Sondagem do solo: fique por dentro da técnica

  • Engenharia

A sondagem do solo é um método indispensável para a construção civil e contribui para entender as características de um terreno. Trata-se de uma ação para proporcionar mais previsibilidade e segurança para o desenvolvimento de um projeto.

Nesse sentido, consiste em uma técnica que identifica e classifica as camadas do solo para obter informações relevantes sobre a execução correta de uma obra. Executado de diferentes formas, o procedimento é considerado essencial para qualquer edificação.

Neste post, vamos falar mais a fundo sobre a etapa de sondagem do solo. Veja como ela é feita, conheça os tipos de solo, os equipamentos que devem ser usados na sondagem e outros aspectos importantes!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que é sondagem do solo?

Objetivamente, a sondagem do solo é um processo técnico fundamental para qualificar a infraestrutura de uma construção em um terreno predeterminado. Por isso, requer a atuação de profissionais capacitados e equipamentos adequados para a avaliação.

A finalidade do processo é fazer uma análise do terreno de forma investigativa e prática. Desse modo, informações relevantes sobre o terreno são analisadas, estudadas e entregues para a tomada de decisões dos engenheiros e outros profissionais.

Os principais dados buscados na sondagem são:

  • caraterísticas do solo;
  • perfil geotécnico;
  • subsolo;
  • nível de água do lençol freático;
  • demais características.

Obter respostas para essas e outras questões é necessário para saber se o projeto pode ser, efetivamente, desenvolvido naquela área. Depois da sondagem, um engenheiro vai elaborar um laudo com os resultados. Entre as vantagens de fazer a sondagem do solo, podemos destacar:

  • respostas exatas sobre como o terreno se comporta;
  • reconhecimento do ambiente;
  • segurança para a construção;
  • informações técnicas a respeito de todos os níveis do lugar.

A partir das informações coletadas, o projetista evita o superdimensionamento, gerando economia de recursos — dinheiro e materiais — e diminui os riscos de acidentes durante a execução da obra. Quando é necessário fazer correções posteriores, os custos aumentam e a entrega da obra fica atrasada.

A sondagem é importante também porque impede o surgimento de infiltrações e outros transtornos construtivos que sempre causam riscos e transtornos. Com isso, acaba ajudando na escolha do tipo de fundação mais adequado para aquele projeto.

Considere que, depois de uma sondagem, um laudo pode determinar, por exemplo, a existência de perfis de solos muito moles. Além de condições com pouca durabilidade ou perfis com níveis elevados de resistência.

O solo muito mole, por sua vez, não oferece a segurança necessária para uma construção. Nesse caso, é necessário estudar alguma forma de compensar tal limitação e eliminar riscos ou concluir que é inviável executar a obra na área.

Por que é importante fazer a sondagem do solo?

Ao imaginar a infraestrutura envolvida em uma obra, há muitas operações e processos que precisam ser realizados. São diferentes etapas a cumprir, e tudo deve ser feito com cuidado, a partir de um planejamento prévio para garantir um trabalho eficiente e seguro.

Em um projeto de construção, a sondagem do solo é uma das primeiras etapas realizadas. Nem sempre é viável erguer uma edificação em determinados terrenos. Posteriormente, ela pode apresentar instabilidades, o que significa perigo para os usuários.

Sendo assim, a sondagem do solo é obrigatória na construção civil e permite conhecer detalhadamente o terreno. Além disso, proporciona benefícios relevantes, por exemplo:

  • ajuda a evitar o superdimensionamento;
  • reduz riscos de acidentes geotécnicos;
  • evita custos com a correção de problemas;
  • auxilia a economizar materiais e mão de obra;
  • contribui para a regularidade da obra.

A realização correta da sondagem do solo possibilita que os gestores e engenheiros avaliem a viabilidade do projeto, tanto técnica quanto financeiramente. Ou seja, é possível ter uma previsibilidade sobre os custos para uma fundação segura e verificar se vale o investimento.

Quais são os principais tipos de sondagem?

A sondagem do solo é uma metodologia que acontece por meio de diferentes técnicas, definidas de acordo com as características do terreno. São métodos que proporcionam uma investigação detalhada para direcionar as decisões dos profissionais.

Nesse contexto, alguns tipos de sondagem são mais utilizados, enquanto outros somente são considerados para situações mais específicas. No entanto, entender quais são as técnicas e como funcionam é essencial para saber qual utilizar na obra.

Vamos falar agora sobre os principais tipos de sondagem do solo, confira!

Sondagem a trado

Consiste em um tipo de procedimento mais simples, considerado um dos mais econômicos e rápidos. Apesar disso, é um modelo que apresenta mais limitação em relação à profundidade de inspeção, o que também reduz as informações obtidas. Essa sondagem se divide em outras duas:

  • trado manual;
  • trado mecânico.

Sondagem a trado manual

A sondagem a trado manual é uma técnica barata que não consegue investigar profundidades extensas. Só pode ser aplicada em terrenos moles e acima do nível do lençol freático, que é chamado de “nível d’água”.

O trado é formado por uma haste com broca. A haste fica na vertical e a broca fica integrada em uma haste horizontal, dando a aparência da letra T.

Por meio de uma rotação completa, a broca penetra totalmente no solo. O trado é removido a cada cinco ou seis rotações, e as amostras são coletadas. Apesar das limitações, o trado manual é muito econômico, prático e ágil.

Sondagem a trado mecânico

A sondagem a trado mecânico se parece com a sondagem a trado manual, mas a rotação é feita por um motor. Também é uma técnica rápida e prática, mas o equipamento usado custa mais caro que o trado manual.

Sondagem SPT

É um tipo de sondagem do solo muito praticado porque oferece diversos benefícios a preços acessíveis. SPT é a sigla para a expressão “standard penetration test” (ensaio de sondagem a percussão), que acontece de acordo com a NBR 6484.

O equipamento é um tubo vertical que recebe golpes de um martelo. Ele penetra mais fundo a cada golpe. Dessa forma, mais amostras são recolhidas e, posteriormente, analisadas e classificadas para gerar os laudos sobre o terreno.

Algumas características são coletadas considerando a quantidade de golpes do martelo e a profundidade que o tubo alcança. A sondagem SPT permite:

  • profundidades maiores;
  • relativa praticidade;
  • custos acessíveis;
  • obtenção de custo-benefício vantajoso.

Uma limitação desse tipo de sondagem é que só perfura rochas relativamente moles. Consequentemente, não é possível fazer a identificação de solos formados por pedras duras, de natureza cristalina.

Sondagem rotativa

Nesse método, um motor mais potente possibilita perfurações bastante profundas da broca, favorecendo a análise de diferentes tipos de solos. O maquinário é transportado com relativa facilidade. Por outro lado, a energia usada e o estudo efetuado nessa sondagem resultam em altos custos.

A sondagem rotativa não é muito aplicada na construção civil. É mais recorrente em perfurações de poço e no setor de mineração. Sendo assim, é uma técnica mais específica e muito comum também em áreas rurais e no agronegócio.

Quais são os perfis do solo?

De acordo com a geologia, ciência que estuda o solo, existem diferentes perfis de solo, ou perfis geológicos. Isso significa que em todo o país é possível encontrar diversas características de solo, que devem ser analisadas individualmente pela sondagem antes de uma obra.

Alguns dos principais perfis são:

  • a matéria orgânica, localizada na superfície;
  • os horizontes (principais, transicionais, intermediários);
  • a rocha-mãe.

Quanto mais próxima da rocha-mãe, mais difícil é a perfuração do solo. O solo nada mais é que a desagregação da rocha-mãe. Essas informações técnicas são decisivas para compreender melhor os resultados e aspectos do terreno.

Entre os horizontes principais, podemos destacar os seguintes:

  • C, com materiais originados da rocha-mãe;
  • B, uma zona de acumulação;
  • A, formado por matéria orgânica e inorgânica, logo abaixo da superfície.

Considerando a sondagem SPT, o equipamento consegue penetrar camadas formadas pelos seguintes materiais, depois do nível de água:

  • areia fina, fofa, pouca siltosa e de cor escura;
  • areia fina e siltosa, com pedregulhos, de natureza fofa a medianamente compacta e de coloração cinza;
  • silte arenoso, com pedregulhos, de natureza pouco compacta a muito compacta e de cor cinza;
  • areia fina, medianamente compacta a bastante compacta e de coloração branca;
  • camada impenetrável.

Para efetivar a sondagem do solo, é fundamental escolher o método mais adequado. Mas também é necessário ficar atento a outros pontos, principalmente em relação a equipamentos malconservados e profissionais sem a devida qualificação, que podem inviabilizar uma campanha de sondagem. 

É muito importante evitar, ao máximo, a ocorrência de falhas para garantir que os resultados sejam precisos para a avaliação dos profissionais. A análise do terreno é crucial na execução de qualquer obra da construção civil, mesmo aquelas de menor porte. É imprescindível ainda para uma edificação segura.

Um dos problemas que devem ser resolvidos é a inclinação de algumas áreas. Mesmo que seja possível, dependendo do tipo de obra, construir em terrenos irregulares, isso não é viável na maioria das vezes.

Portanto, realizar a sondagem correta e investir em máquinas modernas em todas as etapas da obra é essencial para uma edificação de qualidade. Além de contribuir para a segurança, durabilidade e regularidade em todas as etapas, até a entrega da obra.

Como pôde notar neste post, a sondagem do solo é um procedimento técnico indispensável para a construção civil. É a melhor maneira para compreender com detalhes as condições de um terreno e, assim, direcionar a obra da melhor forma.

Gostou do post? Agora que entendeu mais sobre a sondagem do solo, o que acha de ler outro conteúdo incrível? Não perca a oportunidade e confira o que é preciso para nivelar terrenos!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável