Qual a importância de fazer uma boa gestão de fornecedores na reforma?

  • Engenharia
  • Gestão

A gestão de fornecedores é primordial na construção civil. Nesse sentido, o controle sobre as operações e os procedimentos durante a reforma também precisa de atenção. Desse modo, gerenciar desde a escolha até as questões mais práticas tem impacto imediato tanto no orçamento como no cronograma da obra.

Todo o planejamento, as ações e as partes técnicas dos insumos para a obra fazem parte da gestão de fornecedores. Ao ser feita da maneira correta, é possível gerar diversos benefícios, como criar uma relação mais próxima com os provedores de materiais e serviços.

Caso não seja feita com base na análise de dados e outros aspectos, isso reflete em todas as etapas da reforma. Portanto, realizar a gestão de fornecedores tem grande importância. Veja quais são os impactos de aplicá-la corretamente.

Auxilia no cumprimento do prazo

É bastante comum encontrar histórias sobre como uma reforma se arrastou por muito mais tempo que o esperado. Uma maneira eficiente de evitar que isso aconteça é ter atenção à gestão de fornecedores. Afinal, os atrasos podem estar ligados ao atraso na entrega de materiais, à falta de insumos e outros fatores.

Desse modo, um dos serviços que mais precisam de agilidade é a entrega de materiais. Os prestadores de serviços precisam estar preparados e, nesse contexto, uma boa organização logística é fundamental.

Além disso, podem surgir problemas emergenciais, em que pode ser necessário usar outros produtos ou, até mesmo, uma quantidade maior de materiais. Assim, quando se conta com bons fornecedores, a obra não fica estagnada e o cronograma não é atrasado por esse tipo de contratempo.

Reduz os custos

Outro ponto que gera problemas e levanta uma questão muito delicada é a parte financeira do projeto de reforma. Às vezes, mesmo com um planejamento detalhado do projeto, podem surgir alguns imprevistos. Quando isso acontece, geralmente é necessário adquirir itens que não estavam previstos.

Gastar mais do que o esperado não deveria ser tão comum nas reformas, afinal, é para isso que a organização do projeto serve. Portanto, a redução de custos deve ser algo sempre presente de modo que os serviços tenham o melhor custo-benefício. Qualidade com preço justo é essencial e é muito mais benéfico encontrar bons fornecedores que garantam qualidade, bom prazo de entrega e outras vantagens.

Aumenta a segurança

Garantir a segurança na obra engloba diversos pontos. Como as reformas costumam ter um custo financeiro um pouco mais elevado, buscar por fornecedores que ofereçam preços mais baixos parece a alternativa ideal para equilibrar a questão financeira. No entanto, o orçamento pode ser ainda mais prejudicado se os prestadores de serviços não forem o que dizem ser.

Checar quem é a empresa, pesquisar a sua credibilidade no mercado, analisar avaliações e verificar se a marca segue as especificações do mercado e tem as certificações necessárias para atuar são apenas algumas das medidas importantes. Quando se confere mais detalhes sobre os fornecedores, é possível avaliar os requisitos básicos e legais e, assim, aumentar a segurança.

Certificações de controle, qualidade e sustentabilidade são alguns dos selos que você pode verificar antes de fechar negócio. Ou seja, isso ajuda a assegurar o melhor custo-benefício no fim das contas.

Diminui os problemas

Apesar de os negócios serem fechados com base em contratos, problemas com atrasos de entrega, perdas de produtos, atendimento que deixa a desejar e outras situações prejudiciais podem acontecer. É por isso que a gestão de fornecedores é um processo que exige atenção e cuidados.

Avaliar a qualificação das empresas faz parte do processo para encontrar parcerias que diminuam a insegurança e reduzam as chances de surgirem problemas. A capacidade dos fornecedores é primordial e tem impactos diretos na qualidade da reforma. Portanto, o gerenciamento está diretamente ligado à qualidade e à diminuição de transtornos e dificuldades na obra.

Nesse sentido, é responsabilidade do gestor de obras identificar como será a execução do projeto, a viabilidade técnica, os materiais necessários e quem são os fornecedores que desenvolvem um bom trabalho.

Garante a qualidade da reforma

A qualidade é um dos fatores que sempre deve estar em primeiro lugar na hora de produzir o projeto de reforma. Portanto, ajustar o orçamento para que os produtos e os serviços tenham alta qualidade é essencial, uma vez que a economia pode gerar dores de cabeça após certo tempo. Manter um padrão é importante para evitar defeitos e problemas, além de ter maior controle sobre a gestão de produtos.

Afinal, não é apenas a questão estética que importa, já que o uso de materiais de qualidade é o que deixará a obra em plenas condições após a finalização. Nesse sentido, economizar pode ser importante na reforma, mas nem sempre é a medida mais eficaz. Por isso, a gestão de fornecedores é importante para encontrar pontos em que os custos podem ser reduzidos sem comprometer a qualidade da entrega.

Fortalece o relacionamento com os fornecedores

A relação com os fornecedores deve ser vista como um relacionamento de longo prazo. Desse modo, investir na gestão correta é o jeito mais prático de conseguir parcerias que acompanharão as obras da empresa no futuro. Fortalecer esse contato por meio de uma comunicação clara, resolver problemas com base no diálogo e buscar soluções em conjunto ajuda a consolidar esse vínculo.

Pensar na continuidade do contrato é fundamental para que não haja maior perda de tempo e, até mesmo, gastos financeiros futuramente, já que a busca por novos fornecedores de confiança pode ser demorada. Portanto, a gestão visa criar um relacionamento com os parceiros de negócio e fortalecê-lo por meio de flexibilidade, segurança, cumprimento de prazos, confiabilidade e outros aspectos.

Além de fazer a gestão de fornecedores e contar com parceiros que estejam comprometidos com o trabalho, outro ponto que merece atenção é o uso de equipamentos e ferramentas. Assim como os materiais e os prestadores de serviços devem ter qualidade, as máquinas também precisam ter produtividade e estar com a manutenção em dia, entre outros requisitos. Desse modo, as chances de ter dores de cabeça ou precisar refazer os serviços são evitadas.

O que achou das dicas sobre a importância de contar com bons fornecedores? Deixe um comentário se você tem mais alguma sugestão que possa ajudar na gestão!

AS MELHORES MARCAS, O MELHOR SERVIÇO, E UM PARCEIRO QUE SEMPRE TEM O MELHOR PREÇO