O que é uma escavadeira? Você Sabe?

  • Escavadeiras

Saiba mais sobre as escavadeiras

A escavadeira é um equipamento usado na construção civil para escavar e mover grandes quantidades de material, como terra, pedras e outros minerais. Ela é constituída por duas partes, uma base de condução e um braço de lança robusto, com um acessório concebido para escavar. O operador realiza o trabalho de dentro de uma pequena cabine ligada à base e controla o braço e a esteira de movimentação.

Usada, principalmente, para otimizar o trabalho de operários, a escavadeira é uma máquina pesada que tem como principal objetivo retirar a terra de locais determinados pela obra. Perfeita para construções longas e muito aplicada em áreas de mineração.

Saiba um pouco sobre como funciona uma escavadeira

Dois conjuntos de articulações constituem sua base, são fixados ao lado da parte inferior. As esteiras funcionam como rodas para mover a unidade, proporcionando uma maior área de superfície que cria uma base mais estável para o maquinário. Acima do sistema de locomoção, existe uma plataforma, que gira entre 180 e 360 graus.

O trabalhador fica dentro da cabine e tem dois conjuntos de controles. Um conjunto move a unidade real para a frente e para trás. O outro conjunto de controles move a unidade sobre o plano horizontal e controla o braço. Estes controles determinam o ângulo e a velocidade dos movimentos do braço ao longo do eixo vertical.

Entenda sobre o desempenho das escavadeiras

A escavadeira é uma das máquinas mais populares. Muito por seu design ser facilmente reconhecível. Esse maquinário oferece potência o suficiente no levantamento para a escavação em grandes quantidades. Mas, um dos fatores mais importantes sobre a escavadeira é a capacidade de manter um consumo baixo de óleo diesel, podendo executar um expediente de trabalho extenso com menor gasto de combustível. Proporciona também alta disponibilidade mecânica aliada a um motor silencioso.

Dentre o catálogo de máquinas amarelas, a escavadeira é uma das mais poderosas. Sendo uma ferramenta bastante capaz de desempenhar funções que requerem, ao mesmo tempo, rapidez e força. Num curto espaço de tempo, um operador de escavadeira experiente é capaz de escavar uma trincheira, ou execuções semelhantes. O mesmo trabalho pode levar o dobro ou triplo de horas, utilizando outros maquinários menos potentes.

É importante considerar que, no caso da escavadeira hidráulica, a máquina converte a força do seu motor de alta potência em força hidráulica. Em seus cilindros, a força hidráulica é convertida em força de elevação. Um sistema de bombas hidráulicas capta o óleo do tanque hidráulico, permitindo bombeá-lo para diferentes pistões da máquina.

Finalidades das escavadeiras

De uma forma geral, a escavadeira pode ser considerada a combinação perfeita entre três componentes diferentes que asseguram o seu funcionamento e diferentes aplicações, são eles:

  • Trator: é a parte essencial da escavadeira, local da cabine, onde o trabalho é executado e o maquinário controlado. Com um motor a diesel, controles, uma cabine para proteção do operário e rodas que permitem o fácil deslocamento nos mais diversos tipos de terreno.
  • Balde: utilizado para coletar e carregar material solto como, por exemplo, terra, pedras ou areia. Tem grande capacidade de carregamento, possui uma espécie de “garras” em sua ponta.
  • Escavadeira: esta é a parte que possibilita toda a ação, é um grande “braço” mecânico que consegue realizar todo o tipo de escavações para preparar o terreno, de forma a permitir a continuação da obra.

As escavadeiras são versáteis, os braços telescópicos são perfeitos para escavar em profundidade, mas também remover e movimentar terra e outros volumes de um lugar para o outro. As escavadeiras geralmente são classificadas conforme tamanho, potência e alcance. Por isso mesmo, elas podem ser usadas em diversas situações:

  • Escavação e movimentação em geral de terra.
  • Execução de drenagens e serviços de apoio em aterros sanitários.
  • Movimentação de toras com pinça hidráulica.
  • Desmonte e carregamento de rochas.
  • Remoção de entulho.
  • Carregamento de caminhões e caçambas.
  • Drenagem e desobstrução de canais e córregos.

Por que alugar uma escavadeira?

As escavadeiras são maquinários grandes e de preços elevados, muitas vezes, a compra desses equipamentos acaba não sendo rentável, por isso, a melhor saída é o aluguel. Ademais, para manter a boa performance da escavadeira hidráulica, alguns cuidados devem ser adotados, como manter um calendário de manutenção de máquinas. Devido ao trabalho pesado que exerce, a máquina escavadeira está suscetível a sofrer desgaste com o tempo. Com o aluguel na Armac, sua empresa não precisa se preocupar com grandes custos e tempo de manutenção, já que nossas máquinas estão prontas para o uso.

Escavadeiras: marcas e modelos da Armac

Não importa o local de trabalho, nossas máquinas escavadeiras fazem o trabalho com força, controle e produtividade sem igual. Contamos com um catálogo sempre atualizado e com os principais modelos de escavadeiras disponíveis no mercado.
Confira algumas das nossas marcas e modelos para aluguel:

Komatsu - PC200-8

Muita tecnologia embarcada neste equipamento o destaca em sua categoria, cabine com ar condicionado com estrutura ROPS e motor Cummins.

Peso: 21 t
Potência: 148 cv
(Fonte: Komatsu Brasil)

New Holland - E145C EVO

as escavadeiras New Holland possuem cabine com uma estrutura mais robusta para a proteção do operador em caso de capotamento da equipe. Os pontos de ligação e os painéis reforçados irão garantir a segurança e tranquilidade do operador. Todas têm a certificação ROPS.

Peso: 14 t
Potência: 95 cv
(Fonte: New Holland Brasil)

Link Belt - 210X2

o modelo de escavadeira Link-Belt 210 X2 possui um motor que contribui com a redução de emissão de poluentes, seguindo as definições das normas EPA Tier 3, além de sistemas de controle e filtragem de combustível que tornam o consumo ainda mais inteligente.

Peso: 21 t
Potência: 157 hp
(Fonte: Link Belt Brasil)

Hyundai - 220 LC-9 Long Reach

a Hyundai redesenhou o sistema hidráulico das escavadeiras 9S para proporcionar ao operador um toque suave e maior capacidade de controle dos movimentos com o menor esforço. A potência do motor e potência hidráulica, em uníssono, através do avançado e exclusivo CAPO.

Peso: 24 t
Potência: 116 cv

(Fonte: Hyundai Brasil)

John Deere - 210G

fortes, rápidas e econômicas. As escavadeiras John Deere têm tudo o que sua empresa precisa. Motor PowerTech, atende a regulamentação de emissões MAR-I, sistema de gerenciamento PowerWise, força de escavação e a maior produtividade da categoria.

Peso: 21 t
Potência: 159 hp

(Fonte John Deere Brasil)

Volvo - EC220DL

a escavadeira de esteiras EC220D Volvo apresenta um aumento de 10% na eficiência de combustível em relação ao modelo anterior. Com o exclusivo modo ECO da Volvo, um novo sistema hidráulico e o superior motor a diesel D6 Volvo, você começará de imediato a colher os benefícios da redução dos custos operacionais

Peso: 22 t
Potência: 172 hp

(Fonte Volvo Brasil)

Aluguel de escavadeiras é com a Armac

A locação de escavadeiras é a melhor solução para preparar o terreno para construção da sua obra, abrir trincheiras e carregar minérios. Os equipamentos da Armac são sempre de última geração e prontos para uso, assim sua empresa se preocupa apenas em construir. A manutenção das máquinas é por nossa conta e o suporte da nossa equipe está sempre atento para qualquer ocorrência.
Armac - Melhor do mercado em: Preço, Disponibilidade, Entrega e Manutenção

AS MELHORES MARCAS, O MELHOR SERVIÇO, E UM PARCEIRO QUE SEMPRE TEM O MELHOR PREÇO