5 benefícios da locação de equipamentos para construção civil

  • Engenharia

Os projetos mais complexos de construção civil costumam ter um orçamento muito bem definido. Portanto, para que todas as etapas sejam executadas com sucesso e cumprindo o prazo de entrega, a utilização de maquinários é fundamental para aumentar a produtividade e a qualidade da obra.

O orçamento de obra é uma etapa essencial do projeto. Sendo assim, considerar a locação de equipamentos para construção, além ser mais prático em relação à manutenção ou danos nessas ferramentas de trabalho, podem contribuir a redução de custos gerais do projeto.

Dessa maneira, é possível ter uma construção mais enxuta (lean construction) sem perder a qualidade da entrega. Pensando nisso, criamos esse conteúdo completo sobre o funcionamento e propósito da locação de máquinas e equipamentos pesados, os benefícios de alugá-los e outros pontos de atenção pertinentes. Confira!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


1. Como funciona a locação de equipamentos para obras?

A gestão de projetos na construção civil tem como objetivo garantir a alta qualidade com máxima eficiência e economia de recursos. Dessa forma, a locação de equipamentos para obras traz diversas vantagens. Mas, antes, é preciso entender como funciona esse tipo de serviço para chegar ao custo-benefício que você tanto deseja.

Os gestores e responsáveis pela obra sempre procuram as melhores alternativas para economizar sem comprometer a qualidade e o cronograma da obra. Entretanto, os preços para a compra de equipamentos são elevados, e a locação se torna a melhor opção, já que é um investimento relativamente baixo.

Antes de tomar qualquer ação, é preciso saber exatamente quais são as máquinas necessárias para a construção. A partir disso, realizar uma pesquisa de preços e negociar as melhores ofertas ajudam a afunilar as opções, até encontrar a empresa que atenda às suas necessidades.

Afinal, os equipamentos precisam ser novos, revisados e seguros para um bom desempenho da obra. Além disso, é importante que a empresa transmita a segurança de que a sua equipe terá todos os recursos necessários para executar a construção sem paradas na obra. Por isso, considere aspectos como:

  • o valor que você tem para investir;
  • os tipos de equipamentos que a equipe precisa para trabalhar;
  • as condições das máquinas (prefira equipamentos novos);
  • o tempo de aluguel que será necessário (dias, semanas, meses);
  • as vantagens e desvantagens de escolher a empresa;
  • as condições de aluguel (formas de pagamento, transporte dos equipamentos etc.);
  • a disponibilização de manutenção preventiva e corretiva;
  • a capacidade da máquina e o conhecimento técnico da empresa de locação;
  • a modernidade, a eficiência e a durabilidade dos equipamentos.

Quando você fizer a pesquisa de mercado e observar todos esses detalhes, poderá encontrar o fornecedor ideal para a locação. Mesmo com um cronograma de obras devidamente planejado, os imprevistos podem acontecer. Nesse sentido, conferir se a empresa oferece flexibilidade no aluguel de equipamentos é fundamental.

O processo para a locação de equipamentos para construção não é tão complicado quanto pode parecer — na verdade, é até intuitivo. Após considerar os tipos de máquinas, a quantidade e o período que você precisa, é só fazer um orçamento, escolher a localidade onde as máquinas serão utilizadas e fechar negócio.

2. Quais equipamentos posso locar?

Um projeto de construção civil pode necessitar de uma grande diversidade de maquinário para facilitar os trabalhos. O mais significativo é que esses equipamentos estão cada vez mais tecnológicos e modernos, entregando facilidades na execução das tarefas. Dessa forma, a obra é executada de forma mais rápida, há maior aproveitamento de recursos, entre outras vantagens.

Além de garantir que as máquinas auxiliem nos trabalhos, a empresa precisa pensar na sustentabilidade como foco na gestão ambiental. Afinal, as obras geram uma grande quantidade de resíduos, que deve ser administrada e descartada de forma correta.

Então, a locação de equipamentos para construção também é uma maneira de viabilizar um projeto de obra sustentável, pois eles tornam possível a realização de tarefas específicas e são uma solução com capacidade adequada para atender a sua demanda. Por isso, veja, a seguir, algumas das máquinas que você pode encontrar para locar, mas saiba que também há outros tipos que você pode escolher.

Retroescavadeira e mini escavadeira

A retroescavadeira é uma máquina que auxilia em uma grande variedade de atividades no canteiro de obras, como: pequenas demolições, escavações, transporte de materiais de construção mais leves, paisagismo, entre outras funções. Por ser uma ferramenta versátil, ela ajuda não apenas na escavação, mas também no transporte de materiais, além de outras funcionalidades:

  • gerenciamento de resíduos e remoção de entulhos da obra;
  • carregamento de materiais e caminhões com terra, areia e outros produtos;
  • carregamento, realocação e deslocamento de materiais no canteiro de obras;
  • nivelamento e terraplanagem dos terrenos.

Outra dica importante sobre a retroescavadeira é que ela pode substituir outros equipamentos da linha amarela, como a escavadeira e a pá carregadeira.

Rolo compactador

Essencial para a compactação do solo, supressão e redução dos resíduos presentes nos terrenos, o rolo compactador aplaina as mais diversas superfícies. Assim, seu emprego atende a fundações, aterros e outras funções.

Se o solo não for bem compactado, isso pode ocasionar falhas durante a construção do empreendimento, comprometendo, até mesmo, a estrutura. Assim, dependendo das necessidades, você pode optar entre o rolo compactador pé de carneiro ou liso, de acordo com as aplicações — e também há o mini rolo compactador, que tem mais mobilidade e é uma ótima pedida para os canteiros de obra.

2.3 Plataformas elevatórias

As plataformas elevatórias podem ser encontradas em tipos como: plataforma tesoura e plataforma articulada. Para tanto, isso depende de fatores como a altura que se deseja alcançar e a estabilidade do terreno. Esse equipamento é essencial nas construções civis, pois são máquinas arrojadas e perfeitas para otimizar o tempo.

Por apresentar diversas aplicações, é uma opção mais segura em relação aos andaimes, além de permitir maior mobilidade e eficiência dos serviços. Dessa maneira, o equipamento pode ser usado para alcançar até 43 metros de altura, dependendo do modelo escolhido.

Geralmente, a locação deste equipamento para a construção é utilizada para fazer reboco na parte externa, pinturas e manutenções, como colocação de lâmpadas e outros afazeres. Além disso, as plataformas elevatórias também têm destaque como equipamentos úteis para limpezas, por sua versatilidade.

3. Quais são os benefícios da locação de equipamentos?

Um dos principais aspectos que valorizam a locação de equipamentos para construção, com toda certeza, é a economia. No entanto, também há outras vantagens que colaboram na escolha do aluguel. Antes de tudo, é fundamental compreender qual das opções disponíveis atende melhor às suas demandas.

É preciso colocar na balança aspectos como produtividade, economia, disponibilidade e outros fatores. Contudo, para fundamentar essa decisão, pense no TCO (Total Cost of Ownership), que é o custo total de propriedade. Mas o que isso significa?

O TCO é o cálculo que deve ser feito para que você saiba se vale a pena comprar ou alugar os equipamentos para o seu projeto. Para conhecer a resposta, deve-se somar o preço de aquisição da máquina aos gastos que serão feitos durante a vida útil do equipamento.

Entre eles, devem ser incluídos valores de transporte, manutenção, seguro, armazenamento e outros aspectos. Ao fazer isso, você subtrai a rentabilidade que terá com a revenda para ter o resultado.

Muitas vezes, a aquisição não compensa, já que os equipamentos têm valores muito elevados. Desse modo, a locação seria a solução ideal, pois os gastos com seguro e manutenção ficam a cargo do fornecedor. Acompanhe outros benefícios que você tem ao optar pela locação de equipamentos para a construção civil.

Economia de recursos

Como foi citado, a economia da sua obra é um dos principais motivos para que se escolha a locação de equipamentos. Desse modo, os recursos são calculados com base apenas no período em que a obra está em curso, gerando um custo muito menor, se comparado à compra e manutenção das máquinas pela construtora. Os equipamentos costumam ter um valor bastante elevado, o que gera um grande impacto no orçamento do projeto.

Portanto, ter uma gestão estratégica de custos é primordial. Quando se tem um planejamento adequado, os gastos são calculados para atingir um melhor custo-benefício, o que não compromete a segurança, a projeção econômica e nem o faturamento do seu negócio.

Se os gastos forem muito altos, a proporção de investimento e faturamento deixa uma margem de lucro muito pequena. Ou seja, o lucro será reduzido. Logo, os gastos que podem ser eliminados ou substituídos por alternativas mais econômicas (mas sem perder a qualidade) demandam estratégias mais inteligentes.

Risco da compra

Essa é uma dúvida constante nas mais diversas áreas. Afinal, vale mais a pena alugar determinado equipamento ou investir um pouco mais e ter essa ferramenta para utilizar sempre que precisar. No entanto, nesse caso, a questão não é tão simples, já que envolve outros fatores mais complexos, como, por exemplo:

  • gastos com manutenção;
  • troca de peças;
  • conserto de máquinas quebradas;
  • armazenamento do equipamento e
  • redução de custos de maquinário ocioso — pois, se as máquinas ficam paradas e sem uso, você também está perdendo dinheiro.

É primordial mensurar o risco da compra e pensar nos cenários futuros. Por ser um alto investimento, é necessário saber o que será feito com esse maquinário após a conclusão da obra. Serão utilizados logo em seguida em outro projeto? Ficarão parados em um galpão? Todas essas questões precisam ser respondidas para avaliar se a aquisição dos equipamentos realmente vale a pena.

Mesmo que o equipamento fique parado, ele ainda gera despesas, como pagamento de impostos, manutenção e, até mesmo, aluguel do espaço em que ficará guardado. Nesse contexto, a demanda deve ser considerada. E, para que a opção seja econômica, o valor do serviço deve ter, no máximo, 60% do preço de um equipamento novo.

Equipamentos modernos

A modernidade dos equipamentos permite ter mais agilidade e aumentar a produtividade das equipes de trabalho. Quanto mais moderno e munido de tecnologias, mais eficiente será o seu canteiro de obras. Nessa ideia, com a locação, você pode escolher uma frota atualizada com maquinários de última geração, além de contar com uma assessoria especializada que ajudará em caso de haver problemas técnicos.

Quando você tem o suporte de um bom fornecedor de equipamentos pesados, ele ajudará a encontrar as máquinas ideais e que sejam voltadas exatamente para o trabalho que será realizado. Portanto, você terá um maquinário que garante a máxima qualidade para a execução das atividades na obra. Com uma frota renovada, o rendimento é mais elevado e tem-se maior eficácia na construção.

Máxima produtividade

Ter equipamentos modernos e que estejam em perfeito estado de conservação é um ponto crucial para a produtividade no canteiro de obras. Se, no meio das operações, uma das máquinas parar de funcionar por algum tipo de problema, isso pode provocar uma reação em cadeia, fazendo com que muitas outras atividades também tenham que parar.

Contudo, quando você aluga o maquinário, recebe a garantia da empresa locatária de que os equipamentos estarão em plenas condições de uso. Além disso, se algum contratempo surgir, basta entrar em contato que o fornecedor será o responsável por encontrar uma solução. Ou seja, os gestores da obra terão menos incômodos, a obra não fica inativa, não há perdas de materiais e a produtividade no canteiro de obras é satisfatória.

É bastante comum que as obras atrasem e o cronograma seja refeito diversas vezes. Normalmente, são imprevistos que realmente não tinham como ser antevistos. No entanto, outras situações poderiam ser previstas, como no caso de máquinas que param.

Quando o maquinário não recebe manutenções periódicas e preventivas, as chances de que pararem são muito maiores. Por conseguinte, trabalhar com equipamentos em perfeito estado de conservação garantirá a sua produtividade.

Redução de mão de obra

Quando você escolhe os equipamentos para locação, não deve esquecer-se de um ponto fundamental: para manusear as máquinas, é preciso contar com um operador responsável e devidamente treinado para exercer essa função. Por ser um maquinário pesado, os riscos são mais elevados, o que pode colocar os trabalhadores em perigo.

Dessa maneira, é preciso contar com profissionais capacitados para operar os equipamentos de forma segura, pois a segurança no trabalho não pode ser negligenciada. Assim, os gastos com a mão de obra podem ser menores, principalmente porque os equipamentos tornam as atividades mais precisas, ágeis e fáceis de serem realizadas.

O que antes poderia demandar mais pessoas para a execução de uma tarefa (como a montagem de um andaime, por exemplo), com o uso de máquinas, pode ser substituído por apenas um operador. Portanto, a terceirização desse tipo de serviço tem ótimas vantagens.

Disponibilidade imediata

Como já abordamos, os atrasos na entrega da obra podem acontecer em uma construção civil. Com o aprimoramento das empresas fornecedoras de máquinas, aumenta-se a competitividade no mercado. E encontrar fornecedores que disponibilizam os equipamentos para pronta entrega é cada vez mais comum.

Dessa forma, para manter um atendimento mais eficiente, a locação de equipamentos para construção é uma alternativa capaz de oferecer mais agilidade e entrega rápida. Sem contar que promover melhores formas de pagamento e prazos também é uma possibilidade de rentabilizar o seu negócio, dependendo da relação que você tem com a empresa de locação.

Portanto, a disponibilidade imediata é uma das vantagens da locação que deve ser considerada na escolha, pois isso é determinante para o bom desenvolvimento e conclusão do seu projeto.

Menor investimento

Conseguir melhores condições para que o investimento seja menor pode ter enorme peso no orçamento do projeto. Dessa forma, quando os gestores decidem apostar na locação de equipamentos para a construção civil, há a possibilidade de investir mais em outros setores, como em materiais de qualidade superior.

Não comprar máquinas e optar pela locação é um jeito de focar no que realmente importa, promovendo a expansão do negócio. Outro ponto de grande importância é que as máquinas são atualizadas constantemente.

Diante disso, se você comprasse um equipamento novo, em pouco tempo, ele já não seria mais tão moderno — e depois de alguns anos, seria até obsoleto em comparação com os lançamentos. Isso pode impactar a produtividade da empresa no futuro. Nesse sentido, a locação de equipamentos para construção é uma excelente opção para atender o seu cliente e executar a sua obra com um maquinário atualizado e novo.

3.8 Manutenção especializada

O funcionamento das máquinas tem exigências próprias, e não é todo mecânico ou técnico que consegue realizar a manutenção adequada. Esse é outro aspecto pelo qual vale a pena contar com uma empresa de locação, pois o fornecedor é o responsável pelos cuidados e conservação do maquinário.

Todas as manutenções ficam sob responsabilidade da empresa de locação. Assim, caso algo não saia conforme o planejado, se uma máquina parar de funcionar ou aparecer qualquer outro problema, basta contatar o fornecedor e solicitar o conserto ou a troca.

4. Qual é a importância dos cuidados com os equipamentos locados?

Por mais que as obras sejam locais de trabalho pesado, os cuidados para conservação dos equipamentos locados é primordial. Devolver produtos com avarias ou danos por falta de manuseio adequado pode gerar custos adicionais. Como a empresa entrega as máquinas em perfeitas condições, é dever do cliente conservá-las e devolvê-las no mesmo estado.

Além de fazer a já conhecida manutenção preditiva (que verifica as condições da máquina e reduz os riscos de falhas durante a operação), também é preciso ter atenção com a limpeza de sujeiras decorrentes do dia a dia de utilização do equipamento, o que evita corrosão e danos em peças. Assim, fazer a limpeza diária após o turno operacional é essencial.

Além disso, a realização de paradas programadas para a realização da manutenção preventiva é uma recomendação que deve ser seguida à risca. Outro fator que deve ser pensado e que tem total importância para que os equipamentos funcionem corretamente é a lubrificação. Se as máquinas não são lubrificadas periodicamente, as chances de apresentarem paradas enquanto são usadas são bem maiores.

Por isso, a lubrificação precisa ser parte da rotina de trabalho e de manutenção do maquinário. Para tanto, esse processo pode ser feito com graxa sempre que houver necessidade. Procedendo dessa forma, será mais difícil as máquinas apresentarem algum tipo de problema ou pararem no meio das tarefas, acarretando paradas que atrasem as operações e os procedimentos.

Os cuidados, geralmente, também são assegurados no contrato. Portanto, se houver manuseio inadequado, se as máquinas não forem operadas por profissionais capacitados ou qualquer outro problema relacionado à falta de cuidados, pode ser que a empresa locatária cobre por isso. Ou seja, ter cautela e usar os equipamentos com responsabilidade são pontos cruciais para o lucro da empresa.

5. Como a locação apresenta vantagens na organização de uma obra?

A elaboração de projetos da construção civil é feita em etapas. Nesse sentido, é preciso aprofundar-se em cada fase, considerando as necessidades, a mão de obra, os materiais de construção e os equipamentos. Na fase de planejamento, soluções como a locação de máquinas podem apresentar várias vantagens.

A praticidade é um dos benefícios que mais se destacam, pois é só realizar o orçamento, escolher os equipamentos que deseja e as quantidades que precisa e fechar negócio. Assim, todas as responsabilidades ficam por conta do fornecedor, e os gestores apenas recebem o maquinário alugado e começam a utilizar na obra logo que houver necessidade.

Assim, as equipes ficam livres para focar apenas no que realmente importa, voltadas para as tarefas mais essenciais e garantindo a qualidade dessas atividades. A gestão de obra está sempre à procura de melhores condições. Por isso, já é um hábito ir atrás das melhores alternativas e de menor custo.

As boas práticas, em conjunto com a tecnologia, são a união perfeita para aprimorar o projeto e, posteriormente, a rotina no canteiro de obras. Nesse contexto, a locação tem benefícios para toda a organização. Afinal, se os gestores optassem pela compra das máquinas, seria preciso um longo período de estudos para avaliar as necessidades, pesquisar pelos equipamentos ideais, fazer comparação de preços e muitas outras etapas.

No contexto da locação, os processos são mais simples, e os colaboradores também podem contribuir indicando quais produtos serão interessantes para otimizar os serviços no canteiro de obras. Em vista disso, ter uma equipe qualificada e que trabalhe em conjunto é outro fator que faz toda a diferença na organização e execução da construção.

Reduzir desperdícios de materiais e recursos é fundamental, principalmente ao considerar que as obras têm custos elevados. Desse modo, a locação de equipamentos é um jeito de manter o alto nível sem comprometer a qualidade. Contudo, isso se inicia em um planejamento consistente, em que se tem o controle sobre cada etapa da obra e os gastos relacionados com cada uma delas.

A locação de equipamentos para construção é uma modalidade que está em crescimento constante no país e é a alternativa mais econômica em relação à compra de maquinário — que tem custos altos para aquisição e manutenção. Ou seja, essa é uma ótima maneira de ter mais produtividade, reduzir custos e trazer mais qualidade à obra com segurança e confiabilidade.

Como contratar uma locadora de equipamentos para a construção civil

Agora que já falamos sobre todas as vantagens em relação a locação de equipamentos para construção, vamos ajudar você a contratar um serviço de locação de confiança e com equipamentos de alta qualidade.

Ao decidir a melhor empresa para locação de seus equipamentos, verifique a sua disponibilidade de oferta e variedades em modelos para que você tenha a certeza de que encontrará todas as ferramentas de trabalho que precisa para execução da sua obra. Faça a revisão do seu orçamento e confira as possibilidades de negociação que a empresa oferece a você. Quando há acessibilidade de negociação, o negócio vale muito a pena, pois ambas as partes acabam ganhando com esse contrato de locação.

Para locação de equipamentos para construção, também é necessário compreender o período de tempo de utilização da máquina e conferir com a empresa locatária se há disponibilidade desta ferramenta para o período que você precisa.

A Armac tem a solução que você precisa

Nos preocupamos com o seu projeto e como inovar em qualidade e segurança para que os seus profissionais também possam trabalhar de forma otimizada.

Por isso, oferecemos as melhores soluções do mercado, garantindo aos parceiros equipamentos de qualidade, revisados e com a manutenção em dia. Além disso, oferecemos excelentes condições de pagamento e um suporte especializado para atendê-lo em qualquer eventualidade garantindo a segurança e substituição de máquinas sempre que necessário.

Para conhecer melhor a nossa empresa e os nossos produtos navegue pelo nosso site e confira todos os modelos disponíveis para locação de equipamentos para construção que oferecemos à empresa. Nós buscamos atender aos nossos clientes entregando equipamentos de alta tecnologia e qualidade. Aproveite e entre em contato e seja atendido por profissionais qualificados.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável