Quais as vantagens de alugar equipamentos pesados na construção civil?

  • Engenharia

Afinal de contas, é mais vantajoso investir na compra ou na locação de equipamentos de construção? Esse costuma ser um grande dilema pairando sobre os empresários do ramo, que precisam conciliar sua capacidade de investimento com a necessidade de um bom maquinário.

Muitos gestores, quando necessitam usar máquinas e ferramentas em suas operações, preferem optar pela contratação de uma empresa terceirizada para fornecer os equipamentos em vez de investir dinheiro na compra, uma vez que essa alternativa possibilita a obtenção de diferentes benefícios, entre eles a redução de custos.

Por isso, desenvolvemos este guia para ajudar na sua decisão sobre a locação de equipamentos de construção civil, com características positivas e negativas, e pontos de interesse de ambas as soluções. Confira!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Qual o papel dos equipamentos na construção civil?

Equipamentos pesados na construção civil são maquinários específicos utilizados pelas construtoras e empreiteiras. Alguns exemplos mais comuns são os caminhões, tratores, motoniveladoras, carregadeiras, retroescavadeiras, escavadeiras, miniescavadeiras, caçambas, entre outros.

Os gestores devem realizar o trabalho de selecionar as máquinas apropriadas para cada tipo de obra a fim de facilitar os processos e conferir agilidade na execução dos projetos.

Quais as máquinas e equipamentos mais indicados para a construção civil?

Como você pode ver, há diversos modelos de máquinas para a construção civil, para pequenos e grandes projetos. É importante fazer a seleção conforme a quantidade de trabalho e os investimentos disponíveis para a realizar as obras. Veja, a seguir, quais são os maquinários mais usados pelos profissionais desse ramo de mercado.

Retroescavadeiras

A retroescavadeira é um equipamento muito usado por ser apropriado para várias atividades na construção civil. A máquina tem um arranjo de enxada que fica na parte traseira do veículo e um balde de carga na sua frente. Com ela, os operadores escavam trincheiras, fazem a descarga e o levantamento dos materiais, utilizando o carregamento frontal da caçamba.

Escavadeiras

Uma escavadeira é uma máquina pesada muito importante para realizar as escavações necessárias nos canteiros de obras. Tal equipamento serve para os mais variados objetivos, como o corte de árvores, dragagem de rios, demolições, levantamento de peso, entre outros. Ele contém uma pá para escavar e um braço longo que a movimenta.

Trator de esteira

Tratores de esteira ou buldôzeres também servem para escavações, tendo em vista que removem a camada superficial da terra até certo ponto. A placa de metal de arestas afiadas fica na sua parte frontal para a remoção da terra, assim a peça pode ser levantada ou abaixada pelo uso de pistões hidráulicos.

Pás Carregadeiras

As carregadeiras são escolhidas quando há necessidade de carregamento de materiais em basculantes no canteiro de obras. Elas transportam destroços, matérias-primas, resíduos de demolição, solo escavado e muito mais com o seu braço móvel mais curto e a sua enorme caçamba que fica na parte da frente. A máquina pode ter rodas ou esteiras.

Tenha atenção com as dicas de segurança ao operar uma máquina pesada

A operação de máquinas pesadas na construção civil é uma das causas de acidentes fatais que envolvem a queda dos colaboradores, atropelamento e eletrocussão. Para evitar isso, é indispensável investir na segurança desses trabalhadores para prevenir lesões e salvar vidas. Observe abaixo algumas dicas para proteger as pessoas:

  • utilize rádio para se comunicar continuamente com a equipe;
  • certifique-se do que está ao seu redor antes de operar as máquinas;
  • respeite os limites de carga informados pelo fabricante;
  • utilize cinto de segurança e equipamentos de proteção individual;
  • tenha cuidado ao andar, montar e desmontar equipamentos;
  • mantenha as máquinas desligadas, se não estiverem em operação;
  • verifique a existência de serviços públicos subterrâneos antes de escavar.

Além das inspeções de rotina obrigatórias, procure inspecionar diariamente a obra antes de começar as operações. Confira o maquinário para ter certeza de que a segurança está garantida e esteja sempre em alerta.

Também é recomendado averiguar constantemente algumas peças e avaliar a área para visualizar a existência de perigos aéreos. Não se sobrecarregue com trabalho e respeite os próprios limites.

Como otimizar o uso de um equipamento pesado?

Um equipamento pesado pode ser mais bem aproveitado com a locação que exige investimentos menores e deixa os recursos financeiros disponíveis para outras áreas. O aluguel desses maquinários evita a aquisição de dívidas e a obrigação de pagar parcelas altas a longo prazo. Além disso, o gestor pode escolher as máquinas conforme a necessidade de cada projeto.

É importante conhecer cada máquina e ter pessoal capacitado para operá-las no canteiro de obra. Durante o uso, os operadores podem economizar combustíveis e trabalhar com mais rapidez para aumentar a produtividade. Ao alugar, você evita os gastos com manutenção e não perde tempo com a ociosidade dos equipamentos que necessitam de conserto.

O que é a locação de máquinas?

A locação de máquinas e equipamentos é, na realidade, uma tendência em todo o mundo que vem se estabelecendo com força. Tal serviço possibilita que uma empresa da construção civil, por exemplo, alugue os equipamentos pesados necessários na construção para que os seus recursos financeiros sejam usados com outros fatores.

Em geral, a relação custo-benefício da locação de máquinas apresenta vantagens em todos os ramos de negócios, já que o locatário não sofre com a depreciação dos equipamentos e não precisa se preocupar com manutenções periódicas.

Além disso, quando a obra é finalizada e os equipamentos perdem a sua utilidade, eles são retirados do local pelo locador — o que evita problemas logísticos de armazenagem ao locatário.

Como funciona a locação de equipamentos de construção?

O processo de locação de equipamentos de construção civil funciona de forma bem simples: os responsáveis pela obra estudam quais são os equipamentos exigidos em cada fase da construção e para cada tipo de trabalho realizado no canteiro.

Depois, basta que a empresa procure um prestador de serviço que faça a locação de equipamentos pesados para que firmem um contrato de aluguel pelo tempo necessário. Por fim, as máquinas são entregues no local e dia combinados.

No entanto, apesar de o procedimento parecer simples, é preciso adotar alguns cuidados, pois não basta apenas achar quem faça a locação, pagar e fechar o acordo. É imprescindível buscar por parceiros confiáveis para evitar problemas — nesse sentido, a Armac Locação, por exemplo, é uma excelente opção.

Com foco em processos personalizados de atendimento, a Armac apresenta o mais completo portfólio de soluções em locação e entende que cada projeto é único e apresenta diferentes necessidades. Por esse motivo, a melhor forma de executá-los também é pensada de maneira exclusiva para se destacar em qualidade.

Quais são os benefícios de locar equipamentos pesados?

Um dos critérios na hora de definir se é melhor comprar ou fazer a locação de equipamentos de construção é conhecer bem os benefícios do aluguel. Afinal, tal decisão impacta diretamente o cumprimento de prazos e a qualidade do trabalho realizado. Veja!

Economia

Acima de tudo, a economia. Essa é a vantagem mais objetiva de todas, afinal, não é segredo para ninguém que a aquisição dos equipamentos da construção civil contam com preços elevados, de modo a exigirem certo planejamento e disposição financeira do seu negócio.

O aluguel dessas máquinas permite o enxugamento da operação, pois você não será onerado com os custos de propriedade, mas ainda aproveitará a produtividade desse equipamento ao menor custo possível.

Margem

Em um complemento ao benefício anterior, há a margem de reinvestimento. Digamos que você ponderava comprar uma escavadeira, mas, então, após o cálculo de utilização e TCO (explicaremos mais sobre essa sigla adiante), entende que é melhor alugá-la.

Optando pela locação, o seu caixa deixa de realizar o enorme gasto da compra. A diferença é que você pode aplicar esse valor ocioso no reinvestimento sobre a operação, alavancando algum ponto estratégico da sua atividade.

Agilidade

Essa é uma vantagem pontual da locação. Não há como negar que ter o maquinário garante mais disponibilidade. Por conta disso, uma boa empresa de locação entende que a agilidade é decisiva para rivalizar com a modalidade de compra.

Suporte adequado

Quando acontece a locação de equipamentos, a empresa escolhida fica responsável por oferecer um suporte apropriado para que a operação seja facilitada de diversos modos. Na prática, muitas máquinas modernas são novidades na visão dos operadores e, caso surja qualquer tipo de dúvida, você consegue respostas rápidas e eficientes que direcionam a qualidade do trabalho.

Opções direcionadas e tecnológicas

Quem lida com construção civil sabe que cada tipo de projeto exige um maquinário diferenciado. Ao comprar, muitas vezes, é preciso improvisar com a máquina disponível por conta do alto valor investido e chegar o mais próximo possível do resultado esperado.

Já com a locação, torna-se mais simples contar com o que tem de mais moderno e específico para as necessidades de cada momento. Sem contar que a consultoria especializada ajuda a identificar o que pode aumentar a produtividade da equipe, o que será mais seguro de modo geral e entrega o melhor custo-benefício.

Logística reversa

A locação de equipamentos de construção tem outra vantagem muito significativa, que é a assistência técnica durante o período de aluguel. Imagine só se depois de realizar uma compra de máquina, com menos de uma semana de uso, ela já apresente problemas e fique indisponível.

Além de ter de enfrentar toda uma logística bastante complicada na hora de encontrar soluções, ainda há o fator mais preocupante — a interrupção do trabalho, às vezes até mesmo sem prazo de retorno. Com a locação de equipamentos, a logística reversa se destaca.

O programa de coleta de peças substitui as manutenções de campo. A triagem e análise dos componentes para que sejam classificados ainda permitem, sempre que possível, a reindustrialização para que eles retornem em ótimas condições operacionais. Isso gera menos descarte e melhora o aproveitamento de recursos.

Menos burocracia

De modo geral, o processo de decisão e escolha de compra dos aparelhos de construção civil leva bastante tempo até ser finalizado e envolve uma série de burocracias. O processo da locação, no entanto, entende a necessidade de contar com um equipamento eficiente em menor prazo e prioriza a entrega de forma facilitada com toda a estrutura necessária para que a máquina minuciosamente escolhida chegue até o local de maneira adequada e dinâmica.

Pagamentos estratégicos

Os pagamentos da locação são feitos em mensalidades. Isso representa investimentos somente durante o tempo necessário para a conclusão da tarefa. Como resultado, é mais tranquilo ter uma previsibilidade de quanto será preciso gastar em cada etapa do projeto e este tipo de possibilidade costuma fazer muita diferença para as empresas da área de construção civil que ainda estão em desenvolvimento.

Avalie se vale mais a pena a compra ou a locação de equipamentos de construção civil

A resposta para essa pergunta é: depende! Tanto a compra como a locação apresentam vantagens específicas sobre a sua operação financeira, sendo importante avaliar tais detalhes e identificar a compatibilidade com o seu negócio.

A grosso modo, existe uma noção de que é sempre interessante possuir as máquinas empregadas constantemente e locar aquelas de uso mais eventual. No entanto, essa não é uma regra de mercado, de modo que há algumas exceções que podem ser levadas em consideração.

Nesse sentido, é importante analisar a frequência com que você utiliza certas ferramentas nas obras, já que esse quesito costuma ter relação direta com a decisão de comprar ou alugar o maquinário.

Na teoria, se um equipamento vai ser usado constantemente, alugar pode apresentar um custo maior a longo prazo. No entanto, nem mesmo nesses casos a locação deve ser descartada logo de cara, uma vez que também é necessário considerar que quanto mais utilizado, mais manutenção o equipamento requer.

Além disso, nessa situação, a tendência é que a máquina pesada se desgaste rápido e sua vida útil diminua, exigindo manutenções constantes. Na locação, esse tipo de revisão já está incluso, o que gera uma relevante economia.

Mais um fator é que na construção civil pode ser necessário manter diversos maquinários no canteiro ao mesmo tempo, sendo que quanto mais deles, mais caro será para comprar tudo.

O que avaliar na locação de equipamentos pesados para construção civil?

Para saber se o aluguel de equipamentos para construção civil é a melhor alternativa para a sua obra, é importante entender o seguinte: a melhor opção sempre vai ser aquela que atende à sua operação, conciliando economia, disponibilidade e produtividade. Agora, vamos a algumas ferramentas que podem ajudar na sua decisão.

Custo Total de Propriedade

A primeira ferramenta é o TCO. A sigla tem origem no termo inglês Total Cost of Ownership, sendo, portanto, uma métrica que indica o Custo Total de Propriedade.

Para encontrar o TCO, você deverá somar o preço de aquisição aos gastos estimados durante a vida útil desse equipamento, como manutenção, seguro, transporte, armazenamento, entre outros. Depois, você pode subtrair a rentabilidade que espera ter na revenda dessa máquina. Feito isso, o TCO é obtido.

Índice de utilização das máquinas

O segundo passo é avaliar o índice de uso desse maquinário, que aponta o quão frequente é a necessidade por esse equipamento no seu ambiente de trabalho. Para isso, você aplica um intervalo de referência, por exemplo, um mês com 30 dias totais e 22 trabalhados.

Então, analise em quantos desses 22 dias o equipamento está em operação. Veja alguns cenários:

  • 14 dos 22 dias — 14 / 22 = 63% de taxa de utilização;
  • 7 dos 22 dias — 7 / 22 = 31% de taxa de utilização;
  • 3 dos 22 dias — 3 / 22 = 13% de taxa de utilização.

A esse ponto, você saberá tanto o custo de propriedade como a taxa de utilização. Com isso, analisa e compara qual alternativa vale mais a pena para a sua operação: comprar ou locar. No entanto, existem detalhes muito importantes que fogem a esse cálculo e que você deve considerar na sua decisão.

Disponibilidade dos equipamentos

O mais importante deles é a disponibilidade. Quer um exemplo disso? Pois bem, imagine que você tem um equipamento fundamental à sua operação, como uma pá-carregadeira. Entretanto, por qualquer que seja o motivo, tal maquinário apresentou problemas e deixou de funcionar. E, agora, o que fazer?

Nesses casos, possuir uma máquina significa tanto arcar com os seus custos de manutenção como com as consequências à sua produtividade. Afinal de contas, sem o equipamento, a tendência é que você perca produtividade, extrapolando prazos, adiando etapas e tomando decisões precipitadas.

Previsibilidade operacional

É nesse momento que a locação de equipamentos se destaca. Pois, veja, ao alugar as máquinas com uma empresa referencial nesse segmento, você aumenta a sua previsibilidade operacional. Para explicar isso, podemos recorrer ao mesmo exemplo. Digamos que, por um motivo aleatório, o equipamento alugado apresente problemas.

Diferentemente do que acontece quando se é proprietário, aqui, basta entrar em contato com a locadora, que estará de prontidão para fazer o procedimento corretivo ou substituir a máquina em um curto espaço de tempo, sem cobrar a mais por isso nem prejudicar o seu tempo ou produtividade.

Viu só? Esse é o tipo de detalhe subjetivo que não entra na conta, mas faz toda a diferença na qualidade e velocidade da sua retomada ao trabalho e, por isso, também deve ser levado em consideração.

Os principais motivos para escolher a locação de equipamentos de construção civil

Há diversas razões pelas quais você deve optar pela locação de equipamentos para construção civil, como as seguintes:

  • não existe a necessidade de imobilizar os equipamentos;
  • não há gastos em razão da incidência de impostos considerados sobre a compra de equipamentos;
  • como se trata de uma despesa operacional, há a possibilidade de usar o valor do aluguel de máquinas e equipamentos para abatimento de impostos, como Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (para regime de Lucro Real), Contribuição Sobre Lucro Líquido e PIS/COFINS;
  • o maquinário é disponibilizado imediatamente;
  • há uma grande variedade de opções para locação;
  • no caso de máquinas que apresentam defeito, o locatário pode substituir o equipamento sem custos adicionais;
  • é possível contar com equipamentos adequados para cada necessidade;
  • não há custos adicionais para o locatário relacionados ao transporte e à retirada das máquinas;
  • é possível realizar contratos customizáveis conforme a necessidade do locatário;
  • se o maquinário locado se tornar obsoleto, é possível efetuar a sua atualização ou substituição;
  • os custos com ativos imobilizados são eliminados;
  • quando a obra acaba, os equipamentos podem ser devolvidos e o locatário não precisa se preocupar com espaço para armazená-los;
  • torna-se possível ter uma previsão de gastos fixos mensais;
  • não há preocupações relacionadas à depreciação dos equipamentos;
  • valores são mais acessíveis do que na compra de equipamentos pesados;
  • evita a aquisição de equipamentos inadequados para sua necessidade;
  • a locação pode ser feita pelo período que o locatário desejar;
  • são disponibilizados equipamentos mais modernos, considerando a produtividade, com renovação das máquinas obsoletas;
  • como o cumprimento de um cronograma passa a ser mais rigoroso, há a utilização eficiente do tempo;
  • possibilita um controle mais enxuto sobre as máquinas locadas.

Quanto custa o aluguel de uma máquina?

O aluguel de uma máquina pesada para construção civil costuma variar de acordo com diferentes fatores, como o equipamento que vai ser locado, o período da locação, entre outros quesitos.

Nesse sentido, independentemente da máquina escolhida, a Armac oferece o melhor preço em locação do mercado, uma vez que a nossa missão é compartilhar máquinas, ativos e soluções inteligentes para você fazer mais com menos.

Como trabalhamos com diversos equipamentos, o mais indicado é solicitar um orçamento para saber quanto custa o aluguel de cada um. No próximo tópico, você pode conferir o passo a passo de como descobrir essa informação.

Como alugar os equipamentos pesados para construção civil da Armac?

Agora, é momento de aprender de que modo você pode empregar as nossas máquinas no cotidiano da sua empresa. Como perceberá em nosso portal, nos comprometemos com a objetividade técnica e a melhora dos seus resultados. Por isso, todo o processo de locação é simplificado, inteligente e intuitivo. Veja:

  • acesse a nossa página de Orçamento;
  • clique no botão “Escolher equipamento”;
  • selecione a máquina do seu interesse e clique no botão “Aplicar”;
  • regule a quantidade da máquina nos botões “+” e “–”;
  • clique em “Adicionar outro equipamento” e repita os passos 3 e 4 conforme a sua necessidade;
  • então, selecione o Estado e digite a Cidade em que o serviço será executado;
  • logo abaixo, descreva o período de uso em dias ou meses;
  • por fim, informe seu nome, e-mail, empresa e telefone.

Pronto! Em pouquíssimo tempo, você vai ser contatado pelo nosso time de especialistas e orientado sobre os valores, condições e qualquer outra dúvida que tenha acerca do negócio.

Quais são os diferenciais da Armac no mercado?

Experiência, presença e reputação. Sem sombra de dúvidas, essas são as qualidades-chave para o sucesso, expansão e posicionamento da Armac no Brasil.

A começar pela experiência, um atestado lógico de tempo de mercado, pois contamos com mais de 25 anos de comprometimento com os resultados dos nossos clientes, oferecendo máquinas de ponta por meio de condições transparentes, que a longo prazo se transformam em parcerias duradouras.

A Armac atua em mais de 471 cidades brasileiras e para atender a demanda desse público, a empresa conta com mais de 6 mil máquinas de alto desempenho e sofisticação tecnológica. Vale destacar ainda a ampla estrutura para atender de modo completo, com alto padrão de qualidade e tecnologia.

Isso porque a Armac conta com clientes satisfeitos nos mais variados portes e segmentos de atuação em todas as regiões do Brasil. Em função disso, não importa até onde a sua operação te leve, a Armac vai ter a solução ideal para te acompanhar e trazer mais produtividade ao trabalho.

Agora que você já sabe quais são as vantagens do aluguel de equipamentos de construção civil, não deixe de considerar essa alternativa quando precisar de máquinas no canteiro de obras. Além disso, pesquise detalhadamente as empresas que oferecem esse tipo de serviço, antes de fechar negócio, e opte por aquelas que proporcionam todo o suporte necessário, como a Armac.

Por isso, convidamos você a conhecer a linha de equipamentos para construção civil da Armac. Entre em contato com a nossa equipe!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável