7 máquinas para obras que ajudam a aumentar a produtividade no canteiro

  • Engenharia

A produtividade é o maior objetivo nos serviços de um canteiro de obras. Por isso, é importante adotar medidas que façam a diferença na realização das diversas atividades, e o aluguel de equipamentos é uma delas.

Escolher as máquinas para obras adequadas pode ser um diferencial significativo na hora de coletar bons resultados, mas, para isso, é necessário obter informações corretas sobre a utilização desses itens.

Quer compreender como tomar medidas eficazes para ter ótima produtividade em seu canteiro de obras e saber quais as máquinas ideais para esse objetivo? Continue lendo!

1. Trator esteira

Esse tipo de trator é uma máquina que tem funções diferentes, por isso, é importante conhecer qual delas vai atender às necessidades da sua obra. Ele utiliza um sistema composto por duas bombas de fluxo variável que ativam os motores hidráulicos.

Com esses motores, o trator tem condições de realizar curvas com as duas esteiras, e é possível fazer o giro em torno do próprio eixo central. O trator esteira com sistema de transmissão hidrostática tem precisão ao ser manuseado. Isso ocorre pela junção da transmissão hidrostática com o controle eletrônico.

Dessa maneira, o trator esteira é usado principalmente para os trabalhos mais pesados e em terrenos de difícil acesso. Diante disso, é possível utilizá-lo para fazer serviços como terraplanagem e escavação, além de auxiliar no reboque de outras máquinas.

Não é incomum encontrar nas obras o trator esteira ajudando motoscrapers para rebaixar terrenos mais rapidamente, por exemplo. Outra vantagem é que o equipamento pode ser utilizado com diferentes lâminas, que podem ser trocadas de acordo com as necessidades da obra.

2. Retroescavadeira

Por ter diversas utilidades em razão da sua estrutura, a retroescavadeira é uma das máquinas mais utilizadas nos canteiros de obras. Ela contém duas caçambas, uma traseira e outra dianteira.

A retroescavadeira tem algumas funções específicas, como:

  • transportar materiais;
  • perfurar buracos;
  • escavar valas e redes;
  • quebrar asfalto e pavimentações.

Esse equipamento tem uma funcionalidade de alta precisão, que é a de carregar caminhões.

Entre outras vantagens estão a facilidade na locomoção, sobretudo em terrenos planos. Desse modo, a execução dos trabalhos no canteiro de obras se torna mais prática e a produtividade é maior, principalmente quando uma unha escavadora é acrescentada. Assim, a escavação ganha mais força, pois a unha ajuda na perfuração mais rápida do solo.

3. Escavadeira hidráulica

A escavadeira hidráulica tem alto potencial em suas funções, pois é capaz de realizar serviços de elevada complexidade, como:

  • carregamento de caminhões;
  • escavação de redes de grande diâmetro;
  • escavação de trincheiras de 3 metros de extensão e um metro e meio de profundidade em, aproximadamente, 15 minutos.

Esse equipamento deve receber a manutenção de profissionais especializados, devido aos componentes eletrônicos que formam a sua estrutura. Ele também se apresenta em versão mini. Trabalha em locais menos acidentados e em espaços menores por ter uma manobra mais facilitada.

4. Motoniveladora

A motoniveladora é conhecida como Patrol e é própria para fazer serviços de terraplanagem, pois é ela que prepara o trecho para a aplicação do asfalto. Com 6 rodas, quatro traseiras e duas dianteiras, é uma máquina utilizada em obras de construção civil de ampla escala, que tem o potencial de espalhar e cortar grandes quantidades de material, como bica corrida, terra etc.

Além disso, a motoniveladora pode realizar aterros de sub-bases, subleitos e bases conforme as marcações topografadas. Contudo, é preciso ter atenção ao serviço que será realizado, uma vez que existem dois tipos: máquinas com lâmina de acabamento e com lâmina de corte.

Assim, cada uma delas tem funções e funcionamentos específicos. Portanto, escolher a motoniveladora adequada para suas necessidades ajudará na durabilidade da máquina e também garantirá maior produtividade na obra.

5. Rolo compactador pé de carneiro

É uma máquina eficaz para realizar a terraplanagem. Esse equipamento faz o serviço de finalização do nivelamento do solo. Ele realiza uma compactação intensiva por meio da atividade feixe, que é um movimento de ida e volta do rolo compactador, que faz com que o material seja compactado com ótimo resultado.

Esse rolo compactador pode ser usado para secar e arejar solos argilosos que estejam molhados, pois os pés de carneiro penetram na superfície do solo e realizam a evaporação do material que deverá ser compactado. Por ser um equipamento muito pesado, é importante observar alguns critérios de segurança, pois o serviço não pode ocorrer em solo muito seco ou extremamente úmido.

Portanto, utilizar o rolo compactador pé de carneiro entrega mais versatilidade durante a compactação em terrenos irregulares. É uma máquina essencial para que os trabalhos na obra sejam mais produtivos.

6. Pá carregadeira

As pás carregadeiras são máquinas potentes e multifuncionais. Elas podem executar suas atividades em pequenos e grandes espaços e fazer a remoção de transportes de grande porte, como caminhões e navios. Elas executam diferentes tipos de serviço, como recolher e transportar grandes quantidades de material e empurrar diversas espécies de elementos. Uma atividade muito comum é o carregamento de areia, brita, minérios, entulhos etc.

Porém, por ser uma máquina de obra com várias funcionalidades, além de realizar o carregamento de produtos, a pá carregadeira pode fazer o nivelamento de áreas que precisam ser planificadas.

Existem diversos tamanhos e modelos de pá carregadeira, todavia, a pá carregadeira sobre rodas é a mais utilizada em diversos tipos de serviço e em variados formatos de terrenos, como os irregulares, com lama, com terra e, até mesmo, superfícies com concreto ou asfalto.

Como observamos, as máquinas para obras são indispensáveis para os serviços que serão realizados. O aluguel de máquinas tem proporcionado aos consumidores inúmeras vantagens, como menor investimento, eliminação de gastos com manutenção, redução de mão de obra e outros benefícios. A Armac tem equipamentos modernos e com manutenção em dia para que a sua obra não pare. A empresa dispõe de profissionais experientes e viabiliza aluguéis com os melhores custos para os seus clientes.

Percebeu como alugar equipamentos para a sua obra tem inúmeras vantagens? Então, faça contato conosco. Queremos aumentar a produtividade do seu canteiro de obras. Estamos esperando você!

AS MELHORES MARCAS, O MELHOR SERVIÇO, E UM PARCEIRO QUE SEMPRE TEM O MELHOR PREÇO