Cuidados em obras: confira alguns riscos e como evitá-los

Tempo de leitura: 4 min
  • Segurança

As empresas de construção civil desempenham um papel muito importante na sua área, e uma das maiores preocupações é em relação aos cuidados no canteiro de obras.

Afinal, sem uma gestão ou programa de incentivo à segurança eficaz, acidentes inerentes aos canteiros de obra tem sua mitigação ainda mais dificultada — além de favorecer um ambiente para que acidentes menores e triviais aconteçam —, colocando em risco a saúde e até mesmo a vida dos profissionais ali presentes.

Se você também tem essa preocupação e deseja promover ações mais certeiras de cuidados em obras, este artigo é para você. Confira!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Quais os principais riscos inerentes a um canteiro de obras?

Antes de planejar a segurança da sua obra, é preciso conhecer os riscos que podem gerar danos à saúde e prejuízos à sua empresa. Veja a seguir quais são eles:

  • incêndio — alguns materiais utilizados em obras são altamente inflamáveis, como: tintas, solventes, cola para pisos etc. Serviços de soldagem e corte a quente, por exemplo, devem ser executados a uma certa distância de locais que armazenem produtos que entram em combustão com facilidade. Nesses espaços ainda são utilizados equipamentos elétricos que podem causar incêndio e muitas fatalidades gerando grande prejuízo para a obra e para a saúde de sua equipe;
  • quedas — um dos maiores riscos enfrentados pela má utilização de andaimes, colisões de plataformas elevatórias ou tombamento de máquinas. As quedas podem acontecer de diversas formas, seja por obstáculos, contato com galhos, desníveis, má conduta etc.;
  • atropelamento — inerentes a todas operações que envolvem veículos leves ou máquinas pesadas, os atropelamentos podem acontecer quando o espaço não está devidamente sinalizado, em situações de ponto cego, percursos errôneos e atitudes humanas;
  • desabamentos e escavação — as escavações podem ocasionar graves acidentes quando há a instabilidade de solo, podendo haver rachaduras e desprendimento de rochas capazes de gerar danos materiais e de risco à saúde dos próprios profissionais da obra. Observar as rachaduras transversais e transpassantes é importante para se compreender a gravidade do risco. Para que sejam evitados, os profissionais precisam ser qualificados tanto para o manuseio das máquinas quanto para a execução das atividades.

De que forma esses riscos interferem na produtividade e na segurança das pessoas e dos processos?

A falta de atenção na segurança do canteiro de obras pode gerar grandes problemas para a construtora. Isso porque pode causar desde falta de cumprimento de prazos do projeto finalizado até danos físicos e acidentes com maquinários.

Independentemente da situação que esteja interferindo no andamento da obra, a consequência será percebida com maior nitidez no final do projeto, quando os prazos estarão apertados e a obra deverá ser entregue. Além disso, o orçamento da obra pode ficar comprometido caso não exista a previsão dos riscos.

Quais ações tomar para promover cuidados em obras?

Quando acontece um acidente com um profissional, é necessário parar a obra, dar assistência à pessoa que se feriu, encontrar alguém para substituir esse colaborador até que ele se restabeleça e, dependendo do caso, recomeçar a execução da atividade ou dar continuidade ao serviço que já foi feito.

Para evitar sinistros e ter maior cuidado na obra, considere os seguintes aspectos:

  • adequar-se às normas regulamentadoras;
  • aplicar a CIPA e o SESMT na obra;
  • prezar o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs);
  • ter um planejamento e gestão de riscos da obra;
  • fazer o treinamento do seu pessoal.

O planejamento e os cuidados em obras devem ser realizados por completo, observando todas as etapas de construção e avaliando todos os riscos, para que as medidas de prevenção sejam implementadas de forma segura e confiável.

Gostou do post e quer se aprofundar mais? Confira nossos outros blogs das categorias de engenharia e segurança!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável