Infraestrutura urbana: o que é e quais os seus desafios?

  • Engenharia

A sociedade contemporânea está inserida no período de maior evolução, já que o avanço da medicina aliado à tecnologia e à transformação digital são fatores que têm permitido que as pessoas vivam por mais tempo e com uma qualidade de vida superior. No entanto, o crescimento populacional traz consigo problemas de infraestrutura urbana, visto que as cidades contam com os mesmos espaços geográficos para sustentar populações cada vez mais numerosas.

Garantir o fornecimento de aspectos essenciais à vida humana, como água potável encanada, energia elétrica, redes de esgoto, sistemas de saneamento básico funcionais, segurança e mobilidade, é uma tarefa que tem se tornado desafiadora devido ao acelerado desenvolvimento das regiões urbanas não apenas no Brasil, mas no mundo todo.

Para que você entenda mais sobre o assunto, preparamos este conteúdo para que você entenda um pouco mais sobre a infraestrutura urbana, seus principais desafios e qual o papel da engenharia neste contexto. Continue a leitura para conferir!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que é infraestrutura urbana?

A infraestrutura urbana é o conjunto de aspectos e características fundamentais que uma cidade deve ter para sustentar a população, garantindo serviços básicos e essenciais à sobrevivência, como transporte público, fornecimento de água e eletricidade, internet, telefone, gás, segurança, mobilidade, rede de esgoto, entre outros elementos indispensáveis para o bem-estar e a qualidade de vida.

Em outras palavras, a infraestrutura urbana abrange todo o tipo de obras e construções que constituem o formato e o funcionamento das cidades, possibilitando o uso do solo urbano e unindo o conjunto de redes básicas de distribuição e condução, tais como redes de esgotamento, rede de água potável, energia elétrica, rede viária, entre outros meios que viabilizem o abastecimento de recursos, mobilidade de pessoas, condução das águas, descarga e dotação de combustíveis básicos e drenagem e retirada dos despejos humanos.

Quais os tipos de infraestrutura implícitos na infraestrutura urbana?

Para que o país se insira nas cadeias de valor, é imprescindível que invista em cada nível de infraestrutura que abrange a sociedade. Dentro da infraestrutura urbana, também são comportados outros tipos de infraestrutura, tais como:

  • socioeconômica;
  • industrial;
  • de transportes — rodovias, ferrovias; portos, aeroportos e transporte marítimo;
  • energética;
  • turística;
  • de telecomunicações;
  • de saneamento;
  • logística.

Note que cada categoria integra uma parte essencial para a viabilização das sociedades contemporâneas.

Como a construção civil auxilia no desenvolvimento das cidades?

Você já parou para se questionar sobre a importância da indústria de construção civil na infraestrutura urbana? De fato, se não fossem as tecnologias e soluções, como equipamentos e máquinas de grande porte, os centros urbanos de cada cidade e município do país teriam uma realidade totalmente diferente.

Para que você tenha uma ideia do quão significativo é o papel da construção civil na infraestrutura urbana, o segmento representa em torno de 52,5% da movimentação de capital fixo do país, movimentando, por ano, nada menos do que 9% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e 13% da força trabalhista, de acordo com um levantamento da Fiesp.

Apenas com esses dados, já é possível perceber o grande impacto da construção civil para o desenvolvimento das cidades, visto que infraestrutura urbana é o conjunto de projetos, obras e resultados que têm como finalidade sustentar o funcionamento de grandes áreas, garantindo o mínimo de conforto e qualidade de vida para a população por meio de:

  • construção de rodovias;
  • fornecimento de energia elétrica, água e internet;
  • instalação e gestão de sistemas de drenagem, canalização, gás, esgoto e água potável;
  • fornecimento de transporte público.

Entre outros elementos essenciais à vida humana.

Quais os principais desafios para uma boa infraestrutura urbana?

Todo projeto de infraestrutura urbana abrange uma série de responsabilidades, processos, obras e projetos que, em conjunto, entregam à população melhores condições de mobilidade, consumo, qualidade de vida e conforto.

No entanto, existem diversos obstáculos que se colocam no caminho, exigindo planejamento estratégico, soluções inovadoras e esforço não apenas das entidades públicas, mas de toda a sociedade de uma maneira geral.

Entre os desafios para uma boa infraestrutura urbana, podemos citar:

  • cumprimento de prazos;
  • falta de investimentos por parte de órgãos públicos;
  • qualidade geográfica das regiões;
  • problemas de integridade na execução dos projetos;
  • atualização de plantas e fundações;
  • sustentabilidade e responsabilidade social;
  • más escolhas de fornecedores de materiais e equipamentos industriais;
  • equilíbrio entre orçamento e qualidade nos resultados.

Basicamente, o grande desafio da infraestrutura urbana é a falta de uma gestão mais preocupada com as reais necessidades dos cidadãos, especialmente os que se encontram em regiões menos favorecidas das cidades.

Como o uso das máquinas e equipamentos adequados pode ajudar?

Como você pôde entender até aqui, a construção civil tem um papel de protagonismo no que se diz respeito aos fundamentos da infraestrutura urbana. É por meio de planejamentos executados com inteligência e contribuição de inúmeros profissionais experientes (engenheiros, arquitetos, construtores etc.) e do auxílio de tecnologias, como máquinas e equipamentos industriais, que as cidades país afora podem continuar se desenvolvendo e expandindo de maneira ordenada e sustentável.

Aliada ao mercado imobiliário, a construção civil é responsável pelo crescimento das regiões urbanas, seja por meio da renovação de regiões (demolição de imóveis com estrutura obsoleta para construção de propriedades modernas), seja com inovações tecnológicas e decisões sustentáveis (reuso de materiais e gerenciamento de resíduos).

Neste sentido, as máquinas e equipamentos industriais, como empilhadeiras, motoniveladoras, escavadeiras, tratores, plataformas elevatórias, entre outros ativos de grande porte, são ferramentas que realizam funções que, antigamente, não poderiam ser feitas, ou levariam até mesmo décadas de trabalho duro por mãos humanas.

Como você pôde ver, a infraestrutura urbana é um conjunto de elementos, características e serviços que sustentam uma vida digna e com o mínimo de qualidade e conforto para toda a população que vive nas cidades. Mostramos também como a construção civil tem um papel importante na fundamentação de projetos de infraestrutura por todo o país.

Quer acompanhar todas as dicas e novidades sobre engenharia urbana, logística e gestão industrial postadas no blog da Armac? Então, siga-nos nas redes sociais para não perder nenhuma de nossas postagens! Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!