Como funciona o trator de esteira?

  • Máquina

Os tratores de esteiras são máquinas fundamentais nos trabalhos de terraplanagem na construção civil e agrícola, pois, com a sua capacidade de tração, conseguem trabalhar em qualquer tipo de solo e situações topográficas.

Assim como as pás carregadeiras, os tratores de esteira se sobressaem por serem multifuncionais e atenderem diferentes setores produtivos. Os tratores se destacam por possuírem robustez e potência, o que facilita o trabalho de revirar áreas de maior volume de terra.

Além disso ele é responsável por deixar o solo nivelado e por fazer a gradagem pesada, que nada mais é do que desfazer os torrões de terra maiores para que fiquem menores e mais fáceis de manusear, por meio da subsolagem e da aragem.

Deseja saber mais sobre o trator de esteira? Continue sua leitura e descubra tudo sobre o assunto!

Quais são as funções do trator de esteira?

Os tratores de esteira funcionam a partir de uma corrente que é formada por uma série de links, nos quais se fixam as sapatas com garras. O seu sistema possibilita ao maquinário apoiar-se e movimentar-se de forma precisa em vários tipos de terrenos, sejam eles argilosos ou arenosos.

O trator é composto por rodas motoras dentadas, correntes, rodas-guia, elos de pinos e buchas que formam a esteira. Os tratores de esteiras são divididos em categorias e modelos variados. Cada uma das máquinas oferece funções de acordo com a necessidade do usuário. Entre as principais funcionalidades, podemos encontrar:

  • o empilhamento de itens;
  • a aragem do solo;
  • a função de nivelar a superfície;
  • trabalhos em aterro sanitário;
  • o reboque de máquinas e cargas pesadas;
  • o corte da terra;
  • a edificação de rampas.

Essas são algumas das funções dos tratores de esteiras que se mostram eficientes em vários tipos de serviços. Destaca-se que esse maquinário tem muita utilidade em áreas de difícil acesso, escavações, terraplanagens e trabalhos pesados, bem como para rebocar máquinas de grande porte, que precisam ser movimentadas com cuidado e precisão.

Quais são os modelos e características do trator de esteira?

Os sistemas de transmissão e a diversidade de lâminas disponíveis dão bastante autonomia para os tratores de esteiras. Desse modo, eles podem ser utilizados para a área das edificações residenciais ou não residenciais, pontes, paisagismo e estradas. Servem ainda para a agricultura no preparo do solo, para o plantio ou na hora da colheita, sendo úteis para as mineradoras e para o agronegócio.

Na área industrial, também existe a possibilidade do uso desse tipo de maquinário. Com esses tratores, é possível movimentar os entulhos, resíduos ou sucatas com facilidade. Entre os tratores de esteira presentes no portfólio da Armac, podem ser encontradas as seguintes máquinas:

  • Caterpillar D6R Trator de esteira 20T;
  • Caterpillar D6T XL Trator de esteira 20T;
  • John Deere 750J Trator de esteira 17T;
  • Caterpillar D5K Trator de esteira 14T;
  • John Deere 850J-II Trator de esteira 20T;
  • John Deere 700J-II Trator de esteira 14T;
  • Caterpillar D5 Trator de esteira 17T;
  • New Holland D150B Trator de esteira 17T;
  • Case 2050M Trator de esteira 20T;
  • Caterpillar D6T Trator de esteira 20T;
  • John Deere 1050K Trator de esteira 40T;
  • Komatsu D155 Trator de esteira 40T.

Cada uma dessas máquinas tem as suas peculiaridades, que vão desde o seu peso até a sua potência. Algumas têm a cabine fechada, com ar-condicionado e certificações que garantem a proteção contra os mais variados danos que podem ser causados por capotamentos, quedas de materiais e quaisquer outros tipos de imprevistos.

O tipo de lâmina pode ser o OSD – Sistema Dolzer, frontal. O modelo das esteiras pode conter 8 roletes inferiores e 2 roletes superiores em aço. A direção pode ser hidrostática, e a sua transmissão pode ter 1 marcha para a frente e 1 marcha para a ré. Na maioria das máquinas, o combustível a ser utilizado é o diesel.

Um dos seus aspectos mais marcantes é a boa aderência ao solo, o que é de extrema importância para que sejam evitados possíveis atolamentos. Mas, saiba que vale salientar que o fato de operarem sobre esteiras, e não sobre rodas, os exclui de atividades em que o solo é mais sensível ou sujeito a ceder. Seja por questões topográficas ou por consideração ao que há no terreno, como plantações ou redes pluviais.

Como a versatilidade desse equipamento contribui para a sua obra?

Quando há a necessidade de desempenhar serviços pesados, esse equipamento é a melhor escolha. Afinal, ele se desloca por meio de esteiras, e isso faz com que se torne mais adequado para a função. Sua polivalência é importante para que ele possa rebocar outras máquinas e auxiliar no trabalho de terraplanagem e escavação.

Além de todas essas funções, essas máquinas contam com um sistema que possibilita a locomoção por longas distâncias sem superaquecer, o que as torna ainda mais ideais para várias atividades.

Quais são os benefícios do trator de esteira e como alugá-lo?

Tratores de esteiras oferecem diversas possibilidades quanto ao seu uso, fornecendo muito mais multifuncionalidade e rendimento às suas obras. Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios que serão obtidos pela indústria que escolher utilizá-los:

  • exatidão ao manobrar;
  • maior eficácia no canteiro de obras;
  • exatidão no nivelamento do solo;
  • auxílio na otimização do tempo.

Essas e outras vantagens estão atreladas ao uso do trator de esteira. Para a locação, é importante conhecer as especificações dos maquinários e as suas características. Essa alternativa é capaz de auxiliar na produtividade das empresas. Sem contar que o aluguel representa uma alternativa mais econômica para os empresários que precisam utilizar esses equipamentos. Se o trabalho a ser realizado for algo esporádico, vale a pena alugar o equipamento, afinal, após o término, essa máquina não será mais utilizada.

Então, agora que você já sabe quais são as funcionalidades do trator esteira e as suas vantagens, não deixe de utilizar essa máquina em sua obra. Dessa maneira, o serviço será realizado com excelência e tudo ficará pronto com mais agilidade, fazendo com que a construção ou a terraplanagem sejam entregues em menos tempo. Consequentemente, ele renderá mais lucros para o seu negócio.

Gostou do nosso post sobre como funciona o trator esteira? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba quais são as opções de maquinário que temos à disposição!