Entenda mais sobre o custo total de propriedade (TCO)

Tempo de leitura: 6 min
  • Gestão

Para que uma empresa possa se desenvolver de forma rentável, é necessário ter um planejamento financeiro bem definido para tomadas de decisões inteligentes. Para isso, mensurar algumas métricas na gestão do negócio garante investimentos mais pontuais e alinhados com a necessidade do negócio.

O Custo Total de Propriedade (TCO, sigla em inglês para Total Cost of Ownership) se refere ao cálculo realizado para a aquisição de um sistema, produto ou ativo na empresa. Por meio dessa métrica, é possível conferir a viabilidade de aquisição de um bem sem o comprometimento da saúde financeira do negócio.

Neste artigo, você vai saber como o cálculo do Custo Total de Propriedade é feito e a importância dele para a sua organização. Confira!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


A importância de calcular o TCO

As métricas mensuradas pelo cálculo do Custo Total de Propriedade contribuem para o controle financeiro de uma empresa e um melhor gerenciamento de frotas, produtos ou serviços. Assim, permitem determinar um bom investimento para o negócio ou mesmo fazer uma comparação entre produtos, com o objetivo de decidir as melhores estratégias de aquisição de bens.

Mas o que deve ser considerado no momento de estabelecer o TCO para o seu negócio? A seguir, compartilhamos com você alguns fatores de relevância utilizados como base para esse cálculo.

Indicador de objetivos

Para fazer qualquer investimento, é preciso compreender de forma clara quais são os objetivos dessa aquisição. O cálculo do Custo Total de Propriedade ajuda com informações importantes para esse processo de compra e garante mais segurança nos investimentos que devem ser realizados pela organização.

Definição do período de cálculo

É muito importante determinar o período do cálculo do Custo Total de Propriedade, pois fatores externos conseguem comprometer a viabilidade de aquisição. Por exemplo, um produto ou ativo pode apresentar valores mais altos, com sazonalidade, sofrer um impacto maior com impostos e taxas etc. Compreender o período no qual o investimento deverá ser feito colabora com a redução de gastos desnecessários para o negócio.

Determinação de custos relevantes

Como mencionamos no início deste artigo, o cálculo do Custo Total de Propriedade pode ser efetuado para verificar o melhor investimento e comparar os custos entre ativos. Essa comparação possibilita definir quais custos são os de maior relevância para a empresa, viabilizando uma aquisição mais consciente dos produtos.

Ciclo de vida de um ativo ou de um produto

O ciclo de vida de um ativo ou produto deve ser considerado para a base de cálculo do Custo Total de Propriedade, pois o tempo de durabilidade de um bem influencia as propostas de investimento da empresa. O ciclo de vida de um ativo ou produto deve ser relevado em dois aspectos: vida depreciável e vida econômica.

Vida depreciável

Um ativo ou produto depreciável é aquele que vai perdendo valor no decorrer do tempo. Tem uma durabilidade previsível e, provavelmente, deverá ser substituído após o seu prazo de durabilidade por apresentar falhas ou por comprometer a produção.

Vida econômica

São os produtos ou ativos que geram retorno financeiro para a empresa, tendo como base o controle de custo de aquisição e de manutenção. Os valores de manutenção, reparos, trocas de peças não podem ser maiores que o Retorno Sobre o Investimento (ROI), porque isso caracterizaria o fim da vida útil do bem.

Depois de realizar o cálculo do TCO, é o momento de alinhar com a sua equipe as principais aplicações dos custos a esse investimento como, por exemplo, determinar se ele é um custo direto ou indireto, se ele se enquadra melhor como custo de manutenção, implementação ou de aquisição.

No próximo tópico, vamos tratar sobre a forma como esse cálculo deve ser feito e abordar cada um dos itens mencionados para estabelecer a aplicação dos custos nas propostas de investimento.

Como calcular o TCO

São importantes para a base de cálculo de tal métrica, três categorias importantes:

  • Custo de aquisição — alinha o valor de aquisição do produto, por exemplo, a compra de um software e a sua viabilidade de investimento em relação à quantia disponível pela empresa. É inserida nessa base de cálculo a aquisição de novos equipamentos ou de peças para as trocas em situações eventuais.
  • Custo de implementação — tal categoria estuda o custo da implementação do sistema de aquisição. Seguindo o mesmo exemplo anterior, o custo de implementação seria referente à contratação de profissionais consultores para o treinamento do uso do software e o suporte para configurar os equipamentos.
  • Custo de manutenção — na categoria de manutenção, estão inclusos os serviços utilizados para aumentar a durabilidade do ativo ou produto adquirido. Esse custo pode se referir à necessidade de reparos, suporte técnico, contratação de profissionais qualificados para a manutenção de máquinas ou do sistema etc.

Os custos acima mencionados podem ser divididos em operações, conforme a sua natureza funcional. Eles podem ser custo direto ou indireto:

  • Custo direto — desse tipo de custo é possível quantificar todas as operações, seja na categoria de aquisição, seja na de implementação ou na de manutenção.
  • Custo indireto — essa categoria de custo não cabe a quantificação, pois é relacionada a eventos, como a necessidade de treinamento de equipes, necessidade de reparos e incidentes casuais.

O controle de custos e a determinação das categorias e da natureza de operações fornecem informações importantes para a decisão de investir no negócio, pois mensuram de forma objetiva o custo-benefício da aquisição de bens.

Vantagens de saber sobre custo de propriedade

Com a necessidade de implementar novas tecnologias, investir em frotas para a execução de atividades ou mesmo na compra de bens diversos, é importante observar todos os fatores que envolvem os custos de tais aquisições. O TCO, além de permitir o controle dos custos, é um método de aferir as vantagens que uma compra, implementação ou manutenção é vantajosa para as atividades de negócio.

Dessa forma, utilizando as métricas do Custo Total de Propriedade, a decisão de compra acontece com uma aplicação de redução de gastos, aposta na inovação e equipamentos de qualidade e com melhores resultados para as iniciativas de crescimento da empresa.

Se você gostou deste artigo e deseja saber mais sobre os cálculos que podem ser empregados em favor do seu negócio, confira o que é LCC? Saiba como e por que calculá-lo!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável