Gestão de combustível: quais são os impactos positivos para o negócio?

  • Gestão

O uso de máquinas e equipamentos pesados gera custos elevados devido ao seu consumo de combustível, o que impacta as despesas operacionais dos projetos. Para minimizar esses gastos, existem medidas eficientes e simples, como a gestão de combustível, que se forem aplicadas previnem o desembolso de valores desnecessários.

Neste artigo, falaremos sobre a gestão dos custos gerados pelo consumo de combustível para gerar economia de dinheiro. Aqui, você vai descobrir como essa prática é importante e encontra dicas infalíveis para economizar a sua grana sem pagar nada por isso. Além disso, vamos te ensinar como os gastos oriundos das máquinas pesadas que fazem muito sucesso no Brasil.

Quer saber o que a ausência de uma boa gestão de combustível pode provocar? Seja corajoso e siga em frente!

Por que a gestão de combustível ajuda a economizar?

A gestão desse aspecto pode ajudar você porque o gerenciamento adequado do consumo de combustível economiza ao máximo o seu dinheiro. As principais máquinas pesadas fazem uma infinidade de trabalhos, contudo, elas geram gastos com a sua manutenção. Mas a boa notícia é que algumas técnicas podem ser aplicadas para minimizar os custos dessas operações.

Os gastos com combustível são consideráveis, já que sem esse recurso as máquinas não operam e as atividades se tornam inviáveis. Por esse motivo, é necessário que os gestores se esforcem para diminuir o custo operacional. Se você quiser, poderá desenvolver os seus próprios métodos utilizando os conselhos que serão fornecidos ao longo deste artigo. Seja criativo!

Qual é a importância de prever o consumo na gestão de combustível?

O preço do óleo diesel sofreu aumento que está gerando impactos negativos aos negócios. Uma boa gestão do consumo de combustível é mais do que necessária em épocas de crise como essa que estamos enfrentando. Então, é necessário se preocupar com esses gastos para garantir a sobrevivência do seu negócio.

Ainda bem que os operadores dessas máquinas podem auxiliar desenvolvendo uma velocidade econômica durante o deslocamento e se mantendo na faixa verde do conta-giros. Isso é essencial para a segurança e o conforto do trabalhador, que precisa apenas manter a rotação de torque máximo.

Fale com os seus motoristas para que eles façam planos antes de iniciar a sua jornada de trabalho de modo a evitar congestionamentos e deslocamentos desnecessários. Explique que ao fazer a troca das marchas, eles deverão evitar o repique no acelerador. A calibragem dos pneus deverá ser feita no mínimo uma vez por semana e a famosa banguela deve ser evitada.

Quais são as dicas infalíveis para reduzir o consumo de combustível?

As máquinas pesadas são planejadas para realizar várias funções, mas cada uma delas é projetada para certas tarefas. Não permita que ela seja utilizada para a realização de trabalhos não indicados pelo fabricante. Caso contrário, o equipamento será forçado a fazer algo que não deveria, e os seus limites serão ultrapassados. Portanto, respeite o peso que ele suporta e confira as nossas dicas.

Desligue o motor em períodos ociosos

Mantenha o motor das máquinas desligado quando elas não tiverem sendo operadas. É normal que os operadores e os profissionais da mão de obra interrompam as suas atividades para se alimentar e suprir as suas necessidades. Se acontecer, ele deve primeiro passar o equipamento para a marcha lenta e desligá-lo depois de alguns segundos, pois enquanto ele estiver ligado, estará consumindo combustível, certo?

Ajuste o equipamento para a potência adequada

Se o seu objetivo é fazer uma boa gestão de combustível, as máquinas precisam ser ajustadas à potência e ao modo adequado para cada tipo de tarefa. A maioria dos equipamentos usados pode ser regulada ou configurada nos modos pesado, médio ou leve. Utilize a configuração certa. Para as tarefas leves, selecione a modalidade correspondente, e assim por diante.

Adote recursos tecnológicos avançados

Para aprimorar ainda mais a gestão de ativos e do consumo de combustíveis, adote recursos tecnológicos avançados que já estão disponíveis no mercado. Há soluções que transformam as informações em indicadores e são muito úteis para criar estratégias de redução de custos. Outras tecnologias podem ser utilizadas para controlar o abastecimento da frota.

As alavancas e os comandos dessas máquinas exigem cuidados durante o seu manuseio. Ao cuidar bem deles, será possível diminuir o consumo de combustível e evitar gastos com manutenção de componentes. Os equipamentos devem ser operados com suavidade, evitando movimentos bruscos. Afinal de contas, elas são responsáveis por fazer o trabalho mais difícil!

Mantenha a manutenção em dia

As máquinas ajudam a alavancar os seus negócios, mas elas precisam de você para realizar a reposição de suas peças. Elas vão economizar o combustível e ter um excelente desempenho se forem bem tratadas e revisadas. Portanto, não se esqueça de investir em manutenção preventiva, visto que a troca de um filtro obstruído eleva o consumo de forma significativa.

Verifique sempre os fluídos do motor, os filtros de ar, o óleo e o combustível e mantenha-os em ótimas condições de uso. O manual indica exatamente quais são os intervalos que devem ser observados para a realização dessas revisões que previnem gastos. Não faça uso de combustíveis baratos, já que eles podem ser adulterados ou ter qualidade ruim que causam sérios danos.

Como é possível calcular esse consumo de combustível?

A redução de custos na atualidade é uma prioridade para empreendedores de todos os ramos. Os tempos são complicados, não é verdade? Sendo assim, encontrar formas de economizar combustível é uma ótima ideia para aqueles que costumam zelar pelo seu dinheiro. Aplique as nossas dicas para fazer a gestão dessa área e você vai descobrir vários benefícios.

Fazer uma estimativa sobre o uso dos maquinários pesados que estejam sendo utilizados e o seu consumo de combustível pode ser um bom começo. Não perca o sono pensando nisso. Faça a sua planilha com um orçamento dos valores que pretende gastar com o abastecimento e depois analise se a sua previsão está dentro da realidade.

O consumo das máquinas pesadas pode ser medido, de modo padronizado, considerando-se o gasto de litros por hora de trabalho. Por essa razão, pegue o manual do seu equipamento e identifique quais são os valores de consumo apontados pelo fabricante. Se isso for impossível, considere a potência do maquinário, a intensidade e frequência de uso e o tipo de combustível.

Procure uma tabela atualizada que contenha os preços dos combustíveis para fazer uma média dos possíveis gastos. De acordo com a sua própria experiência, anote o quanto costuma gastar mensalmente com cada máquina em cada etapa de trabalho. Por exemplo, uma máquina que consome normalmente 13,41 litros por hora e tem potência de 75CV opera com 55% da capacidade.

Percebeu por que é importante fazer uma boa gestão de combustível e quais são os impactos para o negócio? É de extrema relevância ter atenção a todos esses fatores na operação do maquinário pesado, já que a ausência de um gerenciamento eficaz pode levar uma empresa à falência. Amplie as suas perspectivas e garanta o seu futuro.

Está a fim de receber informações relevantes e confiáveis em seu e-mail? Assine a nossa newsletter!