O uso de plataformas elevatórias na manutenção de caixa d’água

  • Manutenção
  • Plataformas Elevatórias

A manutenção de caixa d’água é um importante e recorrente serviço feito por empresas. Esse trabalho de higienização, além da parte técnica e do uso de produtos específicos, demanda também infraestrutura física para alcançar grandes alturas. Por isso, as plataformas de elevação são o melhor equipamento para garantir segurança e eficácia nesse trabalho.


Locação de plataformas elevatórias

de 8 a 21 metros – Fale pelo WhatsApp


Há muitas formas de levar ferramentas, operários e materiais a um ponto mais alto, mas é importante considerar quais delas darão a mobilidade e o conforto para realizar trabalhos específicos. Na limpeza de caixa d’água, além de segurança, é fundamental que haja espaço suficiente para o operário que realizará o serviço. Isso só é possível com uma estrutura de plataforma.

Neste post, mostraremos como a manutenção de caixa d’água é um trabalho importante, de que maneira é efetuada e por que uma plataforma elevatória é indispensável. Confira!

Os problemas que a falta de limpeza na caixa d’água pode gerar

A manutenção de caixa d’água é um importante serviço que deve ser executado regularmente, sobretudo em estruturas de grande porte que abastecem condomínios, empresas, shoppings, entre outros locais. Esse é um trabalho que garante economia de custos, sustentabilidade e cuidados com a saúde.

Entenda alguns dos principais problemas que podem ser gerados por uma caixa d’água que não passa por manutenções regulares.

Entupimento na tubulação

É comum que a caixa d’água esteja exposta a resíduos, muitos deles vindos da natureza, como folhas, galhos, sementes e até mesmo frutos. São elementos que não oferecem um grau de contaminação alto, já que há a filtragem antes do consumo, ainda assim, podem causar problemas de outros tipos.

O acúmulo desses resíduos pode acontecer não só na superfície, mas também na tubulação de saída da água para o encanamento de distribuição. Se isso acontece, há grandes riscos de um entupimento provocar vários transtornos. Um trabalho simples de manutenção garante a desobstrução, antes mesmo que o entupimento ocorra.

Contaminação da água

A contaminação é um problema decorrente do excesso de resíduos, de diferentes origens, no líquido, isso pode surgir em qualquer caso. Ainda que haja um tratamento com cloro, existe ameaça de contaminação, isso pode levar a problemas como:

  • enfermidades estomacais (diarreia, infecção intestinal, entre outras);
  • febre;
  • doenças de pele;
  • cólera;
  • hepatite.

Focos de dengue

A dengue é muito comum no Brasil, especialmente no verão. Nessa estação, a proliferação dos mosquitos é maior, e todo local que concentra água parada deve estar sob supervisão profissional. As caixas d’água podem ser um foco para o desenvolvimento das larvas que se tornam o mosquito da dengue.

Para evitar esse problema, é fundamental ter um trabalho de manutenção e higienização da caixa d’água. Isso impede o crescimento da larva na água, em um trabalho de prevenção muito importante para a saúde da população.

Desperdício de água

É comum também que, com o passar do tempo, a caixa d’água sofra danos em sua estrutura física, especialmente os modelos mais antigos. A manutenção é o melhor modo para resolver rachaduras, furos, infiltrações e qualquer avaria que a caixa d’água possa apresentar. Não lidar com esse problema é colocar em risco o volume de água armazenado.

Tais prejuízos à estrutura podem produzir vazamentos que, mesmo pequenos, geram o desperdício de milhares de litros de água a longo prazo. Isso pode afetar tanto o abastecimento do local quanto elevar as cobranças na conta de água.

O processo de manutenção da caixa d’água

O processo deve seguir um roteiro básico que ajudará a detectar qualquer problema e, a partir disso, fazer as reparações necessárias. Confira a seguir como é efetuada a higienização e manutenção da caixa d’água.

Vistoria

A vistoria é o primeiro passo desse processo. Inicialmente, é fundamental que o profissional especializado faça uma análise completa e minuciosa da caixa d’água, observando não somente a estrutura, mas também a qualidade da água. Isso permitirá que ele constate se há contaminação, falhas estruturais, entupimentos, entre outros problemas.

Reparos

Os reparos podem ser necessários para garantir que a caixa d’água continue útil, evitando desperdício. Tais consertos são dos mais variados, desde fixação e vedação de aberturas na estrutura, até uma obstrução da tubulação, o que é mais simples.

Limpeza

A limpeza vai garantir que a água chegue até quem precisa para o uso próprio, independentemente de qual ele seja. Para isso, pode ser necessário, primeiramente, remover resíduos e o que mais houver no líquido. Após isso, o emprego de produtos para desintoxicar também é indispensável.

A importância de usar plataformas elevatórias nesse serviço

Há muitos materiais de grande importância na limpeza e manutenção da caixa d’água, mas uma plataforma elevatória é, sem dúvida, o mais imprescindível recurso ao realizar tal serviço. A seguir, entenda suas funcionalidades e por quais razões é fundamental aplicar essa máquina na manutenção de caixa d’água.

Segurança

Existem muitas formas de subir até uma caixa d’água, porém, dificilmente alguma será mais segura do que utilizando uma plataforma elevatória. A estrutura mecânica, aliada a um espaço confortável para o operador se posicionar, garante chegar até o local sem que haja muito esforço. Naturalmente, o uso de EPIs tornam a atividade ainda mais segura.

Alcance

A plataforma elevatória é de grande ajuda por conta das duas movimentações possíveis: a vertical, para subir até os pontos mais altos, e a horizontal, para permitir um deslocamento que acesse qualquer lugar mais complexo. Assim, os trabalhadores conseguem visualizar toda a área da caixa d’água, sem ter nenhuma limitação na execução do serviço.

Otimização

Um trabalho qualificado depende, além de conhecimento e experiência, das ferramentas mais adequadas. A plataforma elevatória garante que a tarefa seja feita de maneira completa e apropriada, graças à otimização que tal equipamento oferece. Todos os itens necessários para a atividade podem ser transportados na plataforma, tornando o processo muito mais ágil.

Indiscutivelmente, a manutenção de caixa d’água é um trabalho necessário, principalmente em grandes estruturas que distribuem para muitas pessoas. Com segurança e técnica, é possível conseguir bons resultados, evitando desperdício e má conservação da água.

Em busca da plataforma elevatória certa para realizar esse serviço? Em vez de comprar, você pode alugá-la por um preço justo e com todo o suporte exigido. Entre em contato com a Armac para saber mais informações!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável