Conheça 6 vantagens ao locar máquinas de agricultura

  • Agronegócio

Locar máquinas de agricultura, seja para o plantio, colheita ou pulverização, costuma ter muitas vantagens, afinal, se trata de um maquinário que é bem caro, demanda manutenção especializada e está sujeito a constantes problemáticas.


Aluguel de máquinas para o agronegócio!

Máquinas para plantio, colheita e transporte


No entanto, apesar desse fato, muitas pessoas ainda costumam ter dúvidas se vale a pena ou não locar máquinas de agricultura. Pensando em ajudá-lo a esclarecer esse questionamento, preparamos este post com as suas 6 principais vantagens. Continue a leitura para conferir mais detalhes!

1. Redução de gastos fixos e variáveis

Um aspecto inerente ao agronegócio é a sazonalidade. Assim, mesmo que existam algumas maneiras de manter a produtividade durante todo o ano, a realidade é que, costumam existir períodos em que muitas máquinas ficam inoperantes.

Durante esse período muitas pessoas costumam enviar os maquinários para a manutenção para que eles estejam prontos para a utilização durante a próxima safra. Contudo, esse tipo de prevenção, apesar de ser necessário, também gera gastos que podem representar valores expressivos, especialmente em um mercado impactado pela crise.

Mais um custo de manutenção relevante que incide sobre a propriedade desses equipamentos e é eliminado com a locação são os abrigos — locais em que as máquinas ficam protegidas das condições externas.

Outros fatores também devem ser levados em consideração, como os seguros — um gasto fixo que pode ser eliminado quando o aluguel de máquinas agrícolas é realizado.

2. Não é preciso se preocupar com a manutenção

A manutenção das máquinas de agricultura deve ser feita regularmente de forma obrigatória. Afinal, um item que não funciona corretamente e não está em pleno funcionamento não é rentável no sistema de produção agrícola e, portanto, não gera benefícios ao agronegócio e nem a outros ramos de atividades.

Por essa razão, para prevenir prejuízos financeiros com a manutenção, as companhias se atentam cada vez mais com esse quesito e procuram manter a qualidade do funcionamento de suas máquinas.

No entanto, valores expressivos podem ser gastos com manutenção, uma vez que a indústria agrícola costuma produzir em grande volume e, por isso, as máquinas se desgastam de forma ágil e geram a necessidade de manutenção imediata.

Um exemplo desse tipo de problema são as facas das colheitadeiras que, por causa da abrasividade e da resistência do item a ser colhido, costumam ficar cegas em um curto período em atividade.

Além disso, o mau funcionamento das facas interfere de maneira direta na colheita do produto — o que pode gerar problemas graves como a perda total dos alimentos produzidos e, consequentemente, grandes prejuízos.

Ao alugar as máquinas agrícolas todos esses problemas relacionados à manutenção também são solucionados, sendo possível economizar o valor que seria gasto para a substituição das peças do maquinário, bem como com a mão de obra que é necessária para que esses serviços sejam feitos.

3. Maquinário mais moderno

Os equipamentos agrícolas evoluem constantemente e novas tecnologias surgem o tempo todo. Ocorre que ao adquirir as suas máquinas, é normal que a empresa não consiga acompanhar todas as tendências do mercado, uma vez que o gasto com cada item é expressivo.

Por outro lado, não ter um maquinário moderno é capaz de interferir diretamente no resultado da colheita e, inclusive, usar itens defasados e obsoletos pode fazer com que a companhia fique atrás de seus concorrentes.

Essa é mais uma vantagem da locação, pois como não é preciso gastar com a compra da máquina agrícola, a empresa pode optar sempre por uma máquina moderna disponibilizada pela locadora para usufruir de seus benefícios e se manter sempre atualizada.

4. Aumento da produtividade e ganho na qualidade dos serviços

Como a companhia passa a ter acesso às melhores máquinas de agricultura ao realizar a locação, a tendência é que também ocorra o aumento da sua produtividade, afinal, bons equipamentos são capazes de otimizar o trabalho de todos os envolvidos na produção.

Além disso, como o maquinário locado de um parceiro confiável é sempre bem conservado, não é preciso que a colheita seja paralisada para que uma manutenção de emergência em razão de algum dano tenha que ser feita, por exemplo, uma vez que os itens dificilmente estragam ou deixam de funcionar corretamente, pois a locadora é responsável por manter tudo em dia.

5. Otimização do tempo

Contar com máquinas agrícolas modernas e de qualidade também é capaz de otimizar o tempo. Como consequência, o rendimento dos serviços costuma aumentar consideravelmente e todos os envolvidos na atividade são melhores sucedidos em suas funções.

6. Bom custo-benefício

Por fim, mais um dos mais relevantes ganhos com a locação de máquinas de agricultura é que esse tipo de negócio costuma apresentar um excelente custo-benefício para as empresas, uma vez que o valor do aluguel costuma ser muito inferior ao da compra dos maquinários.

Dessa forma, a empresa consegue usufruir das melhores máquinas do mercado realizando um baixo investimento, mas que apresenta um excelente retorno para os empreendedores que procuram por propostas interessantes.

Vale ressaltar que, para que seja possível usufruir de todos os benefícios que apresentamos, é imprescindível que a companhia tenha um parceiro ideal para a locação de máquinas de agricultura.

Trata-se de um ponto imprescindível, afinal, apenas uma empresa de locação que conta com diferentes maquinários em seu portfólio para aluguel, tem presença de mercado e trabalha com máquinas modernas — como a Armac Locação — é capaz de proporcionar a tecnologia que as companhias precisam para serem competitivas no mercado.

Agora que você já conhece as 6 principais vantagens de locar máquinas de agricultura, lembre-se de levar em consideração todos os pontos que apresentamos ao escolher o maquinário da sua empresa. Para, assim não cometer erros que geram prejuízos para o negócio.

Afinal, como vimos, a locação diminui de forma significativa uma série de despesas e permite ao produtor dar atenção a setores mais estratégicos.

Se deseja conhecer mais sobre a Armac, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável