Plantação de soja: conheça as máquinas e implementos recomendados

  • Agronegócio

O agronegócio é um setor repleto de desafios e tecnicalidades. Para lidar com esses obstáculos, é preciso investir em tecnologia aplicada, reduzindo custos, aumentando a produtividade e eliminando perdas. Hoje, falaremos sobre uma das operações mais importantes do agro brasileiro: a plantação de soja.


Aluguel de máquinas para o agronegócio!

Máquinas para plantio, colheita e transporte


Afinal de contas, você sabe quais são as máquinas e implementos mais recomendados a esse tipo de operação? Caso não, sem problemas. O nosso objetivo com este post é trazer à sua atenção para esse tema. Aqui, você entenderá a importância de contar com as máquinas certas para alavancar os seus resultados no campo. Acompanhe!

A importância dos equipamentos para a plantação de soja

Otimização, produtividade e faturamento. Esses são os motivos que estimulam a escolha de boas máquinas e implementos nesse tipo de operação. Inclusive, caso você seja um leitor frequente do nosso blog, já deve ter percebido como dedicamos atenção ao agronegócio, com uma série de artigos sobre o tema.

Em todas essas produções, deixamos claro a importância dos equipamentos agrícolas para qualquer operação no setor. Além de mecanizar as etapas de plantio, preservação e colheita, é importante saber escolher os equipamentos mais adequados à sua operação, pois assim é possível minimizar perdas e ampliar resultados.

A plantação de soja, especificamente, conta com uma série de processos que podem ser aprimorados com o uso de bons implementos. Como você já sabe, os tratores são parte fundamental dessa operação, mas é por meio dos implementos que você expande a funcionalidade dessas máquinas, combinando precisão e versatilidade.

Além disso, a plantação de soja pode ser feita em duas modalidades: o plantio convencional e o plantio direto. Essa decisão interfere diretamente nos objetivos e processos da plantação e, por consequência, altera quais as máquinas e implementos mais indicados para conseguir uma colheita cheia e lucrativa.

Isso ocorre por conta das diferenças fundamentais entre os dois modelos de plantio. No convencional, são realizadas várias etapas de revolvimento e destorroamento do solo. Já no plantio direto, evita-se ao máximo esses processos, pois o foco é preservar as especificações biológicas do solo, com a menor intervenção possível.

As máquinas e implementos recomendados para a plantação de soja

Abaixo, listamos as máquinas e equipamentos mais indicados para uma colheita mecanizada e de alta produtividade. Dê uma olhada!

Semeadoras

Começamos por um dos implementos mais importantes para o setor agrícola. A semeadora, após ser acoplada ao trator, permite realizar a introdução de pequenas sementes no solo.

Entre os cultivos que mais se beneficiam dessa máquina, destacamos a soja, o feijão, o trigo e a aveia. Assim como muitas máquinas e implementos que você verá nesta lista, a semeadora também pode ser alugada, o que resulta nas vantagens da terceirização, como a preservação do caixa da operação agrícola.

Tratores

Os tratores são os protagonistas do campo. Desde o início, essas máquinas foram criadas para entregar função e versatilidade. Isso ocorre por um motivo muito simples, que é a possibilidade de acoplar implementos e exercer novas atividades com o mesmo trator, mas com ainda mais precisão, velocidade e resultado.

Aqui, vale notar o extenso portfólio da Armac, composto por uma série de tratores agrícolas, também chamados tratores de roda. São variados modelos, de marcas renomadas como John Deere, New Holland, Massey Ferguson, Valtra e Case, com peso operacional entre 3 e 10 toneladas.

Plantadeiras

Já aqui, temos uma variação sutil, mas altamente funcional da semeadora. As plantadeiras também são implementos grandes acoplados ao trator agrícola. No entanto, são equipamentos mais indicados para o plantio direto, pois provocam menor revolvimento do solo e menor embuchamento durante o plantio.

Além disso, são implementos de alta performance, capazes de atender a uma demanda de trabalho contínua e de alta intensidade. Diferente das semeadoras, as plantadeiras são mais bem utilizadas no plantio de sementes graúdas, como toletes, tubérculos e afins, como as culturas de batata, mandioca e por aí adiante.

Demais implementos

Por último, mas não menos importante, existem outros implementos fundamentais para a plantação de soja. Aqui, falamos de soluções como as roçadeiras, que são essenciais para a manutenção do campo, as grades de engate rápido, que são indispensáveis para o trabalho em áreas com baixa capacidade de manobra e desnível.

Os diferenciais da Armac

Agora que você conhece os equipamentos para uma operação produtiva, é o momento de conhecer a melhor solução financeira para a sua gestão, que é a locação de máquinas para a agricultura. Caso seja um leitor frequente do nosso portal, já deve ter percebido como destacamos as vantagens da terceirização.

Aqui, vale refrescar a memória. Basicamente, terceirizar resulta em aprimoramentos de economia, produtividade e gestão. A economia ocorre por um fator básico. Em vez de descapitalizar uma grande porção do seu caixa com a compra, você opta pela locação e obtém o que há de melhor no mercado.

Já o ganho em produtividade se dá por dois fatores, que é a tecnologia das máquinas e a disponibilidade e suporte desses equipamentos e sua locadora. Com a locação, você acessa máquinas de última geração, com baixo índice de quebra e ociosidade.

Caso algo aconteça, basta entrar em contato com a locadora para que a substituição seja feita, minimizando a perda de produtividade. Por último, há o ganho em qualidade de gestão, o que é fundamental para reduzir os riscos na operação agrícola.

A Armac é a personificação de todas essas qualidades. Com mais de duas décadas de mercado, somos referência nacional em qualidade, excelência e sustentabilidade. Contamos com um portfólio extenso de mais de 6 mil máquinas, disponíveis para gerar produtividade e ganho em mais de 230 cidades brasileiras.

Agora que você tem uma noção ampla sobre a importância das máquinas certas para a plantação de soja, aproveite para avaliar a locação com a melhor representante no tema. Para isso, basta acessar nossa página e entrar em contato!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável