Qual plataforma elevatória preciso?

  • Plataformas Elevatórias

Entre tantos equipamentos no mercado, não há como negar que o excesso de opções, modelos e especificações podem confundir na decisão de compra. Algumas atividades demandam atenção e cuidado, e não é segredo para ninguém que os trabalhos em altura exigem, cada vez mais, opções adequadas de plataforma elevatória para garantir a segurança nas operações do profissional.


Locação de plataformas elevatórias

de 8 a 21 metros – Fale pelo WhatsApp


No entanto, existirão casos em que surgirá a dúvida sobre qual equipamento é o ideal para utilizar no seu projeto. Por isso, elaboramos este artigo exclusivo sobre o tema, dando um destaque especial à escolha da plataforma de elevação vertical.

Aproveite este conteúdo para esclarecer suas dúvidas sobre modelos, tamanhos e potências dos maquinários em questão. Acompanhe!

O que são as plataformas elevatórias? 

Uma plataforma elevatória é um equipamento utilizado para elevar um profissional a alturas variadas e em diferentes direções. Muito utilizadas em obras, elas possuem alguns diferenciais em suas utilidades.

Podemos considerar os seguintes equipamentos mais escolhidos para este segmento:

  • plataforma mastro;
  • plataforma tesoura;
  • plataforma articulada.

A escolha da plataforma elevatória certa é determinante para a execução de um bom trabalho, que concilie frequência, agilidade e excelência no cumprimento das suas metas.

Por isso, é importante conhecer as variedades de equipamentos, pois sua escolha vai resultar em um serviço de maior segurança e melhor qualidade.

Que norma dispõe sobre as plataformas elevatórias?

A normativa que rege a liberação de uso de uma plataforma elevatória é a NR18 e estabelece em formato administrativo, de planejamento e de organização a adequação para que as atividades sejam executadas em segurança e com o uso dos devidos EPIs.

Esta normativa insere ainda em seu texto orientações sobre o uso dos equipamentos elevatórios em atividades como as de escavações, telhados, soldagem, demolições etc. Nessa perspectiva, ainda esclarece sobre as possíveis situações em canteiros de obras para a prevenção contra acidentes e sinistros.

Outras normas importantes e que devem ser consideradas para o uso de plataformas elevatórias são as NR-11, NR-12, NR-18 e NR-35. Essas normas determinam como se deve trabalhar em altura, quais cuidados são fundamentais e em quais atividades as plataformas podem ser utilizadas de forma segura e confiável.

Os diferentes tipos de plataformas de elevação vertical

Vamos falar agora com você sobre quais são os diferentes tipos de plataformas elevatórias e descrever a utilidade para os projetos do seu negócio. Como cada uma possui suas peculiaridades, é fundamental estar atento aos detalhes que determinam como tais equipamentos devem ser utilizados nas atividades do seu trabalho, percebendo seu melhor ou pior nível de desempenho.

Com os diversos modelos de plataformas elevatórias, existem equipamentos que atendem a três segmentos no mercado: modalidade tesoura, articulada e telescópica. Veja só!

Plataformas tesouras: ideais para elevação vertical

Também chamadas de pantográficas, essas plataformas são empregadas quando há necessidade de menor elevação, mas o espaço de trabalho é mais amplo no deck. Por ser mais espaçosa, essa máquina permite trabalhar com uma quantidade maior de ferramentas e é uma ótima substituta para os clássicos andaimes, sendo muito mais ágil e segura.

A plataforma elevatória modelo tesoura tem sua elevação de modo vertical. O seu mecanismo em forma de tesoura é responsável pela operação e esse tipo de maquinário está disponível em diversos modelos e marcas para melhor atender às demandas do projeto.

Esse tipo de equipamento apresenta ótimo desempenho e proporciona uma boa estabilidade e segurança ao trabalhador. As plataformas elevatórias tipo tesoura são ideais para:

  • armazenagem e centros de distribuição;
  • montagem de estruturas temporárias;
  • construção e manutenção de edifícios;
  • instalações artísticas e eventos;
  • pinturas e reformas.

Existem dois tipos de alimentação para as plataformas tesoura: pode ser de acionamento elétrico ou à combustão. Os equipamentos elétricos são indicados para trabalhos em terrenos regulares em serviços de pinturas, manutenções e instalações, seja em ambientes externos, sejam internos.

Já os modelos a combustão podem se locomover em áreas irregulares, como sobre areia e barro, que são superfícies de maior instabilidade. É um equipamento indicado para obras que ainda estão em fases iniciais, intermediárias e que necessitam de algo mais robusto para a execução do projeto.

Plataforma elevatória articulada: segurança e precisão no deslocamento em altura

A plataforma do tipo articulada, também conhecida como girafa ou girafinha, é a melhor para realizar serviços em lugares elevados e de difícil acesso. Sua lança articulada permite um excelente alcance lateral e diagonal, atingindo lugares elevados onde não seria possível chegar por meio de outros maquinários.

É o equipamento perfeito para trabalhos em ambientes externos, pois tem um alcance de elevação até 43 metros. Essas plataformas aéreas apresentam uma boa velocidade de deslocamento, além de uma maior facilidade de manobra em terrenos de difícil locomoção.

As principais aplicações das plataformas articuladas são:

  • montagem de instalações temporárias, parques temáticos, estúdios de TV/Cinema e telecomunicações;
  • instalações e manutenções industriais, equipamentos de aviação e navais;
  • construção civil e manutenção em geral;
  • serviços mecânicos de grande porte;
  • construção e manutenção predial.

Em relação ao abastecimento, assim como as plataformas elevatórias tesoura, existem dois modelos: 

  • a diesel — indicada para ambientes externos;
  • elétrico — recomendada para atuar em lugares fechados ou necessitados de máquinas com produção de pouco ruído.

Plataforma elevatória telescópica: ideias para entregar alcance direto

Por último, há os modelos telescópicos. Este tipo de maquinário é bastante versátil e é uma plataforma elevatória que pode ser utilizada em variados locais de trabalho, entregando um deslocamento seguro e preciso.

Seu alcance operacional pode chegar a alturas entre 7 e 47 metros e é feito através de uma lança que trabalha horizontalmente e sem articulações. Por essa razão, alcança pontos de trabalho de média e grande altura, permitindo-a ultrapassar os obstáculos do terreno.

Quem pode operar uma plataforma elevatória?

Uma das maiores dúvidas para os gestores de obras é em relação à operação das máquinas elevatórias. Afinal, quem pode operar essa plataforma?

Em geral, qualquer profissional com conhecimento em leis de trânsito e nas NRs citadas anteriormente — com o devido treinamento de manipulação do equipamento — pode operar a plataforma elevatória.

Esses profissionais devem passar por um processo de capacitação técnica e por treinamento específico de PTA (plataforma de trabalho aéreo).

Alguns acidentes comuns com o uso das plataformas elevatórias são:

  • choques;
  • tombamento;
  • riscos de queda;
  • riscos de queimaduras;
  • colisão da plataforma com alguma superfície;

Essa capacitação e treinamentos são necessários devido à necessidade de conhecer a realidade das atividades, compreendendo que alguns acidentes podem acontecer e o melhor procedimento para atuar com segurança.

A plataforma certa de acordo com a sua necessidade

É importante compreender a atividade que será executada para definir o equipamento que melhor atenda à sua necessidade. Para isso, é preciso avaliar as características do local de trabalho, bem como da região a ser acessada, e então, fica muito mais fácil identificar e decidir qual o equipamento certo para realizar o trabalho.

O principal fator a se considerar quando se tem dúvida sobre qual é a plataforma elevatória mais indicada para execução das atividades na sua empresa é a altura a qual se pretende atingir. Esse é um aspecto fundamental, considerando que a altura de trabalho é a soma da altura máxima que a plataforma chega mais o alcance da mão do operador.

Os diferentes tipos de alimentação

Por último, mas também importante, você deve considerar a modalidade de alimentação energética desse equipamento. Afinal de contas, é o tipo de detalhe que pode ser determinante em termos de caixa e logística para a sua operação.

Diferentemente das categorias de equipamento, existem apenas duas opções quando tratamos de abastecimento energético. A primeira é por meio da utilização de combustível, ou seja, as plataformas movidas a partir de diesel. Já a segunda opção se baseia na energia elétrica. Entenda mais!

Plataformas a diesel entregam resistência, robustez e muita potência

As plataformas elevatórias a diesel são equipamentos com tração nas quatro rodas e alta capacidade de torque. Seus pneus têm grandes dimensões e algumas são equipadas com um eixo oscilante, o que permite a circulação em ambientes de difícil locomoção. Contam também com estabilizadores de nivelamento automático que garantem uma maior segurança do trabalhador.

Plataformas elétricas conciliam praticidade e desempenho

As plataformas elétricas são acionadas por meio de energia elétrica, sendo assim, não são poluentes. Existem diversos modelos de plataforma elevatória elétrica no mercado. Aliás, já mencionamos elas aqui. São os modelos tesoura e articulada.

Por possuir um motor abastecido por energia elétrica, esta plataforma não produz ruídos nem fumaça, o que a transforma no maquinário ideal para trabalhos em ambientes fechados, sendo a melhor opção para galpões e depósitos.

Como pôde ver, não faltam alternativas para que você faça uma escolha bem acertada nesse segmento. Mas no fim de tudo isso, ainda há um último detalhe que merece a sua atenção: a vantagem econômica e operacional de alugar as plataformas em vez de comprá-las.

Até porque o serviço de locação de plataformas elevatórias entrega uma flexibilidade muito maior para conduzir os seus trabalhos. O melhor exemplo disso acontece no campo da disponibilidade e manutenção. Com um equipamento próprio, você mesmo arca com os custos de uma quebra inesperada, bem como da ociosidade inerente à falta da plataforma.

A locação desses equipamentos oferece vantagens como:

  • redução de custos com a substituição de peças;
  • o abastecimento é por conta da locadora;
  • a manutenção e reparação dos equipamentos fica por responsabilidade da locadora;
  • os equipamentos são seguros e de qualidade garantida;
  • você pode escolher todos os modelos que necessita para a conclusão do serviço.

A escolha pela locação de plataformas elevatórias torna os processos de um projeto muito mais práticos e ágeis de serem executados. Afinal de contas, é dever das empresas especializadas em locação de equipamentos entregá-los em plenas condições operacionais, além de apresentarem um histórico minucioso de deslocamento e manutenção.

Embora não se possa definir os problemas que a máquina possa apresentar, você pode ficar tranquilo, uma vez que a responsabilidade pela manutenção e trocas de peças fica a cargo da própria locadora.

O procedimento é muito simples de se resolver em casos como esse. Basta solicitar a substituição imediata da plataforma de elevação, poupando tempo, dinheiro e assegurando a produtividade. Por isso, aproveitamos o momento para lhe fazer um convite!

A escolha da plataforma elevatória certa é determinante para a execução de um bom trabalho, que concilie frequência, agilidade e excelência no cumprimento das suas metas. Por isso, é importante conhecer as variedades de equipamentos, pois sua escolha vai resultar em um serviço de maior segurança e melhor qualidade.

Entre em contato conosco e conheça os nossos melhores equipamentos para o seu projeto. E se quiser saber mais sobre nossas soluções, confira o portfólio da Armac e converse com os nossos profissionais!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável