Locação de máquinas para agronegócio: 3 aspectos essenciais!

Tempo de leitura: 6 min
  • Agronegócio

As máquinas agrícolas são recursos inerentes às lavouras e atuam como forma de tornar as atividades de campo mais práticas. No entanto, um dos maiores desafios do setor é investir em tecnologia de qualidade com um baixo custo para o seu agronegócio.

Nessa perspectiva, a locação de máquinas é uma alternativa rentável e de amplos benefícios para o setor. Neste artigo, você vai acompanhar alguns pontos essenciais para locação de máquinas no agronegócio e conferir a potencialidade desse recurso nas atividades de campo. Confira!


Aluguel de máquinas para o agronegócio!

Máquinas para plantio, colheita e transporte


A locação de máquinas no agronegócio e seu crescimento no Brasil

Com o objetivo de fomentar a competitividade no agronegócio, a locação de maquinários ganha destaque, aumentando a potencialidade de produção com baixos custos de investimento e manutenção.

No Brasil, essa tendência se estabeleceu de forma predominante no Sudeste e está sendo disseminada para outras regiões do país.

O investimento na locação desse tipo de equipamento garante vantagens competitivas para o setor, tais quais:

  • investimento em maquinários atualizados e de maior eficiência para as atividades de semeadura;
  • operações seguras e processos mais ágeis na produção e desenvolvimento de cada ciclo;
  • aplicação de práticas de manejo menos invasivas e mais sustentáveis.

A locação de máquinas de cultivo assegura ao produtor o foco no seu plantio e nas ações mais inteligentes para a sua produtividade, uma vez que ele não precisa parar a sua produção por falhas ou danificação de peças no item.

Além disso, a preocupação com a burocracia, documentos de liberação e taxas de impostos — que são exigidas sempre que é feita uma compra de máquinas de grande porte — é extremamente reduzida.

Locação de máquina como redução de custos

Com uma tecnologia avançada e capaz de atuar de forma rentável e lucrativa no agronegócio, a sua produção se destaca como um competidor em potencial no segmento. Mas como o aluguel de máquinas agrícolas contribui para reduzir os custos no segmento? Confira:

Aumento da produtividade

Máquinas em perfeito estado de manutenção são muito eficientes para agilizar os processos de cultivo. Além disso, a empresa que conta com modelos atualizados garante ao agronegócio um ciclo de plantio com técnicas de manejo inovadoras para alavancar a sua produtividade.

Custo operacional proporcional à sua necessidade

A possibilidade de locação de máquinas agrícolas efetiva para o seu agronegócio a aquisição de máquinas capazes de atender às demandas da empresa. Por meio disso, é possível locar equipamentos de variados portes, que desempenham multifunções, adequando o tipo que você precisa ao seu orçamento.

Locação personalizada

Você pode escolher as máquinas que melhor atendem às necessidades de produção de acordo com o tamanho delas, o desempenho nas operações de campo, ou em relação às funções que executam.

Além disso, considerando que o setor tem variações produtivas significativas ao longo do ano, optar por uma locação pontual ou de longo prazo também beneficia os pequenos, médios e grandes produtores. Isso respalda a previsibilidade do investimento e rentabilidade do negócio.

Agilidade na substituição, sem taxa de manutenção

Outra grande vantagem referente à locação de equipamentos é o fato de que você não perde horas de trabalho com a produção parada, em caso de danos ou imprevistos na máquina. A substituição é realizada de forma rápida, sem causar prejuízos à sua colheita.

Além disso, você não precisa se preocupar com taxas de manutenção, uma vez que esse serviço é de responsabilidade da empresa locadora e já acordado no momento do contrato.

Passos necessários para fazer a locação do melhor modo

O produtor rural está pensando no futuro e no desempenho do seu agronegócio ao optar pelo aluguel de máquinas agrícolas. Por essa razão, alguns passos e cuidados são fundamentais para garantir o bom funcionamento do item e a sua melhor performance nos processos e operações. Saiba quais são, a seguir.

1. Primeiro passo

É indispensável conferir o comprometimento da empresa que está locando o equipamento. O ideal é que, além de alugar uma máquina para os seus processos de cultivo, ela também ofereça o suporte técnico adequado para o atendimento em casos de incidentes ou falhas mecânicas.

Esse tipo de serviço demonstra que a locadora realmente se preocupa com o desempenho da sua produção e a segurança dos profissionais que trabalham no campo. Além de fortalecer a imagem de conhecimento sobre o produto e serviço que ela mesma dispõe ao mercado.

2. Segundo passo

Verificar se a manutenção das máquinas agrícolas está em dia, assim como a procedência de suas peças e as funcionalidades delas para efetuar as atividades que você precisa na sua produção.

Equipamentos com longos períodos sem manutenção podem apresentar defeitos e a necessidade de troca de componentes, e isso pode prejudicar as atividades do seu agronegócio, uma vez que máquinas paradas não geram rendimento.

3. Terceiro passo

É imprescindível conferir o desempenho da máquina e a sua capacidade de suporte de demandas nas atividades de campo. Tal cuidado é crucial para não sobrecarregar o equipamento e, por consequência, danificá-lo durante a sua utilização.

Além disso, é fundamental ainda que o operador tenha conhecimento de manuseio da máquina para uma utilização consciente e de maior eficiência dela.

Como a Armac colabora com o seu agronegócio

A aquisição de um equipamento novo gera muitos custos para o empreendedor que precisa mobilizar seus esforços para fazer todo o processo de regularização e transição dessa compra, pagamento das taxas de registro e todos os documentos burocráticos para a concretização do negócio.

Além disso, é alto o valor de manutenção de um equipamento de grande porte, assim como a necessidade de substituição de peças e a imprevisibilidade, que podem comprometer todo um ciclo de produção e impactar negativamente o financeiro do negócio.

Nesse sentido, a Armac oferece a melhor solução para que você não perca o foco da sua produtividade. Nossos equipamentos passam por manutenção periódica para que possam estar em perfeito estado de conservação para as atividades em campo.

Sem contar em todos os modelos de locação de máquinas para agronegócio que possuímos e podem ser adaptados para as diferentes tarefas, devido às suas multifuncionalidades.

Para saber mais, entre em contato conosco e conheça nossos modelos disponíveis.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável