Qual plataforma elevatória preciso?

  • Plataformas Elevatórias

Entre tantos equipamentos no mercado, não há como negar que o excesso de opções, variantes e especificações pode confundir o gestor. Por isso, elaboramos este artigo exclusivo sobre o tema, dando um destaque especial à escolha da plataforma de elevação vertical.

Afinal de contas, não é segredo para ninguém que os trabalhos em altura exigem equipamentos e maquinários particulares para garantir a segurança operacional. No entanto, existirão casos em que surgirá a dúvida sobre qual equipamento seria o adequado para realizar determinado projeto.

É nesse instante que você deve estar preparado para tomar a decisão ideal. A escolha da plataforma certa é determinante para a execução de um bom trabalho, que concilie segurança e agilidade no cumprimento das suas metas. Por isso, aproveite este conteúdo para esclarecer dúvidas sobre modelos, tamanhos e potências dos maquinários em questão. Acompanhe!

OS DIFERENTES TIPOS DE PLATAFORMA DE ELEVAÇÃO VERTICAL

Em um primeiro momento, você precisa entender quais são os diferentes tipos, bem como suas peculiaridades. Até porque são esses detalhes que ditam como tais equipamentos se comportarão na realidade do seu trabalho, com melhor ou pior nível de performance.

Com diversos modelos de plataformas elevatórias, cabe a você conhecer as principais categorias e selecionar as melhores para a sua operação. Em um todo, existem três segmentos no mercado: a modalidade tesoura, articulada e telescópica. Veja só!

PLATAFORMAS TESOURAS: IDEAIS PARA ELEVAÇÃO VERTICAL

Também chamadas de pantográficas, essas plataformas são empregadas quando há necessidade de menor elevação, mas espaço de trabalho mais amplo no deck. Por ser mais espaçosa, tal máquina permite trabalhar com uma quantidade maior de ferramentas e é uma ótima substituta para os clássicos andaimes, sendo muito mais ágil e segura.

A plataforma tesoura tem sua elevação de modo vertical, seu mecanismo em forma de tesoura é responsável pela operação. Esse tipo de maquinário está disponível em diversos modelos e marcas.

As tesouras apresentam ótimo desempenho, proporcionando boa estabilidade e segurança ao trabalhador. As plataformas elevatórias tipo tesoura são ideais para:

  • armazenagem e centros de distribuição;
  • montagem de estruturas temporárias;
  • construção e manutenção de edifícios;
  • instalações artísticas e eventos;
  • pinturas e reformas.

Existem dois tipos de alimentação para as plataformas tesoura, podem ser de acionamento elétrico ou à combustão. Os equipamentos elétricos são indicados para trabalhos em terrenos regulares em serviços de pinturas, manutenções e instalações, sejam em ambientes externos, sejam internos.

Já os modelos à combustão podem se locomover em áreas irregulares, como sobre areia e barro. Indicados para obras que ainda estão em fases iniciais e intermediárias e necessitam de algo mais robusto.

PLATAFORMAS ELEVATÓRIAS ARTICULADAS: SEGURANÇA E PRECISÃO NO DESLOCAMENTO EM ALTURA

A plataforma do tipo articulada, também conhecida como girafa ou girafinha, é a melhor para realizar serviços em lugares elevados e de difícil acesso. O equipamento conta com uma lança que permite um excelente alcance lateral e diagonal, atingindo lugares elevados onde não seria possível chegar por meio de outros maquinários.

É o equipamento perfeito para trabalhos em ambientes externos, pois tem um alcance de até 43 metros. Apresenta uma boa velocidade de deslocamento e elevação, além de excelente manobrabilidade em terrenos de difícil locomoção.

As principais aplicações das plataformas articuladas são:

  • montagem de instalações temporárias, parques temáticos, estúdios de TV/Cinema e telecomunicações;
  • instalações e manutenções industriais, equipamentos de aviação e navais;
  • construção civil e manutenção em geral;
  • serviços mecânicos de grande porte;
  • construção e manutenção predial.

Em relação ao abastecimento, assim como as plataformas tesoura, existem dois modelos: a diesel — indicado para ambientes externos, e elétrico — recomendado para atuar em lugares fechados ou necessitados de máquinas com produção de pouco ruído.

PLATAFORMAS ELEVATÓRIAS TELESCÓPICAS: IDEAIS PARA ENTREGAR ALCANCE DIRETO

Por último, há os modelos telescópicos. Bastante versátil, esse tipo de plataforma pode ser utilizado em uma ampla gama de locais de trabalho, entregando um deslocamento seguro e preciso. Além disso, seu alcance operacional trabalha com alturas que vão de 7 até 47 metros.

Por essa razão, tais plataformas são bastante empregues em várias áreas do setor produtivo, seja em construções, seja nas indústrias, viabilizando instalações, inspeções, manutenções e demais trabalhos que exijam acessibilidade ágil a regiões difíceis e bastante elevadas.

A PLATAFORMA CERTA DE ACORDO COM A SUA NECESSIDADE

É importante conciliar o seu objetivo operacional com a sua necessidade. Entendendo as características do local de trabalho, bem como da região a ser acessada, torna-se muito mais fácil identificar e escolher o equipamento certo para realizar o trabalho.

O principal fator a se considerar, quando se tem dúvida sobre qual é a plataforma mais indicada para aplicação em sua empresa, é a altura a qual se pretende atingir. Esse é um aspecto fundamental, considerando que a ‘altura de trabalho’ é a soma da altura máxima que a plataforma chega mais o alcance da mão do operador.

PLATAFORMA TESOURA

Ideal para ambientes pequenos em alturas que passem os 2m. Substituta imediata para andaimes em projetos de acabamento e pintura de prédios. Principal escolha para garantir a segurança dos trabalhadores e aumentar a produtividade.

Considere optar pela plataforma tesoura também para utilização em ambientes fechados, como galpões e depósitos, pois é o equipamento perfeito para carregamento, por ter um deck espaçoso, estabilidade e poder de elevação.

PLATAFORMAS ARTICULADAS E TELESCÓPICAS

As plataformas elétricas são acionadas por meio de energia elétrica, sendo assim, não são poluentes. Há diversos modelos de plataforma elevatória elétrica no mercado, podem ser no tipo tesoura ou articulada.

Por ter um motor abastecido com eletricidade, essa máquina não produz ruídos nem fumaça, o que a transforma no equipamento ideal para trabalhos em ambientes fechados. É a melhor opção para galpões e depósitos.

OS DIFERENTES TIPOS DE ALIMENTAÇÃO

Por último, mas também importante, você deve considerar a modalidade de alimentação energética desse equipamento. Afinal de contas, é o tipo de detalhe que pode ser determinante em termos de caixa e logística para a sua operação.

Diferentemente das categorias de equipamento, existem apenas duas opções quando tratamos de abastecimento energético. A primeira é por meio da utilização de combustível, ou seja, as plataformas movidas a partir de diesel. Já a segunda opção se baseia na energia elétrica. Entenda mais!

Plataformas a diesel entregam resistência, robustez e muita potência

As plataformas elevatórias a diesel são equipamentos com tração nas quatro rodas e alta capacidade de torque. Seus pneus têm grandes dimensões e algumas são equipadas com um eixo oscilante, o que permite a circulação em ambientes de difícil locomoção. Contam também com estabilizadores de nivelamento automático que garantem a segurança do trabalhador.

Plataformas elétricas conciliam praticidade e desempenho

As plataformas elétricas são acionadas por meio de energia elétrica, sendo assim, não são poluentes. Existem diversos modelos de plataforma elevatória elétrica no mercado, podem ser no modelo tesoura e articulada.

Por possuir um motor abastecido por energia elétrica, esta plataforma não produz ruídos, nem fumaça, o que a transforma no maquinário ideal para trabalhos em ambientes fechados. Sendo a melhor opção para galpões e depósitos.

Como pôde ver, não faltam alternativas para que você faça uma escolha bem acertada nesse segmento. Mas no fim de tudo isso, ainda há um último detalhe que merece a sua atenção: a vantagem econômica e operacional de alugar as plataformas em vez de comprá-las.

Até porque a locação entrega uma flexibilidade muito maior para conduzir os seus trabalhos. O melhor exemplo disso acontece no campo da disponibilidade e manutenção. Com um equipamento próprio, você mesmo arcaria com os custos de uma quebra inesperada, bem como da ociosidade inerente à falta da plataforma.

Com a locação, não há esse gasto ou empecilho. Afinal de contas, o dever mais fundamental da locadora de equipamentos para o seu trabalho é entregar máquinas em plenas condições operacionais, que apresentem um histórico minucioso de acompanhamento e manutenção.

Mas mesmo que por um raro acaso a máquina quebrasse, você poderia ficar tranquilo, bastando acionar a locadora e solicitar a substituição imediata do equipamento, poupando tempo, dinheiro e produtividade. Por isso, aproveitamos o momento para lhe fazer um convite!

Agora que você sabe tudo que uma plataforma de elevação vertical pode fazer por você, conheça a Armac, uma empresa referência na locação de equipamentos pesados e para trabalhos em altura. Para tanto, aproveite o momento, acesse o nosso portal e converse com a nossa equipe!

Aluguel de plataformas elevatórias é com a Armac

Com mais de 25 anos de mercado, a Armac fornece as melhores soluções no aluguel de máquinas pesadas. Com frota de mais de 600 equipamentos à disposição de nossos clientes, nossos equipamentos têm tecnologia e confiabilidade para que os projetos da sua empresa sejam realizados da melhor forma.

Armac - Melhor do mercado em: Preço, Disponibilidade, Entrega e Manutenção

AS MELHORES MARCAS, O MELHOR SERVIÇO, E UM PARCEIRO QUE SEMPRE TEM O MELHOR PREÇO