Entenda o papel dos tratores de esteira na mineração

  • Máquina

Força, eficiência e durabilidade. Essa é a melhor forma de descrever o papel dos tratores de esteira na mineração. Como todos sabemos, esse é um dos setores mais exigentes do ponto de vista da produtividade e robustez das máquinas, pois faz os equipamentos trabalharem no limite de suas capacidades.

Por isso, decidimos elaborar este material exclusivo sobre o tema. Aqui, você entenderá a importância dessas máquinas para a mineração, conhecendo suas principais aplicações, curiosidades, especificações técnicas e funcionalidades. Então, não perca tempo e acompanhe!


Aluguel de Trator de Esteira – Peça Online

Performance e robustez nas operações


A importância dos tratores de esteira na mineração

A mineração é um dos segmentos mais peculiares do setor produtivo. Apesar de vivermos em uma era de delicadeza tecnológica, é a mineração e suas adversidades que proporcionam a base de tudo. Afinal, sem extrair os minérios da terra, não há como produzir os minúsculos processadores que movem o mundo.

Mesmo com o advento da Mineração 4.0 e suas soluções para reduzir deficiências e reaproveitar rejeitos, o setor segue sendo o que sempre foi — um campo que exige o emprego monumental de força mecânica, engenharia, recursos e planejamento tecnológico de altíssima eficiência, confiança e durabilidade.

É justamente por unir essas qualidades que os tratores de esteira se destacam na mineração. Além de ser um ambiente operacional exigente, o trabalho na mineração costuma ter como cenário um ambiente bastante irregular e acidentado, repleto de buracos, obstáculos e riscos para a segurança de todos no perímetro.

Junto do deslocamento de materiais, os tratores de esteira também são muito requisitados por sua mobilidade particular — afinal apresentam alta adaptabilidade a praticamente todo tipo de solo. Além disso, vale lembrar que os gestores podem até mesmo escolher a potência e tipo de lâmina mais compatível com cada atividade.

Por fim, vale notar que o correto dimensionamento e as boas práticas operacionais geram bons impactos de longo prazo, reduzindo intervenções corretivas, melhorando a previsibilidade e o planejamento das preventivas, diminuindo o consumo e aumentando a disponibilidade mecânica.

Por isso, a conclusão é clara: os tratores de esteira são confiáveis, seguros e entregam alta produtividade. A robustez dessas máquinas somada ao devido cuidado de manutenção faz com que qualquer operação seja muito mais segura e ágil, mesmo dentro de um ambiente tão exigente quanto o da mineração.

As várias aplicações dos tratores na mineração

Podemos dizer que os tratores de esteira são os protagonistas do setor, justamente por sua capacidade de movimentação. Geralmente, são utilizados em atividades de diferentes níveis de complexidade e que demandam muito poderio mecânico e durabilidade, tais como:

  • criação e manutenções de estradas de acesso ou apoio;
  • mineração bruta sem explosão (lavra);
  • supressão vegetal (abertura de áreas);
  • organização de material nas áreas de mina.

Da forma como percebemos, os principais desafios na operação com este equipamento são:

  • a mobilidade — pois em caso de grandes distâncias e pouco tempo é necessário realizar a movimentação via carretas prancha;
  • a conservação e manutenção das esteiras — o material rodante.

Além disso, esses tratores também podem auxiliar outros equipamentos no ambiente da mineração. Um exemplo seria por meio do desatolamento de máquinas, quando necessário.

Por conta disso, são máquinas de suma importância para a atividade mineradora, pois atendem mais de uma frente de trabalho. Por fim, vale destacar os maiores cuidados que se deve ter com esses equipamentos — a maior preocupação está sempre focada nos materiais rodantes, tais como:

  • roletes superiores e inferiores;
  • roda motriz;
  • roda guia;
  • sapatas.

Estes itens, em especial, sofrem muito desgaste operacional, e a manutenção preventiva somada à uma boa lubrificação é essencial para aumentar a durabilidade e disponibilidade mecânica do equipamento na frente de trabalho. Já em segundo plano, existem os tratores de roda.

Por serem menores e menos versáteis, esses equipamentos não podem encarar as mesmas tarefas dos tratores de esteira. Ainda assim, podem ser empregues em atividades adjacentes à mineração, movimentando cargas internas com carreto ou puxando implementos como grade de discos e escarificadores.

As diferenças entre tratores de rodas e de esteiras

Para encerrar, vale a pena conhecer as principais diferenças entre os tratores de roda e os tratores de esteira. Abaixo, elaboramos um compilado, descrevendo as características mais importantes de cada categoria, assim como suas funcionalidades.

Tratores de esteira

Os tratores de esteira são utilizados em atividades que demandam maior força de desagregação e movimentação frontal (empurrando), como terraplanagem, manutenção de vias, lavras em mineração e afins. Além de serem frequentemente utilizados pelo setor da mineração, os tratores de esteira também são muito requisitados na construção civil e no agronegócio.

No portfólio Armac, você encontra uma ampla seleção de máquinas das melhores fabricantes do mundo, como Case, Caterpillar, John Deere, Komatsu e New Holland, e poderá escolher entre equipamentos que vão dos 9.000 kg até titãs mecânicos de 43 toneladas de peso operacional.

Tratores de rodas

Já os tratores de roda são utilizados em operações de menor complexidade, geralmente, tracionando (puxando) cargas de acordo com sua potência e torque, usualmente no agronegócio e atividades relacionadas. De certa forma, esses são os tratores mais conhecidos pelo amplo público, pois são máquinas comuns em operações da construção civil, do agronegócio e da infraestrutura pública.

Em nosso portfólio, também há uma gama variada de soluções, com diferentes modelos, pesos e potências dimensionados para atender a sua necessidade. Conosco, você opera com a tranquilidade de ter equipamentos novos, produtivos e com alta disponibilidade, focando-se apenas no que realmente importa na busca dos seus resultados.

Como você pôde notar, além de contar com um portfólio amplo e atualizado, a Armac oferece um elevado know-how em manutenção e cuidados com as especificidades das máquinas, aumentando a vida útil dos componentes e estando sempre a postos para intervir quando necessário, garantindo a maior disponibilidade do mercado.

Então, agora que você conhece a importância dos tratores na mineração, aproveite para alugar essas máquinas com quem mais entende do assunto. Para isso, basta acessar nossa página e falar com a nossa equipe!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável