Sistemas construtivos: entenda como escolher entre eles

Tempo de leitura: 6 min
  • Engenharia

Como todos sabemos, a construção de um edifício ou de qualquer tipo de estrutura costuma ser uma tarefa repleta de desafios e particularidades. Por isso, neste conteúdo falaremos sobre os diferentes sistemas construtivos e suas evoluções com o passar do tempo.

Nosso objetivo é oferecer a você uma visão completa do tema, discutindo quais os principais modelos no segmento da construção civil, e o que é preciso considerar ao escolher uma dessas opções para o seu projeto. Acompanhe!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que é um sistema construtivo?

Um sistema construtivo é, basicamente, a metodologia escolhida para a construção do seu edifício, estrutura ou projeto. Da forma como percebemos, decidir pelo sistema ideal é algo fundamental, justamente por afetar tantos aspectos da obra, como a necessidade de manutenção, a segurança, a durabilidade e a estética, quanto a funcionalidade das estruturas.

Outro detalhe importante é que, quando falamos de sistemas construtivos, não tratamos apenas dos materiais a serem utilizados na construção, mas principalmente de métodos, processos e até equipamentos e máquinas empregados neste projeto. Por isso, falar sobre sistemas construtivos também envolve fatores importantes como prazos, custos e expectativas.

Por que conhecer a evolução dos sistemas construtivos?

Além de orientar fatores como o custo e o prazo da construção, os sistemas também são parcialmente responsáveis por atributos como segurança, durabilidade e estética de um determinado projeto. Por isso, conhecer a evolução nesse segmento é atentar às novas soluções, ferramentas e oportunidades que podem elevar a sua qualidade na construção civil.

Além disso, entender os diferentes sistemas também é uma forma de compreender a história da construção e seus avanços ao longo dos anos. Do barro à pedra, à madeira, ao tijolo, ao concreto e assim por diante. Ano após ano, novas soluções são criadas, propondo formatos, superfícies e elementos cada vez mais eficientes e duráveis para aplicar no canteiro de obras.

E mais do que nunca, a construção civil também está fortemente conectada às tendências de seu tempo, com uma verdadeira inundação de soluções sustentáveis, que produzem ambientes mais frescos, melhor aproveitamento da luz natural, entre outras formas de otimizar a gestão e utilização dos recursos. É por isso que é tão importante entender os sistemas e suas novidades.

Mas, além de tudo isso, também há o fator comparativo. Como você seria capaz de propor a melhor solução para os seus projetos se não há as referências necessárias para comparar e identificar a opção que melhor atende às expectativas do cliente e às demandas da sua obra? Por isso, sempre reforçamos a importância de se manter atualizado com o mercado.

Quais os 6 principais sistemas construtivos da atualidade?

Agora que você entende a importância de acompanhar a evolução dessa área, e como isso pode impactar a qualidade dos seus projetos, é momento de conhecer os principais sistemas construtivos utilizados no mercado. Como perceberá a seguir, cada sistema apresenta seus diferenciais, sobretudo em termos de custo, tempo, segurança, durabilidade e eficiência — veja!

1. Alvenaria convencional

Eficiente e confiável, a alvenaria convencional segue como a modalidade mais popular do mercado, integrando tijolos de concreto com argamassa. O grande destaque das construções feitas por esse sistema é exatamente a resistência. No entanto, como todos sabemos, é uma modalidade que exige muita mão de obra, sendo custosa tanto em tempo quanto em dinheiro.

2. Alvenaria estrutural

Já aqui, temos uma variação da alvenaria tradicional, focada na edificação de estruturas altas e leves. O grande diferencial está nos blocos (cerâmica ou concreto) utilizados, desenvolvidos com um foco maior em vedação e resistência estrutural. O resultado é uma construção mais rápida e menos desperdício de material.

3. Steel frame

O steel frame é uma das soluções prediletas do segmento comercial e industrial, pois entrega resistência e agilidade na construção. Voltado às construções de grande porte, como galpões, pátios logísticos, parques industriais, estacionamentos e afins, tal sistema exige uma mão de obra especializada e, portanto, mais cara e escassa no mercado.

4. Wood frame

Esteticamente agradável, o wood frame é um sistema concentrado no desenvolvimento de obras feitas quase exclusivamente em madeira. Rápido e econômico, é muito popular no mercado residencial. No entanto, sua durabilidade é um ponto crítico, e o cliente precisa aceitar a necessidade de manutenções constantes para garantir a longevidade da construção.

5. Concreto pré-moldado

Essa é outra solução que está ganhando espaço no nicho residencial, sobretudo após a popularização de tendências como o design industrial, o estilo brutalista e materiais como o cimento queimado. Rápido de trabalhar mas caro para executar, o concreto pré-moldado costuma ser aplicado em construções maiores e em alguns projetos residenciais mais conceituais e exclusivos.

6. Containers

Nada mais, nada menos do que o sistema voltado à construção modular. Os containers estão revolucionando o mercado de construções à sua própria maneira, popularizando o conceito de modularidade e aproveitando benefícios e diferenciais como baixo custo e rápida execução. No entanto, vale se preocupar com fatores como vedação — térmica, acústica e outras.

O que considerar ao escolher um destes sistemas construtivos?

Da mesma forma que é preciso submeter qualquer obra à uma inspeção de qualidade, é fundamental analisar e comparar os sistemas construtivos a fundo, identificando os prós e contras de cada solução, de modo a escolher aquela que melhor atenda às expectativas do seu cliente e às demandas do projeto, sobretudo em termos de custo, prazo, estética e durabilidade.

Como pôde ver, existem muitos sistemas construtivos no mercado. Os que listamos, na realidade, são apenas os mais utilizados. Ano após ano, novas soluções chegam ao segmento, oferecendo diferenciais importantes e, como percebemos, é conhecendo esse setor e suas técnicas que você se torna capaz de orientar as melhores soluções para os seus projetos.

Agora que você tem uma noção atualizada sobre os principais sistemas construtivos utilizados no mercado, aproveite para entender a importância dos equipamentos e máquinas para a construção civil neste infográfico!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável