As vantagens de se optar pela colheita mecanizada

  • Agronegócio

A eficiência operacional é imprescindível para o agronegócio, que é um dos segmentos mais importantes e tradicionais da economia nacional. Para atingir esse objetivo, a colheita mecanizada é uma excelente alternativa, capaz de, não só elevar o desempenho de um negócio, mas também da oportunidade para os profissionais aperfeiçoarem outras tarefas e alcançar benefícios como a gestão do tempo.

Foi pensando nesse assunto que desenvolvemos este post! Continue a leitura e veja quais as vantagens de contar com a colheita mecanizada, suas aplicações, como é implementada em um negócio e os principais equipamentos utilizados.

Quais as vantagens da colheita mecanizada?

Independentemente das espécies cultivadas, ter colheitas rápidas e eficientes é substancial para os resultados do negócio. Trata-se de uma forma para otimizar os processos internos e garantir maior agilidade na rotina diária de trabalho na propriedade.

Diante disso, contar com a colheita mecanizada é essencial e proporciona vantagens importantes. Veja quais são!

Maior eficiência

Uma das principais vantagens de contar com a colheita mecanizada é o aumento substancial da eficiência operacional na empresa. Com processos rápidos e automatizados, os profissionais têm a possibilidade de agilizar tarefas sem comprometer a qualidade dos produtos.

Conforto para o trabalhador

A colheita mecanizada é um processo que elimina os esforços físicos da equipe de trabalho e torna as tarefas mais simples. Com isso, é possível melhorar o desempenho dos trabalhadores sem causar desconfortos ou comprometer a motivação, fator importante para qualquer empresa.

Aumento da qualidade dos produtos

Além de ser mais lenta, a colheita manual é um processo que coloca em risco a qualidade dos produtos, causando perdas significativas com o tempo. Ao investir em processos mecânicos, os gestores podem evitar esses riscos e preservar os produtos, reduzindo consideravelmente as perdas.

Mais segurança durante o trabalho

Quando os trabalhos manuais são substituídos por processos mecanizados, os riscos para a segurança são evitados significativamente. Isso significa que o negócio terá atividades seguras em todos os sentidos, seja em questões ocupacionais ou em relação aos produtos.

Menores perdas na produção

Outro benefício importante de ter a colheita mecanizada é a redução das perdas e custos durante a operação. Além de preservar o produto, mecanizar a colheita permite eliminar gastos e custos excessivos, o que torna as atividades mais enxutas, produtivas e eficazes.

Exploração de áreas maiores

Para ter resultados mais expressivos, é crucial explorar melhor as áreas da propriedade e elevar a produção. A colheita mecanizada permite que maiores espaços sejam trabalhados com eficiência e rapidez, favorecendo a produtividade e melhores resultados para o negócio.

Como implementar a colheita mecanizada?

Para melhorar os processos com excelência, é indispensável adotar um planejamento específico, considerando todos os fatores internos do negócio. No caso da colheita mecanizada, não é diferente, pois é necessário saber as etapas e como proceder para implementar melhorias da maneira correta.

Saiba quais os principais passos para atingir seus objetivos e implementar a colheita mecanizada:

Limpeza do talhão

A primeira etapa para implementar a colheita mecanizada é realizar a limpeza completa do talhão. É preciso que o terreno esteja livre de obstáculos, pedras, tocos, buracos e outras irregularidades que possam comprometer o andamento dos equipamentos na propriedade.

Planejamento de áreas de manobra

Os equipamentos para realizar a colheita mecanizada são específicos e de grande porte, por isso, é imprescindível planejar as áreas de manobra. Essa etapa é crucial para o desenvolvimento das atividades e deve ser planejada previamente com todos os detalhes e sinalizações.

Espaçamento de plantio

Para ter um fluxo de trabalho eficiente e livre de contratempo, é necessário definir o espaçamento do plantio, facilitando a atuação do operador. Além disso, também defina um treinamento para os operadores, para que realizem os processos de forma padronizada.

Sentido de plantio

Outro aspecto fundamental da gestão no agronegócio é a definição do sentido de trabalho, que tem total influência na qualidade e produtividade. Portanto, estude o melhor sentido para a atuação das máquinas, considerando as características do terreno e da espécie cultivada.

Nivelamento do solo

Por fim, é indispensável ter atenção especial para o relevo do terreno, pois pode influenciar no consumo dos equipamentos e na manutenção. Dessa forma, faça um nivelamento do solo para facilitar o trabalho, sem considerar os sistemas de drenagem pluvial e estabilidade do terreno.

Quais os equipamentos utilizados na colheita mecanizada?

Os equipamentos são os pilares da colheita mecanizada, por esse motivo, é importante contar com máquinas de qualidade e próprias para a atividade. Além de garantir a eficiência, você evita diversos problemas para os produtos e outros gastos excessivos.

Nesse sentido, para executar a colheita mecanizada da maneira correta e proporcionar todos as vantagens para o seu negócio, é preciso contar com os seguintes equipamentos:

  • motoniveladoras: ideal para nivelar o terreno, de uso esporádico e pode ser alugada;
  • ceifadoras: atuam para ceifar e apoiar o plantio;
  • trilhadoras: equipamento que retira grãos de outras partes da planta;
  • colhedoras: operação que retira os produtos na colheita;
  • trator de rodas: operando em conjunto com colhedoras.

Sendo assim, utilizar equipamentos de qualidade, sejam adquiridos ou alugados, contribui diretamente para o sucesso da colheita mecanizada — deve ser um dos principais requisitos para garantir uma migração eficaz para processos automatizados e mais modernos.

Nesse contexto, a Armac é uma empresa que oferece soluções inteligentes e de alta qualidade para as suas atividades, seja no campo ou na cidade. São diversos equipamentos e máquinas ideais para atender suas expectativas e necessidades, garantindo benefícios importantes.

Atuando em 22 estados e 235 cidades, a Armac oferece uma linha completa de máquinas para locação, específicas para infraestrutura, agronegócio, setores industriais e construção civil, ou seja, todo o apoio para potencializar suas operações.

Como pode notar neste artigo, a colheita mecanizada consiste na oportunidade perfeita para melhorar o desempenho do negócio e reduzir custos. Afinal, contar com tarefas mais eficientes e rápidas é imprescindível para melhorar os resultados e a competitividade no mercado.

Gostou do conteúdo? Agora que você entendeu tudo sobre a colheita mecanizada, o que acha de ver soluções essenciais para melhorar suas operações? Entre em contato conosco agora mesmo e veja como podemos ajudar!