Telemetria: você sabe o que é?

  • Inovação

A utilização de dados para prever comportamentos, impedir desperdícios de recursos e tomar decisões é, talvez, uma das maiores revoluções para a maioria das empresas atualmente. A junção de tecnologia com processos manuais proporcionou não só a melhora no desempenho dos serviços, mas, também, mais capacidade para evitar os erros.

Assim, máquinas, que antes só realizavam suas funções, se tornaram grandes aliadas na coleta de informações, principalmente com o surgimento da telemetria. Muito utilizada na Fórmula 1 para obter dados em tempo real dos veículos — como acelerações bruscas e freadas desproporcionais —, essa ferramenta atinge novos patamares ao se aliar a setores como o da agricultura.

Neste texto, vamos apresentar o que .telemetria e quais são os seus benefícios. Confira!

O que é telemetria?

A telemetria pode ser explicada como um sistema de monitoramento e transferência de dados que aplica sinais de rádio para se comunicar com uma central. Essa tecnologia de medição e análise de informações funciona a distância, e é muito empregada para situações em que não há possibilidade de coletar dados por cabo.

Como funciona?

O sistema de telemetria veicular é instalado tanto internamente quanto na parte externa de cada veículo. Sua configuração pode ser específica para áreas remotas, ou para pontos em movimento. Os dados, então, são coletados e transmitidos à central para serem decodificados, fornecendo individual e coletivamente informações sobre o veículo.

Além de ser associada a sistemas sem fio, ela também é relacionada à fibra óptica. Alguns exemplos de seu uso são:

  • internet das coisas: base desse conceito, enviando dados remotamente para os dispositivos;
  • sistemas da informação e infraestrutura: monitora equipamentos usados nos processos empresariais;
  • logística: auxilia na gestão de frotas, fornecendo todas as informações sobre condução, permitindo a interação em tempo real;
  • agricultura: ajuda no monitoramento de alguns processos, como o comportamento de máquinas e sistema de gestão dos commodities.

Quais são as soluções apresentadas pela telemetria?

De maneira geral, as soluções apresentadas pela telemetria estão vinculadas a outras ferramentas, de modo que seu sistema pode ser implementado para aperfeiçoar a coleta de informações sobre o desempenho delas.

Nesse sentido, encontramos três categorias de telemetria: intrusivas, não intrusivas e do fabricante. Vamos entendê-las melhor a seguir!

Soluções intrusivas

São instauradas nos sistemas internos da máquina ou ferramenta, os dados são coletados por meio de mecanismos ligados ao ISOBUS/CAN, conectado diretamente à máquina. Essa telemetria veicular é de perfil mais “próximo” e proporciona não só uma captura de informações em tempo real, mas também que os dados sejam relacionados ao funcionamento mecânico.

Por exemplo, no caso de um veículo, é possível saber a velocidade, o posicionamento do motor, entre outras informações. Com um custo alto de instalação, sendo necessários computadores de bordo ou tablets, é comum encontrar tal tecnologia em máquinas mais modernas.

Soluções não intrusivas

Instalados na parte externa das máquinas, esse tipo de solução coleta dados menos específicos, se comparado com as intrusivas. Porém, é possível saber a velocidade, se o motor está ligado ou não, etc.

O seu funcionamento é bastante simples, assim que os dados são capturados, o software faz a análise e apresenta um resumo com a qualidade da operação da máquina. A vantagem é que, com essas informações, a gestão pode avaliar se os padrões estabelecidos foram atingidos. No caso de um carro, pode ser utilizada para saber quanto tempo ele ficou parado, qual caminho fez, etc.

Soluções das fabricantes

Essa já é usada quando sistemas de telemetria são implementados diretamente nas máquinas pelo fabricante. Geralmente, encontrada em aparelhos mais atuais, ela fornece informações importantes a respeito da conduta, como o consumo de combustível, velocidade, comportamento na estrada, etc.

Tais máquinas, normalmente, são alugadas e seu pagamento se dá conforme a utilização mensal. Como é um sistema embutido pela fabricante, muitas vezes, a extração das informações e análise só podem ser realizadas pelo seu consultor.

Quais são os benefícios da telemetria?

A telemetria é uma ferramenta fundamental para a coleta de dados e monitoramento, facilitando diferentes processos e proporcionando mais segurança para a tomada de decisão. Confira as principais vantagens de adotá-la!

Redução de custos

Com a captura de informações é possível gerar relatórios personalizados, oferecendo um cenário do que funciona ou não na estratégia. Por exemplo, para agricultores, pode ser verificado se certa configuração dos equipamentos gera mais resultados ou desperdiça recursos. Isso impede que a gestão continue investindo em máquinas que não funcionam e resultam em custos desnecessários.

Otimização da gestão

Especialmente em casos de frotas agrícolas, é necessário que a telemetria funcione como auxiliar no monitoramento do consumo do combustível, dos níveis de rotação do motor, do trajeto realizado e se a máquina parou por estar quebrada. Em caso de mau uso, um alerta sonoro ou visual é utilizado em aviso aos funcionários responsáveis pela máquina para que eles corrijam sua condução.

Monitoramento em tempo real

O desempenho dos equipamentos pode ser analisado em tempo real. É possível avaliar como os sistemas internos se comportam, conforme a máquina executa sua função, percebendo, além disso, quando há falhas mecânicas, vazamentos, entre outros erros similares.

Por que alugar máquinas com telemetria é a melhor alternativa para as empresas?

Para muitas companhias que trabalham com grandes equipamentos e necessitam dessas ferramentas para produzir, como é o caso do setor do agronegócio, adquirir maquinários eficientes é um alto investimento. Muitas empresas até podem ter condições de comprar tais máquinas, mas as manutenções, trocas de peças e até renovações são processos que exigem ainda mais recursos.

O resultado é que a companhia deve escolher entre comprar maquinários ou arcar com as responsabilidades financeiras do negócio. Logo, uma das soluções é a locação de equipamentos, uma iniciativa que fornece qualidade nos equipamentos, com baixo custo, além de vantagens como:

  • manutenções preventivas;
  • equipamentos personalizados;
  • máquinas de última geração.

Ao longo deste texto, falamos sobre o que é telemetria, e os principais dessa ferramenta de comunicação sem fio e essencial na captura e análise de dados, que pode auxiliar a entender como muitos processos mecânicos estão afetando o desempenho de seu negócio.

Caso a sua empresa esteja procurando por máquinas que tenham essa tecnologia, te convidamos a conhecer os serviços da Armac Locação. Temos os melhores equipamentos pesados para alugar com o custo-benefício que só uma empresa experiente no mercado poderia dar.

Venha conhecer os nossos produtos e serviços, entre em contato conosco para saber mais!