Drenagem de água e do solo: entenda as principais técnicas

Tempo de leitura: 7 min
  • Engenharia

Entre todas as etapas de infraestrutura, a drenagem da água é uma das mais delicadas. Também chamada de drenagem do solo, ela consiste em técnicas para retirar o excesso de água e garantir um escoamento eficiente e prático.

Realizar a drenagem do solo é uma atividade essencial em diversas situações da agricultura e da construção civil. Trata-se de um processo técnico e que acontece com o apoio de máquinas e procedimentos específicos que sempre geram dúvidas.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para comentar as principais curiosidades sobre a drenagem do solo. Ficou interessado? Acompanhe a leitura, pois também apresentaremos as melhores técnicas e máquinas para a realização desse trabalho!

O que é a drenagem de solo ou drenagem da água?

Em essência, a drenagem é um processo que tem o objetivo de gerenciar o escoamento e a absorção da água nos cenários de infraestrutura urbana. Dessa forma, a drenagem do solo consiste na retirada do excesso de água.

Sem soluções de drenagem, as cidades estão sujeitas a inundações constantes, justamente pela incapacidade de remanejar o fluxo das chuvas — que se acumula sobre a superfície e acaba causando problemas graves na infraestrutura local.

Além disso, a drenagem do solo é essencial para a agricultura, que realiza o escoamento para não comprometer os cultivos. Ainda, atua para reduzir os efeitos dos processos erosivos e a perda de nutrientes do solo.

Tanto na construção civil quanto no agronegócio e na infraestrutura pública, a drenagem é um processo que demanda muita atenção. Inclusive, os projetos de drenagem estão entre as principais aplicações das escavadeiras e outras máquinas de grande porte.  

Trata-se de equipamentos e máquinas polivalentes e muito utilizados na criação de valas e outras soluções indispensáveis a esses sistemas. Ou seja, é o que vai garantir que a drenagem da água seja eficiente e atenda as questões técnicas.

Outro detalhe interessante é a diversidade de projetos de drenagem, que vão dos mais simples e baratos até os mais complexos e custosos. De pequenos jardins de chuva a grandiosos reservatórios subterrâneos, são inúmeros sistemas desenhados para cada finalidade.

Além das escavadeiras, esses projetos também podem empregar equipamentos com funções mais específicas, como:

  • bombas d’água;
  • tanques de decantação;
  • monitores de fluxo;
  • tecnologias de topografia e análise do solo.

Como se não bastasse esse amplo leque de ferramentas e tecnologias, os projetos de drenagem também exigem uma expertise em tubulações, além de saneamento básico e infraestrutura, mesmo em um projeto desenvolvido por uma empresa privada para empreendimentos particulares.

Sendo assim, esses sistemas são fundamentais para a qualidade em todas as suas aplicações. Sem eles, o acúmulo da água provoca uma série de prejuízos às pessoas e aos estabelecimentos. Ou seja, esse é um ponto importante pelo ponto de vista da sustentabilidade social e econômica.

Quais as novas técnicas e tendências para a realização desse processo?

Urbanismo e infraestrutura são desafios universais. Toda cidade lida com obstáculos pontuais nessas áreas e, por isso, há tanto desenvolvimento ao redor do mundo. Além disso, os processos de drenagem do solo são imprescindíveis para o agronegócio.

É com isso em mente que bons profissionais expandem seu campo de pesquisas e referências, tudo para ter sistemas de drenagem eficazes e que promovam um escoamento perfeito.

Confira algumas das tendências adotadas na drenagem do solo e na drenagem da água!

Reservatórios

No Brasil, a técnica chegou a ser conhecida como piscinão, em alusão à grande bacia de água que se constrói nesse projeto. A técnica é antiga, mas é usada até hoje justamente por conta de sua eficácia e funcionalidade.

O conceito é bastante simples, consistindo na escavação profunda de uma grande área para a construção de um reservatório de grande volume. Apesar de não ser recente, a técnica está sendo cada vez mais aplicada nos grandes centros urbanos.

Afinal. é muito difícil modificar as estruturas originais de drenagem das grandes cidades. Dessa forma, os reservatórios são uma solução válida, oferecendo uma alternativa prática para a captação e o controle do volume pluvial, diminuindo a probabilidade dos alagamentos.

Jardins de chuva

Enquanto os reservatórios são obras de alto custo e complexidade, os jardins de chuva, ou sistemas de biorretenção, são o extremo oposto disso.

Os reservatórios são soluções de drenagem macro que focam em aliviar o volume pluvial sobre grandes recortes de uma cidade. Já os jardins de chuva podem ser considerados microssoluções de drenagem de água.

O projeto consiste na construção de uma estrutura rasa, coberta por uma camada de vegetação, conciliando estética e capacidade de absorção de baixo volume.

Evidentemente, o projeto não é ideal para a absorção de grandes volumes em grandes áreas, mas sim uma solução perfeita para pequenos locais que não contam com tantos bueiros e calhas, como um condomínio privado, estacionamentos, parques e pequenas ruas.

Pavimentos drenantes

Essa é uma tecnologia importante na engenharia de materiais. Os pavimentos drenantes são soluções cada vez mais utilizadas nos novos projetos de pavimentação, sobretudo em cidades com alto nível pluviométrico, colaborando com o escoamento e a segurança no trânsito.

O pavimento é capaz de absorver a água sobre a sua superfície e de promover uma automanutenção, eliminando a aquaplanagem. Dessa forma, menos condutores ficam sujeitos aos riscos de uma pista molhada. Com isso, acidentes e fatalidades no trânsito são reduzidos.

Como o portfólio da Armac pode contribuir para esse processo?

Agora que você conhece algumas tendências dos sistemas de drenagem do solo, é hora de entender como o portfólio Armac pode colaborar com essas operações. Especialista no assunto, a Armac oferece máquinas e equipamentos para a excelência nas atividades.

Como você pôde ver anteriormente, os projetos variam em tamanho, custo, propósito e complexidade. No entanto, todos eles podem aproveitar os benefícios da mecanização e da tecnologia aplicada, a começar pela construção dos reservatórios.

Os piscinões são projetos de dimensões gigantescas, e são poucas as máquinas no mercado capazes de encarar suas demandas. É aqui que entram as escavadeiras Long Reach, máquinas que elevam a praticidade e a performance.

Long Reach (LR) é uma denominação do setor de linha amarela para escavadeiras que tem como característica equipamentos com braços de longo alcance. Em nosso portfólio, contamos com os melhores modelos da indústria para esse tipo de aplicação.

Estamos falando de máquinas titânicas, tais como a Hyundai 220 LC-9 Long Reach e a JCB JS 220 LR, com profundidades de escavação que superam os 11 metros. Ou seja, elas atendem as necessidades do projeto com facilidade, agilidade e segurança.

No entanto, em projetos menores, como a construção de galerias para o escoamento da água das chuvas, as escavadeiras tradicionais são ideais. Já em obras de pavimentação drenante, a Armac fornece equipamentos como as vibroacabadoras e os rolos compactadores.

Em suma, a drenagem do solo e da água é indispensável ao urbanismo local, à construção civil e ao agronegócio. Sem esses sistemas, a preservação de patrimônio seria muito dificultada, sobretudo em períodos de alta das chuvas.

Agora que você conhece as principais soluções técnicas e mecânicas para os sistemas de drenagem do solo, aproveite para entrar em contato conosco e conferir como podemos oferecer o equipamento ideal para seu projeto!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável