Tipos de tratores: guia para escolher o ideal!

Tempo de leitura: 6 min
  • Máquina

O trator é uma das máquinas mais utilizadas em diversas áreas do mercado, pois serve para a execução de uma série de atividades nas áreas urbanas ou rurais.

Em virtude disso, é conhecido pela maioria dos brasileiros e muito empregado em nossa indústria. Entretanto, alguns profissionais podem ter dúvidas acerca da função, os modelos disponíveis no mercado e as vantagens que ele pode trazer.

Neste post, vamos apresentar os principais tipos de tratores, como podem ser usados e a finalidade de cada um. Continue a leitura e fique por dentro!


Aluguel de Trator de Esteira – Peça Online

Performance e robustez nas operações


Entenda a importância dos tratores

O trator é um maquinário muito importante para executar atividades específicas e tração dos implementos a partir de três pontos:

  • laterais;
  • arrasto;
  • e frontais.

Com essas máquinas, o operador consegue fazer:

  • o tracionamento de equipamentos móveis;
  • acionar as máquinas estacionárias;
  • rebocar e transportar cargas;
  • e muito mais.

Eles agilizam processos de terraplanagem e edificação em canteiros de obras, ao mesmo passo que tornam o cultivo na agricultura mais versátil.

O trator de porte pequeno é o menor e mais versátil com até 100 cavalos de potência. É útil para cultivar e pulverizar áreas cultivadas, a manutenção é acessível e economiza combustível. Já as máquinas de porte médio com até 200 cv servem para as operações que exigem uma robustez maior, como movimentar a terra, transportar resíduos, entre outras atividades.

Um trator de porte grande tem mais de 200 cv e é extremamente potente. Ele consome mais combustível por ter alto desempenho, ser mais robusto e suportar longas jornadas de trabalho na cidade ou no campo. Sua utilização deve ser considerada sempre que as outras versões não tiverem força suficiente.

Conheça os principais tratores usados para produção

Os tratores estão inclusos na categoria de máquinas pesadas, podem servir para diversas aplicações e são encontrados em diferentes modelos. Tais equipamentos contam com diversos ajustes e configurações que vêm de fábrica para que se adaptem a um grande número de operações. Veja a seguir os principais tipos de veículos e para que são utilizados!

Trator com pneu 2 rm

O trator de pneu 2 rm tem duas rodas motrizes e é bastante empregado na produção agrícola. As suas rodas dianteiras são menores do que as traseiras. O objetivo é concentrar o peso do equipamento na sua parte traseira, que promove a locomoção e o impulsionamento. A dianteira tem a função de direcionar a máquina.

Trator com pneu 4 rm

Trator com pneu 4 rm é um equipamento que tem o dobro de rodas que o veículo citado acima, portanto, serve para a execução de tarefas complexas que requerem mais potência. Tal modelo apresenta uma ótima performance para preparação de terrenos e um coeficiente mais elevado de aderência em comparação ao modelo anterior.

Trator de esteira

Tratores de esteira são fabricados em duas versões, sendo um para aplicação na indústria e outro no agronegócio. Cada categoria tem a sua finalidade, mas o sistema de ambos faz com que o equipamento consiga se apoiar nos mais variados tipos de solo com precisão. Essas máquinas dependem de uma corrente com diversos links ou garras que fixam as sapatas.

O trator agrícola de esteira é muito usado em áreas alagadiças e escorregadias, porque consegue operar com perfeição nesses locais. Já os equipamentos industriais são indicados para preparar o solo e para grandes explorações, situações em que atua de modo efetivo e muito eficiente.

Trator florestal

O trator florestal, como o próprio nome indica, é planejado especialmente para atuar nesse setor. Existem modelos exclusivos para fazer o processamento das toras. Outros tipos funcionam especificamente como carregadores das matérias-primas retiradas das florestas. Eles fazem serviços, arrastam produtos grandes, suportam cargas pesadas e favorecem a produtividade.

Trator agrícola

Um trator agrícola é um veículo que tem mobilidade individual ou autopropelido projetado para tracionar, transportar e oferecer potência para implementos usados na agricultura. Esse maquinário é uma ferramenta muito importante para produtores rurais fazerem uso dele em diversas etapas. A máquina pesada atua com eficácia para facilitar as plantações.

Confira alguns modelos de tratores mais renomados

Como você pode ver, os tratores podem ser aplicados em várias tarefas, funcionam como guinchos, arados e carretas e realizam o nivelamento do solo. Eles são essenciais para a sociedade e estão à venda no mercado para efetuar tarefas pesadas, com motores potentes e chassis robustos, dependem da queima do combustível. Observe abaixo os modelos mais reconhecidos pelos operadores!

John Deere 850J

O trator John Deere 850J é um equipamento avançado aplicado para realizar terraplenagens. Ele conta com controle total da máquina. Isso quer dizer que o operador tem a opção de personalizar as operações e poderá obter as respostas que preferir desse maquinário, conforme as suas demandas de trabalho.

O maquinário garante resultados incomparáveis, potência e controle aprimorados aliados a um trem de acionamento hidrostático completo. Tal máquina surpreende os operadores com suavidade, cabine à frente, com certificado de emissões Estágio IIIA da União Europeia, motor John Deere PowerTech, configurações de chassi padrão, WT, WLT e LGP para trabalhos pesados e oferece durabilidade elevada. 

John Deere 5065E

A máquina John Deere 5065E tem tamanho médio ideal e excelente capacidade de elevação. Quem investe nesse trator tem a seu favor a facilidade de consertos e de manutenção. A sua cabine e eixos dianteiros 2WD permitem aos operadores fazer curvas fechadas com ótima visibilidade. Tal modelo combina conforto, simplicidade e facilidade de uso.

New Holland 7630

O equipamento New Holland 7630 é um trator que desenvolve suas funções em todos os tipos de terrenos, fornece versatilidade e baixo custo operacional e supera a produtividade dos demais modelos. Tais tratores não podem ser comparados aos outros em questão de confiabilidade e performance, são robustos, potentes e modernos. Eles são simplesmente perfeitos, com eixo dianteiro Classe II Heavy Duty.

Enfim, esse é o nosso guia para conhecer os diversos tipos de tratores e escolher o ideal! Todos eles podem trazer vantagens para quem realiza atividades industriais ou rurais, já que mecanizam a maioria das tarefas. Uma única máquina consegue substituir vários operadores, diminuir as despesas da produção e agilizar a conclusão das atividades.

Quer saber mais sobre as opções de tratores em nosso portfólio de locação? Fale com a nossa equipe de consultores agora mesmo!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável