Qual a importância da manutenção de tratores?

  • Manutenção

A manutenção de tratores é uma atividade imprescindível e que contribui para o bom funcionamento e durabilidade dos equipamentos. Seja em atividades agrícolas ou na construção civil, manter as manutenções em dia é essencial para gerar produtividade.

Trata-se de um aspecto que contribui para elevar a vida útil das máquinas e evitar prejuízos, como a ociosidade e maiores custos — são máquinas que exercem funções intensas e importantes em um negócio, por isso, merecem atenção especial.

Se você deseja manter um bom desempenho nos processos da sua empresa e preservar os equipamentos, entender esse assunto é essencial. Ficou interessado? Então continue a leitura e aprenda mais!


Locação de Trator de Rodas – Alugue Online

O trator de rodas ideal para o agronegócio


Como funciona a manutenção de tratores?

A rotina de trabalho de um trator, independentemente da especialidade e porte, é intensa e executa tarefas, muitas das vezes, essenciais ao negócio. Esses equipamentos garantem a eliminação de qualquer tipo de esforço físico dos operadores.

No entanto, os desgastes nos sistemas mecânicos e elétricos são inevitáveis e precisam ser considerados para evitar danos ainda maiores. É justamente nesse ponto que as manutenções atuam, assegurando que o equipamento se mantenha em boas condições operacionais.

Nesse contexto, a manutenção vai muito além da substituição das peças danificadas, criando rotinas de verificação em busca de situações problemáticas em estágios iniciais. Com isso, promove-se a previsibilidade que fortalece as políticas de qualidade do negócio.

É importante ressaltar que, a manutenção de tratores acontece seguindo as orientações do fabricante e boas práticas, sejam preventivas ou corretivas.

Qual a importância da manutenção de tratores?

Ter tratores em boas condições de uso é a melhor maneira para evitar paradas inesperadas e gastos desnecessários — aspectos indesejados que sempre comprometem o planejamento financeiro, produtivo, os resultados e sobretudo, a satisfação dos clientes.

Além disso, o bom funcionamento de todos os sistemas mecânicos dos tratores também é essencial para ter qualidade nas atividades. Quando há sinais de defeitos, vazamentos ou falhas, a máquina pode perder a tração e a precisão nas atividades, o que acaba gerando ainda mais problemas e retrabalhos. Em vista disso, a manutenção de tratores evita que todas essas situações aconteçam, favorecendo pontos como:

Melhora o funcionamento

A manutenção eficiente, de acordo com as orientações do fabricante, peças originais e profissionais qualificados, contribui para o bom funcionamento da máquina. Isso é o que vai garantir que os sistemas mecânicos trabalhem adequadamente, mesmo em meio a uma rotina de trabalho intensa.

Evita custos desnecessários

Quando a manutenção é realizada regularmente, principalmente a preventiva, é possível evitar gastos desnecessários. Afinal, as peças são substituídas antes que danifiquem outros sistemas e aumentam o custo com a troca de um conjunto de peças, que pode sair bem mais caro — além de reduzir o gasto de combustível, por exemplo.

Evita paradas devido a problemas

A manutenção eficaz dos tratores, ou seja, realizada de forma frequente e planejada, contribui para evitar paradas inesperadas durante a rotina de trabalho. Sendo assim, permite que os tratores possam operar sem interrupções, que surpreendem os gestores e causam efeitos graves no planejamento.

Contribui para a produtividade

Um dos benefícios mais importantes de contar com equipamentos com as manutenções em dia é o aumento substancial na produtividade. Dessa forma, as máquinas trabalham com alta performance, funcionando bem e sem ter paradas devido a problemas mecânicos.

Evita perda no valor do trator

Quando um trator não recebe os devidos cuidados e manutenções, além de gerar custos, também compromete seu valor de mercado. Assim, se em algum momento a empresa decidir vender o trator, será desvalorizado, o que vai causar ainda mais prejuízos ao orçamento.

Promove a segurança no trabalho

Os problemas mecânicos aumentam significativamente a possibilidade de acidentes ocupacionais, colocando os profissionais em risco — situação evitada pela manutenção adequada. Imagine que um trator avariado pode emitir mais CO², responder menos a comandos, ter vazamentos etc. Todos esses pontos exercem riscos diretos e indiretos à saúde dos profissionais envolvidos na operação.

Como fazer a manutenção de tratores?

O planejamento é um tipo de atividade indispensável para qualquer atividade profissional. Nas manutenções não é diferente, e as ações e trabalhos devem acontecer por meio de uma metodologia bem estruturada, considerando as características da atividade e do trator.

Nesse sentido, o primeiro passo para ter um setor de manutenção eficaz e manter as máquinas em boas condições, é por meio de um planejamento rigoroso — que proporciona ações preventivas eficazes, evita problemas, ajuda a prever custos e a otimizar o orçamento.

Sendo assim, veja quais as principais etapas para estabelecer um planejamento para a manutenção de tratores!

Levante dados dos tratores

A manutenção deve acontecer de forma personalizada, ou seja, de acordo com cada trator e as atividades que exercem. Diante disso, é importante levantar os dados e manter um histórico sobre os tratores, para monitorar a mecânica de cada um.

Ao saber como está a situação das máquinas, é possível obter dados importantes, por exemplo:

  • peças que precisam ser substituídas com mais frequência;
  • histórico de revisões;
  • previsão de troca de peças.

Defina um cronograma

Após levantar os dados dos tratores e manter um arquivo, é o momento de definir um cronograma para realizar manutenções preditivas e revisões. Essa etapa é crucial e cada tarefa deve ser executada rigorosamente, pois contribui para manter as máquinas em boas condições de uso.

Alguns dos pontos que devem estar presentes no cronograma são:

  • periodicidade de troca de peças;
  • prazo para troca de óleo e fluídos;
  • quantidade de horas trabalhadas para cada revisão.

Contudo, o cronograma precisa ser desenvolvido seguindo as características de cada trator, avaliado em caráter preventivo e preditivo. Qualquer falha nessas etapas pode levar a necessidade de realização de manutenções corretivas, que geram perda de tempo e maiores custos.

Avalie os principais itens

Uma das etapas mais importantes da manutenção preventiva são as inspeções diárias, que contribuem para certificar que tudo está adequado para o trabalho. Sendo assim, os profissionais da manutenção devem estar atentos aos principais itens das máquinas, por exemplo:

  • sistemas de combustível;
  • estado dos pneus;
  • se for trator de esteira, verificação tensão da esteira;
  • direção e transmissão;
  • lubrificações;
  • nível dos fluidos;
  • filtros.

Invista na manutenção preventiva

A manutenção preventiva é essencial para evitar problemas e vai muito além de verificar visualmente os principais itens do trator. Consiste em uma tarefa abrangente, em que o profissional especialista avalia todos os sistemas, para identificar problemas antes que aconteçam.

Sendo assim, realizar ações preventivas é muito importante para manter a produtividade e uma manutenção de tratores eficiente. Portanto, é um dos principais fatores para ter em mente ao planejar a rotina e definir procedimentos para o setor de manutenção.

Conte com peças originais

Os tratores e equipamentos exercem funções intensas, que exigem força, precisão e alta rotação dos motores. Por esse motivo, utilizar peças originais nas manutenções é indispensável para preservar os sistemas mecânicos e manter um bom funcionamento.

Nesse cenário, adquira apenas peças originais e indicadas pelo fabricante para realizar as manutenções nos tratores, sejam preventivas, preditivas ou corretivas. É a garantia de que terá durabilidade e melhor desempenho, evitando danos severos no motor e componentes.

Quais os benefícios da locação de tratores?

Independentemente do tipo de trator utilizado, seja em obras ou atividades agrícolas, a manutenção é um assunto sério e que exige dedicação. Trata-se de um conjunto de ações que têm influência direta na produtividade, questões financeiras, qualidade dos trabalhos e satisfação do cliente.

Nesse sentido, muitos gestores buscam alternativas para lidar com a manutenção de tratores de uma forma mais eficiente e econômica — que contribua para manter as máquinas sempre prontas para trabalhar com qualidade, evitando prejuízos e perda de tempo.

Para isso, o aluguel de tratores se destaca como uma excelente opção para evitar todo tipo de problema com a manutenção de tratores. Com o apoio de uma empresa confiável, é possível alugar equipamentos novos e em boas condições de uso, sem se preocupar com a manutenção.

Além disso, ao alugar tratores, as manutenções estão em dia e se algum problema acontecer, basta solicitar o suporte técnico. Em pouco tempo tudo é resolvido para garantir que as atividades não sejam prejudicadas, ou seja, é um apoio interessante para otimizar a rotina de um negócio.

No entanto, é essencial procurar parcerias confiáveis e especialistas em máquinas pesadas, para ter à disposição bons equipamentos. Sobretudo, o apoio de quem conhece do assunto e oferece atendimentos personalizados, atendendo exatamente as suas necessidades.

O papel da Armac

Na Armac, você encontra as melhores máquinas de linha amarela, plataformas elevatórias e equipamentos de apoio, para eliminar problemas com a manutenção e ter alta produtividade. Seja em locações pontuais ou contínuas, a Armac oferece itens novos, com manutenções em dia e prontos para suas operações.

Viu como a manutenção de tratores é um assunto importante para garantir a produtividade e bom desempenho nas suas tarefas? Portanto, não deixe de ter equipamentos em ótimas condições e ter toda tranquilidade para trabalhar, evitando transtornos sérios.

Gostou do post? Então não perca tempo e entre em contato conosco! Entenda como podemos te ajudar e confira nosso portfólio de máquinas e equipamentos com manutenções em dia e toda tranquilidade para seus serviços.