Qual a importância da manutenção de tratores?

Tempo de leitura: 12 min
  • Manutenção

A manutenção de tratores é uma atividade imprescindível e que contribui para o bom funcionamento e a durabilidade dos equipamentos. Seja em atividades agrícolas, seja na construção civil, manter as manutenções em dia é essencial para gerar produtividade.

Trata-se de um aspecto que contribui para elevar a vida útil das máquinas e evitar prejuízos, como a ociosidade e maiores custos — são máquinas que exercem funções intensas e relevantes em um negócio e, por isso, merecem atenção especial.

Se você deseja manter um bom desempenho nos processos da sua empresa e preservar os equipamentos, entender esse assunto é essencial. Ficou interessado? Então continue a leitura e aprenda mais!


Locação de Trator de Rodas – Alugue Online

O trator de rodas ideal para o agronegócio


Quais são os principais tipos de manutenção de tratores?

Essa operação deve ser feita ao longo do ano e no ciclo agrícola. Isso é fundamental para garantir uma vida útil otimizada do equipamento. O tipo de manutenção será definido sempre com relação ao momento em que a máquina será operada. Confira, a seguir, os principais tipos!

Manutenção preventiva

É a operação mais tranquila e, no entanto, essencial para a saúde da máquina ao verificar o estado geral de componentes do trator. Ela é feita pontualmente e já vem definida nos manuais do fabricante.

Manutenção preditiva

Aqui, serão avaliados três indicadores: filtros, peças e óleos. A manutenção preditiva evita problemas inesperados que podem acontecer no intervalo entre as manutenções preventivas. Tanto este tipo quanto a preventiva são programados para épocas de entressafra, em que o uso do trator é menor.

Manutenção corretiva

Se há um problema que acontece durante uma operação do trator, é necessário realizar uma manutenção corretiva. Esse tipo é o menos indicado, pois indica uma intervenção imediata e parada da máquina.

Manutenção diária 

No contexto diário, é preciso checar cotidianamente esta lista de elementos:

  • avaliar a condição dos freios;
  • drenar o sedimentador;
  • drenar filtros de combustível;
  • lubrificar o trator;
  • verificar o nível de água do radiador;
  • checar o nível de óleo do motor;
  • averiguar o nível de óleo da transmissão.

Manutenção semanal

Neste tipo, a lista de “check” tem como base a verificação de correias, sistema elétrico, conferir o nível de óleo dos sistemas hidráulicos e de transmissão, além de checar e ajustar a pressão dos pneus.

Manutenção mensal

Nesta, bastam duas questões: primeiro, a troca de óleo lubrificante do motor e filtro; segundo, conferir o nível de óleo bomba injetora.

Manutenção semestral

Aqui, o que você precisa fazer é o desmonte de rodas e engraxamento, a substituição da água do radiador e limpeza, a troca de filtros de combustível, checar o pré-filtro e o filtro secundário de combustível.

Como funciona a manutenção de tratores?

A rotina de trabalho de um trator, independentemente da especialidade e do porte, é intensa e executa tarefas, muitas das vezes, essenciais ao negócio. Esses equipamentos garantem a eliminação de qualquer tipo de esforço físico dos operadores.

No entanto, os desgastes nos sistemas mecânicos e elétricos são inevitáveis e precisam ser considerados para evitar danos ainda maiores. É justamente nesse ponto que as manutenções atuam, assegurando que o equipamento se mantenha em boas condições operacionais.

Nesse contexto, a manutenção vai muito além da substituição das peças danificadas, criando rotinas de verificação em busca de situações problemáticas em estágios iniciais. Com isso, promove-se a previsibilidade que fortalece as políticas de qualidade do negócio.

É válido ressaltar que a manutenção de tratores acontece seguindo as orientações do fabricante e boas práticas, sejam preventivas, sejam corretivas.

Qual é a importância da manutenção de tratores?

Ter tratores em boas condições de uso é a melhor maneira para evitar paradas inesperadas e gastos desnecessários — aspectos indesejados que sempre comprometem o planejamento financeiro, produtivo, os resultados e, sobretudo, a satisfação dos clientes.

Além disso, o bom funcionamento de todos os sistemas mecânicos dos tratores também é essencial para ter qualidade nas atividades. Quando há sinais de defeitos, vazamentos ou falhas, a máquina pode perder a tração e a precisão nas atividades, o que acaba gerando ainda mais problemas e retrabalhos. Em vista disso, a manutenção de tratores evita que todas essas situações aconteçam, favorecendo pontos como os que mostraremos a seguir.

Melhora o funcionamento

A manutenção eficiente, de acordo com as orientações do fabricante, com peças originais e profissionais qualificados, contribui para o bom funcionamento da máquina. Isso é o que vai garantir que os sistemas mecânicos trabalhem adequadamente, mesmo em meio a uma rotina de trabalho intensa.

Evita custos desnecessários

Quando a manutenção é realizada regularmente, principalmente a preventiva, é possível evitar gastos desnecessários. Afinal, as peças são substituídas antes que danifiquem outros sistemas e aumentem o custo com a troca de um conjunto de peças, que pode sair bem mais caro — além de reduzir o gasto de combustível, por exemplo.

Impede paradas devido a problemas

A manutenção eficaz dos tratores, ou seja, realizada de forma frequente e planejada, contribui para evitar paradas inesperadas durante a rotina de trabalho. Sendo assim, permite que os tratores operem sem interrupções que surpreendem os gestores e causam efeitos graves no planejamento.

Contribui para a produtividade

Um dos benefícios mais significativos de contar com equipamentos com as manutenções em dia é o aumento substancial na produtividade. Dessa forma, as máquinas trabalham com alta performance, funcionando bem e sem ter paradas devido a problemas mecânicos.

Previne de perda no valor do trator

Quando um trator não recebe os devidos cuidados e manutenções, além de gerar custos, também compromete seu valor de mercado. Assim, se em algum momento a empresa decidir vendê-lo, será desvalorizado, o que vai causar ainda mais prejuízos ao orçamento.

Promove a segurança no trabalho

Os problemas mecânicos aumentam significativamente a possibilidade de acidentes ocupacionais, colocando os profissionais em risco — situação evitada pela manutenção adequada. Imagine que um trator avariado pode emitir mais CO², responder menos a comandos, ter vazamentos etc. Todos esses pontos exercem riscos diretos e indiretos à saúde dos profissionais envolvidos na operação.

Como fazer a manutenção de tratores?

O planejamento é um tipo de atividade indispensável para qualquer atividade profissional. Nas manutenções não é diferente, e as ações e os trabalhos devem acontecer por meio de uma metodologia bem estruturada, considerando as características da atividade e do trator.

Nesse sentido, o primeiro passo para ter um setor de manutenção eficaz e manter as máquinas em boas condições é por meio de um planejamento rigoroso — que proporciona ações preventivas eficazes, evita problemas, ajuda a prever custos e a otimizar o orçamento. Até uma questão como a disciplina com a lavagem da máquina é considerada.

Sendo assim, veja quais as principais etapas para estabelecer um planejamento para a manutenção de tratores!

Levante dados dos tratores

A manutenção deve acontecer de forma personalizada, ou seja, de acordo com cada trator e as atividades que exercem. Diante disso, é importante levantar os dados e manter um histórico sobre os tratores, para monitorar a mecânica de cada um.

Ao saber como está a situação das máquinas, é possível obter dados valiosos, como:

  • peças que precisam ser substituídas com mais frequência;
  • histórico de revisões;
  • previsão de troca de peças.

Defina um cronograma

Após levantar os dados dos tratores e manter um arquivo, é o momento de definir um cronograma para realizar manutenções preditivas e revisões. Essa etapa é crucial, e cada tarefa deve ser executada rigorosamente, pois isso contribui para manter as máquinas em boas condições de uso.

Alguns dos pontos que devem estar presentes no cronograma são:

  • periodicidade de troca de peças;
  • prazo para troca de óleo e fluídos;
  • quantidade de horas trabalhadas para cada revisão.

Contudo, o cronograma precisa ser desenvolvido seguindo as características de cada trator, avaliado em caráter preventivo e preditivo. Qualquer falha nessas etapas pode levar à necessidade de realização de manutenções corretivas, que geram perda de tempo e maiores custos.

Avalie os principais itens

Uma das etapas mais consideráveis da manutenção preventiva são as inspeções diárias, que contribuem para certificar que tudo está adequado para o trabalho. Sendo assim, os profissionais da manutenção devem estar atentos aos principais itens das máquinas, como:

  • sistemas de combustível;
  • estado dos pneus;
  • se for trator de esteira, verificação tensão da esteira;
  • direção e transmissão;
  • lubrificações;
  • nível dos fluidos;
  • filtros.

Invista na manutenção preventiva

Como mencionado, a manutenção preventiva é essencial para evitar problemas e vai muito além de verificar visualmente os principais itens do trator. Consiste em uma tarefa abrangente, em que o profissional especialista avalia todos os sistemas, para identificar problemas antes que eles aconteçam.

Sendo assim, realizar ações preventivas é oportuno para manter a produtividade e uma manutenção de tratores eficiente. Portanto, é um dos principais fatores para ter em mente ao planejar a rotina e definir procedimentos para o setor de manutenção.

Conte com peças originais

Os tratores e equipamentos exercem funções intensas, que exigem força, precisão e alta rotação dos motores. Por esse motivo, utilizar peças originais nas manutenções é indispensável para preservar os sistemas mecânicos e manter um bom funcionamento.

Nesse cenário, adquira apenas peças originais e indicadas pelo fabricante para realizar as manutenções nos tratores, sejam elas preventivas, preditivas ou corretivas. É a garantia de que terá durabilidade e melhor desempenho, evitando danos severos no motor e nos componentes.

Quais são as melhores dicas para identificar problemas em tratores?

É imperativo seguir alguns direcionamentos que podem antecipar e garantir a qualidade do uso, evitando falhas inesperadas.

Logo, confira o nível de óleo lubrificante no cárter do motor. Para isso, posicione a máquina em um terreno plano e desligue o motor durante 10 minutos. Após, insira no cárter a vareta indicadora de níveis mínimo e máximo.

Ao conferir a quantidade de óleo, você garante o bom funcionamento e, caso haja não líquido suficiente, antecipa soluções, regulando o nível de óleo.

Quanto à substituição de filtros descartáveis, é importante verificar quais as restrições que o indicador acusa. Lembre-se de não retirar a peça de qualquer maneira, ou apenas por vontade própria. Isso porque os filtros, quando manipulados sem caso de troca, podem abrir a vedação.

O aumento ou diminuição do peso do trator — chamado lastragem — demanda diretamente sobre seu desempenho. Assim, é preciso verificar se a lastragem está adequada. Para isso, basta observar os rastros deixados pelo trator no solo ao calcular peso (kg) por potência (cv).

O avanço cinemático da máquina é um recurso corretivo. Ele é relevante para manter adequada a diferença de diâmetro entre rodas dianteiras e traseiras. O modo mais prático de calcular esse avanço é a medição, em solo plano e firme, de cinco voltas completas das rodas dianteira e traseira. Isso deve ser feito com a tração ligada, no primeiro momento, e depois desligada. Ou seja, cinco voltas ligada, cinco desligada.

Com relação à tração de implementos, tenha o cuidado de lembrar que, em caso de esforço físico, a patinagem terá função de escape. Para fazer o cálculo da patinagem na propriedade, conte o número de voltas com o trator em uma distância de 50 metros. Isso deve ser feito tanto com cargas de implementos quanto sem.

Quais são os benefícios da locação de tratores?

Independentemente do tipo de trator utilizado, seja em obras, seja em atividades agrícolas, a manutenção é um assunto sério e que exige dedicação. Trata-se de um conjunto de ações com influência direta na produtividade, em questões financeiras, na qualidade dos trabalhos e na satisfação do cliente.

Nesse sentido, muitos gestores buscam alternativas para lidar com a manutenção de tratores de uma forma mais eficiente e econômica — que contribua para manter as máquinas sempre prontas para trabalhar com qualidade, evitando prejuízos e perda de tempo.

Para isso, o aluguel de tratores destaca-se como uma excelente opção para evitar todo tipo de problema com manutenção. Com o apoio de uma empresa confiável, é possível alugar equipamentos novos e em boas condições de uso, sem se preocupar com reparos.

Além disso, tratores alugados têm suas condições em dia – e se algum problema acontecer, basta solicitar o suporte técnico. Em pouco tempo tudo é resolvido para garantir que as atividades não sejam prejudicadas, ou seja, é um apoio interessante para otimizar a rotina de um negócio.

No entanto, é essencial procurar parcerias confiáveis e especialistas em máquinas pesadas, para ter à disposição bons equipamentos, sobretudo, o apoio de quem conhece do assunto e oferece atendimentos personalizados, atendendo exatamente às suas necessidades.

O papel da Armac

Na Armac, você encontra as melhores máquinas de linha amarela, plataformas elevatórias e equipamentos de apoio, para eliminar problemas com manutenção e ter alta produtividade. Tanto em locações pontuais como em contínuas, a Armac oferece itens novos, com manutenções em dia e prontos para suas operações.

Viu como a manutenção de tratores é um assunto importante para garantir a produtividade e o bom desempenho nas suas tarefas? Portanto, não deixe de ter equipamentos em ótimas condições e toda tranquilidade para trabalhar, evitando transtornos sérios.

Gostou do post? Então entre em contato conosco ou confira nosso portfólio de máquinas e equipamentos!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável