Entenda de que forma a confiabilidade operacional se aplica no segmento agrícola

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Disponibilizar equipamento para a atividade agrícola é uma grande responsabilidade com a qual empresas do setor precisam lidar. Clientes esperam o máximo de desempenho, segurança e, principalmente, disponibilidade total. Por isso, alcançar a confiabilidade operacional precisa ser um dos principais objetivos de companhias desse mercado.

Para que isso seja possível, é fundamental estruturar um sistema de acompanhamento do uso das máquinas e analisar o nível de exigência aplicado nelas. Assim, empresas conseguem reduzir a probabilidade de falha, manter os trabalhos de reparos e manutenção no mais alto nível, no tempo certo. Para as empresas que precisam dos equipamentos, a terceirização com parceiros de qualidade é a melhor escolha.

Neste conteúdo, nosso objetivo é abordar os principais pontos sobre confiabilidade operacional, a importância disso e como garantir nos projetos de uma empresa. Confira!

O que é confiabilidade operacional e qual é a importância?

Empresas do setor agrícola têm altas exigências quanto ao maquinário que usam no cotidiano operacional. A movimentação de matéria-prima e terra, principalmente, são as principais tarefas que preenchem a rotina de trabalho no setor, além de serem trabalhos pesados e que exigem equipamentos impecáveis. Mantê-los dessa maneira, no entanto, é um desafio.

A confiabilidade é justamente o que as empresas precisam, ou seja, a garantia de que terão todas as ferramentas necessárias para desempenhar um trabalho impecável. Há muitos fatores que podem prejudicar o trabalho e, entre eles, evitar os que são previsíveis é fundamental. As máquinas passam por grandes exigências e, por isso, precisam ser preparadas.

Hoje em dia, a engenharia de confiabilidade passa muito pela capacidade de manter equipamentos disponíveis 100% do tempo. Se isso acontece, em nenhum momento haverá interrupção do trabalho por questões como manutenção corretiva ou demais fatores mecânicos relacionados às máquinas. Por mais que seja um grande desafio, é possível chegar a esse nível, principalmente com ajuda de parceiros de qualidade.

Como garantir manutenção centrada na confiabilidade?

Para empresas do setor agrícola, contar com máquinas que estejam disponíveis todo o tempo pode ser difícil, especialmente se deslocarem suas próprias equipes para isso. O custo seria alto, além de demandar muitos funcionários para manter uma rotina que realmente funcionasse. Nesses casos, terceirizar faz parte da estratégia como a opção mais precisa para se preocupar apenas com a operação.

Contratar empresas parceiras é uma forma segura de garantir a manutenção centrada em confiabilidade. Nesse conceito, o foco é o tempo de resposta. Afinal, visa garantir que as máquinas sejam monitoradas, ainda que remotamente, para então receberem todos os cuidados de manutenção na hora certa. Com reparos ou ajustes preventivos, é possível manter os equipamentos livres de problemas e qualquer tipo de falha conhecido.

Como funciona a locação de maquinário?

Independente do setor, o serviço de locação é feito como principal solução de economia de custos e qualidade disponível. Além disso, é necessário ter em mente que a escolha do parceiro ou máquina não é puramente focada em custo-benefício, mas que depende também de acordos com empresas capazes de entregar o que prometem. Assegurando, portanto, a produtividade e eficiência dos processos.

Com a locação, o cliente paga apenas uma taxa mensal que inclui, além dos equipamentos para uso nos projetos ou continuamente no campo, também o monitoramento e a manutenção. Aliás, a manutenção é, muitas vezes, um fator determinante na escolha da locadora parceira. Já o acompanhamento, ajuda a evitar a inatividade de máquinas por conta de problemas técnicos. Isso significa que a contratação não é focada apenas em ter o equipamento, mas sim, ter a confiabilidade operacional.

Fator financeiro também é uma vantagem

Do ponto de vista financeiro, também é muito vantajoso optar por fechar um contrato de locação de equipamentos em vez de adquirir cada uma das máquinas. Com preços baseados em uma estimativa, o capital investido em uma pá carregadeira com peso operacional de aproximadamente 16 toneladas, por exemplo, seria o seguinte:

  • investimento na compra — R$ 650.000,00 (parcelas de R$ 17.000,00 em 48 meses, com juros);
  • manutenções preventivas mensais — R$ 950 (média mensal);
  • mão de obra qualificada para manutenção — R$ 5.000,00 (valor médio mensal);
  • material de desgaste — R$ 2.500 (valor médio mensal).

Agora, se a opção for por fechar um contrato de terceirização de máquinas, todos esses valores citados para uma pá carregadeira podem ser substituídos por:

  • locação mensal (período acima de 24 meses) — R$ 18.000,00 (sem custos adicionais);
  • abastecimento de diesel e deslocamento de operador para trabalhar na máquina.

Com um investimento muito mais enxuto, é possível ter as melhores e mais novas máquinas do mercado, se preocupando apenas e abastecê-la e ter um profissional qualificado para operá-la.

Como a Armac garante confiabilidade na locação de maquinário?

Locação de maquinário é algo que muitas empresas podem oferecer. Há vários competidores no mercado, o que não significa que eles entregarão o essencial: confiabilidade operacional. De nada adianta ter o equipamento certo se ele não estará pronto para operar 100% do tempo, e isso a Armac trabalha intensamente para providenciar aos seus clientes.

As locações oferecidas pela empresa garantem manutenção preventiva, o que impacta positivamente a questão da disponibilidade, mas também oferece um trabalho corretivo. Assim, caso algum imprevisto aconteça, a solução consegue ser ágil sobre cada falha (e modos de falha), sem gerar graves consequências à rotina de trabalho das empresas agrícolas.

Para levar a confiabilidade operacional em suas parcerias, a Armac trabalha com tecnologia de telemetria nos equipamentos. Assim, há um monitoramento em tempo real de cada máquina, o que permite entender quais necessidades mecânicas elas podem apresentar. Esse sistema também permite programar paradas para manutenções preventivas sem atrapalhar a rotina de trabalho.

O time de manutenção da Armac garante o monitoramento diário, estudando o nível de atividade de cada máquina. Esse trabalho permite entender as exigências aplicadas a cada uma delas, e então traçar o melhor plano de manutenção preventiva.

Diferenciais que trazem resultados

A Armac tem alguns diferenciais em sua atuação que a colocam como uma empresa de grande impacto no mercado. Um deles é a estruturação de um plano de manutenção simples, baseado nas recomendações do fabricante dos equipamentos. Respeitar essas orientações garante que o manuseio seja o mais adequado de acordo com a estrutura da ferramenta em questão.

Como empresa, a Armac se coloca no mercado com o foco em equipamentos. Qualidade, disponibilidade e adequação às necessidades do cliente são as bases para manter uma relação de trabalho que gere os resultados esperados. Sempre há um time de profissionais comprometidos com o que o cliente espera, direcionando esforços para otimizar o desempenho dos equipamentos fornecidos.

A confiabilidade operacional é o que toda empresa do setor agrícola busca. Ela significa alta disponibilidade de maquinário e, principalmente, total adequação à rotina operacional. Isso só é possível com manutenção preventiva e estudo das atividades do cliente.

A Armac pode oferecer o melhor a nível de equipamentos para o seu negócio! Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar.