Manutenção preventiva: quais são as vantagens e quando fazer?

  • Manutenção

Durante as construções e em outros tipos de serviços é muito comum o uso de máquinas pesadas. Entretanto, é necessário sempre se lembrar de um fator fundamental que garante a segurança no canteiro de obras: a manutenção preventiva.

Para que os equipamentos operem com máxima eficiência e entreguem alta qualidade nesses espaços, a checagem periódica é essencial. Nesse processo, são avaliadas as condições das máquinas, observando se há algo errado e que precise de ajustes.

De uma forma bem rápida, será possível identificar fatores de risco, evitando problemas e prejuízos. Essa prevenção é feita por meio de inspeções nos sistemas e na conservação do equipamento, eliminando a possibilidade de falhas e defeitos.

Confira mais sobre a importância de ter o maquinário vistoriado e as vantagens de fazer a manutenção preventiva regularmente nos equipamentos!

Com que frequência a manutenção preventiva deve ser feita?

Como o próprio nome já diz, a manutenção preventiva tem o objetivo de encontrar possíveis defeitos antecipadamente, antes que se transformem em um problema maior e gerem prejuízos.

Ademais, por se tratarem de maquinário pesado, os custos para consertos tendem a ser altos. Ou seja, prevenir as falhas têm um custo menor do que fazer reparos quando algo está errado

É a empresa proprietária do equipamento que diz quais peças e como o sistema deve ser avaliado e, até mesmo, como realizar trocas caso forem encontrados defeitos. Por isso, é necessário fazer uma programação para realizar as manutenções. Também é preciso seguir as especificações dadas pelo fabricante.

O ideal é que determinados serviços sejam feitos a cada 250 horas de uso, como verificação de vazamentos, filtros, pedais e outras partes. Já a cada 500 horas, verifique o sistema elétrico, a bateria, a troca de óleo e outros serviços. Por fim, a cada 1000 horas é preciso fazer uma checagem mais completa, como no sistema hidráulico e nas correias, além de algumas trocas e substituições, por exemplo. Entretanto, esse tempo de manutenção pode variar de acordo com o tipo de equipamento e como ele é utilizado.

Qual a importância de fazer a manutenção preventiva?

Com o passar do tempo e o uso, as máquinas começam a sofrer desgastes, e essa degradação pode afetar o seu funcionamento. Para manter o bom estado técnico e operacional dos equipamentos, a manutenção preventiva é indicada para fazer a verificação do maquinário

A produtividade é primordial nos canteiros de obra, pois, no caso de alguma das máquinas parar ou surgir algum imprevisto por falta de manutenção, os serviços serão inviabilizados. Portanto, veja quais são as vantagens de manter a manutenção preventiva em dia.

Contar com máquinas dentro dos padrões de qualidade

A conservação dos equipamentos é um aspecto muito importante para que continuem tendo alta eficiência e qualidade. Isso auxilia a prolongar o ciclo de vida útil das máquinas — o que estende seu período de utilização e faz com que sejam mais produtivas em relação à sua utilidade.

Diminuir o risco de quebra 

Os danos causados pela falta de manutenção podem render grandes gastos. Nesse sentido, quando os reparos são feitos regularmente, as chances de quebra se reduzem bastante e, com isso, diminuem as chances de obras ficarem paradas devido a problemas com maquinário.

Contudo, isso só é possível com a checagem prévia, na qual se antecipa o que pode ter problemas caso a máquina continue funcionando da maneira que estiver.

Ter mais segurança no manuseio da máquina

Não basta apenas utilizar EPIs — Equipamentos de Proteção Individual — durante os serviços. O maquinário também deve estar com a manutenção em dia para diminuir o índice de acidentes de trabalho. A revisão garante mais segurança para quem opera a máquina e também de outros envolvidos nos serviços.

Trabalhar com máquinas de eficiência adequada

Quando não estão com a manutenção regular, a tendência é que os equipamentos tenham uma queda na eficiência, muitas vezes resultando em um trabalho menos satisfatório, mais gasto de combustível e outros pontos negativos.

Não haver atraso no cronograma de obras

Caso uma máquina quebre em meio aos serviços, isso acarretará uma grande perda de tempo para solucionar o problema. Talvez seja preciso, até mesmo, procurar outro equipamento — o que representa um gasto a mais no orçamento. Nesse sentido, a manutenção preventiva é o melhor caminho para não passar por esse tipo de situação.

Ela deve ser priorizada para que as máquinas não precisem de manutenção corretiva — quando ocorre a quebra ou dano no maquinário. Portanto, é possível evitar os imprevistos que a falta de ajustes podem ocasionar, fazendo uma boa gestão e cuidando da manutenção periódica dos equipamentos.

Como a Armac pode auxiliar nesse contexto?

A Armac oferece equipamentos de linha amarela que seguem um alto padrão de qualidade. Os equipamentos pesados e plataformas elevatórias disponíveis para locação passam por manutenções preventivas regularmente, seguindo rigorosos procedimentos. Assim, você terá a garantia de operar máquinas seguras e que estejam em plena capacidade de produção. 

Dessa forma, são ofertadas máquinas para os mais diversos segmentos, estando com a manutenção em dia e preparadas para o uso.

Da construção civil a serviços na agricultura e em infraestrutura, a Armac conta com equipamentos modernos e de alta capacidade técnica, além de uma equipe especializada. A empresa conta um time próprio, contabilizando mais de 60 técnicos treinados e certificados para realizar o serviço de manutenção preventiva. 

Por que escolher a Armac e não outra empresa do ramo?

A Armac oferece uma nova experiência na locação de maquinário pesado e em plataformas de elevação. Presente em 6 estados e mais de 50 cidades, a empresa se compromete em viabilizar seus serviços com o melhor custo-benefício.

A frota da Armac conta com mais de 600 máquinas para aluguel — o que a coloca como líder no mercado. Além disso, já são mais de 25 anos de experiência, atendendo as regiões centro-oeste, sul e sudeste.

Com o compromisso de entregar locação de máquinas de alto nível e com a manutenção preventiva sempre regular, a Armac tem equipamentos para suprir suas necessidades por meio do melhor maquinário. Assim, além de ter a certeza de um trabalho de excelência, a segurança também é uma prioridade por aqui.

Quer saber mais sobre os serviços da Armac? Entre em contato conosco e conheça nosso processo de locação de maquinário!

AS MELHORES MARCAS, O MELHOR SERVIÇO, E UM PARCEIRO QUE SEMPRE TEM O MELHOR PREÇO