Fundação de obra: entenda para quê serve e quais equipamentos usar

Tempo de leitura: 12 min
  • Engenharia

Para que uma estrutura não se fragilize ao longo do tempo, com rupturas e rachaduras em áreas significativas, é necessário planejar uma boa fundação de obra.

Essa fundação representa, no sentido literal, um alicerce seguro e resistente para a sua construção. Contudo, é extremamente importante que o profissional decisor e equipe envolvida considerem o porte da obra para, então, orientar a melhor estratégia de fundação que trará melhores resultados para ela.

Neste artigo, vamos compartilhar com você tudo sobre as fundações. Saiba o que são e quais os tipos existentes.


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Fundação de obra

A fundação é o alicerce da obra, ou seja, é sobre essa estrutura que a construção será executada. Ela é, portanto, a primeira etapa da construção de um projeto, sendo a responsável pela execução e desenvolvimento de uma obra otimizada.

Os fatores que determinam a melhor fundação para um projeto estão relacionados, principalmente:

  • ao porte da construção;
  • à carga que será erigida sobre essa estrutura;
  • ao tipo de solo do local onde a construção será executada.

Equipamentos utilizados na fundação de uma obra

Para que uma obra se desenvolva de forma rápida e segura, é preciso contar com profissionais capacitados para o manuseio dos equipamentos e das máquinas utilizadas.

Os materiais também precisam ser selecionados de forma a manter a qualidade do projeto, e os maquinários adequados auxiliam na agilidade de execução da obra. Abaixo, listamos os principais equipamentos utilizados no preparo de uma construção.

Escavadeiras

Muito úteis pela sua força e versatilidade, as escavadeiras contam com recursos que permitem a execução de diferentes atividades em um mesmo projeto, a partir de suas diferentes lanças e caçambas.

Assim, agilizam as etapas iniciais do projeto e podem desempenhar ajustes e manutenção da própria etapa de fundação conforme necessidade.

Motoniveladora

Responsável pelo nivelamento do terreno, uma motoniveladora atua diretamente na terraplanagem do local onde a fundação será construída. Preparando, assim, o solo para receber, de forma mais resistente, a construção de superfícies transversais ou inclinadas.

Além disso, a motoniveladora pode ser utilizada para aplainar o terreno que as demais máquinas da operação irão transitar. Assim, mitigam-se os empecilhos nas rotas de tráfego e estruturam-se áreas de apoio ao redor da fundação.

Retroescavadeiras

Capaz de escavar, fazer perfurações ou transportar materiais, as retroescavadeiras atuam diretamente no projeto de valas e, em casos nos quais o terreno precisa ser limpo (como a retirada de entulhos).

Contar com uma retroescavadeira nesse tipo de operação, agiliza etapas intermediárias e a integração entre equipamentos pesados e de apoio.

Pá carregadeira

Durante a fundação de obras, as pás carregadeiras atuam, principalmente, na movimentação, carga e descarga de materiais como areia, brita, cimento, entre outros.

Apesar disso, há também espaço – e demanda – para que esse equipamento trabalhe no nivelamento superficial de terrenos. 

Em suma, o uso de maquinários para a construção de uma fundação é muito importante por agilizar os processos e operações que devem ser executadas e para garantir maior eficácia e produtividade no canteiro de obras.

Etapas da fundação

As etapas da fundação de uma obra se desenvolvem com a escavação do local, a armação, o nivelamento e a aplicação do concreto. Vamos tratar sobre cada uma delas a seguir:

  • escavação: a escavação é realizada no local em que os muros e as paredes serão colocados, levando em consideração todas as medidas determinadas para a execução do projeto. Com a escavação devidamente compactada, o local recebe uma camada de brita ou de concreto, com a finalidade de fazer o isolamento da estrutura de aço no solo;
  • armação: após a escavação, as armações de aço são posicionadas com a sua estrutura de ferro e dobras direcionadas para cima. Para a fixação da armação é necessário utilizar espaçadores, que fazem o isolamento do aço em relação ao solo. Um cuidado que você deve ter é o de que a armação não se mova no momento da concretagem. Após esse processo, acontece a fixação das colunas de aço ou dos pilares da edificação;
  • nivelamento: é a terceira etapa da fundação na obra. Esse processo deve acontecer sempre que o terreno estiver abaixo do nível da rua. Esse problema é resolvido com a colocação de tábuas de madeira, que formam as sapatas corridas. Também chamadas de caixarias, essas estruturas precisam estar alinhadas e firmes, sendo fixadas com arames ou parafusos;
  • aplicação do concreto: feita toda a preparação anterior, é o momento da aplicação do concreto na fundação. Esse concreto deve ser preparado de forma pastosa e homogênea, pois é importante que a estrutura de aço não seja visualizada. Caso opte por utilizar concreto usinado, essa etapa é reduzida e agilizada exponencialmente.

Para finalizar esse processo, é realizada a impermeabilização da obra, para proteção contra a umidade e a infiltração. A impermeabilização na construção civil tem por finalidade fazer a vedação ou selar os materiais porosos, impossibilitando a absorção de umidade ou as infiltrações na obra. É feita em lajes, muros, aberturas, paredes etc.

Funções de uma fundação de obra

Os elementos que compõem a fundação de obra são responsáveis por receber as cargas da edificação, como o peso da estrutura e as condições climáticas que podem impactá-la, e distribuí-las no solo com segurança

Para uma construção bem executada e sem problemas futuros, é preciso que os profissionais tenham o conhecimento necessário sobre o melhor tipo de fundação para determinado projeto. Afinal, se a escolha for inadequada, pode comprometer toda a edificação, e é por isso que muitas vezes vemos prédios condenados ou com problemas irreparáveis.

Tipos de fundação

Ao elaborar um projeto para construção em um determinado local, o técnico deve estar atento ao tipo de fundação que deverá ser escolhida. Para isso, é preciso considerar o tipo de solo, o tamanho e o peso da edificação e os materiais, a fim de evitar rupturas e deformações no projeto. A seguir, você conhecerá os tipos de fundações utilizadas e suas aplicações.

Fundações superficiais

São estruturas rasas ou diretas e recomendadas para construções com até dois andares. Confira quais são elas.

Sapata

É uma estrutura que conta com uma base quadrada ou retangular e que forma uma armadura resistente para a aplicação do concreto. A sapata pode ser isolada, em que ela é utilizada para distribuir a carga da construção, que é transferida primeiro para a coluna e depois para o solo. No caso da sapata corrida, o processo acontece de forma diferente, e o peso é distribuído linearmente para o solo.

Viga Baldrame

É uma viga de concreto que pode ser simples ou armada e que é colocada abaixo do nível do solo. A viga baldrame ajuda na distribuição do peso das edificações e mantém a firmeza das colunas da obra.

Radier

Essa estrutura é uma placa ou laje feita de concreto que tem a capacidade de suportar o peso da edificação e distribuí-lo em toda a extensão do terreno. Geralmente, é utilizada nas construções de imóveis pequenos e aplicada em obras mais leves.

Fundações profundas

Quando o terreno onde a construção será executada tem um solo instável, a fundação deve ser do tipo profunda, a fim de conferir à edificação a segurança e a firmeza necessárias para não comprometer o projeto. A seguir, veja do que elas são feitas.

Estacas

Podem ser utilizadas para perfurar ou cravadas no solo. Apresentam grandes comprimentos e posicionamento transversal e são aplicadas com equipamentos capazes de atingir altas profundidades, sem a necessidade de que o profissional precise descer no local para executar a colocação.

Caixões

Os caixões são feitos de concreto e são colocados por meio da escavação no local, que garante a profundidade adequada para uma obra segura e com estruturas firmes. Dependendo do tipo de material utilizado para a colocação dos caixões, pode ser necessária ou não a utilização de ar comprimido para a execução do trabalho.

Tubulações

As tubulações são recomendadas para construções de grande porte, que exigem maior carga e peso, como o caso de altos edifícios, pontes ou até mesmo a construção de viadutos. Para esse tipo de estrutura, é necessário que a equipe desça no local para fazer a limpeza de fundo ou o alargamento da base.

Como vimos, escolher o tipo de fundação para a sua obra é muito importante para garantir um projeto seguro e confiável. Por isso, é fundamental fazer o planejamento da obra e de todas as etapas da construção, para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Mas como garantir uma fundação bem construída? Continue sua leitura, pois vamos compartilhar essa informação com você no próximo tópico.

Garantia de uma fundação bem construída

A construção de uma edificação não se resume somente ao projeto e à entrega dentro do prazo estabelecido. É preciso ter a garantia de que a fundação está bem construída para evitar prejuízos na obra. Algumas das ações que podem promover danos em um projeto são:

  • não investigar e não analisar o solo em que a obra será executada;
  • análise falha do comportamento do solo e o seu movimento;
  • não contar com uma avaliação geotécnica do local da obra.

A análise e a observação do solo são fundamentais para a determinação do tipo de fundação necessária nesse espaço. A fundação que apresenta a garantia de estar bem construída é aquela que tem a capacidade de suportar todo o peso que será colocado sobre ela, e é necessário que o solo esteja firme e seja resistente.

As fundações inapropriadas podem ocasionar problemas futuros, como estruturas condenadas, rachaduras e até mesmo acidentes fatais, dependendo da gravidade da falha. Fissuras, trincas e rupturas são alguns sinais a serem observados em fundações comprometidas.

Investigação do solo para uma fundação segura

A investigação do solo é muito importante para a execução de uma fundação no local da obra. O controle da qualidade do solo não acontece da mesma forma que a verificação dos materiais para a construção.

A análise do solo é efetiva quando realizada de forma mais detalhada e precisa, sendo feita por profissionais geotécnicos, que são qualificados para esse tipo de observação. Assim, é possível:

Outras avaliações necessárias, além da geotécnica, que contribuem para uma fundação bem executada são: as características do terreno, a carga do imóvel e o nível do lençol freático.

  • Características do terreno para a fundação: saber o tipo de solo no qual a fundação será colocada é fundamental para garantir uma estrutura segura e firme. Essa análise das características do solo é parte da análise geotécnica e determina a fundação mais apropriada para a construção, conforme as atividades e características normais do terreno;
  • carga do imóvel: a carga do imóvel se refere ao peso da edificação que será construída e a todos os eventos climáticos aos quais essa edificação estará exposta. Ou seja, a construção enfrentará condições climáticas diferentes, e a sua estrutura deve estar preparada isso;
  • nível de lençol freático: está abaixo da fundação e deve ser considerado para não comprometer a execução da obra. O nível de lençol freático tem influência direta na capacidade de carga da fundação. Por isso, o seu cálculo deve ser feito da forma adequada e precisa, para evitar danos estruturais posteriores à fundação.

Uma fundação de obra bem executada reduz os custos de um projeto, pois evita a necessidade de correções e reformas na obra tanto no seu desenvolvimento quanto após a sua finalização. Aliás, algumas danificações observadas podem ser irreparáveis e comprometer todo o desenvolvimento da obra, e isso inclui a viabilidade de conclusão do projeto.

Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir nossas redes sociais e receber mais conteúdos da Armac. Estamos no YouTube, LinkedIn, Instagram e TikTok compartilhando muitas informações importantes com você!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável