Qual o melhor trator de esteira para obras?

  • Tratores de Esteira

O trator de esteira – também nomeado trator de lâmina – é um grande aliado em diversas situações, e não apenas em obras de construção civil, como a maioria das pessoas pensam.


Aluguel de Trator de Esteira – Alugue Online

Performance e robustez nas operações


Como o próprio nome indica, ele é um modelo de trator com esteiras no lugar dos pneus, um aspecto que pode parecer pouco significativo, mas que faz muita diferença em alguns cenários, como terrenos com terras soltas ou com característica mais pantanosa. Isso porque a esteira auxilia na adesão ao solo e na melhor distribuição de peso.

Esse aspecto torna esse tipo de trator muito demandado em grandes obras. Se você ficou curioso, quer aprofundar seus conhecimentos sobre o tema e conhecer a melhor opção para uma tarefa desse tipo, leia este artigo até o final e informe-se!

Quais são os principais tipos de trator para obras?

Como adiantamos, os tratores de esteira podem ter diversos usos. Como tem a possibilidade de atuar em rampas mais íngremes e, de forma complementar, empurrar muito material, ele costuma ser bastante usado em situações que exigem esse tipo de ajuda.

Antes de contratar um maquinário desse porte, é importante considerar qual é a real necessidade que você tem. Entre os usos mais comuns, podemos destacar a possibilidade de romper a terra, nivelar regiões, fazer escavações em linha reta, empurrar e/ou empilhar materiais e formar aterros. Esses são alguns exemplos que demonstram como suas funções podem ser bem diversas.

É isso mesmo: as máquinas são versáteis e podem ser exploradas para mineração, construção civil, além de atuação em aterros sanitários e frentes de engenharia militar, por exemplo. Vale destacar, ainda, que, como adiantamos, esse tipo de trator costuma ser equipado com um sistema duplo de esteira, um detalhe que ajuda muito na tarefa de empurrar pedras, terra, árvore ou qualquer outro material.

Justamente por isso, entre os tipos disponíveis, existem diferentes pesos que podem ser movidos e outros aspectos, como o tipo de lâmina usada para o procedimento. Ela pode ter perfil diferente, além de outras diferenciações, como largura, capacidade, altura de elevação e profundidade de escavação.

Os tratores de esteira ainda podem suportar diferentes tipos de peso, devido ao sistema de amortecimento, ter variações em sua velocidade máxima para deslocamento e, também, possuir diferentes graus de aderência aos níveis de inclinação do solo.

Como escolher o trator esteira adequado para obras?

Essa costuma ser a primeira pergunta de muitas pessoas. A verdade é que uma resposta consistente deve levar em conta a peculiaridade de cada contexto, pois os equipamentos podem ter diferenças que se adéquam a cada necessidade.

Renato Leite, coordenador comercial da Armac Locação, também defende esse ponto de vista. “O primeiro aspecto é entender a aplicação do equipamento e o escopo geral de onde ele será usado. Cada equipamento tem suas particularidades, como peso operacional, tipo de lâmina e sistema de transmissão”, comenta.

Por isso, o caminho mais recomendado para uma escolha acertada envolve cautela e entendimento de quais são as reais necessidades existentes antes de optar pelo maquinário.

Quais as vantagens de alugar um trator esteira para a obra?

A compra de um trator de esteira costuma estar associada a valores que envolvem tanto a aquisição quanto a manutenção do equipamento. Justamente por isso, Renato destaca que outros aspectos devem ser levados em conta. Para ele, qualquer empresa ou pessoa que pense em comprar um trator esteira deve colocar na ponta do lápis alguns pontos que são muito importantes, como manutenção preventiva e corretiva, desgaste natural e depreciação do equipamento.

O aluguel das máquinas se torna cada vez mais atrativo. Para garantir um bom contrato, Renato destaca alguns cuidados. “Os pontos principais a serem observados em um contrato de locação são: valor mensal, franquia de horas, valor hora excedente e itens de responsabilidade da locadora e da locatária”, revela.

Realidade de locação na Armac

No caso da Armac, quem alugar um dos equipamentos deve considerar alguns custos, como o de locação mensal (X), o custo com operador (y) e o custo de combustível (Z). Renato destaca que a Armac torna mais fácil o controle dos interessados, já que eles devem apenas considerar uma fórmula com esses elementos: (X+Y+Z = A). O resultado (A) será o custo fixo para a execução de seus projetos. Assim o processo fica mais simples e não precisa se preocupar com aspectos como depreciação, desgaste e manutenção.

Além disso, entre os principais benefícios que os clientes conseguem encontrar, não poderíamos deixar de destacar as manutenções preventivas. Ainda, de forma complementar, é possível contar com o Time Armac para atendimentos mecânicos ou em casos de manutenções corretivas.

Isso porque cada máquina demanda 1 técnico mecânico, 1 técnico eletrônico e, por fim, 1 técnico em ar-condicionado. “No final das contas, colocando na ponta do lápis a prestação, somada ao material de desgaste, à manutenção preventiva e à depreciação, o custo de locação do equipamento é menor. No final da utilização, basta devolver o trator de esteira”, comenta.

Como alugar com a Armac Locação?

Agora que você entende um pouco melhor os benefícios que a locação pode trazer para o andamento da sua obra, pode ser que esteja se questionando sobre como realizar esse procedimento conosco.

Hoje, as locações da Armac são muito flexíveis, pois podem ter perfis um tanto distintos. Esse é um aspecto que demonstra o interesse da empresa em entender o escopo e a necessidade de cada cliente, além de entregar o que foi demandado.

A Armac conta com uma grande frota de tratores de esteira de diferentes modelos. Como adiantamos, eles podem ter peculiaridades no peso operacional ou no tipo de lâmina, com aplicação para diversos contextos, como construção e agrícola.

O atendimento engloba todo o território nacional, mas algumas regiões podem contar com algumas particularidades. “No caso do Norte e Nordeste, por exemplo, só conseguimos atender com contratos de longo prazo. Para as demais regiões, atendemos com o prazo estipulado pelo cliente”, completa Renato.

Depois de ler este artigo e entender um pouco melhor sobre tratores e os diferentes modelos de esteira para a obra, pondere com calma sobre qual seria a melhor solução para a sua empresa. A decisão planejada com cuidado ajuda a aumentar o acerto e a lucratividade do seu negócio.

Entre em contato conosco agora mesmo, faça um orçamento e fique por dentro das nossas condições. Optar pelo aluguel da máquina certa pode ajudar a alavancar o seu negócio de forma consistente. Esperamos por você!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável