Trabalho noturno: conheça os principais riscos e como evitá-los

  • Segurança no trabalho

Empresas de diversos setores da indústria muitas vezes mantêm regimes de trabalho noturno. Esse tipo de regime, tem como principal objetivo ajudar o negócio a atender às demandas existentes, em outros casos é uma opção para garantir que rotinas de manutenção não interfiram no fluxo de trabalho geral. Em ambos os casos, adotar os cuidados certos é crucial para reduzir riscos e garantir uma boa qualidade da operação — principalmente quando há presença de máquinas pesadas.

Para te ajudar a implementar um bom regime de trabalho remoto no seu ambiente corporativo, preparamos o texto a seguir. Continue a leitura e veja como realizar atividades à noite com segurança e produtividade!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Que tipo de operação pode ser feita à noite?

Via de regra, qualquer operação industrial pode ser executada à noite se a empresa adotar os cuidados necessários e se mantiver em conformidade com a legislação trabalhista e do seu setor. Em algumas indústrias, por sinal, o fluxo de trabalho integra uma caraterística da área: em função das ferramentas utilizadas, é tradicional que algumas áreas, como a siderurgia, não parem as suas atividades após o pôr do sol.

Na construção civil, por exemplo, é bastante comum que o trabalho noturno seja adotado em grandes obras, principalmente as de teor empresarial — como shoppings, universidades etc. Nesses casos, é importante criar rotinas de checklist dos equipamentos e máquinas, e controlar a troca de turnos dos colaboradores.

Mesmo que seu segmento não faça parte do grupo de negócios que trabalham, por padrão, em tempo integral, o trabalho noturno pode ser uma boa ideia. Afinal de contas, manter uma linha de operações funcionando de maneira contínua é algo que todo líder empresarial deseja. Para que isso ocorra, é crucial ter uma infraestrutura preparada para lidar com as demandas diárias.

Nesse sentido, o trabalho noturno pode servir como o momento em que rotinas de manutenção preventiva e corretiva são executadas. Isso dará ao time de manutenção a capacidade de trabalhar na correção e na prevenção de problemas com segurança e sem interferências. Ao mesmo tempo, os profissionais conseguirão ter a garantia de que os seus equipamentos sempre estão funcionais.

O uso do período noturno para manutenções pode ser utilizado, por exemplo, para a equipe de tecnologia atualizar um servidor utilizado para armazenar dados do fluxo de produção ou controlar máquinas industriais automatizadas. Ao mesmo tempo, pode ser aproveitado pela equipe de mecânica para realizar trocas programadas de peças em tratores, caminhões e demais máquinas industriais.

Por que treinar os seus profissionais para o trabalho noturno?

Como vimos, o trabalho noturno pode gerar grandes ganhos de produtividade para a empresa. Mas, para que esses ganhos ocorram, é fundamental ter uma equipe bem-preparada. Afinal de contas, esse é um período em que acidentes podem acontecer facilmente.

O bom planejamento do trabalho noturno ajuda os times a terem um ambiente de trabalho ideal e o conhecimento necessário para lidar com esse tipo de rotina. Além disso, garante que a empresa disponibilizará recursos suficientes para que os times possam trabalhar com qualidade e segurança à noite. Como consequência, os problemas inerentes às operações serão muito menos frequentes, ou de menor impacto.

Que cuidados tomar durante o trabalho noturno?

Para manter uma rotina de trabalho noturno funcional e robusta, a empresa pode adotar algumas medidas básicas. Elas reduzem riscos, ajudam no planejamento das atividades e maximizam a produtividade dos profissionais. Confira a seguir!

Utilize uniformes adequados

O trabalho noturno, especialmente em locais movimentados, demanda roupas específicas. Elas servirão muito além do propósito de padronizar a equipe, serão verdadeiros equipamentos de segurança, ajudando os profissionais a verem e serem vistos com mais facilidade. Por isso, invista em uniformes que tragam defletores de luz incorporados às peças.

Em operações isoladas, como no setor da mineração ou realizadas em áreas propícias à presença de insetos e animais peçonhentos, como na construção civil e agronegócio como um todo, é importante também contar com sapatos de alta resistência e aderência, bem como protetores para as pernas. Lembre-se, uma operação nunca é constituída apenas de pessoas e máquinas, há todo um ecossistema também presente.

Sinalize o local

Quando as equipes forem realizar trabalhos de manutenção, é importante que elas contem com equipamentos de sinalização adequados. Eles ajudam a separar os locais em que os times estarão localizados, evitando acidentes. Além disso, auxiliam os profissionais a se guiarem em rotas de máquinas pesadas e a evitar ambientes de alto risco.

Não se esqueça de que a sinalização do ambiente de trabalho é algo que merece a atenção de todas as empresas. Ela é obrigatória por lei e serve como uma proteção para o negócio e para os funcionários. Ajudando no correto fluxo de trabalho, a sinalização reduz o número de acidentes e falhas na cadeia de produção de qualquer indústria.

Utilize máquinas adaptadas para serem utilizadas à noite

As máquinas também devem ser adaptadas para que os times que trabalham à noite consigam executar as suas rotas e atividades sem receios. Neste caso, os cuidados são semelhantes aos de vestuário: tratores, empilhadeiras, caminhões e demais veículos devem receber sinalização refletora, que auxilie na sua identificação com rapidez.

Além disso, os veículos devem contar com equipamentos de iluminação sempre em funcionamento — daí a grande importância da equipe de manutenção. Isso vale especialmente para automóveis que trabalham em ambientes rurais, como caminhões da indústria agrícola e da mineração: é importante que os operadores dessas máquinas consigam ver, com facilidade, todo o ambiente ao seu redor, sem precisar depender de postes ou torres de iluminação.

Para evitar acidentes em ponto cego dos operadores, as sirenes e giroflex também são ótimas adaptações para máquinas de grande porte. Na mineração e construção civil, as pás carregadeiras e tratores de esteira são equipamentos com o maior número de pontos cegos, por isso, é importante considerar qualquer adicional de segurança para a atividade noturna.

Mantenha profissionais médicos em alerta

É normal que empresas de grande porte tenham profissionais médicos sempre a postos. Mas, quando ela adota regimes de trabalho noturno, é fundamental que profissionais de socorro emergencial sempre estejam a postos. Afinal, esse é um horário em que as pessoas tendem a ficar mais cansadas e, como consequência, problemas podem acontecer com mais facilidade.

Cuide da iluminação

A iluminação deve ser reforçada para períodos noturnos, principalmente em ambientes de fluxo intenso. O ideal é que o ambiente de trabalho fique com um nível de claridade próximo ao do período diurno. Além disso, a empresa deve garantir que os profissionais tenham acesso fácil a lanternas e capacetes com lanternas, evitando que alguém tenha que interromper a sua rotina por falta de claridade em algum setor.

Tenha pausas para descanso

Como apontamos, o trabalho noturno ocorre em um cenário em que problemas podem acontecer com mais facilidade. Nesse sentido, as pausas para descanso são um ótimo recurso para evitar erros e acidentes. Com elas, os profissionais podem descansar rapidamente e evitar a fadiga.

Fique atento à escala de trabalho dos profissionais

Outra forma de evitar a fadiga no ambiente de trabalho é utilizar uma escala que permita aos times ter bons momentos de descanso entre os turnos de trabalho. Isso maximiza o nível de performance de todos. Além disso, evita que existam cenários de fadiga em função de uma rotina de trabalho que interfere nos fluxos de sono das pessoas que fazem parte da sua equipe.

O trabalho noturno faz parte do dia a dia de muitos setores produtivos. Apesar de ser desafiador, ele não precisa ser um grande problema para a sua empresa. Basta utilizar as abordagens deste texto e a expertise da equipe de segurança do trabalho da sua operação, para garantir que a sua equipe não terá problemas no seu dia a dia!

Gostou deste texto e quer saber mais sobre como melhorar aspectos técnicos e a qualidade nas entregas da sua empresa? Então, siga a Armac nas redes sociais, estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram!