Comprar plataforma elevatória vale a pena? Venha descobrir!

  • Plataformas Elevatórias

Ao montar uma empresa, os gestores e administradores deparam-se com uma série de atividades que envolvem investimentos no setor produtivo. Para diversos ramos industriais, comprar plataforma elevatória pode trazer vários benefícios, principalmente se esse tipo de equipamento é empregado em diferentes serviços do negócio.

Em contrapartida, outras organizações optam pela locação desse equipamento, como uma forma de diminuir os custos de produção e ter acesso a itens de alta qualidade por um preço aceitável. Assim, essa decisão precisa ser pensada e estruturada para gerar os melhores resultados para o negócio, reduzindo os gastos e aumentando a eficiência.

Pensando nisso, produzimos este artigo para proporcionar mais informações sobre o que é e quais são as principais funções de uma plataforma elevatória e como é o processo de tomada de decisão para escolher entre comprar ou alugar esse equipamento. Acompanhe!

O que é uma plataforma elevatória e quais são as suas principais funções?

As plataformas elevatórias são equipamentos que foram desenvolvidos com a premissa de oferecer mais facilidade e praticidade na hora de realizar algum tipo de serviço que envolva alcançar elevadas altitudes ou locais que apresentem acesso limitado. Tais maquinários têm uma área de trabalho assentada em uma estrutura móvel, permitindo inúmeras possibilidades de ação.

Quando associamos o serviço de uma plataforma elevatória em alguma indústria ou canteiro de obras, por exemplo, rapidamente temos a noção de que se trata de uma peça fundamental para a continuidade das atividades. No entanto, muitas vezes não fica muito claro como esse equipamento auxilia na execução dos trabalhos.

Dessa maneira, listamos a seguir algumas das principais funções desse equipamento para o uso industrial em geral. Confira!

Alcance de áreas elevadas

Como função básica, as plataformas elevatórias são empregadas para desenvolver o papel de elevação, ou seja, auxiliar os colaboradores a alcançarem locais mais altos. Essa característica diminui a probabilidade de acidentes, visto que os trabalhadores não precisam recorrer a métodos mais perigosos, como o uso de escadas ou andaimes.

Sobretudo, os serviços em elevações acima de dois metros já são considerados trabalhos em altura, permitindo com que a empresa possa adquirir esse tipo de equipamento. Além disso, existem diversos modelos de plataformas que se adaptam rapidamente às necessidades da indústria.

Facilidade na hora da utilização

As plataformas elevatórias apresentam uma grande vantagem em relação aos andaimes: não precisam de terrenos totalmente regulares para terem estabilidade na base. Dessa forma, as atividades tornam-se mais versáteis e os colaboradores não necessitam passar por um grande período de treinamento.

Além disso, essa mobilidade permite que o trabalhador tenha uma abrangência de atuação quase ilimitada, com alcances variados e versatilidade durante a locomoção pela área de serviço. Da mesma maneira, por serem mais estreitas, as plataformas elevatórias acessam regiões que são mais complicadas de chegar.

Segurança de trabalho

Por fim, além do aumento da agilidade e praticidade de serviço, as plataformas elevatórias oferecem mais segurança durante o transporte de pessoas, obedecendo a algumas normas e critérios específicos sobre o assunto.

Esses maquinários permitem que o operador fique totalmente preso à estrutura. Dessa forma, os riscos de quedas e acidentes são reduzidos significativamente, pois todos os protocolos de segurança e operação são seguidos à risca.

Como escolher entre comprar ou alugar esse equipamento?

Antes de optar por comprar plataforma elevatória, é importante avaliar algumas questões relacionadas com o compromisso financeiro durante o período de aquisição e a real necessidade desse equipamento para a continuidade dos serviços.

Nessa perspectiva, tais questionamentos são essenciais para ponderar se a aquisição realmente vale a pena, já que existe a alternativa de alugar a plataforma elevatória durante o período em que realmente esse equipamento será utilizado.

Para auxiliar nessa decisão, separamos os tópicos a seguir para discutir quais são as principais vantagens e desvantagens referentes à compra ou aluguel desse tipo de equipamento. Descubra!

Vantagens e desvantagens da compra

Para muitos, a opção mais fácil é comprar logo o equipamento: você entra em contato com o vendedor e decide onde, quando e como adquirir o maquinário.

No entanto, quando a empresa é proprietária da plataforma elevatória, ela fica responsável por gerir as atividades de manutenção necessárias, tarefa essa que exige um grande empenho. Além disso, se o equipamento quebra e vai para o conserto, a empresa sofre com esse tempo de inatividade do maquinário.

Da mesma forma, comprar uma plataforma elevatória exige um capital maior. Ao adquiri-la, a empresa corre o risco de ficar refém de um aparelho obsoleto com o tempo, tendo de investir mais recursos em um novo e mais moderno.

Vantagens e desvantagens do aluguel

Para empresas que têm a mentalidade de estarem sempre atualizadas e competitivas no mercado, o cenário é completamente diferente. A opção pelo aluguel torna-se mais atrativa pelo fato de que a indústria sempre vai ter um maquinário de qualidade por um preço acessível.

Do mesmo modo, a locação do maquinário possibilita que o custo financeiro da obsolescência seja responsabilidade do proprietário. Como exemplo, se uma corporação aluga uma plataforma elevatória por um prazo de dois anos, ao final do período ela pode locar um equipamento mais moderno, de forma ágil e segura.

Ainda, com a fixação dos gastos mensais com o equipamento, a organização pode controlar melhor o seu orçamento, sem a necessidade de promover grandes investimentos de uma única vez. Essas condições possibilitam a manutenção de uma reserva financeira adequada para imprevistos, com retornos mais viáveis.

Por fim, para as empresas que não utilizam esse equipamento em todas as suas atividades, a grande vantagem é que a indústria pode abrir mão desse custo nos períodos de ineficiência ou baixa demanda. Dessa forma, a proprietária do maquinário vai até o local de trabalho e o recolhe, agilizando o processo produtivo.

Sobretudo, a decisão sobre comprar plataforma elevatória envolve diversos fatores que precisam ser analisados cuidadosamente. A aquisição desse equipamento pode ser mais simples e prática, mas impede que a empresa se mantenha atualizada no mercado. Em contrapartida, o aluguel desse maquinário promove uma melhoria contínua nos serviços, permitindo que a indústria tenha um planejamento financeiro sólido e direcionado.

Ficou interessado em como a sua empresa pode se beneficiar do uso de uma plataforma elevatória? Então conheça a linha de equipamentos especializados da Armac e descubra como melhorar suas atividades!

AS MELHORES MARCAS, O MELHOR SERVIÇO, E UM PARCEIRO QUE SEMPRE TEM O MELHOR PREÇO