Locação de máquinas: conheça as principais tendências!

  • Máquina

Neste artigo, vamos mostrar as principais tendências na locação de máquinas e as vantagens de alugá-las em vez de comprá-las!

Algo notável é que a locação de máquinas e equipamentos, principalmente para a construção civil, mesmo diante da crise, está atravessando uma fase promissora.

Antes da pandemia, em 2019, esse setor gerou negócios no valor de R$ 7,1 bilhões, atuando com capacidade média de 46%.

Outros dados revelam que, até 2027, o aluguel de equipamentos de construção vai movimentar US$ 136,5 bilhões.


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Quais são as áreas mais relevantes que demandam máquinas?

Entre as áreas que mais precisam de máquinas, podemos citar construção civil, agronegócio, mineração, setor florestal e indústrias.

No agronegócio, por exemplo, as máquinas servem para movimentar bagaços, alimentar caldeiras, misturar fertilizantes. Já na mineração, elas são necessárias desde a lavra até a manutenção de estradas, incluindo as operações em barragens.

Na construção civil, as máquinas são usadas tanto em pequenas como em grandes construções. O próprio paisagista pode usar alguma máquina para realizar algum trabalho ao ar livre, pois a tendência, há muito tempo, é substituir as atividades e ferramentas manuais pela mecanização. As obras de terraplanagem são outro exemplo claro da necessidade e do uso das máquinas na construção civil.

Nas indústrias, é dispensável falar sobre o uso das máquinas, já que elas surgiram justamente das operações industriais.

Na verdade, praticamente todos os setores da economia precisam de máquinas para efetuar alguma atividade. A modernização do trabalho impulsiona a utilização do maquinário até em operações mais simples.

Quais são as máquinas mais usadas na economia?

Entre as máquinas mais utilizadas em diferentes setores da economia, podemos destacar as seguintes.

Plataforma elevatória

Há diferentes tipos de plataformas elevatórias (plataforma tesoura e plataforma articulada). Elas servem para elevar os operadores até o ponto de trabalho com agilidade e segurança. São usadas em diferentes atividades e setores, substituindo opções como os andaimes, que são menos seguros.

Além disso, elas auxiliam no trabalho de estoquistas, construtores, eletricistas, pintores e outros profissionais. São comuns na construção civil, na indústria, na cidade e, até mesmo, no campo.

Miniescavadeira

Muito requisitadas, as miniescavadeiras são escavadeiras em menor escala. Sua estrutura compacta apresenta:

  • braço — parte fundamental que efetua a maior parte do trabalho. Divide-se geralmente em duas seções, cada uma controlada por um pistão hidráulico conectado à bomba hidráulica por meio de tubos e mangueiras;
  • esteiras — têm a mesma função das rodas de algumas escavadeiras;
  • lâmina — localizada na frente da escavadeira, ao nível do solo, o que proporciona mais estabilidade ao veículo;
  • cabine — situada no topo, funciona como centro de controle.

Entre as marcas mais conhecidas, estão New Holland, JCB, Volvo e Wacker Neuson. A miniescavadeira serve para escavações, preparo do solo e remoção de terra ou entulhos.

Minicarregadeira

A minicarregadeira também é um veículo de alta demanda na locação de máquinas. Trata-se de uma máquina dinâmica que realiza tarefas diversas na construção civil, em indústrias, mineração e outros setores. Ela é leve e compacta, um tipo de pá carregadeira pequena que pode se integrar a outras ferramentas.

A minicarregadeira é usada para remoção de materiais, terraplanagem, carregamento de terra, movimentação de itens em armazéns, gestão de resíduos nas indústrias e limpeza de ruas — quando em conjunto do implemento vassoura. Entre as principais marcas locadas, há: Volvo, New Holland, Case.

Rolo compactador

É o principal equipamento para a compactação do solo. Deixa a camada de solo mais resistente e densa. O rolo compactador também é usado para tapar buracos e comprimir superfícies com muito volume de resíduos e terra.

Ele é muito usado em atividades da construção civil, principalmente obras públicas (construção de vias, asfaltamento e recapeamento, obras sanitárias e outras). As marcas mais locadas são:

  • Dynapac;
  • Bomag;
  • XCMG;
  • SANY.

Outras máquinas

Outras máquinas disponibilizadas pela Armac são:

Como funciona a locação de máquinas?

O processo de locação de máquinas pode ser, basicamente, de dois tipos, considerando as necessidades do cliente:

  • demanda programada — o cliente já tem a obra planejada;
  • demanda inesperada — diante de um acontecimento imprevisto, o cliente precisa locar uma máquina para suprir as suas necessidades.

No primeiro caso, o cliente costuma usar os canais abertos de atendimento, como o site e telefone ou, quando há essa opção, realiza uma visita à loja.

No segundo caso, os canais usados podem ser os mesmos, mas a equipe de atendimento procura compreender qual é a necessidade do cliente para oferecer a solução mais adequada. Pode ser agendada uma visita técnica para avaliar melhor a situação.

Há negócios que podem ser fechados em até uma semana, mas outros podem levar meses. Decidida qual será a máquina, é elaborado o contrato de locação, com prazos, valores e outras cláusulas relevantes.

Durante o período de locação, um consultor faz o acompanhamento para saber se o produto realmente está atendendo às necessidades do cliente.

Quais são as vantagens de locar máquinas?

Uma das principais vantagens é que locar máquinas é mais barato que comprar, pois a empresa paga apenas pelo período de uso. Assim, o locatário terá mais recursos disponíveis para direcionar a outros investimentos.

Outra coisa a considerar é a disponibilidade da máquina necessária, o que poupa tempo, já que ela pode não estar disponível naquele momento no mercado. Vale lembrar que o cliente também não precisa se preocupar com manutenção, pois cabe à locadora assumir essa responsabilidade e oferecer a máquina em boas condições de uso.

Há ainda a flexibilidade de substituir, imediatamente, um equipamento defeituoso por outro, sem a necessidade de esperar pelo conserto. Isso contribui para uma maior produtividade.

Quando a empresa deve optar pela locação?

A locação de máquinas é indicada para quem precisa delas para um serviço temporário, ou seja, depois de realizado o trabalho, aquele equipamento ficará inativo — um ativo imobilizado, sem serventia. Também é uma opção para quem não dispõe de tempo para procurar o melhor produto no mercado nem tem conhecimento técnico suficiente para fazer essa escolha.

Um dos motivos principais para locar é reduzir gastos. Se a empresa está precisando cortar custos com urgência, ou se esse é um objetivo prioritário, a locação é uma opção.

Uma máquina comprada, além de custar mais caro que uma alugada, exige manutenção mesmo se for usada somente em alguns períodos. Afinal, máquinas paradas por muito tempo tendem a apresentar problemas de desempenho.

Quais são os diferenciais da Armac Locação?

Segundo Rafael Kuhl, diretor comercial da Armac, os principais diferenciais são:

  • colaboradores dedicados que prestam o melhor atendimento ao cliente, seguindo a cultura organizacional da empresa;
  • disponibilidade de máquinas acima da média devido à excelência na manutenção, realizada por mecânicos competentes e qualificados;
  • facilidade para conseguir diferentes tipos de máquinas;
  • frota própria para conduzir as máquinas até o cliente;
  • custo-benefício vantajoso.

A locação de máquinas cresce cada vez mais, sendo uma alternativa para empresas de diferentes ramos e tamanhos. A Armac oferece máquinas pesadas diversas para trabalhos em construção civil, agronegócio, indústrias e outros setores.

Precisa de alguma máquina pesada para realizar algum serviço? O que achou dos diferenciais da Armac Locação? Entre em contato conosco e obtenha mais detalhes sobre o nosso trabalho!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável