Quais as vantagens do uso de plataformas na pintura de parede externa?

  • Plataformas Elevatórias

A pintura de parede externa pode se tornar um grande desafio, sobretudo quando falamos em grandes construções. A altura e a extensão da área tendem a tornar o serviço mais complexo e arriscado. Aliás, em alguns casos, é humanamente impossível proceder com tudo de forma manual. É aí que entra a necessidade de equipamentos específicos para que o projeto seja possível.


Locação de plataformas elevatórias

de 8 a 21 metros – Fale pelo WhatsApp


Em casos como esse, o uso de plataformas de pintura são a melhor saída para um trabalho de qualidade. Uma boa ideia é recorrer à locação do equipamento. Assim, você não terá o ônus de arcar com os custos de algo de uso esporádico e ainda contará com materiais que estão em dia em todas as suas manutenções.

Quer entender melhor as vantagens do uso dessas plataformas? Acompanhe as principais!

Maior eficiência e qualidade

Uma plataforma certamente realiza o trabalho de pintura mais rápido do que o método manual. Assim, podemos considerar que o rendimento do trabalho será bem maior com o passar dos dias de atuação. Dependendo do porte do serviço, ele pode ser adiantado em semanas ou meses, com o uso das plataformas.

Além disso, as plataformas normalmente funcionam tanto na horizontal quanto na vertical, o que significa que áreas de difícil acesso podem ser niveladas com facilidade. As irregularidades na pintura também são minimizadas quando você utiliza equipamentos específicos. É a garantia de um resultado mais rápido e uniforme.

Liberdade de escolha

Uma plataforma elevatória não é um equipamento único — ela se apresenta em diversos modelos, que podem ser escolhidos de acordo com a sua necessidade, inclusive quando o assunto é pintura. Dentre os principais modelos, podemos citar a tesoura e a articulada. O primeiro é mais indicado para locais menos altos, porém com grande necessidade de deslocamento para o trabalho, enquanto o segundo tem maior alcance e é indicado para locais de difícil acesso.

Isso significa que, na maioria dos casos, a plataforma tipo tesoura é o modelo mais indicado para o serviço de pintura. Ela permite deslocar o trabalhador por áreas mais amplas, facilitando portanto a cobertura de todo o espaço necessário. Ainda assim, sua altura, capacidade de carga e alcance devem ser considerados para melhores resultados.

Cobertura completa

Muitas vezes, a parede externa apresenta áreas irregulares ou mesmo anexos que dificultam o acesso na hora da pintura. O trabalho manual, normalmente realizado por trabalhadores sobre andaimes, limita o alcance, por mais que se utilizem rolos ou outras ferramentas de extensão. O resultado é que algumas áreas podem ficar com camadas mais finas ou mesmo sem tinta, o que causaria irregularidades no resultado.

A plataforma elevatória permite um alcance mais amplo, sem riscos ou ônus desnecessários. Especialmente quando você escolhe o modelo mais indicado para a sua necessidade, ela permite uma cobertura total da área. O resultado é uma cor uniforme e a sensação de um trabalho livre de imperfeições.

Redução de custos

Além de agilizar o trabalho, a plataforma pode ajudar você a reduzir os desperdícios de tinta durante a pintura. Muitas vezes, o trabalho manual exige que você utilize mais camadas ou mesmo deixe a tinta cair enquanto se desloca para realizá-lo. O tempo de realização também pode influenciar na secagem e trazer ainda a necessidade de retoques e até mesmo retrabalhos.

Quando você utiliza uma plataforma, as camadas podem ser calculadas na medida certa — afinal, a pintura é realizada de perto! A tinta escorre menos e é melhor aproveitada no sentido de cobrir pequenas irregularidades que ainda possam estar remanescentes na parede em questão. Se considerarmos grandes extensões, a diferença nos custos será inegável.

Segurança dos trabalhadores

Os riscos do trabalho em altura são tão evidentes que existe até lei para proteger o trabalhador em tais condições. Estar sobre um andaime, ainda que se utilize todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários, coloca as pessoas em uma condição de vulnerabilidade que pode ser atenuada quando falamos em plataformas.

As plataformas evitam o uso de escadas altas demais e ainda diminuem a necessidade de deslocamentos e movimentos bruscos quando em altura. Basta deslocá-las pela extensão necessária para ter acesso a todas as áreas nas quais vai ser realizado o trabalho. Assim, ao utilizá-las, você também está, de certa forma, zelando pela integridade dos seus colaboradores.

Praticidade na operação

Planejar um andaime, montá-lo e ainda equipá-lo com todos os mecanismos de segurança necessários é um trabalho que demanda investimentos e responsabilidades. Com o uso da plataforma, essa questão se torna mais leve. Basta fazer a locação do equipamento e ele estará pronto para uso, em perfeito funcionamento.

Você poderá utilizá-lo pelo tempo necessário e apenas terá a responsabilidade de devolvê-lo em perfeito estado à empresa locadora. Trata-se de um negócio prático e seguro. Você não vai precisar mobilizar muitas pessoas para a montagem de uma estrutura ou mesmo contratar uma equipe terceirizada, já que o equipamento vem pronto para uso.

Facilidade para negociação

É possível alugar uma plataforma para pintura de parede externa sem muitas burocracias. Além de reduzir custos, ainda é possível evitar a ociosidade do equipamento, o que leva a um desgaste natural. Muitas vezes, o material utilizado para montar estruturas não poderá ser reaproveitado mais tarde. Uma das grandes vantagens da plataforma é que não é necessário comprá-la.

Você calcula o tempo pelo qual precisará do equipamento, escolhe o modelo que mais se adapta à sua necessidade e faz a locação. Após o término, outro cliente o utilizará. Assim, além de evitar investimentos desnecessários, o material é aproveitado em todo o seu potencial.

Existem hoje no mercado empresas especializadas na locação desse tipo de equipamento e outros correlatos. Suas obras (especialmente a pintura de parede externa) nunca mais serão as mesmas a partir do momento que você tem acesso a essas facilidades. Para facilitar ainda mais, o processo de locação é livre de burocracias ou eventos adversos.

E você, precisa fazer a pintura de uma área externa e concluiu que as plataformas são uma ótima opção? Então entre em contato conosco e conheça nossa linha de equipamentos disponíveis!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável