeiras, das melhores marcas do mercado. Atualmente John Deere, New Holland e Case, compõem a lista de fornecedores.

John Deere 310L

John Deere 310L
A retroescavadeira John Deere 310L conta com uma estação do operador que inclui um assento giratório, com tecido de luxo e suspensão mecânica, com várias configurações de ajuste lombar, apoios para os braços, para-brisa dianteiro amplo e mais espaço para as pernas.

A John Deere 310L possui transmissão PowerShift™ com padrão de quatro velocidades. O que oferece velocidades de deslocamento superiores a 36 km/h e mudanças de marcha automáticas sem embreagem.

Conta com o sistema de tração mecânica nas rodas dianteiras (MFWD), que limita a patinagem, garantindo uma tração segura em diversas condições de solo.

Possui sistema hidráulico suave com respostas rápidas e precisas, alta disponibilidade mecânica aliada ao mais avançado monitor de bordo da categoria como pontos fortes, além de excelente durabilidade.

Fonte: John Deere Brasil

New Holland B95B

New Holland B95B
Equipadas com novos motores New Holland de 4,5 litros. A New Holland B95B possui motor turboalimentado, que oferece maior torque e potência. Precisão, agilidade e facilidade de manutenção são os pontos fortes das retroescavadeiras New Holland.

Os motores New Holland utilizam componentes robustos e correias poli–V auto ajustáveis para maior durabilidade. Jatos de óleo refrigeram a parte inferior dos pistões para um controle perfeito da temperatura, uma função que geralmente é reservada a motores de maior potência.

As retroescavadeiras New Holland B95B contam com transmissão Power Shuttle que possui quatro velocidades à frente e quatro à ré, com comando mecânico de seleção de marchas e modulação eletrônica para inversão de sentido, o que proporciona mais conforto operacional e maior rapidez nos ciclos. O conjunto transmissão/conversor de torque está montado diretamente no volante do motor, o que melhora a distribuição de pesos e evita perdas de potência.

Os modelos B95B possuem ar-condicionado do tipo HVAC, que proporcionam um rápido equilíbrio térmico dentro da cabine, seja refrigerando ou aquecendo. O acesso é feito por ambos os lados (cabine deluxe), através de amplas portas que permitem abertura de 180 graus.

Fonte: New Holland Brasil

Case 580N

Case 580N
Com motor turbo e equipada com tração 4×4, a Case 580N reúne em uma só máquina rendimento e economia de combustível.

A 580N proporciona maior força de desagregação na retroescavadeira, aumento da capacidade/altura máxima de descarga da pá carregadeira e a melhor visibilidade do segmento.

Apresenta uma nova família de transmissão, a Powershift S-type, permitindo que os operadores mudem as marchas simplesmente girando um seletor. Essa transmissão possui função kick down, que reduz de segunda para primeira marcha ao pulsar de um botão. A transmissão Powershift agora conta com modo automático, no qual o equipamento faz as trocas de marchas sem intervenção do operador.

As Case 580N têm braços mais longos na parte da carregadeira, isso permite que os operadores descarreguem materiais no centro de caminhões, tornando o carregamento mais rápido e aumentando a quantidade de carga.

Fonte: Case Brasil

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável