Entenda o papel e importância da agricultura de precisão

  • Agronegócio

Otimizar os espaços disponíveis na lavoura é essencial para ter um maior aproveitamento de cada centímetro do terreno. A agricultura de precisão, método que começou a ser amplamente disseminado a partir da década de 1980, tem o objetivo de se livrar de lacunas que afetam a produtividade. Por meio de ferramentas e soluções inovadoras, é possível aumentar o rendimento e reduzir perdas.

Nesse sentido, os aparatos tecnológicos têm tido papel fundamental para a mudança de cenário. Cada espaço da propriedade conta com características diferentes, como tipo de solo, temperatura e outros aspectos. Por isso, é necessário investir em uma gestão que considere as particularidades para que cada local seja aproveitado ao máximo.

Acompanhe o post para entender mais sobre a agricultura de precisão e como aplicá-la ao seu negócio!


Aluguel de máquinas para o agronegócio!

Máquinas para plantio, colheita e transporte


Como anda o uso da agricultura de precisão?

Desde que passou a ser implementado, esse modelo de produção só cresce em diversas regiões. Os ganhos são percebidos a cada inovação aplicada, na forma de maior controle e retorno dos processos. Isso explica por que os produtos brasileiros vêm investindo forte em novas tecnologias para conduzir as atividades no campo.

Vale lembrar que as transformações proporcionadas por novos métodos e equipamentos são positivas para diferentes tipos de propriedade, desde pequenas lavouras até grandes áreas de produção. Afinal, o objetivo é sempre o mesmo: aumentar a produtividade com o menor impacto possível aos recursos e às finanças da empresa/profissional.

A agricultura de precisão, portanto, pode ser considerada uma grande aliada do agronegócio. Sua aplicação parte do princípio de que cada fazenda terá características e necessidades distintas que precisam ser respeitadas, exigindo um manejo personalizado e apoiado em inovação. Logo, tudo indica que a ela continuará proporcionando mudanças em todo o território nacional

A popularidade desse modelo fica clara em eventos importantes do setor, como a feira internacional Agrishow. Na edição de 2023, ocorrida no início de maio, os participantes puderam observar uma tendência relevante: empresas gigantes apostando no Brasil para transformá-lo em um dos mercados globais de máquinas agrícolas.

Quais são as vantagens desse modelo?

O manejo da propriedade nunca é igual em todo o espaço. Pela dimensão do terreno, é preciso notar que o campo não é uniforme. No entanto, com a agricultura de precisão, é possível fazer o gerenciamento de toda a produção com o uso de ferramentas e a coleta de dados, de modo que se possa ter mais controle dos processos.

Um dos principais responsáveis por essa realidade foi a criação do GPS (Global Position System), que detecta com maior precisão os espaços e ajuda no acompanhamento da produção. Depois disso, diversas tecnologias também foram empregadas na agricultura de precisão, auxiliando a potencializar os resultados.

Confira, a seguir, algumas das vantagens de adotar esse método!

Segurança na tomada de decisões

Por utilizar ferramentas que coletam dados e que identificam a desuniformidade nos terrenos, fica mais fácil tomar decisões que sejam eficazes. Fazer a gestão geográfica é o ponto inicial, pois somente com essas informações será possível desenvolver os passos posteriores.

Dessa maneira, as decisões podem ser tomadas de acordo com as características e as complexidades de cada área. Isso se torna essencial para manter o negócio saudável, diminuir impactos ambientais e ter retorno econômico.

Economia de insumos e recursos

Os insumos são uma parte importante na agricultura. No entanto, dependendo do tipo de produção, eles podem ter custos elevados. Por isso, investir em meios que possam reduzir custos e gerar economia é sempre uma boa alternativa.

A agricultura de precisão faz estudos e adota estratégias para a aplicação de insumos no local exato, no momento certo e na quantidade correta — como fertilizantes, água e outros produtos. Com isso, a economia gerada é percebida com o passar do tempo.

Visualização detalhada da propriedade

O agronegócio é uma atividade que exige maiores cuidados devido a suas proporções. Ao mapear e acompanhar metro a metro a propriedade com a visualização das áreas, o gerenciamento é muito mais efetivo. Dessa maneira, as chances de erros diminuem drasticamente, uma vez que os processos serão realizados com base nos dados levantados.

Cada detalhe é observado e acompanhado por sensores, drones e outros artifícios tecnológicos. Com mapas georreferenciados, a propriedade é dividida em subáreas, e, desse modo, consegue-se fazer o manejo adequado das regiões.

Melhora das atividades agrícolas

A exploração de dados com a agricultura de precisão é uma maneira de potencializar os processos e os resultados da lavoura. Essa melhoria ocorre por causa de mapeamentos detalhados para fazer pulverização, irrigação, aplicação de defensores e fertilizantes. Ainda, são feitos diversos estudos, como o reconhecimento do solo.

Dessa forma, é possível escolher o melhor maquinário (tratores, colhedoras etc.) e tomar outras decisões que influenciam diretamente a produtividade agrícola. O intuito é fazer uma gestão integrada, em que todos os aspectos trabalhem em conjunto para encontrar as soluções mais viáveis para o campo.

Diminuição de riscos

Os mapeamentos realizados na agricultura de precisão detectam problemas iniciais. Desse modo, são tomadas medidas preventivas e de correção. Assim, em vez de corrigir eventuais adversidades que possam gerar gastos extras, é possível evitá-las com o estudo de dados. Nesse ponto, há uma diminuição de riscos e falhas, verificando previamente as dificuldades.

Essa redução de riscos é benéfica pontualmente e a longo prazo, já que preserva o solo, diminui custos de produção e aumenta a produtividade na lavoura. Ou seja, a agricultura de precisão garante uma série de vantagens. A tecnologia está cada vez mais avançada, assim como a performance das ferramentas e dos equipamentos.

Quais são as ferramentas mais utilizadas na agricultura de precisão?

Uma grande parcela das ferramentas utilizadas está relacionada a equipamentos tecnológicos, pois a agricultura de precisão é um jeito moderno de gerenciar a produção agrícola. Os apetrechos colhem diversos dados, como tipo de solo, topologia do terreno, insumos necessários e outras informações relevantes.

Conheça um pouco mais sobre alguns deles, a seguir!

Drones

Os drones são excelentes ferramentas para fazer o controle de estoque, fotografar e mensurar a quantidade de materiais e até mesmo estimar quantos insumos ainda restam. Além disso, são usados para fazer investigações sobre o manejo da lavoura, momento em que é feito o mapeamento e são levantadas informações mais precisas e detalhadas. Portanto, é um equipamento praticamente indispensável na agricultura de precisão.

Sensores

Para fazer coletas de dados regulares na propriedade, os sensores são ótimas ferramentas. Eles conferem parâmetros no solo e outros fatores por meio de sistemas eletromagnéticos, mecânicos, eletroquímicos e de outros tipos. Assim, as amostras são analisadas, e os resultados, usados na confecção de um mapa de produtividade, com base em informações que vão além da percepção humana.

Barras de luz

Elas surgiram como alternativa a técnicas antigas, como a marcação por espuma, e superam outras práticas em questão de qualidade e eficiência. As barras de luz favorecem a agricultura de precisão justamente por orientarem o maquinário na lavoura. O trajeto costuma ocorrer em faixas contínuas e paralelas para evitar o risco de sobreposições em passadas consecutivas. Assim, é possível ganhar tempo e promover a aplicação correta de fertilizantes, corretivos e demais insumos.

Piloto automático

Equipamentos como drones têm, entre suas principais vantagens, o uso a distância, por meio de controle remoto. Entretanto, outras máquinas também podem ser guiadas de forma remota, o que diminui erros e falhas de operação — além de não colocar operadores em risco. Com isso, pode-se controlar a velocidade de tratores, jatos de pulverizadores e outras funções.

Adubação de precisão

Aplicar adubo demais é um desperdício que pode ser evitado com uma adubação na medida. Com o auxílio de métodos que consideram amostragens do solo, são detectados os níveis de elementos como fósforo e calcário. Dessa maneira, percebe-se a quantidade de nutrientes que o terreno necessita, sem cometer excessos na aplicação.

Monitor de colheita

É um aparelho que faz leituras precisas das condições das culturas durante a colheita. Funciona por meio da instalação de sensores na colheitadeira, a fim de fornecer dados em tempo real. Com o monitor, é possível descobrir a produtividade e o nível de umidade de grãos. Como você pode imaginar, é um recurso imprescindível quando se trata de processos relacionados à agricultura de precisão.

Estações meteorológicas

Essas ferramentas são fundamentais para orientar os produtores no dia a dia, já que fornecem dados relevantes para compreender os impactos do clima na produtividade de uma lavoura. As estações meteorológicas registram informações em curto e longo prazos, compondo históricos completos que podem ser consultados na hora de planejar as próximas safras. Nesse caso, as previsões são mais certeiras e favorecem a escolha de ações alinhadas a cada cenário.

Aplicativo de gestão

Assim como os sistemas desenvolvidos para controlar atividades no ambiente corporativo, os aplicativos de gestão também podem ser adaptados para auxiliar o trabalho no campo. Essas ferramentas coletam uma série de dados e produzem relatórios relevantes para a tomada de decisão. Mapa de colheita, curvas de nível, análises quantitativas de nutrientes estão entre as funcionalidades disponíveis nesses sistemas.

A agricultura de precisão apresenta resultados mais satisfatórios, com metodologias operacionais que aumentam a produtividade e reduzem o impacto ambiental. Nesse contexto, contar com aparatos modernos melhora a produção agrícola e otimiza ainda mais todos os processos. A saída é não deixar de investir nos melhores equipamentos e soluções disponíveis para esse segmento.

Gostou do post? Então, confira nossos outros posts sobre o segmento agro e siga os nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável