Você sabe o que são metas SMART? Saiba como aplicar no agronegócio

Tempo de leitura: 7 min
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O crescimento de um negócio depende do conjunto de diversos fatores. Mas, para isso, é necessário um planejamento que leve em consideração as particularidades do empreendimento, bem como do mercado em que ele está inserido. Nesse contexto, a metodologia das metas SMART é capaz de potencializar ainda mais os resultados e garantir o aumento da competitividade.

O estabelecimento de metas e objetivos alcançáveis, e bem definidos, é essencial para alavancar e motivar a busca por resultados. Enxergar claramente onde se quer chegar e traçar o caminho com todos estágios definidos, é indispensável para que a estratégia funcione. Para isso, é necessário identificar processos e informações e saber quais as ferramentas cruciais para aplicar a metodologia no agronegócio.

As metas SMART, quando bem-planejadas e executadas, representam uma solução para muitas questões. Aprenda mais sobre entenda a diferença entre metas, essa metodologia e  como defini-la de acordo com o seu negócio.


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O que são os objetivos e as metas SMART?

O agronegócio é uma área ampla que engloba uma série de processos diversificados. Dessa forma, a aplicação de metodologias de maior precisão é fundamental para traçar os rumos do negócio. Mas para que isso seja efetivo, conhecer bem as especificidades do empreendimento fará toda a diferença nos resultados.

Nesse sentido, a definição de metas compatíveis auxilia para otimizar e potencializar o cumprimento dos objetivos programados. No entanto, para que funcionem, as metas precisam ser realistas e diretas. Não há espaço para propósitos vagos nem suscetíveis a dúvidas sobre o que deve ser alcançado, pois assim qualquer resultado será dado como suficiente.

As metas SMART são ferramentas de gestão utilizadas para atingir objetivos, que ajudam no planejamento estratégico para saber o que fazer a curto, médio e longo prazo. No agronegócio, isso é ainda mais necessário para que as safras sejam mais lucrativas, com redução de custos, logística, monitoramento de pragas e outros pontos relacionados. Primeiro, entenda o que essa sigla significa.

S (específico)

A palavra smart significa “inteligente” em inglês. Dessa maneira, cada uma das letras da sigla é um pilar em que a sua meta deve se fundamentar. No caso do S, ele é a inicial da palavra “specific” (específico, em português). Ou seja, é preciso que uma meta específica seja bem estabelecida, de modo que não haja espaço para distrações.

Vamos para um dos exemplos de meta snart mais prático: um gestor, em dado momento, define metas para um aumento de 30% da safra para o próximo ano. Com isso, ele conseguirá determinar os demais passos a serem dados tendo como base esse objetivo inicial. O mais importante é que sejam metas diretas e tangíveis.

M (mensurável)

A letra M significa “measurable”. Portanto, as metas devem ser mensuráveis, pois somente assim será possível identificar o real crescimento alcançado. Um indicador que possa ser mensurado é o que contribuirá para que medidas sejam tomadas, e dessa maneira se pode aperfeiçoar o que está sendo feito ou até mesmo redefinir o objetivo, de acordo com o progresso realizado até aquele momento.

Se não for possível mensurar a meta, é bem provável que a estratégia se perca no meio do caminho. De tal modo, será mais complicado saber as decisões que precisam ser tomadas e até se o objetivo é passível de ser cumprido ou não.

A (atingível)

Em cada meta SMART, é preciso que o objetivo seja alcançável. É natural querer resultados positivos o mais rápido possível, como aumentar as vendas vendas, por exemplo. Aqui, uma meta pode diminuir a perda na produção ou reduzir os gastos com pesticidas ou maquinário. Contudo, para que isso realmente funcione, é necessário estipular resultados e prazos possíveis.

Montar um cronograma com os estágios para cada período é uma solução prática para ter mais controle das etapas. Por exemplo, tomar decisões para minimizar a perda da produção em cada fase, diminuindo o desperdício de insumos. Assim, ao fim do prazo, as chances de atingir a meta é maior.

R (relevante)

Dentro do agronegócio, podem ser traçadas diferentes metas, mas elas precisam ser relevantes dentro da empresa. De forma geral, os objetivos devem estar relacionados a como tornar os processos mais produtivos para que se aumente também a lucratividade. O meio rural apresenta muitos desafios, contudo, ao determinar quais questões são mais relevantes, é possível evoluir mais rapidamente.

T (tempo)

Como já foi apontado, os prazos são fundamentais, uma vez que eles colocam um período para que a meta se cumpra. Para que o tempo – time based – seja definido, é preciso considerar diversos fatores, como as características do negócio, as equipes de colaboradores, as ferramentas disponíveis e os dados de produção anteriores. Assim, cria-se um limite razoável para que os objetivos sejam cumpridos.

Entre os principais benefícios das metas SMART estão:

  • maior produtividade no campo;
  • direcionamento para cada etapa;
  • otimização de tempo e dos serviços dos colaboradores;
  • controle de processos;
  • mensuração de resultados.

Como as metas devem ser definidas?

As metas SMART trabalham com objetividade, e os prazos e o cumprimento dos objetivos precisam ser levados a sério do começo ao fim. O melhor é antes responder a perguntas como: “o que pretendemos alcançar com essa meta?”, “como será realizada e alcançada?” e “quais os responsáveis por cada etapa?”. Tudo isso deve estar bem claro para que sejam especificados os próximos passos.

Conheça bem seu objetivo

Não basta ter uma meta, é preciso se aprofundar no objetivo para montar um plano de como deseja chegar até ela. Elaborar os detalhes é primordial para potencializar as medidas e definir investimento de tempo, insumos e as equipes. O agronegócio é um segmento que exige plena produtividade, e quanto menores os riscos, melhor.

Entenda qual meta é prioritária para seu negócio

De nada adianta tentar produzir mais, se a propriedade não tem capacidade no momento. Dessa forma, o ideal a se fazer é ter metas de como melhorar outros pontos para que depois se chegue a essa meta de crescimento da produção. Por isso que conhecer bem as informações e dados sobre o negócio é essencial.

Avalie o desempenho nos processos

Por fim, após a execução de todas as etapas estabelecidas, ainda é preciso conferir o desempenho. Nesse caso, não se esqueça da letra “M” no SMART. Os resultados devem ser mensuráveis para avaliar se o objetivo foi cumprido e, assim, aprimorar as próximas metas.

As metas SMART são ótimas para usar como metodologia na agricultura. Quando são aplicadas da maneira correta e pensadas exclusivamente para o seu negócio, é possível perceber o aumento da produtividade e, consequentemente, da lucratividade no meio rural. Por isso, trace objetivos alcançáveis que estejam de acordo com seu negócio.

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