7 máquinas para obras que ajudam a aumentar a produtividade no canteiro

  • Engenharia

A alta produtividade é o maior objetivo nos serviços de um canteiro de obras. Por isso, é importante adotar medidas que façam a diferença na realização das diversas atividades, e o aluguel de equipamentos é uma delas.


Locação de Retroescavadeiras

Performance e robustez nas operações


Escolher as máquinas para obras adequadas pode ser um diferencial significativo na hora de coletar bons resultados, mas, para isso, é necessário obter informações corretas sobre a utilização desses itens.

Quer compreender como tomar medidas eficazes para ter ótima produtividade em seu canteiro de obras e saber quais as máquinas ideais para esse objetivo? Então, continue lendo!

1. Trator de esteira

Esse tipo de trator possui diferentes funções e implementos, por isso, é importante conhecer qual delas vai atender às necessidades da sua obra. Ele utiliza um sistema composto por duas bombas de fluxo variável que ativam os motores hidráulicos.

Com esses motores, o trator tem condições de realizar curvas com as duas esteiras, e é possível fazer o giro em torno do próprio eixo central. O trator de esteira com sistema de transmissão hidrostática oferece alta precisão ao operador. Isso ocorre pela junção da transmissão hidrostática com o controle eletrônico.

Dessa maneira, o trator de esteira é usado principalmente para os trabalhos mais pesados e em terrenos de difícil acesso. Ou seja, é possível utilizá-lo para fazer serviços como terraplanagem, corte de solo reto e empilhamento de materiais, além de auxiliar no reboque de outras máquinas.

Algo comum nas obras é encontrar o trator de esteira ajudando motoniveladoras para rebaixar terrenos mais rapidamente, por exemplo. Outra vantagem é que o equipamento pode ser utilizado com diferentes lâminas, que podem ser trocadas de acordo com as necessidades da obra.

2. Retroescavadeira

Por ter diversas utilidades em razão da sua estrutura, a retroescavadeira é uma das máquinas mais utilizadas nos canteiros de obras. Ela contém duas caçambas, uma traseira e outra dianteira.

A retroescavadeira tem algumas funções específicas, como:

  • transportar materiais;
  • perfurar buracos;
  • escavar valas e redes;
  • quebrar asfalto e pavimentações.

Entre suas vantagens estão a facilidade na locomoção, sobretudo em terrenos planos. Desse modo, a execução dos trabalhos no canteiro de obras se torna mais prática e a produtividade é maior, principalmente quando uma unha escavadora é acrescentada. Assim, a escavação ganha mais força, pois a unha ajuda na perfuração mais rápida do solo.

3. Escavadeira hidráulica

A escavadeira hidráulica tem alto potencial em suas funções, pois é capaz de realizar serviços de elevada complexidade, como:

  • carregamento de caminhões;
  • escavação de redes de grande diâmetro;
  • escavação de trincheiras de 3 metros de extensão e um metro e meio de profundidade em, aproximadamente, 15 minutos.

Esse equipamento deve receber a manutenção de profissionais especializados, devido aos componentes eletrônicos que formam a sua estrutura. Ele também se apresenta em versão mini. Trabalha em locais menos acidentados e em espaços menores por ter uma manobra mais facilitada.

4. Motoniveladora

Conhecida também como Patrol, é própria para fazer serviços de terraplanagem, pois prepara o trecho para a aplicação do asfalto. Com 6 rodas, quatro traseiras e duas dianteiras, é uma máquina utilizada em obras de construção civil de ampla escala, que tem o potencial de espalhar e cortar grandes quantidades de material, como bica corrida, terra etc.

Além disso, a motoniveladora pode realizar aterros de sub-bases, subleitos e bases conforme as marcações topografadas. Contudo, é preciso ter atenção ao serviço que será realizado, uma vez que existem dois tipos: máquinas com lâmina de acabamento e com lâmina de corte.

Escolha o equipamento adequado a sua demanda, garantindo a durabilidade da máquina e a produtividade na obra.

5. Rolo compactador pé de carneiro

É uma máquina eficaz para realizar a terraplanagem. Esse equipamento faz o serviço de finalização do nivelamento do solo. Ele realiza uma compactação intensiva por meio da atividade feixe, que é um movimento de ida e volta do rolo compactador, que faz com que o material seja compactado com ótimo resultado.

O rolo compactador de solo pode ser usado para secar e arejar terrenos argilosos que estejam molhados, pois os de modelo pé de carneiro penetram a superfície e realizam a evaporação do material que deverá ser compactado. Por ser um equipamento muito pesado, é importante observar alguns critérios de segurança, pois o serviço não pode ocorrer em solo muito seco ou extremamente úmido.

Portanto, utilizar o rolo compactador pé de carneiro entrega mais versatilidade durante a compactação em terrenos irregulares. É uma máquina essencial para que os trabalhos na obra sejam mais produtivos.

6. Pá carregadeira

As pás carregadeiras são máquinas potentes e multifuncionais. Elas podem executar suas atividades em pequenos e grandes espaços e fazer a remoção de transportes de grande porte, como caminhões e navios. Elas executam diferentes tipos de serviço, como recolher e transportar grandes quantidades de material e empurrar diversas espécies de elementos. Uma atividade muito comum é o carregamento de areia, brita, minérios, entulhos etc.

Porém, por ser uma máquina de obra com várias funcionalidades, além de realizar o carregamento de produtos, a pá carregadeira pode fazer o nivelamento de áreas que precisam ser planificadas.

Existem diversos tamanhos e modelos de pá carregadeira, todavia, a pá carregadeira sobre rodas é a mais utilizada em diversos tipos de serviço e em variados formatos de terrenos, como os irregulares, com lama, com terra e, até mesmo, superfícies com concreto ou asfalto.

O aluguel de máquinas tem proporcionado aos consumidores inúmeras vantagens, como menor investimento, eliminação de gastos com manutenção, redução de mão de obra e outros benefícios. A Armac tem equipamentos modernos e com manutenção em dia para que a sua obra não pare. Aqui, dispomos de profissionais experientes e viabilizamos aluguéis com os melhores custos para os seus clientes.

Percebeu como alugar máquinas para obras tem inúmeras vantagens? Então, entre em contato conosco. Estamos esperando você!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável