6 cuidados que você deve tomar ao alugar plataformas elevatórias

  • Plataformas Elevatórias

Antes de iniciar uma obra, reforma ou até mesmo outros tipos de serviços maiores, como manutenções prediais e industriais, surge a necessidade do uso de maquinário específico para a realização desses trabalhos. Nesse momento, como são ações pontuais, faz mais sentido alugar plataformas elevatórias. No entanto, há uma série de cuidados que devem ser tomados para não ter problemas durante o aluguel.

Por isso, ao necessitar de plataformas elevatórias e outros tipos de máquinas, o ideal é buscar por uma empresa que tenha competência no segmento. Esse é um ponto determinante na execução dos serviços, pois os equipamentos podem agilizar muito mais o andamento dos trabalhos.

Para evitar investimentos em altos valores para adquirir tais máquinas, o aluguel se torna a melhor alternativa. Confira estas 6 dicas de cuidados para alugar plataformas elevatórias.

1. Analise o tamanho do equipamento

A melhor maneira de descobrir qual plataforma elevatória você precisa é avaliar o tipo de serviço que será feito e a dimensão dele. Existem vários modelos desse equipamento, e antes de optar por um ou outro, é necessário saber exatamente as suas necessidades. É possível encontrar plataformas do tipo tesoura que elevam de 8 a até 14 metros de altura. Enquanto isso, as plataformas articuladas são usadas para a elevação de 12 a 21 metros.

Cada um desses equipamentos tem suas especificidades, como comprimento, altura, peso operacional e a própria altura de trabalho. Dependendo do tamanho da plataforma elevatória, torna-se viável executar diferentes tipos de trabalho. O desempenho de cada uma delas pode variar de acordo com o tipo de serviço. E é por isso que é tão importante examinar bem qual a finalidade do aparelho, escolhendo o modelo certo.

2. Verifique a forma de deslocamento

Ao alugar plataformas elevatórias, um cuidado essencial para não danificá-las é conhecer o deslocamento delas. Verificar se fazem movimentos verticais e horizontais e se permitem o acesso a locais mais difíceis de alcançar, se contornam obstáculos aéreos e se tais máquinas se movem em certos terrenos. Aquelas movidas a eletricidade são indicadas para espaços fechados com piso regular, já as que funcionam a diesel são empregadas em ambientes abertos.

A ferramenta é indicada para realizar serviços aéreos, substituindo escadas e andaimes. Mas diferentemente de máquinas pesadas como pás carregadeiras e tratores, que são mais potentes e fortes, as plataformas aéreas podem não conseguir se deslocar adequadamente em determinados terrenos.

Para evitar qualquer tipo de problema no equipamento ou até mesmo acidentes durante o percurso, é fundamental verificar a capacidade de deslocamento das plataformas elevatórias.

3. Pesquise sobre a empresa

Esse é um dos aspectos mais importantes da lista. Afinal, se ocorrer algum problema durante a locação, você vai precisar de uma resposta exata e uma rápida resolução, não é? Nesse sentido, realizar pesquisas sobre a empresa é essencial, e com a Internet isso ficou ainda mais fácil. Conheça os serviços oferecidos e confira as avaliações de pessoas que contrataram a marca e seus depoimentos, esse é um ótimo medidor para entender melhor sobre a instituição e sua reputação.

Pesquisar sobre a história da empresa, sua trajetória e experiência no mercado de locação de máquinas pesadas poderá passar mais segurança antes da escolha. Tais equipamentos serão fundamentais para não atrasar a construção, reforma ou manutenção e não ter contratempos nem transtornos. Por isso, vale a pena gastar um pouco mais de tempo para conhecer com quem você estará fazendo negócio.

4. Considere o período mínimo do aluguel

Por serem solicitadas para os mais diversos tipos de serviços, esses equipamentos podem ser alugados por períodos que variam bastante, conforme a sua necessidade. É possível fazer a locação das máquinas por dias ou até mesmo por meses, por isso é preciso ter um bom projeto e planejamento para saber quanto tempo as plataformas elevatórias serão utilizadas.

Cada empresa estabelece seu período de contrato, portanto é mais interessante fazer uma pesquisa assim que souber quanto tempo necessitará dos equipamentos. Esse é um meio para viabilizar o projeto e encontrar as melhores opções.

5. Veja a capacidade de carga

As plataformas elevatórias são encontradas em tamanhos diferentes e podem atender demandas distintas, pois cada uma apresenta suas características. A plataforma tesoura, por exemplo, suporta cargas que variam entre 227 kg e 300 kg. Já a plataforma articulada costuma ter uma capacidade de carga menor, que fica em torno dos 227 kg, porém ela alcança alturas maiores que a do tipo tesoura.

Dessa forma, é importante saber exatamente o tipo de serviço que será realizado com o equipamento. Assim, fica mais fácil calcular a capacidade de carga necessária suportada pela plataforma, que deve ser analisada somando o peso das pessoas em cima dela com ferramentas e outros objetos.

Portanto, pode ser melhor alugar uma plataforma com capacidade maior, mesmo que a altura de trabalho do aparelho seja superior ao que você precisa. Essa medida evitará possíveis problemas na máquina e também garantirá a segurança de quem manuseia o equipamento.

6. Leve em consideração o custo-benefício

Um dos principais fatores a se considerar na escolha é o custo-benefício. Será que vale a pena investir esse valor no simples aluguel de plataformas elevatórias? Com certeza. Por ser um período específico, o aluguel de tais equipamentos é a melhor alternativa, uma vez que são de extrema importância para que os serviços em altura sejam bem-executados.

Além disso, as máquinas modernas são mais ágeis e otimizam o tempo de trabalho, gerando muito mais produtividade e acelerando os processos. As funcionalidades das plataformas elevatórias podem fazer muito mais pela sua construção ou reforma. Elas correspondem a necessidades específicas e ajudam em montagens, instalações, manutenção, pintura, contagem de inventário de estoque e mais uma série de serviços, tanto em ambientes externos quanto nos internos.

Se você precisa alugar plataformas elevatórias, a Armac está há mais de 25 anos no mercado de locação de máquinas pesadas e está presente em 8 estados, onde atende em mais de 60 cidades. Com equipamentos de alta tecnologia, é a melhor e mais confiável solução para o aluguel desses aparelhos.

Quer conhecer mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

AS MELHORES MARCAS, O MELHOR SERVIÇO, E UM PARCEIRO QUE SEMPRE TEM O MELHOR PREÇO