7 máquinas de terraplanagem e suas utilidades

Tempo de leitura: 6 min
  • Engenharia

Apesar de considerarmos a versatilidade de todas as máquinas de linha amarela, e sua aderência aos mais diversos setores produtivos e de base. Há momentos e demandas em que elencamos uma lista específica para otimizar a tarefa.

É o caso das máquinas de terraplanagem. Nesta lista, temos equipamentos majoritariamente focados na movimentação de terra, aplainamento, remoção de materiais, preparo de solo e mistura de agregados.

Geralmente, as atividades de terraplanagem atendem a setores de infraestrutura de ferrovias, estradas, aeroportos, e para demandas pontuais do agronegócio.

Neste artigo, vamos explicar quais são as máquinas essenciais para terraplanagem e fornecer dicas para quem deseja adquiri-las. Confira!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Quais as funções das máquinas de terraplanagem?

Como mencionamos na introdução, existem máquinas focadas na atividade base de preparação e nivelamento do solo — terraplanagem — ou que são aderentes à demanda. Nesses casos podemos chamá-las de máquinas de apoio.

Essencialmente, tanto as máquinas de base quanto as de apoio, destinadas a essas demandas, exercem seu papel em projetos topográficos e estruturais. Como na construção de edifícios, açudes, barragens, rodovias e outras obras.

Quais as principais máquinas locadas para terraplanagem?

Primordial para o início de qualquer empreendimento que exija um solo adequado, listamos 7 principais máquinas para locação.

Dentre elas, listamos quatro de base:

  • escavadeira;
  • pá carregadeira;
  • motoniveladora;
  • caminhão basculante.

E três de apoio. Que podem ser substituídas ou adaptadas a depender da dimensão da operação:

  • rolo compactador;
  • miniescavadeira;
  • retroescavadeira.

Os maquinários devem atender exatamente a dimensão e particularidades da demanda. Principalmente em terrenos de risco e de solo peculiares. Além disso, seus operadores devem ser capacitados para evitar problemas como paradas desnecessárias ou acidentes.

A seguir, listamos detalhadamente cada equipamento e suas funções:

1. Escavadeiras

Escavadeiras atendem as atividades de terraplanagem de forma poderosa e efetiva em trabalhos de:

  • escavação, desaterro e o aterro dos terrenos;
  • valeteamento e criação de rotas de escoamento;
  • preenchimento de irregularidades.

Apesar de muito procuradas por gerentes de projetos e outros profissionais, devido à sua alta produtividade, agilidade e estabilidade, a escolha do modelo ideal de escavadeira está ligado ao volume de terra a ser movimentado, além do prazo.

Portanto, saiba dimensionar sua demanda e optar pelo modelo de equipamento, caçamba e implemento de penetração correto.

2. Pá carregadeira

Versátil e de grande utilidade para a realização de diversas obras, ela serve para movimentar resíduos e materiais que não serão mais aplicados, liberar espaço para atividades, retirar excessos recortados do terreno e dar andamento a uma terraplanagem.

As pás carregadeiras são úteis pois contam com uma caçamba capaz de transportar grandes cargas, além de deslocar materiais por longos percursos — facilitando operações em que os caminhões basculantes não conseguem se movimentar livremente pelo terreno. Essas máquinas têm força para:

  • retirar raízes de árvores;
  • favorecer o nivelamento do solo;
  • espalhar agregados;
  • efetuar a escavação superficial.

O processo de espalhar a terra ou agregados para conseguir nivelar os terrenos requer, no entanto, a troca da caçamba por uma lâmina frontal — angulada ou não. Se essa máquina for constituída de rodas, o solo precisa estar firme e seco para que ela desempenhe a sua função com eficiência. Senão, é mais indicado utilizar um trator de esteira.

3. Motoniveladora

A motoniveladora é chamada por muitas pessoas de patrola ou patrol e é uma das máquinas mais conhecidas por quem atua com terraplanagens. Esses equipamentos podem ser usados nas obras para a construção de rodovias e são muito práticos para nivelar e preparar o solo. Espalham a terra com muita facilidade por terem uma lâmina apropriada.

As motoniveladoras são capazes de:

  • criar superfícies transversais ou inclinadas;
  • efetuar cortes;
  • construir curvas de nível;
  • auxiliar nos acabamentos.

Elas têm muita força para espalhar materiais, e o uso com precisão desse equipamento exige a existência de um bom raio para a operação. Caso contrário, é mais interessante utilizar outro tipo de maquinário.

4. Caminhão basculante

O caminhão basculante é um equipamento tanto de base quanto de apoio, a depender da dimensão da operação. Em geral, ele presta suporte em etapas de demolição e escavação.

O veículo em si pode ser mantido por padrão, o que se altera caso a caso é a caçamba, ótima para o transporte de terra, entulhos e outras cargas volumosas. A caçamba, além de dimensionada para o volume e tipo de carga, também deve corresponder à altura de alcance dos equipamentos que a preencherão.

5. Rolo compactador

Os rolos compactadores, compressores ou vibratórios, exercem força bruta sobre o solo para nivelá-lo perímetro por perímetro. Essa força, a depender do tipo de solo, serve para torná-lo resistente, removendo sulcos e espaçamentos.

Os rolos compactadores podem ser utilizados nas formas pé de carneiro, tandem ou liso. Isso, claro, depende da etapa do projeto, dimensão e conhecimento dos operadores.

6. Miniescavadeira

A miniescavadeira, por ser compacta, é apropriada para canteiros de obra reduzidos. Ela trabalha muito bem em terrenos acidentados, nos quais é necessário escavar e fazer a retirada de entulhos e a desagregação de terra com agilidade para dar início às atividades.

7. Retroescavadeira

A retroescavadeira pode ser perfeita para canteiros controlados, em custo e dimensão, tendo em vista a sua capacidade coringa de retirar entulhos, escavar e movimentar outros materiais com rapidez. Esses equipamentos são fáceis de operar para movimentar as porções de terra de modo ágil e eficaz, motivo pelo qual são bastante utilizadas nas áreas urbanas e em pequenos canteiros de obra.

Descubra como alugar essas máquinas da melhor forma

A locação de tais máquinas pode ser realizada com a contratação que é feita com o auxílio de uma parceira. A Armac é a empresa mais indicada para atender às suas necessidades, pois ela ajuda a tornar os negócios mais produtivos, eficientes e competitivos para superar a concorrência. Além de compartilhar soluções inteligentes para economizar tempo e dinheiro.

Essas são as 7 máquinas de terraplanagem que não podem faltar na sua obra! A Armac é a parceira ideal por ser especialista em máquinas e no atendimento de pessoas. Os seus profissionais consideram cada projeto como sendo único e compreendem que cada situação deve ser atendida de uma maneira exclusiva. É uma empresa flexível que auxilia os seus clientes.

Gostaria de saber um pouco mais sobre as opções oferecidas pela Armac? Entre em contato conosco e solicite mais informações!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável