O que é preciso para fazer o nivelamento de terrenos acidentados?

  • Engenharia

Terraplanagem é um dos subsegmentos mais importantes da área de construção civil, pois é apenas após o nivelamento de terrenos acidentados que uma obra está devidamente autorizada a dar sequência no projeto geotécnico e arquitetônico.

De forma simplificada, o procedimento consiste em aplainar um terreno até que ele fique nivelado e em perfeitas condições para receber as devidas intervenções civis e, assim, possa “abrigar” um empreendimento. Contudo, esse procedimento precisa ser realizado por uma mão de obra altamente qualificada, visto que a escolha dos maquinários e processos adequados pode evitar sérios problemas futuros.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é nivelamento de terreno, quais os equipamentos necessários, qual a sua importância, entre outras questões indispensáveis sobre o assunto. Continue a leitura do artigo para conferir!

O que é nivelamento de terrenos acidentados?

Como você já deve saber, nem todos os terrenos são planos, isto é, têm a superfície nivelada, o que impede que edificações sejam levantadas e projetos arquitetônicos finalizados. Afinal, toda construção precisa apresentar documentos que comprovem as devidas condições do local, por exemplo, detalhes da topografia, como níveis e tamanhos definidos para a construção.

Dito isso, o nivelamento de um terreno acidentado nada mais é do que a aplicação dos processos necessários para torná-lo plano e deixá-lo em perfeitas condições para que uma obra seja levantada.

Qual a importância de nivelar terrenos acidentados?

Esse procedimento é fundamental porque, se for realizado incorretamente, ou seja, sem o respaldo de um profissional habilitado, diversos problemas futuros poderão ocorrer na obra, como erosão do solo e deslizamentos de terra.

Além dos aspectos topográficos, o nivelamento do terreno abrange também a limpeza do local, isto é, a remoção dos materiais indesejados que possam estar no lote. Apenas depois do terreno estar limpo e plano é que a obra poderá ser iniciada.

Quais são os materiais necessários para o nivelamento de terrenos acidentados?

Quando mencionamos o fato de que para realizar um bom nivelamento de terrenos acidentados é preciso contar com uma mão de obra especializada, isso se deve às decisões sobre quais equipamentos, procedimentos e maquinários serão usados. Dessa forma, ainda que ocorram contratempos, os responsáveis pelo projeto terão os recursos necessários para cumprir com os prazos.

Afinal, somente pessoas devidamente qualificadas no segmento de terraplanagem sabem quais os tipos de maquinários mais indicados para cada tipo de projeto, além das diferenças entre os procedimentos necessários em terrenos com aclive e declive.

Existem diferentes tipos de rolos compactadores que podem ser usados no nivelamento, dependendo do caso. Via de regra, o mini rolo é o equipamento que costuma dar conta do recado, seja sozinho ou com auxílios de uma pá carregadeira ou mini carregadeira.

Mas, se você precisa que o serviço seja realizado rapidamente, é recomendado o uso de máquinas maiores, como uma motoniveladora, contanto que o peso do equipamento não traga riscos ao terreno ou aos seus entornos, é claro.

Além dos EPIs nos profissionais que trabalharão no processo de nivelamento.

Como fazer o nivelamento em terrenos com aclive ou declive?

Outro ponto fundamental para que você conte com o auxílio de uma mão de obra especializada para realizar a terraplanagem está no fato de que existem diferenças entre um terreno desnivelado com aclive e com declive. Entenda agora!

Terrenos com aclive

Basicamente, são lotes que têm a frente mais baixa do que o fundo. Isso quer dizer que, nesses casos, é preciso realizar um corte no terreno, escavar o local e tirar a camada de terra “extra” (que ultrapassa o nível almejado) para transformá-lo em uma área plana.

Normalmente, esse procedimento costuma ser mais simples do que nos casos de terrenos em declive, o que explica a razão pela qual as pessoas dão preferência à compra de terrenos desse tipo.

Nesse sentido, com o auxílio de caminhões, a mão de obra que fará a terraplanagem utilizará um maquinário específico para remover o excedente de terra. Contudo, é importante destacar que não se deve remover muita terra do lote, pois ela pode ser necessária no decorrer da obra.

Terrenos com declive

O processo de nivelamento tende a ser um pouco mais complexo em terrenos com declive. Esse tipo de lote se caracteriza por ter a frente mais alta do que o fundo, o que exige que seja feito um aterramento a fim de que o nível necessário para a realização da obra seja alcançado.

O primeiro estágio consiste em levantar um muro de sustentação ou arrimo. Feito isso, será preciso contratar caminhões de terra para preencher os espaços do terreno. Existem empresas de terraplanagem que oferecem o serviço de espalhar e compactar a terra a cada 30 cm de atividade, até que se alcance o nível desejado.

Como mencionado anteriormente, jamais descarte terra durante a realização de uma obra, pois dependendo do caso isso pode gerar economia. Afinal, em um terreno com declive, é possível que sejam necessárias grandes quantidades de terra. Além disso, vale mencionar que existem diversos equipamentos para movimentação de terra.

Qual a importância de contar com uma mão de obra especializada?

Como você pôde ver até aqui, se o nivelamento for realizado de forma inadequada, isto é, com o uso de equipamentos e procedimentos não indicados, alguns problemas muito graves podem surgir na obra futuramente.

O fato é que, por mais que um terreno possa aparentar estar nivelado, o processo de terraplanagem é indispensável. Então, é fundamental que, no planejamento da obra, especialmente no orçamento, esteja definido o investimento em uma mão de obra especializada em nivelamento de terrenos acidentados.

Isso evitará prejuízos, perda de tempo e até mesmo situações desagradáveis, como processos judiciais provenientes de falhas estruturais e danos ao imóvel levantado sobre o local.

Para concluirmos, a nossa recomendação é que, na hora de realizar o nivelamento de terrenos acidentados, você procure por construtoras com credibilidade no mercado e que já tenham construído imóveis de forma bem-sucedida. Antes de fechar negócio, não deixe de verificar os trabalhos já realizados pela empresa e o estado de conservação dos equipamentos.

Quer saber como os maquinários da Armac podem contribuir para a realização da terraplanagem em sua obra? Então, entre em contato com a nossa equipe para conhecer as melhores soluções para o mercado de construção civil!