O que é uma escavadeira? Você Sabe?

Tempo de leitura: 15 min
  • Escavadeiras

Por ser um equipamento de extrema importância para a construção civil, saber o que é uma escavadeira é fundamental. Mais do que isso, entender quais são as suas principais funcionalidades e suas vantagens é essencial para fazer a escolha certa.

Seja para alugar ou comprar, compreender sobre a escavadeira é indispensável para identificar o modelo adequado para as operações no seu projeto — de forma que proporcione um alto desempenho, com muita segurança e um ótimo custo-benefício.

Se você deseja saber mais sobre esse importante assunto e aperfeiçoar seus conhecimentos, veio ao lugar certo! Neste post, vamos apresentar o que é uma escavadeira e quais são as suas principais características. Confira!


Locação de Escavadeiras hidráulicas

Aluguel de Escavadeiras de alta performance


O que é uma escavadeira?

A escavadeira é um equipamento de grande porte utilizado para escavar e mover grandes quantidades de material, como terra, pedras e afins — representando, portanto, algo fundamental para a construção civil em inúmeros tipos de projetos.

Além disso, ela se constitui de uma base de condução, um braço e uma lança, acessório dedicado à escavação. As partes, é claro, variam de acordo com o tipo de uso que a máquina terá, aspectos decisivos para o uso adequado no projeto.

O operador realiza o trabalho de dentro de uma cabine ligada à base, de onde controla o braço e a esteira de movimentação. Essa é uma máquina moderna, que oferece sistemas tecnológicos e conforto para encarar longas jornadas de trabalho. 

Logicamente, a escavadeira, independentemente do porte, pode ser um recurso muito valioso para os negócios. Afinal, traz mais efetividade para uma série de atividades, aumentando a produtividade de empresas, produtores e empreendedores de diferentes ramos.

As escavadeiras podem apresentar uma ampla variedade de tamanhos e capacidades, com potência e particularidades distintas, sendo preciso contar com o devido licenciamento do operador para que a sua operação seja completamente segura e eficaz.

Além disso, podemos dizer que, quanto mais pesada for a unidade, maior será sua capacidade de elevação. Enquanto as menores podem atravessar até mesmo uma porta de metragem padrão, as maiores pesam centenas de quilos e permitem trabalhos muito intensos.

Afinal, esse equipamento é capaz de remover terra e pode ser empregado para levantar objetos pesados com precisão. Por esse motivo, é fundamental para que obras de grande porte sejam concluídas com agilidade, praticidade e alto desempenho.

Como esse equipamento funciona?

A escavadeira tem um funcionamento considerado simples. Versátil e resistente, ela proporciona toda a versatilidade para uma obra e otimiza diversos serviços.

Tecnicamente, dois conjuntos de articulações compõem a base do equipamento, atuando fixados ao lado da parte inferior. Já as esteiras funcionam como rodas, possibilitando o deslocamento da unidade com maior área de superfície — o que garante acréscimos de estabilidade e segurança ao maquinário.

Sobre o sistema de locomoção, existe uma plataforma que gira entre 180 e 360º. Como destacamos, o trabalhador fica dentro da cabine e conta com dois conjuntos de controles à disposição e uma estrutura segura, climatizada e moderna.

O primeiro conjunto move a unidade real para a frente e para trás. Já o segundo é responsável por movimentá-la sobre o plano horizontal — além de controlar o braço do equipamento. Portanto, combinados, esses controles determinam o ângulo e a velocidade dos movimentos do braço ao longo do eixo vertical.

Sendo assim, a escavadeira consiste em uma máquina pesada que tem como principal objetivo a retirada de terra de determinados locais da obra. Por isso, é ideal para grandes construções, áreas de mineração e muitas aplicações do agronegócio.

Quais os diferentes tipos de escavadeira?

Existem muitas curiosidades a respeito do equipamento, principalmente, se o seu objetivo é adquirir ou alugar. De maneira geral, as escavadeiras podem ser segmentadas em quatro categorias principais: a cabos, as de arrasto, as hidráulicas e as retroescavadeiras.

Sendo assim, você vai encontrar muitos tipos de escavadeiras de todos os portes, modelos, marcas e potência. Conhecer cada um dos principais modelos é fundamental para facilitar suas decisões e a encontrar a melhor opção para suas necessidades.

Veja, a seguir, quais são os tipos de escavadeira disponíveis no mercado atualmente!

A cabos

Robustez e potência bruta. Na cidade, as escavadeiras a cabo figuram entre as menos populares. Afinal, são muito utilizadas pela indústria da mineração e raramente aparecem em operações de infraestrutura pública em cenários urbanos.

Ao contrário dos modelos mecânicos, o modelo a cabos extrai força de um motor elétrico. Além disso, ela é facilmente encontrada em ótima variedade de tamanhos, como pequeno, médio e grande porte. Os modelos mais robustos suportam cargas de até 110 toneladas métricas.

De arrasto

As escavadeiras de arrasto são equipamentos específicos para o setor da mineração. O nome faz alusão ao apelido no mercado: dragline. Entre todas as escavadeiras, é considerada a mais forte, pois desloca a maior quantidade de material quando comparada aos demais equipamentos.

Além disso, um grande diferencial desses modelos é o raio de elevação, pois tanto a lança como os cabos apresentam uma metragem longa. Geralmente, trata-se de um equipamento coringa em operações que lidam com minérios, como carvão, xisto, betume e afins.

Hidráulica

Já aqui temos a estrela de todos os mercados, sendo, inclusive, a categoria que compõe a maior parte do catálogo de escavadeiras da Armac. Os modelos de escavadeiras hidráulicas representam a evolução técnica das demais, afinal, entregam um equilíbrio virtuoso entre força, economia, velocidade e produção.

As hidráulicas ganharam fama em todas as operações do setor produtivo. Hoje, atuam na infraestrutura pública, construção civil, agronegócio, mineração, pavimentação, terraplanagem e até nas aplicações mais inusitadas, técnicas e delicadas, como escavação arqueológica e de resgate.

Elétricas

São uma nova sensação do mercado e têm sido adotadas em projetos de infraestrutura e etapas da mineração. Sua diferença as tradicionais está, principalmente no seu aspecto sustentável. Uma vez que é alimentada apenas por energia elétrica, não emitindo poluentes.

Além disso, fornecem uma operação mais silenciosa e com menos vibrações, o que proporciona benefícios diretos a saúde e conforto do operador.

O que preciso saber sobre o desempenho das escavadeiras?

Como você já deve ter notado, no ambiente profissional, a escavadeira é uma das máquinas mais populares do setor produtivo. Muito disso ocorre por conta de seu design facilmente reconhecível e sua grande utilização em muitos serviços.

Além disso, o maquinário oferece potência suficiente no levantamento, possibilitando a escavação de grandes quantidades. Ou seja, é uma máquina que atende a todas as necessidades em uma obra ou serviço, com rapidez e alta performance.

No entanto, um dos fatores mais importantes diz respeito à sua capacidade de manter um baixo consumo de combustível (óleo diesel) — podendo executar um expediente de trabalho extenso e diversificado com o menor gasto de combustível possível.

Já entre o catálogo de máquinas amarelas, a escavadeira aparece entre as mais poderosas, pois é capaz de desempenhar funções que requerem, simultaneamente, velocidade e força. Esse equipamento é silencioso e de alta disponibilidade mecânica.

Num curto espaço de tempo, um operador experiente consegue escavar uma trincheira — ou execuções semelhantes. Sendo assim, é uma máquina que proporciona agilidade e precisão para executar trabalhos com qualidade técnica.

Em contrapartida, o mesmo trabalho pode levar o dobro ou o triplo de horas utilizando outros aparelhos menos capazes e potentes. Ainda, é importante considerar que, no caso da hidráulica, a máquina converte a força do seu motor em potência hidráulica.

Nos cilindros, o sistema hidráulico garante a força de elevação. Para isso, um sistema de bombas capta o óleo do tanque e o bombeia para diferentes pistões da máquina — transformando o torque gerado no conjunto mecânico em força de elevação para a execução do trabalho.

Quais as funcionalidades de uma escavadeira?

De forma geral, a escavadeira pode ser considerada a combinação perfeita entre três componentes diferenciados: trator, caçamba e lança. Por mesclar essas competências, ela é muito polivalente e permite a execução de muitas tarefas.

Nesse sentido, é uma máquina que pode ser utilizada em diversas situações em uma obra, mineração ou agronegócio. Em muitos casos, pode até mesmo substituir a necessidade de uso de outras máquinas, reduzindo os custos de um projeto.

Veja, a seguir, quais são as funções de uma escavadeira!

Trator

Parte essencial da escavadeira, local da cabine, onde o trabalho é executado e o maquinário controlado. O trator conta com um motor a diesel, controles, uma cabine para proteção do operário e rodas que permitem o fácil deslocamento nos mais diversos tipos de terreno.

Caçamba

Utilizada para coletar e carregar material solto, como terra, pedras, entulhos ou areia. Tem grande capacidade de carregamento, com uma espécie de “garras” em sua ponta, sendo assim, é ideal para o carregamento de caminhões.

Lança

Em suma, essa é a parte que possibilita toda a ação, a partir do grande “braço” mecânico capaz de realizar todos os tipos de escavações para preparar o terreno, permitindo a continuação da obra, inclusive em demolições, terraplanagens e outros.

Além disso, as escavadeiras são equipamentos versáteis e multifuncionais. Os braços telescópicos, por exemplo, são perfeitos para realizar escavações em profundidade. Por outro lado, também podem ser utilizados na remoção e movimentação de grandes volumes de terra ou outros materiais.

Quais são as aplicações da escavadeira hidráulica?

Esse tipo de escavadeira tem funções muito variadas e justamente pelo seu tamanho pode ser utilizada para diferentes espaços e objetivos. É uma máquina capaz de lidar com uma grande quantidade de material e com tudo ao mesmo tempo.

Desse modo, serve para áreas florestais, principalmente para o corte e a preparação do terreno ou plantio. Ou seja, desde serviços simples e rápidos até os mais complexos, que exigem alta capacidade, precisão e resistência da máquina.

Como há muitas aplicações para esse tipo de ferramenta, separamos as principais:

  • escavação de buracos;
  • drenagem, desobstrução de canais e córregos, revirar a terra e demais operações de apoio em aterros sanitários;
  • demolição;
  • remoção de resíduos e entulhos;
  • escavação e movimentação de terra e demais materiais em grande volume;
  • deslocamento e remoção de toras, rochas, entulhos e afins;
  • movimentar terra;
  • abastecimento de caminhões e caçambas.

É importante considerar o tipo de atividade para escolher a escavadeira ideal, que seja compatível com a força necessária. Assim, será possível evitar acidentes, preservar a máquina e ainda evitar acidentes, que trazem riscos sérios ao colaborador.

Quais as vantagens de contar com uma escavadeira?

A escavadeira é uma máquina moderna, versátil e com uma potência expressiva, que atende diversas situações, como apresentamos ao longo do texto. O seu uso proporciona muitas vantagens para um negócio, tanto técnicas quanto econômicas e estratégicas.

Em outras palavras, contar com uma escavadeira é a oportunidade ideal para elevar a qualidade e reduzir o tempo de serviço e os custos. Afinal, sem ela, é possível que o projeto demore mais para ser entregue, e os gastos podem ser elevados.

Confira, abaixo, quais as principais vantagens oferecidas por essas máquinas para o seu negócio!

Aumento da produtividade

Não dá para falar das vantagens de contar com uma escavadeira sem citar o elevado aumento da produtividade. Trata-se de um equipamento muito potente e versátil, que pode realizar, com elevado grau de qualidade e rapidez, uma série de tarefas.

Nesse contexto, a escavadeira pode executar operações precisas e que são imprescindíveis para a sua atividade, seja ela qual for. Esse fator aumentará o desempenho e tem potencial para agilizar os seus projetos.

Economia de capital

Como as escavadeiras são um investimento robusto, muitas pessoas podem achar que se trata de uma despesa grande. No entanto, na realidade, essas máquinas acabam proporcionando uma tremenda economia de capital, reduzindo custos operacionais.

Isso se deve, principalmente, ao fato de serem máquinas que elevam a produtividade e têm um caráter multifuncional, o que é excepcional do ponto de vista operacional. O gestor pode evitar a necessidade de ter outros equipamentos ou de estender os trabalhos.

Conforto para o operador

Atualmente, mesmo as escavadeiras mais compactas oferecem bastante conforto ao seu operador. Em linhas gerais, os bons equipamentos do gênero contam com cabines mais espaçosas, cômodas e ergonômicas, preservando o bem-estar do colaborador.

Nas versões mais modernas, pode haver diferenciais, como climatização, painéis digitais e outras inovações. Esses recursos melhoram o trabalho, de maneira que o serviço não fica tão cansativo ou incômodo, fator que contribui para a produtividade.

Multifuncionalidade

Como dissemos, as escavadeiras são equipamentos multifuncionais e até conhecidas como verdadeiros “canivetes suíços” no mercado. Isso quer dizer que elas podem ser empregadas na construção civil, no agronegócio e muito mais, auxiliando em inúmeras operações, como:

  • escavações;
  • plantios;
  • içamento;
  • transportes;
  • manuseio de materiais;
  • pequenas demolições. 

Quais são os motivos para alugar uma escavadeira?

As escavadeiras são máquinas grandes e que, devido à sua tecnologia e complexidade mecânica, costumam demandar investimentos altos. Portanto, na maioria das vezes, a compra desses equipamentos nem sempre é uma boa ideia — principalmente do ponto de vista econômico e para quem não conta com muitos recursos disponíveis.

As vantagens de contar com uma máquina desse tipo foram enumeradas acima, e é bastante provável que você esteja cogitando contar com esses benefícios para alavancar o seu negócio, não é mesmo?

Afinal, essa é, efetivamente, uma excelente opção, que deve ser considerada por qualquer um que deseja aumentar a produtividade e se tornar mais competitivo. É por essa razão que alugar representa a melhor saída, pois evita o investimento pesado e os gastos acessórios com seguro e afins.

Além disso, para manter a boa performance da máquina, alguns cuidados devem ser adotados, como o planejamento de um calendário de manutenção. Afinal de contas, devido ao trabalho pesado que exerce, a escavadeira é suscetível a sofrer o desgaste do tempo. 

Onde encontrar uma boa escavadeira para alugar?

Pelo trabalho e pelos resultados obtidos com o uso de uma escavadeira, é necessário não só uma boa pesquisa, mas também atentar para alguns cuidados na hora de escolher de qual empresa alugar, a fim de garantir um serviço confiável e soluções práticas.

Você precisa ter bem definido para que tipo de serviço usará essa máquina, além de conhecer as funcionalidades básicas para tomar a melhor decisão. Esse processo exige planejamento, pois qualquer erro pode causar transtornos e custos adicionais.

Esteja atento às qualidades da empresa e busque informações a respeito da reputação e de quais são os seus diferenciais. Assuma isso como prioridade para fazer uma escolha adequada não só para o serviço, mas para o seu bolso.

A Armac

Somos especialistas em aluguel e prestação de serviços com máquinas de linha amarela e equipamentos pesados. Nosso objetivo é de ajudar as operações que constroem o Brasil, com menor custo e tempo, em qualquer região do país.

Nossa equipe mecânica é experiente, além de ter a disposição um alto nível de equipamentos com tecnologia de ponta. Sobretudo, com um sistema de manutenção preventiva rigoroso para garantir o perfeito funcionamento.

Na nossa empresa, você não vai só encontrar escavadeiras, mas outros equipamentos e plataformas elevatórias essenciais para a construção civil, infraestrutura e agricultura. Todas em ótimas condições e com a potência que seu projeto precisa.

Não se esqueça do quanto é necessário tomar todo o cuidado na hora da sua escolha. Conosco, você terá soluções totalmente confiáveis e especializadas no assunto, que vão proporcionar muitos benefícios para suas atividades.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido um pouco melhor para você o que é uma escavadeira e como ela pode ser um equipamento importante não apenas para a construção civil, mas também para diversos outros segmentos disponíveis no mercado.

Se você está precisando de uma escavadeira, conheça nosso portfólio. Temos certeza de que temos o modelo ideal para o seu objetivo!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável