Manutenção preventiva: quais são as vantagens e quando fazer?

Tempo de leitura: 12 min
  • Manutenção

Manutenção preventiva é um fator fundamental para garantir a segurança nas atividades da indústria de base. Isso porque ela viabiliza o trabalho eficiente dos equipamentos em operação, com uma maior garantia de operarem sob a máxima demanda esperada deles. O resultado disso é a entrega de qualidade dentro dos prazos previstos.

Para que isso funcione, os responsáveis pelo processo devem avaliar uma série de questões acerca das condições das máquinas, observando se há algo errado ou o que precisa passar por ajustes. De uma forma bem ágil, é possível identificar diversos fatores de risco, evitando problemas e prejuízos.

Toda a política de prevenção é feita por meio de inspeções nos sistemas e na conservação do maquinário, eliminando possíveis falhas. Ficou interessado? Então continue agora a leitura e aprenda um pouco mais sobre as etapas e processos de manutenção preventiva!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Com que frequência a manutenção preventiva deve ser realizada?

Como o próprio nome já diz, a manutenção preventiva tem o objetivo de encontrar possíveis defeitos antecipadamente, antes que se transformem em um problema maior, acarretando prejuízos.

Ainda, por se tratar de maquinário pesado, os custos para consertos tendem a ser altos, e a ociosidade das máquinas é extremamente comprometedora para a produção. Logo, evitar defeitos significa gastos menores que fazer reparos emergenciais.

É a empresa proprietária da máquina que diz quais peças e como o sistema deve ser avaliado e, até mesmo, como realizar uma possível troca, caso sejam encontradas falhas. Por esse motivo, deve ser elaborado um esquema de programação para efetuar as manutenções. Siga também as especificações dadas pelo fabricante.

O ideal é que determinados serviços sejam executados a cada 250 horas de uso, como é o caso da verificação de vazamentos, filtros, pedais e de outras partes. Já a cada 500 horas, examine o sistema elétrico, a bateria, a troca de óleo e de demais serviços.

Por fim, a cada 1000 horas, em grande parte dos equipamentos, é preciso realizar uma checagem mais completa, como no sistema hidráulico e nas correias, além de algumas substituições, por exemplo.

Contudo, é importante ressaltar que esse tempo de manutenção pode variar de acordo com o tipo de equipamento e como ele é utilizado.

Manutenção preventiva industrial

A manutenção preventiva industrial, como o próprio nome já adianta, é um conjunto de estratégias que visam garantir a manutenção da qualidade da eficiência do maquinário industrial. A sua especificidade se dá pela necessidade mais frequente e detalhada da manutenção, devido à quantidade e o porte de equipamentos.

Ela difere da manutenção corretiva, pois trabalha com a previsibilidade de cenários. Por exemplo, se uma máquina foi comprada em determinado ano, a depender da sua estrutura, é certo que, a partir de algum momento, ela poderá baixar a eficiência. Assim, são usadas estratégias para evitar maiores gastos. Na corretiva, a questão é feita pela urgência do aparecimento de um defeito.

Qual a importância de fazer a manutenção preventiva?

Com o passar do tempo e conforme o uso, as máquinas começam a sofrer desgastes, e tal degradação afeta o seu funcionamento. Portanto, mantenha o bom estado técnico e operacional dos equipamentos, aplicando um plano de manutenção preventiva para realizar a verificação do maquinário.

A produtividade é primordial nos canteiros de obra, pois, no caso de alguma das máquinas pararem, ou surgir algum imprevisto na linha de produção por falta de manutenção, os serviços serão inviabilizados.

Pensando nisso, veja logo abaixo quais são as vantagens de ter a manutenção preventiva em dia.

Contar com máquinas dentro dos padrões de qualidade

Dentro das aplicações da manutenção preventiva, a conservação dos equipamentos é um aspecto muito importante para que continuem tendo alta eficiência e qualidade. Isso auxilia a prolongar o ciclo de vida útil deles — o que estende seu período de utilização e faz com que sejam mais produtivos em relação à aplicação.

De fato, empresas que investem em maquinário, dentro dos padrões de qualidade, facilitam a construção de uma boa reputação, entrega de excelência e diminuição de gastos inesperados. Por isso, há quem já entenda que a compra ou o aluguel de máquinas de excelência não é um luxo, mas sim uma necessidade inteligente.

Diminuir o risco de quebra

Os danos provocados pela falta de manutenção podem causar grandes custos. Nesse sentido, quando os reparos são feitos regularmente, as chances de quebra ou falha potencial se reduzem bastante e, com isso, diminuem as interrupções nas obras, devido a problemas com o maquinário.

Contudo, isso só é possível com a checagem prévia, na qual se antecipa os problemas. Dessa maneira, os defeitos são resolvidos antes de se agravarem e provocarem longas paradas no funcionamento do maquinário e, por consequência, na operação.

Ter mais segurança no manuseio da máquina

Não basta apenas utilizar EPIs — Equipamentos de Proteção Individual — durante os serviços. O maquinário também deve estar com a manutenção em dia para reduzir a probabilidade e o índice de acidentes de trabalho. A revisão garante mais segurança para quem opera a máquina e de outros envolvidos nos serviços.

Além disso, uma forma de ter mais habilidade no manuseio do aparelho é a formação continuada, com minicursos, workshops e placas que mostram informações claras sobre os comandos. Isso evita que aconteçam certos vícios de modos de operar, que, em determinadas situações, possam levar a acidentes ou necessidade de reparos no equipamento.

Trabalhar com máquinas de eficiência adequada

Quando não estão com a manutenção regular, a tendência é que os equipamentos tenham uma queda na eficiência, muitas vezes resultando em um trabalho menos satisfatório, mais gasto de combustível e outros pontos negativos.

Por exemplo, se uma máquina tem apenas uma função, para certo contexto, que não utiliza toda a sua capacidade. No entanto, o gasto energético é alto por conta da constituição da máquina. É como ter um ar-condicionado com potência para climatizar 10 mil metros quadrados na sala de um apartamento de 110 metros quadrados. Um aparelho infinitamente menos custoso traz o mesmo resultado.

Não atrasar o cronograma de obras

Caso uma máquina quebre durante os serviços, isso acarretará uma grande perda de tempo para solucionar o problema. Talvez seja preciso, até mesmo, procurar outro modelo — o que representa um gasto a mais no orçamento. Nesse sentido, a manutenção preventiva é o melhor caminho para não passar por esse tipo de situação.

Ainda que os custos de manutenção preventiva possam ser impactantes a curto e a médio prazo, essa medida deve ser priorizada para que as máquinas não precisem de manutenção corretiva — quando ocorre a quebra ou danos ao maquinário. Portanto, é possível evitar os imprevistos que a falta de ajustes pode ocasionar, fazendo uma boa gestão e cuidando da manutenção periódica dos equipamentos.

Quais são as consequências geradas pela ausência de manutenção preventiva?

A falta de manutenção preventiva nos equipamentos condena-os a falhas e panes imprevisíveis. Esse tipo de situação pode comprometer como um todo a produtividade e, inclusive, o ambiente de trabalho, expondo os trabalhadores a acidentes e riscos.

Tudo isso representa um enorme prejuízo às empresas, que poderia ser revertido em lucratividade. Por outro lado, ao cumprir com os procedimentos de intervenção mais assertivos, é possível garantir qualidade, bem como o bom estado de cada componente.

Veja, a seguir, quais são as principais consequências acarretadas pela ausência de manutenção preventiva!

Riscos à integridade física dos trabalhadores

A falta de inspeção e manutenção das máquinas são fatores geradores de riscos à integridade física e saúde dos trabalhadores. Com isso, a empresa pode vir a sofrer penalidades e multas por não estar de acordo com as atuais normas de segurança, como a NR 12.

Além disso, equipamentos com problemas podem sofrer sobrecargas elétricas, energizar ou aquecer partes de toque e soltar peças, tudo isso enquanto estão em uso. A falta de manutenção, portanto, acaba representando um grave perigo, sobretudo aos profissionais que atuam cotidianamente com esse tipo de maquinário.

Em outras palavras, fazer a manutenção preventiva é um dos investimentos mais eficazes que podem ser feitos em uma empresa. Não há arrependimentos ao criar uma cultura empresarial, na qual a segurança de todos os colaboradores é um dos eixos centrais. Isso reflete tanto na confiança de todos, como na visibilidade externa da empresa.

Sobrecarga, falha e defeitos repetitivos

Igualmente, os equipamentos que não passam por manutenções preventivas apresentam alguns sinais da condição de suas peças. Nesse momento, é comum que ocorra sobrecarga e defeitos repetitivos, essas situações que acabam desgastando completamente o seu processo de funcionamento.

Quando isso acontece, é quase impossível reparar a máquina e fazê-la executar todo o seu potencial. O prejuízo é ainda maior, pois tal equipamento, que seria capaz de trabalhar por anos, pode ter uma queda significativa em sua vida útil.

Quando o problema é sutil, pode haver a postergação do reparo e a perda gradual na qualidade do trabalho. A longo prazo, isso pode gerar um acúmulo de estresse extremamente prejudicial para os planos de crescimento da empresa.

Redução da qualidade na produção

Da mesma forma, máquinas que não funcionam corretamente não conseguem assegurar excelência, o que acaba gerando queda na qualidade, erros e, até mesmo, parada na produção. Quando isso ocorre, todas as operações da empresa podem ser prejudicadas.

Tal situação ainda pode ocasionar o aumento da demanda de trabalho, com mais funcionários fazendo horas extras e necessidade de mais mão de obra. Ou seja, sem manutenção preventiva e com menor capacidade operacional, o resultado é menor lucratividade.

Como você percebeu até aqui, é fato que a continuidade da atenção sobre os equipamentos só tende a gerar economia e qualidade para o trabalho cotidiano na empresa.

Ampliação de custos

Os processos prejudicados por problemas relacionados à manutenção geram elevados gastos, sobretudo em casos emergenciais. Afinal, certos defeitos podem levar à perda de eficiência, atrasos na produção e desperdícios de energia e de matéria-prima.

Mesmo que a manutenção preventiva também tenha um custo, a ação representa a queda de gastos totais com o maquinário. Os consertos podem ser mais rápidos, simples e econômicos, tornando menor o gasto com a reposição de peças e a contratação de profissionais especializados. Com uma boa gestão preventiva, o orçamento de manutenção é definido previamente, evitando gastos surpresas.

Perda de prazos e contratos

Se a empresa demorar muito para restabelecer as atividades por conta de algum problema envolvendo os equipamentos, pode acontecer algumas desistências de contratos por parte dos clientes, devido à incapacidade de oferecer os produtos ou serviços contratados. O abalo na credibilidade e na confiança consegue ameaçar significativamente o empreendimento.

A consequência natural desse processo é a queda nas vendas e nos lucros. Independentemente do ramo de atuação, tal descuido em lidar com a manutenção em dia pode causar irritação também nos clientes, acarretando um impacto negativo na imagem da companhia.

Como a Armac pode auxiliar nesse contexto?

A Armac oferece equipamentos de linha amarela que seguem um alto padrão de qualidade. Todo o nosso portfólio passa por manutenções preventivas regularmente, seguindo rigorosos procedimentos. Assim, garantimos que nossas máquinas atenderão à sua demanda em plenitude para sua operação não parar.

Ofertamos, assim, máquinas para os mais diversos segmentos, da construção civil a serviços na agricultura e em infraestrutura. O nosso repertório conta com todas as informações sobre eficiência, capacidade, dimensões e outras especificações técnicas para levar você a fazer a melhor escolha.

Como funciona a locação com a Armac?

Como mencionamos, atendemos a todos os setores produtivos da indústria e com abrangência nacional. Nosso comprometimento é viabilizar os serviços com o melhor custo-benefício.

Para que isso funcione, basta entrar em contato conosco e ter sua demanda bem dimensionada. A partir daí, nosso time de consultores consegue te auxiliar com os equipamentos mais adequados e no período que precisa, trazendo todas as informações necessárias para você.

Por aqui, contamos com logística própria para te atender com segurança, velocidade e orientação técnica — caso opte.

Após a leitura deste texto, já entendeu a importância da manutenção preventiva para a saúde da empresa. Ela gera investimento e fortalece uma cultura organizacional mais forte, implicando segurança e estabilidade.

Isso porque, com a manutenção preventiva, você evita riscos à integridade física dos trabalhadores, sobrecarga, falhas e defeitos repetitivos, redução da qualidade na produção, ampliação de custos e perda de prazos e contratos. Então, faça a opção por atitudes assertivas.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre agora em contato conosco e conheça nosso processo de locação de maquinário!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável