Como garantir a qualificação de mão de obra e quais aspectos observar?

  • Gestão

Os recursos humanos determinam o sucesso de um negócio. Portanto, se a sua intenção é ver a sua empresa decolar e conquistar espaço no mercado, precisará investir na qualificação do seu time. Tem dúvidas? Os treinamentos e cursos realizados pelos profissionais impactam positivamente nos resultados das atividades e na lucratividade. Na construção civil, a capacitação é o melhor caminho.


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Neste conteúdo, vamos falar sobre a da importância de ter uma mão de obra qualificada e porque investir nesse aspecto nunca representará um dinheiro jogado fora. Além disso, trataremos sobre as vantagens da qualificação de mão de obra e da manutenção de um pessoal qualificado. Por outro lado, apontaremos os aspectos que devem ser observados para obter retorno dos investimentos.

Então, deseja obter informações importantes sobre a qualificação de mão de obra e seus impactos? Continue a leitura até o fim!

Quais são as vantagens da manutenção de um pessoal qualificado?

Contratar mão de obra barata nem sempre é vantajoso, ainda mais na área de construção civil, onde os atrasos nas entregas e nos cronogramas são prejudiciais para a realização de novas contratações. A baixa produtividade origina um número gigantesco de reclamações e mancha a reputação da empresa no mercado. Veja a seguir as vantagens da manutenção de um pessoal qualificado!

Chances de insatisfação do contratante são reduzidas

Os investimentos na qualificação de mão de obra reduzem consideravelmente a insatisfação dos contratantes. Vale destacar que depois da entrega das chaves, os vícios ocultos começam a aparecer e os clientes ficam furiosos. A consequência dessas falhas decorrentes de colaboradores que não foram qualificados é o ajuizamento de ações judiciais.

Acredite nisso: os defeitos construtivos não permanecem imperceptíveis por muito tempo na fase pós-obra. Assim que o cliente começa a utilizar o imóvel, podem surgir infiltrações e outras situações incômodas. Porém, com mão de obra qualificada você evita esses eventos negativos e ainda conquista a confiança de novos clientes para alavancar as vendas dos seus serviços.

Engajamento dos trabalhadores elevado

Os trabalhadores que recebem qualificação ficam mais felizes e engajados com os objetivos das empresas que os treinaram. Dessa forma, se você investir em um colaborador, ele se sentirá valorizado, trabalhará motivado e vai melhorar a produtividade. Em decorrência disso, os seus objetivos serão atingidos com mais eficiência e agilidade. Isso significa que capacitar gera uma alta taxa de retorno para a empresa.

Pequenos descuidos e acidentes evitados

Colaboradores capacitados evitam pequenos descuidos e grandes tragédias, além de gerar produtos de qualidade. Além do mais, eles não desperdiçam os materiais porque sabem manipulá-los corretamente. Diversas técnicas são aprendidas por profissionais que se especializam em suas tarefas e que podem ajudar a sua empresa a alcançar projetos mais vantajosos e ambiciosos.

Quais aspectos devem ser observados na qualificação de mão de obra?

Uma empresa do ramo da construção civil depende de diversos profissionais que participam ativamente de suas atividades. Na lista de profissões, você encontrará arquitetos, engenheiros, mestres de obra, pedreiros, serventes, eletricistas, instaladores etc. Todos eles necessitam de atualização constante para acompanhar a evolução ou revolução tecnológica da nossa sociedade. Observe abaixo alguns aspectos que devem ser acompanhados.

Conhecimento técnico para o manuseio dos equipamentos

A falta de conhecimento técnico para manusear equipamentos e máquinas na construção civil interfere na rotina dos trabalhadores. O despreparo também é um dos motivos que geram incidentes e prejuízos significativos para as empresas. Trabalhadores acidentados são afastados do trabalho e, dependendo do caso, poderão ter direito a indenizações que costumam ser bastante altas.

Profissionais qualificados conseguem gerenciar melhor o compartilhamento de equipamentos, os problemas que surgem diariamente e solucionam as demandas com mais segurança. Um time bem-preparado consegue trabalhar em grupo e entende a sua responsabilidade durante e após a execução das tarefas, economiza tempo e almeja proporcionar lucros para a empresa que o contratou.

Por isso, vale a pena investir na qualificação da mão de obra e esse deve ser um objetivo colocado no topo da lista de prioridades de uma organização. Os líderes que desejam fazer a diferença em nossos dias precisam considerar que a melhor saída para aumentar a competitividade é oferecer serviços de qualidade. Não há outra maneira de alcançar sucesso.

Capacitação e experiência profissional

A experiência profissional e a capacitação também são muito importantes porque evitam diversas dificuldades relacionadas ao trabalho, por exemplo, consertos em tarefas inacabadas e estragos em pintura de parede. A qualificação elimina custos desnecessários, faz com que os colaboradores melhorem o desempenho e desenvolvam suas atividades com perfeição. Erros básicos como paredes desniveladas, bordas de concreto quebradiças desaparecem.

A qualidade final da obra será muito maior se os profissionais forem experientes e qualificados para seguir à risca os projetos e evitar equívocos. Consequentemente, haverá menos estresse no canteiro de obras, diminuição do retrabalho e redução de conflitos. Considere que a execução de um projeto na construção civil pode realmente causar acidentes graves com consequências irreparáveis.

No Brasil, o setor da construção civil é um dos responsáveis pela maior quantidade de acidentes de trabalhadores porque eles são expostos a diversas situações de risco. Desse modo, os investimentos em qualificação de mão de obra protegem a vida e a integridade física dos colaboradores da sua empresa. As capacitações conscientizam os funcionários sobre perigos e como evitá-los.

Capacidade de gerir corretamente os materiais

A qualificação da mão de obra confere aos trabalhadores a capacidade de gerenciar de forma adequada os materiais utilizados nas construções. Profissionais que fazem treinamentos aprendem rapidamente como eliminar o desperdício e utilizar a quantia ideal de cada produto para que o serviço tenha qualidade. Além de estimular os colaboradores, a capacitação vai criar vínculos com a sua empresa.

Infelizmente os operários não costumam ter perspectiva de crescimento profissional e melhores salários. Eles sabem que a profissão gera certo preconceito e acreditam que poderão sair dela assim que surgir nova oportunidade. Por esta razão, se surgir uma possibilidade de aprender e se qualificar, eles se sentirão estimulados a permanecer na empresa e a fazer um excelente trabalho.

Enfim, agora você já sabe como garantir a qualificação de mão de obra e quais aspectos deve observar! Organizar e disponibilizar treinamentos e cursos são os investimentos de maior retorno para a empresa em diversos aspectos, impactando, inclusive, a qualidade do trabalho final entregue. Qualificar os trabalhadores evita as demissões que geram gastos expressivos com acertos de rescisões contratuais.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais Facebook e LinkedIn e nos ajude a mudar o mundo para melhor!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável