Quais as funcionalidades das plataformas elevatórias?

  • Plataformas Elevatórias

De uma forma simplificada, podemos dizer que as plataformas elevatórias são basicamente elevadores industriais, que possuem uma plataforma de trabalho. Elas podem ser encontradas em diversos modelos e formatos. A plataforma elevatória é uma importante ferramenta utilizada para trabalhos em altura, auxiliando profissionais que realizam manutenção em locais de difícil acesso, como fachadas, galpões e pavilhões.

Também conhecidas como plataformas aéreas, esse equipamento existe para oferecer mais segurança para o trabalhador. Existem outros equipamentos que também são empregados para trabalhos em altura, como escadas e andaimes, porém as plataformas aéreas são a saída mais segura e versátil. As plataformas são muito utilizadas por profissionais que antes necessitavam de andaimes para trabalhar, como eletricistas, pintores, funcionários de armazéns, estoquistas, operários de construção e pedreiros.

Está com dúvidas sobre as plataformas elevatórias? Neste artigo, explicaremos as funcionalidades dos modelos do tipo tesoura (também conhecidos como pantográficos) e articulados.

O que são plataformas elevatórias?

As plataformas elevatórias nada mais são do que equipamentos que podem ser levados de um lugar para o outro com facilidade. Todas as máquinas desse tipo podem ser deslocadas antes e durante a execução de uma obra para qualquer local em que esteja sendo realizado um serviço.

Em suma, podemos afirmar que independentemente do ambiente, seja ele interno ou externo, as plataformas elevatórias são as mais indicadas para garantir flexibilidade e agilidade em trabalhos nas alturas. Assim, adquirir ou fazer a locação do equipamento certo faz toda a diferença. Acredite, as plataformas elevatórias são uma ótima opção para o seu empreendimento.

Quais as diferenças da plataforma articulada e da plataforma tesoura?​

As plataformas elevatórias apresentam-se em modelos diferentes e são utilizadas para situações específicas. Falaremos um pouco mais sobre as plataformas articuladas e as do modelo tesoura. Veja abaixo as especificidades de cada uma!

Funcionalidades das plataformas elevatórias articuladas

Plataformas articuladas

Capazes de alcançar até 43 metros, de maneira horizontal e vertical. Possuem uma base movida por rodas e um braço comprido e articulado. A principal característica desse equipamento está no fato de que tal plataforma garante uma maior produtividade em trabalhos que precisam de elevação vertical e horizontal, alcançando locais onde outras plataformas não conseguem chegar.

É importante frisar a facilidade de manuseio das plataformas elevatórias articuladas. Elas são manobráveis e não produzem quase nenhum ruído — principalmente a articulada elétrica. Esses modelos podem ser utilizados tanto em ambientes externos quanto em grandes ambientes internos. Além disso, sua altura e posicionamento são facilmente controláveis e ajustáveis.

Funcionalidades das plataformas elevatórias tesouras

Plataforma tesoura

Esta plataforma recebe esse nome pois seu mecanismo, responsável por levantar a base de trabalho, move-se como se fosse uma tesoura fazendo um recorte. Seu alcance máximo fica em torno de 12 a 14 metros.

É o modelo é ideal para as instalações mais estruturais, em locais de estrutura pequena ou média, e a sua a elevação é vertical, proporciona rapidez, segurança, velocidade e simplicidade de operação.

São perfeitas também para aplicações onde se há necessidade de elevar uma maior quantidade de peso: elas podem suportar até 150 quilos sem dificuldades. A extensão de sua cesta mede 1m x 2m, em média. Há muito mais segurança para o trabalhador nesse equipamento do que na utilização de escadas, por exemplo.

Qual a melhor plataforma para sua necessidade?

Antes de alugar uma plataforma elevatória, você deve descobrir qual é o tipo de equipamento ideal para aquela aplicação. Converse com os especialistas da Armac para esclarecer suas dúvidas e tomar a melhor decisão. Locais com a necessidade de um alcance maior, provavelmente, demandem o uso de plataformas articuladas, enquanto locações menores se favorecem com a tesoura.

Vale lembrar também que de acordo com as normas vigentes (NR18 Portaria 15 e MR35), aquele trabalhador para o qual for necessário o uso de tais equipamentos deve ter um treinamento de operação e segurança com certificação e qualificação para o serviço a ser executado. Verifique abaixo os quesitos a serem avaliados para encontrar o equipamento ideal.

Segurança sempre em primeiro lugar

Quando falamos de plataformas elevatórias, a segurança aparece como fator determinante. O equipamento surge para substituir outras formas, agora arcaicas, de trabalho em altura, garantindo sempre o conforto e a segurança de seu operador.

Além da NR-11, as plataformas elevatórias respeitam a NR-35, referente à segurança do trabalho em altura. É de extrema importância na construção e manutenção civil. Em trabalhos com altura acima de 2 metros, o curso em NR-35 é obrigatório e a utilização de plataforma elevatória é recomendada.

Outros procedimentos básicos que garantem a minimização dos riscos consistem em sempre verificar os itens de segurança do equipamento e do operador, os controles de operações, os pneus e as rodas, o sistema de ar, hidráulico ou elétrico e todos os outros itens especificados pelo fabricante. 

Alugando com a Armac, você tem a garantia de que o equipamento recebido está em perfeito estado de funcionamento, com todos os seus componentes testados e prontos para o uso, com toda a garantia de segurança.

Facilidade no uso

As plataformas elevatórias são de fácil uso, também por isso, é cada vez maior o número de empresas que recorrem a esse maquinário. Nos últimos anos, observamos com mais frequência a sua utilização em ambientes urbanos. Projetos de arte, por exemplo, pinturas em painéis e, como de costume, na construção civil.

Nas últimas décadas, a conscientização acerca da segurança no trabalho aumentou, e hoje se busca, cada vez mais, garantir as condições de seguridade. As normas técnicas sempre reforçam a importância de oferecer as ferramentas adequadas para o trabalhador.

Onde as plataformas podem ser usadas?

As plataformas elevatórias são equipamentos muito utilizados na construção civil e industrial, pois auxiliam o trabalhador no serviço em altura e facilitam o seu trabalho. Sua principal função é fornecer apoio em lugares de difícil acesso, que apresentam obstáculos no caminho e locais com desníveis Por isso são excelentes opções tanto para atividades mais simples, como trocar lâmpadas em um shopping center e fazer a manutenção de itens industriais, fachadas de galpões e pavilhões.

Além do suporte ao trabalhador na altura, a plataforma elevatória agiliza as atividades em obras, como na elevação de materiais, peças e o próprio colaborador. Ela tem um longo alcance, por isso, pode ser uma boa escolha quando há necessidade de obter-se segurança e facilidade de acesso.

Como elas podem ser usadas?

As plataformas podem ser usadas em terrenos planos, acidentados, locais enlameados, na grama e áreas inclinadas. O importante é certificar-se de que o solo pode suportar a PEMT/PTA em qualquer situação. Elas são perfeitas para serem usadas em corredores estreitos, terrenos irregulares e locais congestionados.

Vale salientar que esse tipo de equipamento pode ser usado em manutenções em geral, nas quais o operador, junto de suas ferramentas, pode ser conduzido até o local de difícil acesso. Gostou do nosso post sobre as plataformas elevatórias? Entre em contato conosco e descubra quais são os equipamentos que temos disponíveis!