Quando uma retroescavadeira pode substituir uma pá-carregadeira ou escavadeira?

  • Retroescavadeiras

A retroescavadeira é uma solução para simplificar processos e aumentar o lucro de forma progressiva para a empresa. As formas de utilização desse equipamento podem dispensar, inclusive, a necessidade de uma pá-carregadeira ou escavadeira. Para isso, basta entender o diagnóstico a ser feito da obra, identificando as necessidades de uso para observar como o repertório de habilidades da retroescavadeira pode ajudar.

Para quem trabalha no setor produtivo, conhecer as diferentes máquinas da linha amarela é algo determinante para a boa tomada de decisões. Por isso, decidimos colaborar com o seu aprendizado, dedicando este post a um dos equipamentos mais importantes do segmento: a retroescavadeira!

O nosso objetivo aqui é apontar as principais características e funcionalidades desse maquinário, para que você tenha mais autonomia nas suas escolhas. Logo, poderá substituir, de forma assertiva, o uso de equipamentos como a pá-carregadeira ou a escavadeira.

Após a leitura deste texto, você estará mais preparado para aproveitar o melhor do equipamento. Lembre-se de que conhecer as informações, de forma simples e fácil, pode ser a melhor via para otimizar o investimento. Portanto, não perca tempo e acompanhe o texto na íntegra!


Locação de Retroescavadeiras

Performance e robustez nas operações


A definição e a finalidade de uma retroescavadeira

Historicamente, as retroescavadeiras estão entre os maquinários mais utilizados nos setores de construção, assim como no ramo agrícola. Em nossa opinião, seu alto uso e sua popularidade devem-se à pluralidade do equipamento, que consegue atender a uma ampla gama de necessidades.

A tecnologia dessa máquina permite uma larga possibilidade de usos, que, no entanto, acaba não sendo tão utilizada devido à popularidade dos recursos mais clássicos.

Devido ao seu tamanho relativamente pequeno e à sua versatilidade, as retroescavadeiras podem ser usadas para diversas tarefas: construção, pequenas demolições, transporte leve de materiais de construção, fornecimento de equipamento para construção, pequenas escavações, paisagismo, quebra de asfalto e pavimentação de estradas.

Em obras de pequeno e médio portes, a retroescavadeira se destaca por ser mais versátil e ter estas duas funções: carregamento de materiais e escavação do solo. Sua mobilidade é outro ponto de destaque: por ser um maquinário que utiliza rodas, sua manobragem é simples e pode chegar a locais em que equipamentos maiores e mais pesados têm dificuldade.

Além disso, em razão da sua versatilidade de aplicações, as retroescavadeiras são constantemente comparadas a canivetes suíços ou porta ferramentas, desempenhando também um bom papel em limpezas, obras de manutenção, recuperação de ruas, redes pluviais e esgotos.

As retroescavadeiras disponíveis no mercado nacional dividem-se, basicamente, em dois tipos: traçadas e simples. As retroescavadeiras traçadas têm tração nas quatro rodas e podem enfrentar obras ou projetos em solos instáveis, enquanto as retroescavadeiras simples são indicadas para obras em pavimento ou solos estáveis.

Os principais usos de uma retroescavadeira

Já aqui, vale destacar os usos mais comuns atribuídos a esses equipamentos, que são presença confirmada em grande parte das obras nacionais, seja de construção civil, seja de infraestrutura pública. Veja: 

  • remoção e deslocamento de entulhos e resíduos da construção;
  • carregamento de caminhões com entulho, terra e afins;
  • carregamento, recolocação e deslocamento de terra;
  • nivelamento e terraplanagem de terrenos.

As principais partes que compõem uma retroescavadeira

Já em um segundo momento, é significativo conhecer os componentes mais importantes nesse tipo de maquinário, pois são justamente eles que facilitam sua identificação no mercado. Veja:

  • cilindros de basculamento e levante das caçambas traseira e dianteira;
  • caçamba, lança de profundidade e coluna da retroescavadeira;
  • cilindro da lança de profundidade da retroescavadeira;
  • caçamba e braços do carregador frontal;
  • faróis, espelhos, piscas e sinaleiras.

As melhores dicas de segurança para a operação dessas máquinas

Ainda que o manuseio de máquinas pesadas exija um operador capacitado, é sempre primordial reforçar a atuação dos seus colaboradores com um conjunto de boas práticas, o que vale para retroescavadeiras, pás-carregadeiras e as próprias escavadeiras.

Em comum, esses três equipamentos podem ser um tanto difíceis de serem operados individualmente, uma vez que o ambiente de trabalho conta com vários pontos cegos e que dificultam a interpretação dos espaços.

Por esse motivo, uma recomendação de ouro é a companhia e a orientação de um segundo colaborador, que contribuirá diretamente para a condução do operador na máquina. O objetivo de colocar uma dupla na tarefa é aumentar o nível de atenção na passagem por trechos estreitos ou com alto fluxo de pessoas ou veículos.

A intenção aqui é que o colaborador fora da máquina oriente e sinalize o deslocamento, aumentando a visibilidade de quem conduz e oferecendo maior segurança para a operação. Agora, veja algumas dicas rápidas para aprimorar a condução das retroescavadeiras:

  • em escavações, estabilizar a retro utilizando a caçamba dianteira como um ponto de apoio, virada para baixo, de modo a suspender as rodas do solo;
  • em encostas, posicionar a transmissão em uma velocidade baixa, além de nunca descer a encosta no ponto morto, ou com motor girando acima das 2500 rotações;
  • respeitar os limites operacionais do equipamento e evitar transitar com a máquina com os braços estabilizadores na posição baixa.

A substituição de outros equipamentos pela retroescavadeira

Agora, chegamos ao ponto central deste conteúdo: as máquinas que podem ser substituídas por uma retroescavadeira de qualidade. Afinal, como você perceberá adiante, além de serem mais funcionais, as retros ainda conseguem desempenhar as funções de outros equipamentos da linha amarela, sem dever em nada em matéria de competência e confiabilidade. Acompanhe!

A pá-carregadeira

As pás-carregadeiras são muito utilizadas para carregar materiais como areia, brita, terra, entulhos e minérios em geral. Potentes e versáteis, são excelentes para trabalhos em grandes e pequenas áreas.

Podem executar diferentes funções, por exemplo: coletar e carregar grandes quantidades de materiais, suavizar ou aplainar e empurrar materiais em geral. Com modelos disponíveis em diferentes tamanhos e potências, existe um ideal para cada função.

Um dos principais motivos para substituir uma pá-carregadeira por uma retroescavadeira está no tipo de aplicação que o maquinário receberá. Caso sua utilização seja em pequenas e médias obras, nas quais pode ser necessário o uso não somente da pá, mas também da escavadeira em um ou outro caso, a retroescavadeira é a melhor saída.

Agora, se a aplicação for para grandes ambientes, onde é preciso ter uma máquina de maior tamanho e potência, bem como o carregamento de uma quantidade maior de materiais, talvez seja mais recomendável o uso de uma pá-carregadeira de tamanho médio ou grande.

No entanto, como mencionado em tópico anterior, a retroescavadeira é o canivete-suíço do campo das obras na construção civil. Por isso, mesmo nesse caso de grandes ambientes, a máquina pode viabilizar, ainda que de modo mais reduzido, o trabalho. Em outras palavras, ao investir em uma retroescavadeira, você garante que o fluxo de trabalho continuará, mesmo em diferentes usos.

A escavadeira

Parte do maquinário pesado, a escavadeira é um dos equipamentos mais valiosos em um canteiro de obras. Com ela, é possível trabalhar em inúmeros projetos de forma mais eficiente. Mas para que serve uma escavadeira e por que ela é tão essencial para muitos trabalhos pesados?

As escavadeiras são utilizadas, geralmente, em grandes obras e construções. Seu principal uso é cavar trincheiras, buracos e fundações, fornecendo o poder de realizar essas tarefas com muito mais facilidade e eficácia do que qualquer outro equipamento pesado do mercado.

Seu braço longo e potente permite ao operador uma facilidade maior de executar seus trabalhos numa obra, reduzindo o tempo investido nessa execução. Com isso, o processo de gestão e cumprimento de prazos consegue ser facilitado, resultando em uma maior fluidez para as etapas de construção.

Sua potência de tração é um dos principais pontos positivos. Movida por esteiras, a escavadeira supera adversidades no terreno e cobre grandes espaços em um período curto de tempo.

Assim como as pás-carregadeiras, a escolha por uma retroescavadeira, em vez de uma escavadeira, está na aplicação que será dada. As escavadeiras, geralmente, são equipamentos em tamanho e peso maiores, ideais para trabalhos em ambientes grandes, onde também há a necessidade de uma maior potência. São movidas por esteiras, o que pode dificultar sua locomoção por ambientes menores.

Por outro lado, se a aplicação for para pequenas ou médias obras urbanas, estações agrícolas de menor porte ou assemelhados, a retroescavadeira é a melhor opção para um trabalho mais eficaz e rápido. Logo, você já deve ter percebido que a retroescavadeira pode ter suas funções otimizadas em qualquer obra, tanto de forma individual, quanto usada em conjunto com outros equipamentos.

Pensar nessa versatilidade de usos viabiliza a prevenção de problemas na execução. Por exemplo, sabemos que a chuva pode inviabilizar o terreno, criando lamaçais e impedindo o uso dos insumos. A retroescavadeira pode ser uma opção utilizada no início das chuvas, enquanto uma escavadeira não está no local, ou mesmo está exercendo outras funções.

Agora que você já sabe das principais formas de utilizar uma retroescavadeira, continue acompanhando para entender os detalhes técnicos de cada tipo. Dessa forma, conseguirá ter mais agilidade na assertividade para o contexto de cada obra.

As retroescavadeiras da Armac

A Armac tem um catálogo de retroescavadeiras de qualidade, sempre renovado, com máquinas prontas para uso em qualquer obra ou atividade requisitada por nossos clientes. De enorme versatilidade, essas máquinas podem ser empregadas em praticamente qualquer projeto de construção civil.

New Holland B95B

New Holland B95B

Equipada com novos motores New Holland de 4,5 litros, a versão B95B possui motor turboalimentado, que oferece maior torque e potência. Precisão, agilidade e facilidade de manutenção são os pontos fortes das retroescavadeiras New Holland. Com mais de 100 anos no mercado, a marca adiciona confiabilidade ao nosso catálogo de máquinas para locação.

John Deere 310L

John Deere 310L

Sistema hidráulico suave com respostas rápidas e precisas. Alta disponibilidade mecânica aliada ao mais avançado monitor de bordo da categoria como pontos fortes, além de durabilidade inigualável. Uma das marcas mais conceituadas no mercado agrícola e agora também no ramo de construções.

Case 580N

Case 580N

Precisão, agilidade e facilidade de manutenção também são os pontos fortes dessas retroescavadeiras. Com motor turbo e equipada com tração 4x4, a 580N reúne em uma só máquina rendimento e economia de combustível, maior força de desagregação na retro e aumento da altura de descarga. Com mais de 170 anos de mercado, a marca mais tradicional do ramo, traz qualidade e confiabilidade ao nosso catálogo.

CURIOSIDADE

As retroescavadeiras são muito recomendadas para obras viárias, pois podem ser emplacadas pelo Detran, tendo liberação para trafegar livremente em ruas e avenidas.

Dados técnicos

  • versão com tração 4×2 toldo;
  • versão com tração 4×4 cabine fechada e ar condicionado.

Opcionais disponíveis para a retroescavadeira:

  • concha 60 polegadas aplicação geral (com dentes ou sem);
  • concha 12 polegadas aplicação saneamento;
  • sapata de apoio com preenchimento para trabalho em vias;
  • rompedor hidráulico com engate rápido.

Opcionais disponíveis para a carregadeira:

  • caçamba de 0,88m³ até 1,2m³;
  • dentes para desagregação de material;
  • sobre lâmina para raspagem de material.

Os motivos para alugar uma retroescavadeira

Investir na compra de maquinário pesado nem sempre é a melhor alternativa para a atividade agrícola ou obra da sua empresa. No entanto, o aluguel garante que você sempre receberá uma máquina em bom estado e preparada para o trabalho. Fizemos uma lista com os principais benefícios de alugar uma retroescavadeira. Acompanhe!

Versatilidade

Já falamos duas vezes e reforçamos agora em uma terceira, para ficar ainda mais claro e fresco na sua mente: entre outras coisas, as retroescavadeiras são consideradas os “canivetes suíços” das máquinas pesadas. Afinal, são extremamente polivalentes, podendo realizar o trabalho de duas outras máquinas, somando as características da escavadeira e da pá-carregadeira.

É por esse fato que o equipamento funciona como uma solução orçamentária e de otimização do progresso da obra. Afinal, gestores e engenheiros que entendem algumas das certezas dos benefícios de uma retroescavadeira não pensam duas vezes e antecipam as melhores estratégias ao alugar uma retroescavadeira.

O resultado, inclusive, se dá no aumento de cuidados nas obras. Afinal, com processos mais rápidos e seguros, as chances de riscos e perigos são diminuídas.

Praticidade

Mobilidade máxima! A retroescavadeira é ágil e pode ser utilizada em diversos locais sem muita dificuldade, pois possui pneus que permitem sua locomoção nos mais variados terrenos. Seu tamanho facilita a sua manobra e locomoção.

Desde pistas de pavimentação até o exemplo que mencionamos em tópico anterior sobre terrenos com poças de chuva, a retroescavadeira é uma máquina antecipadora de cenários.

Economia

Já aqui, temos o auge do custo-benefício. Assim como um bom serviço on demand, a locação de equipamentos consiste na contratação apenas para o período de utilização. Ou seja, a retroescavadeira estará disponível durante todo o período de realização da obra, seja sua duração de meses, seja até de alguns anos.

Logo, não há preocupação com custos de manutenção, acondicionamento e logística. O que, de fato, acontece é que você sempre vai ter à mão um equipamento atualizado e pronto para executar, com eficiência, todos os serviços.

Disponibilidade

Sempre é bom reforçar e anotar na sua lista de prioridades: toda manutenção fica por conta da empresa parceira. Assim, o cliente pode dedicar-se apenas ao bom desempenho do seu trabalho. Isto é, mesmo se acontecer algum tipo de problema técnico, é possível a substituição eficaz.

O cenário seria diferente se a máquina fosse uma compra. Ela precisaria ir para a revisão técnica, e a obra sofreria uma perda de produtividade, que, em conjunto com outros aspectos, poderia acarretar em efeito cascata, prolongando mais do que o esperado o tempo de obra.

É por essa soma de razões que o convidamos a nos conhecer melhor, conferindo como a linha de equipamentos da Armac pode ajudar a alavancar os seus resultados, conciliando economia e excelência técnica.

Agora que você sabe o que uma retroescavadeira pode fazer pela sua operação, venha conversar com a nossa equipe e descubra o que podemos fazer pela sua produtividade. Para isso, basta entrar em contato conosco!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável