O que é uma escavadeira? Você Sabe?

  • Escavadeiras

O que é uma escavadeira?

A escavadeira é um equipamento utilizado para escavar e mover grandes quantidades de material, como terra, pedras e afins — representando, portanto, algo fundamental à construção civil. Além disso, ela se constitui por duas partes: uma base de condução e um braço de lança, acessório dedicado à escavação.

O operador realiza o trabalho de dentro de uma cabine ligada à base, onde controla o braço e a esteira de movimentação. A escavadeira consiste uma máquina pesada que tem como principal objetivo a retirada de terra de determinados locais da obra. Por isso, é ideal para grandes construções e áreas de mineração.

Como esse equipamento funciona?

Tecnicamente, dois conjuntos de articulações compõem a base do equipamento, atuando fixados ao lado da parte inferior. Já as esteiras funcionam como rodas, possibilitando o deslocamento da unidade com maior área de superfície — o que garante acréscimos de estabilidade e segurança ao maquinário.

Sobre o sistema de locomoção, existe uma plataforma, que gira entre 180 e 360 graus. Como destacamos antes, o trabalhador fica dentro da cabine e conta com dois conjuntos de controles à disposição.

O primeiro conjunto move a unidade real para a frente e para trás. Já o segundo é responsável por movimentá-la sobre o plano horizontal — além de controlar o braço do equipamento. Combinados, esses controles determinam o ângulo e a velocidade dos movimentos do braço ao longo do eixo vertical.

Quais os diferentes tipos de escavadeira?

No entanto, existem mais curiosidades a respeito do equipamento que merecem atenção. De maneira geral, as escavadeiras podem ser segmentadas em quatro categorias principais: as escavadeiras a cabos, as de arrasto, as hidráulicas e as retroescavadeiras. Dê uma olhada a seguir!

Escavadeira a cabos

Robustez e potência bruta. Na cidade, as escavadeiras a cabo figuram entre as menos populares. Afinal, são muito utilizadas pela indústria da mineração e raramente aparecem em operações de infraestrutura pública em cenários urbanos.

Ao contrário dos modelos mecânicos, a escavadeira a cabos extrai força de um motor elétrico. De quebra, ela é facilmente encontrada em ótima variedade de tamanhos, como pequeno, médio e grande porte. Os modelos mais robustos suportam cargas de até 110 toneladas métricas.

Escavadeira de arrasto

As escavadeiras de arrasto são equipamentos específicos para o setor da mineração. O nome faz alusão ao apelido no mercado: dragline. Entre todas as escavadeiras, é considerada a mais forte, pois desloca a maior quantidade de material quando comparada aos demais equipamentos.

Além disso, um grande diferencial desses modelos é o raio de elevação, pois tanto a lança como os cabos apresentam longa metragem. Geralmente, trata-se de um equipamento coringa em operações que lidam com minérios, como carvão, xisto, betume e afins.

Escavadeira hidráulica

Já aqui temos a estrela de todos os mercados, sendo, inclusive, a categoria que compõem a maior parte do catálogo de escavadeiras da Armac. Os modelos hidráulicos representam a evolução técnica das demais, afinal entregam um equilíbrio virtuoso entre força, economia, velocidade e produção.

As hidráulicas ganharam fama em todas as operações do setor produtivo. Hoje, servem na infraestrutura pública, construção civil, agronegócio, mineração, pavimentação, terraplanagem e até nas aplicações mais inusitadas, técnicas e delicadas, como escavação arqueológica e de resgate.

Retroescavadeira

Por último mas não menos importante, uma variação técnica e complementar das escavadeiras hidráulicas. A retroescavadeira é um projeto que eleva a versatilidade da escavadeira a um novo nível. Trata-se de uma mescla de um trator agrícola com os implementos técnicos de uma escavadeira.

Atualmente, as retroescavadeiras também são aplicadas em uma boa variedade de setores, da construção civil ao agronegócio, do saneamento básico à terraplanagem e por aí adiante.

O que preciso saber sobre o desempenho das escavadeiras?

Como já deve ter notado no ambiente profissional, a escavadeira é uma das máquinas mais populares do setor produtivo. Muito disso ocorre por conta de seu design facilmente reconhecível. Além disso, o maquinário oferece potência suficiente no levantamento, possibilitando a escavação de grandes quantidades.

No entanto, um dos fatores mais importantes sobre a escavadeira diz respeito à sua capacidade de manter um baixo consumo de óleo diesel, podendo executar um expediente de trabalho extenso com o menor gasto de combustível possível. Esse equipamento é silencioso e de alta disponibilidade mecânica.

Já entre o catálogo de máquinas amarelas, a escavadeira aparece entre as mais poderosas, pois é capaz de desempenhar funções que requerem, simultaneamente, velocidade e força. Num curto espaço de tempo, um operador de escavadeira experiente consegue escavar uma trincheira — ou execuções semelhantes.

Em contrapartida, o mesmo trabalho pode levar o dobro ou o triplo de horas utilizando outros aparelhos menos capazes e potentes. Ainda é importante considerar que, no caso da escavadeira hidráulica, a máquina converte a força do seu motor em potência hidráulica.

Nos cilindros, a força hidráulica vira força de elevação. Para isso, um sistema de bombas capta o óleo do tanque e o bombeia para diferentes pistões da máquina — transformando o torque gerado no conjunto mecânico em força de elevação para a execução do trabalho.

Quais as funcionalidades de uma escavadeira?

De uma forma geral, a escavadeira pode ser considerada a combinação perfeita entre três componentes diferenciados: trator, balde e escavadeira. Por mesclar essas competências, ela é muito polivalente. Entenda!

Trator

Parte essencial da escavadeira, local da cabine, onde o trabalho é executado e o maquinário controlado. Com um motor a diesel, controles, uma cabine para proteção do operário e rodas que permitem o fácil deslocamento nos mais diversos tipos de terreno.

Concha

Utilizado para coletar e carregar material solto como, por exemplo, terra, pedras ou areia. Tem grande capacidade de carregamento, com uma espécie de “garras” em sua ponta.

Escavadeira

Esta é a parte que possibilita toda a ação, um grande “braço” mecânico capaz de realizar todos os tipos de escavações para preparar o terreno, permitindo a continuação da obra.

Além disso, as escavadeiras são consideradas como equipamentos versáteis e multifuncionais. Como exemplo, os braços telescópicos são perfeitos para realizar escavações em profundidade. Por outro lado, também podem ser utilizados na remoção e movimentação de grandes volumes de terra ou outros materiais.

Normalmente, essas máquinas são categorizadas por especificações como alcance, potência e tamanho. Agora, conheça suas principais aplicações:

  • drenagem, desobstrução de canais e córregos e demais operações de apoio em aterros sanitários;
  • escavação e movimentação de terra e demais materiais em grande volume;
  • deslocamento e remoção de toras, rochas, entulhos e afins;
  • abastecimento de caminhões e caçambas.

E os motivos para alugar uma escavadeira?

As escavadeiras são máquinas grandes que, devido à sua tecnologia e complexidade mecânica, costumam demandar investimentos altos. Portanto, na esmagadora maioria das vezes, a compra desses equipamentos nem sempre é uma boa ideia — principalmente do ponto de vista econômico.

É por essa razão que alugar representa a melhor saída — pois você evita o investimento pesado e os gastos acessórios, com seguro e afins. Ademais, para manter a boa performance da máquina, alguns cuidados devem ser adotados, como o planejamento de um calendário de manutenção.

Afinal de contas, devido ao trabalho pesado que exerce, a escavadeira é suscetível a sofrer desgaste do tempo. Alugando na Armac, sua empresa não precisa se preocupar com nada disso, fugindo de grandes custos e incômodos de manutenção.

A experiência de locação com a Armac sintetiza tudo o que o setor produtivo precisa: eficiência, transparência e praticidade. Conosco, basta orçar os equipamentos necessários para o seu projeto e aguardar a chegada — assim, você fica livre para se dedicar ao que realmente importa: a sua própria operação.

AS MELHORES MARCAS, O MELHOR SERVIÇO, E UM PARCEIRO QUE SEMPRE TEM O MELHOR PREÇO