Conheça os riscos associados à utilização de andaimes tubulares

  • Engenharia
  • Segurança no trabalho

Os andaimes tubulares são estruturas muito comuns em obras, reformas e limpezas de fachadas. No entanto, por mais que todos os cuidados sejam tomados, os perigos ainda são iminentes. A Norma Regulamentadora 18 (NR-18) aponta sobre o meio ambiente e as condições de trabalho necessárias na indústria e construção civil, de modo que se garanta a segurança dos trabalhadores.

Contudo, apesar de as estruturas dos andaimes precisarem seguir uma série de padrões técnicos, nem sempre é isso que ocorre — o que coloca em perigo os trabalhadores no canteiro de obras. Nesse sentido, os riscos podem ser amenizados com a adoção de medidas de segurança no trabalho e, também, trocando os andaimes tubulares pelas funcionalidades das plataformas elevatórias.

Entenda mais sobre os riscos dos andaimes tubulares e saiba o que fazer a respeito para evitar esses perigos. Boa leitura!


Locação de plataformas elevatórias

de 8 a 21 metros – Fale pelo WhatsApp


O que é andaime tubular?

Um andaime tubular se trata de uma estrutura fabricada no formato de torre para facilitar o acesso às fachadas de edificações. É um equipamento diferente das plataformas aéreas, que auxilia os operários da construção civil na realização de trabalho em altura, por exemplo, pinturas, acabamentos, revestimentos e manutenção de edifícios. A ferramenta conta com tubos guias prensados e modulares.

É fácil de montar o andaime tubular, pois ele tem encaixes firmes e simples e não exige o uso de ferramentas especiais para a sua correta instalação. A estrutura oferece mais segurança aos trabalhadores e tem excelente durabilidade, além do piso antiderrapante galvanizado. É fácil de manusear, pode ser utilizado várias vezes e pode ser guardado em um pequeno espaço.

Qual a diferença entre andaime fachadeiro e tubular?

O andaime fachadeiro contém partes modulares: escada, sapatas, tela, guarda-corpo, travessa diagonal, placa de base e quadros horizontais e verticais. Ele pode ser montado para diversos níveis e oferece livre acesso aos locais para pessoas e materiais. Porém, é menor do que o tubular para ser utilizado em locais estreitos para reformas, construção e manutenção.

Já o andaime tubular pode ser usado em grandes espaços e atende a outras necessidades dos colaboradores no canteiro de obras. Com eles, são usados determinados acessórios, tais como rodapé, piso metálico, rodas, sapatas fixas e reguláveis, braçadeiras fixas e giratórias, carretilhas e escadas. São úteis para a limpeza e diversos tipos de obras.

Quantos quilos um andaime tubular suporta?

O andaime tubular utilizado para a execução de atividades em altura, instalação de duto e tubulação são fabricados com aço e normalmente sua espessura é de 2,65 milímetros. A estrutura conta com rodízios e sapatas que possibilitam a mobilidade e a instalação pisos e terrenos irregulares. A escada e o guarda-corpo podem ser facilmente encaixados e suporta até 150 kg/m².

Como funciona o andaime tubular?

O processo de montagem de um andaime requer a atenção e a averiguação de vários fatores, tais como qualidade da estrutura, isolamento apropriado etc. Esse equipamento é uma estrutura provisória que é montada nos locais para que os colaboradores tenham acesso e consigam realizar as suas atividades com segurança. Veja a seguir alguns detalhes importantes sobre o uso!

Escolha uma área adequada

O local onde vai ser instalado o andaime deve ser apropriado para o uso, já que a escolha de uma área inadequada causa acidentes de trabalho. Prepare o solo para que esteja compacto e reto de modo, que suporte o peso do equipamento, das ferramentas e dos colaboradores que vão utilizá-lo. Verifique se há possibilidade de deslocamento e elimine-a.

Faça o isolamento correto da área

Os andaimes tubulares jamais devem ser instalados em lugares onde há tráfego intenso de pessoas. Isole a área com pelo menos dois metros de distância dos fluxos de pedestres que não estarão envolvidos na execução dos trabalhos. Confira a qualidade das estruturas realizando uma inspeção visual e tátil dos componentes enquanto realiza a montagem do equipamento.

Esteja atento ao solo

O solo precisa estar com material antiderrapante, fixado, forrado e nivelado para resistir de proporcionar segurança. Em pisos de madeira, evite as rachaduras ou nós e observe atentamente se existirem pinturas que ocultam imperfeições.

Certifique-se de que os colaboradores estejam utilizando os equipamentos de proteção fornecidos pela empresa: luvas, macacão, botas, óculos de proteção, capacetes e cintos de segurança.

Quais são os principais riscos associados ao uso de andaimes tubulares?

O trabalho em altura sempre está associado a riscos. Entretanto, os perigos podem ser menores, e existem formas diversas de prevenir um acidente com andaime. A construção civil, por si só, já é uma área que exige cuidados rigorosos por manusear materiais e equipamentos pesados.

Portanto, além de buscar por profissionais capacitados e experientes, é essencial oferecer uma estrutura de trabalho segura e que facilite a execução dos serviços. Nesse contexto, o trabalho em altura deve ser feito por pessoal cadastrado e autorizado, de modo que se sigam as normas técnicas estabelecidas.

Por isso, acompanhe quais são os riscos do uso de andaimes tubulares e porque os trabalhadores precisam seguir uma série de cuidados e utilizar os EPIs adequados.

Queda de pessoas

O uso de sistemas de ancoragem e acessórios é essencial para reduzir os riscos de quedas, uma vez que estamos falando de serviços realizados nas alturas. No entanto, mesmo com todos os cuidados, a queda ainda é um risco real.

O sistema de ancoragem é projetado para suportar carga e impactos da queda, mas isso só ocorre porque os andaimes tubulares não são estruturas totalmente seguras. A NR-18 estabelece o uso de guarda-corpo, rodapé e ponto de entrada e saída, mas, ainda assim, podem existir riscos.

Acesso perigoso

Os andaimes tubulares devem ser acessados por meio de uma entrada que tenha sistema de fechamento por cancela ou algo similar. Com isso, há uma barreira física contra quedas, mas, ainda assim, pode haver perigo no deslocamento dos trabalhadores. Para utilizar andaimes em balanço, suspensos ou fachadeiro, é obrigatório conter a Anotação de Responsabilidade Técnica no projeto.

Queda de objetos

Os andaimes tubulares também são muito utilizados como suporte para materiais de construção. Contudo, um simples descuido pode provocar um acidente grave, como a queda de ferramentas e outros objetos. Além disso, outros fatores externos contribuem para que o perigo aumente, tais como condições climáticas adversas — por exemplo, ventos fortes que podem balançar o andaime.

Choque elétrico

Por ser um trabalho feito em altura, muitas vezes, os trabalhadores ficam expostos próximos à rede elétrica, sobretudo quando se trata de reformas prediais ou outros serviços parecidos. A rede de alta tensão provoca descargas elétricas muito fortes e que, dependendo da intensidade, podem ser fatais.

Por isso, é fundamental ter atenção ao entorno, observando a presença da rede de alta tensão e avaliando se é possível montar o andaime tubular naquele local. Um simples toque acidental nos fios é o suficiente para receber choques elétricos graves. Por isso, deve-se ter muito cuidado antes de montar a estrutura perto de redes elétricas.

Defeito estrutural

Estruturalmente, esse tipo de andaime é feito de tubos que se encaixam e criam a estrutura necessária para atingir alturas elevadas. Entretanto, eles podem apresentar problemas, como defeitos na estrutura, montagem inapropriada, degradação e deformações ou até problemas por serem produtos antigos.

Alguns tipos de defeitos não são sequer perceptíveis a olho nu, como a deterioração interna dos tubos. Nesse sentido, isso também dificulta a inspeção e pode ser um perigo a mais para os trabalhadores.

Quais medidas de segurança devem ser tomadas?

Os serviços na construção civil precisam seguir regras e normas regulamentadoras, como as da ABNT. Os fabricantes de andaimes indicam instruções técnicas e informações sobre os procedimentos de montagem, desmontagem, especificação sobre os materiais, posições de ancoragem e outros detalhes.

Entretanto, os responsáveis pelo projeto também precisam seguir as leis para proteger a saúde e integridade física dos trabalhadores. Portanto, independentemente do tipo de equipamento a ser utilizado, é de extrema importância seguir as medidas de segurança.

Manuseio correto

Os procedimentos operacionais devem seguir as especificações dadas pelo fabricante do andaime tubular, já que é essa uma das medidas que garantem a segurança durante os serviços.

Além disso, o projeto necessita conter os requisitos da tarefa e as diretrizes a serem seguidas, com todas as orientações presentes. Assim, é preciso mostrar o detalhamento da tarefa, os sistemas de proteção que serão utilizados e as competências e responsabilidades.

Manutenção em dia

Como vimos anteriormente, a inspeção dos andaimes nem sempre consegue identificar todas as questões para garantir a segurança total durante a manutenção preventiva. Ainda assim, é imprescindível conferir o estado da estrutura regularmente para verificar se está tudo em ordem. Isso exige ainda mais atenção quando a empresa usuária opta pelo aluguel de andaimes.

Além das condições dos tubos e da parte estrutural, o piso metálico de trabalho dos andaimes, o forro e outros detalhes também devem ser inspecionados. Desse modo, erros como encaixe acidental ou movimentação inadequada são identificados e corrigidos.

Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva

Os EPIs são indispensáveis no canteiro de obras, como capacete, botas, luvas e óculos de proteção. No caso dos serviços feitos em andaimes, existem outros requisitos que devem ser seguidos. Entre eles estão:

  • uso obrigatório de cinto de segurança do tipo paraquedista, que tenha duplo talabarte, cabos de fibra sintética, ganchos com abertura mínima de 50mm e trava dupla;
  • ferramentas manuais e com amarração, que impeçam quedas acidentais;
  • trabalhadores com crachá de identificação e capacitação podem manusear o andaime, além de ter o documento com a data do último exame médico ocupacional e realização do treinamento.

Uma alternativa aos andaimes tubulares são as plataformas elevatórias, que oferecem diversos benefícios para a obra — e são mais seguras. Esses equipamentos podem atingir alturas significativas e suportam um peso maior em comparação a um andaime, além de facilitar a movimentação dentro do canteiro. Ou seja, são excelentes opções para aumentar a produtividade.

Para saber mais detalhes, confira as opções de plataformas elevatórias que você pode encontrar para locação na Armac!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável