Como está o cenário de construção civil na pandemia?

  • Corporativo
  • Engenharia

Mesmo em meio à pandemia, existe um cenário bastante promissor para o mercado da construção civil. Para isso, é fundamental que as empresas desse setor entendam como se readaptar para reduzir ao máximo os impactos causados pela crise da COVID-19. Ainda que a situação ainda permaneça, especialistas da área estão bastante otimistas em relação aos resultados que podem alcançar.

O mercado de construção civil na pandemia teve seus momentos críticos, porém, a tendência é que o setor se normalize, trazendo novas oportunidades de negócio às construtoras. Ainda assim, é preciso entender mais a fundo como está a situação para se adaptar corretamente e trazer mais segurança às partes envolvidas nos processos.

Continue acompanhando e entenda como está o mercado, quais os cuidados necessários e como é possível otimizar seus processos e fechar contratos durante a pandemia. Confira!

Como está o mercado de reformas e construção civil?

A chegada da pandemia causou um grande alvoroço na nossa sociedade. Com a paralisação, o mercado estagnou, trazendo consequências negativas para diversos segmentos. Muitas empresas tiveram que fechar as portas, gerando um grande rombo na nossa economia.

A construção civil na pandemia foi bastante impactada. Muitos canteiros ficaram paralisados por semanas, causando uma disrupção significativa no setor. Porém, os estragos não ficaram limitados apenas às empresas do setor. Eles se estendem a toda a cadeia de suprimentos, dificultando a logística e trazendo limitações mesmo com a retomada de muitas empresas no mercado.

Apesar do cenário crítico, existe um panorama bastante positivo para a construção civil na pandemia. Esse momento favoreceu a reflexão e análise do setor, conduzindo as empresas a otimizar seus processos.

Assim, muitas construtoras e incorporadoras passaram a dedicar seus esforços em atividades de suporte para comunidades carentes, auxiliando na reconstrução da sociedade em meio à pandemia. Esse cenário também possibilitou o desenvolvimento de novas soluções e sistemas construtivos. Assim, as empresas conseguiram otimizar sua agilidade e sustentabilidade ao implementar seus projetos.

Outro aspecto que foi bastante aprimorado no setor foi a digitalização. O cenário caótico da pandemia possibilitou que novas medidas fossem desenvolvidas para trazer soluções mais eficientes. Assim, o registro de imóveis para averbação passou a ser disponibilizado de forma totalmente remota e digital aos usuários, reduzindo o tempo de processamento e agilizando as demandas.

A construção civil na pandemia

Mesmo em meio ao cenário conturbado que vivemos, o setor está absorvendo experiências positivas para lidar com a pandemia e desenvolver soluções para contornar a situação. Por isso, o aprendizado será de extrema relevância para as empresas.

A adesão de novas medidas foi fundamental para a sobrevivência e, também, para a evolução de muitos empreendimentos da área. Muitas ações coletivas de estratégias de mercado estão sendo colocadas em pauta nos últimos meses.

Por isso, as expectativas são positivas para a prosperidade das empresas que atuam na área e o desenvolvimento de novas medidas para o crescimento do setor. Os cuidados com a integridade dos colaboradores também foi bastante reforçada durante a crise atual, potencializando os cuidados que já eram comuns em um canteiro de obra.

Quais cuidados são fundamentais?

Os problemas causados pela COVID-19 exigem que as pessoas tomem cuidados essenciais para a proteção coletiva. Elas são responsáveis por reduzir drasticamente a possibilidade de contaminação, assegurando a integridade da saúde da população. Confira algumas formas de trazer mais segurança na construção civil na pandemia!

Disponibilize produtos para higienização

Uma das principais medidas de segurança recomendadas pelos órgãos de saúde é a higienização. Assim, é possível eliminar o vírus da superfície e garantir um ambiente de trabalho protegido para todos os envolvidos nos projetos. Portanto, a disponibilização de produtos para limpeza é fundamental.

O local de obra deve conter todos os itens necessários para a higienização, como sabonetes líquidos, toalhas de papel para higiene pessoal e alvejante e água sanitária para limpeza de superfícies.

Distribua álcool em gel no ambiente de trabalho

Além da disponibilização de produtos para higiene, é muito importante distribuir álcool em gel em todos os ambientes. Essa medida facilita a higienização das mãos quando a pessoa não tiver acesso ao sabonete líquido e, consequentemente, reduz as chances de contaminação.

Aumente o critério de higienização e proteção nos ambientes

Além da obrigatoriedade do uso de máscara, é muito importante adotar outros critérios de proteção e higienização para fortalecer a segurança na construção civil na pandemia. Por isso, procure intensificar a limpeza de superfícies com as quais as pessoas costumam ter mais contato. Você também pode medir a temperatura dos envolvidos com uma determinada frequência como forma de precaução.

Como empresas do segmento estão dando a volta por cima?

O setor de construção civil é visto como uma máquina propulsora para a economia no país. Por isso, as empresas desse ramo estão desenvolvendo estratégias bastante eficientes para conseguirem se reerguer e retomar o ritmo. Além das medidas de segurança, as organizações estão adotando novas abordagens para suprir suas demandas sem comprometer a segurança das pessoas.

A construção offsite, por exemplo, é um método construtivo desenvolvido fora do canteiro. Assim as peças são pré-fabricadas e enviadas prontas para as obras, otimizando a velocidade de montagem e garantindo um resultado similar às construções convencionais. Outra estratégia muito utilizada pelas empresas é a locação de máquinas e equipamentos, que permite reduzir gastos e melhorar o desempenho no canteiro.

Temos também a adesão ao home office, que permite continuar as atividades administrativas do negócio normalmente e garantir maior proteção às pessoas. Ainda que o mercado não tenha voltado à sua rotina, a adaptação na construção civil tem trazido grandes oportunidades de negócio.

A ausência nos ambientes digitais era um problema bastante recorrente no pré-pandemia. Por isso, a adoção de canais de comunicação adequados aos meios é, sem sombra de dúvidas, fundamental para impulsionar as empresas do setor. A tecnologia consolidou a sua importância como uma grande aliada das empresas desse segmento, auxiliando em diferentes níveis.

Seguir as normas de segurança estabelecidas pela OMS também é crucial para fechar contratos em meio à pandemia. Por isso, a construção civil na pandemia requer o dobro de esforços para assegurar a competitividade das empresas e trazer bons resultados.

Viu como o cenário da construção civil na pandemia está melhorando e trazendo novas oportunidades de negócio? O investimento em máquinas e equipamentos mais modernos é uma ótima forma de elevar a sua produtividade e desempenho, servindo também como diferencial competitivo para o seu negócio.

Quer receber mais conteúdos como este e aprender mais dicas do setor de construção civil? Assine a nossa newsletter para receber em primeira mão as melhores novidades!