Plataformas ou andaimes: entenda os riscos e as diferenças!

  • Máquina

Nas operações de construção civil, as plataformas e os andaimes são equipamentos muito solicitados para trabalhos em alturas. Mas cada um oferece suas vantagens e seus riscos.


Locação de plataformas elevatórias

de 8 a 21 metros – Fale pelo WhatsApp


Neste post, vamos falar sobre o assunto. Você poderá descobrir como o desenvolvimento tecnológico deu espaço para o uso das plataformas, nos proporcionando aspectos mais significativos de segurança, economia de tempo e dinheiro, eficiência e, enfim, custo-benefício!

Vamos também mostrar a importância da manutenção de plataforma elevatória.

O que são plataformas elevatórias?

A plataforma elevatória (PTA) é um equipamento usado para atividades em altura. Ela ajuda profissionais que fazem manutenções em locais de difícil acesso, como galpões, fachadas, pavilhões e assim por diante.

Quais são os principais riscos em plataformas e andaimes?

Vamos considerar os principais riscos envolvendo plataformas e andaimes. Então entenderemos também por que a manutenção da plataforma elevatória é primordial para as empresas locadoras.

Riscos em plataformas elevatórias

  • Quedas: em diferentes alturas (de pessoas e ferramentas);
  • Colisões: com muros, paredes, galhos e fachadas;
  • Atropelamentos: de pessoas que adentrem a área desavisadamente;
  • Contato: com fontes de eletricidade/calor;
  • Tombamento: da máquina.

Riscos em andaimes

Os andaimes tubulares são estruturas usadas em obras, reformas, limpeza de fachadas e outras atividades da construção civil — como as plataformas, eles são destinados a trabalhos em alturas e seus principais riscos envolvem:

  • Quedas: da mesma forma que acontece nas plataformas, os operadores correm o risco de cair. Contudo, podem sofrer danos muito mais significativos;
  • Acesso perigoso: o sistema de entrada nos andaimes precisa contar com sistema de fechamento eficiente, criando uma barreira contra quedas (mesmo assim, o deslocamento dos trabalhadores sobre os andaimes pode envolver riscos);
  • Instabilidade: por serem montados e desmontados, os andaimes possuem estruturas que podem se desgastar ao longo do tempo criando instabilidades em suas conexões, o que pode fazer a estrutura bambear;
  • Queda de objetos: ferramentas e outros materiais podem cair e machucar pessoas embaixo (isso pode acontecer principalmente porque os andaimes estão sujeitos à ação de ventos fortes);
  • Choques elétricos: em reformas prediais e outros serviços, os profissionais podem entrar, acidentalmente, em contato com a rede elétrica e levar choques;
  • Defeitos na estrutura do andaime: montagem inadequada, defeitos na estrutura, deformidades ou mesmo muito tempo de uso podem criar problemas de segurança.

Como reduzir os riscos de acidentes em plataformas?

Percebe-se que os riscos envolvendo as plataformas são, em regra, de natureza operacional. Isso significa que se a empresa locadora realiza a devida manutenção de plataforma elevatória e disponibiliza o equipamento completamente apto para uso, a segurança oferecida é de 100%.

É necessário que o locatário analise questões como o terreno em que a plataforma vai atuar, o uso de EPIs nos trabalhadores para evitar quedas e outros transtornos, a utilização de EPCs, o isolamento da área de trabalho e a devida sinalização para evitar que pessoas transitem no local sem autorização e assim por diante.

Por exemplo, se a empresa locadora não respeita o que diz o manual de instruções sobre as inclinações máximas para subida e descida da plataforma, os riscos de colisões aumentam.

Em alguns casos, a locadora, preocupada com a segurança dos operadores e de terceiros, oferece também treinamento sobre o uso adequado das plataformas, a fim de minimizar ainda mais as possibilidades de acidentes. O treinamento é teórico e prático, ou seja, os operadores vão trabalhar para confirmar que realmente já sabem usar o equipamento.

Quais são os critérios para escolher entre plataformas ou andaimes?

Tecnologia e diversidade

As plataformas elevatórias são bem mais desenvolvidas que os andaimes. Elas são veículos automatizados e não estruturas desmontáveis. Além disso, possuem dois modelos diferentes (articulada e tesoura), que se prestam com assertividade a determinadas operações.

Economia de tempo

As plataformas não precisam ser montadas e desmontadas como os andaimes. Elas são veículos que podem ser deslocados de um espaço para outro facilmente. Isso economiza tempo, que é muito precioso em qualquer trabalho de construção civil, paisagismo, arquitetura, etc.

Um trabalho que levaria 10 dias para ser concluído com andaime, leva cerca de seis dias — ou menos — para ser concluído com a plataforma.

Acessibilidade

No caso do andaime, o operador precisa escalá-lo até alcançar a altura desejada. Na plataforma, que pode ser articulada e automatizada, a própria máquina se encarrega de levar o trabalhador até a altura que ele deseja.

Menos trabalho

Certamente, a montagem do andaime e sua desmontagem são muito trabalhosas. À medida que se torna necessário alcançar maiores alturas, novos tubos vão sendo encaixados.

A plataforma não tem essa desvantagem. No caso das articuladas, seu braço já alcança um limite de altura específico: 10, 12, 15, 21 metros. Basta escolher aquela que se enquadra na obra que será feita. Se a operação acontecer com o modelo tesoura, basta posicionar o equipamento sob a área que irá trabalhar e elevar a plataforma até lá — sempre considerando, claro, a altura do próprio operador.

Regulamentação

Nem todos os tipos de andaimes são regulamentados ou permitidos nas obras. As plataformas, por sua vez, se prestam a praticamente qualquer tipo de trabalho em altura — até em ambientes internos.

É importante observar, contudo, que os modelos movidos a diesel não são recomendados para ambientes fechados porque emitem gases nocivos à saúde. Nesses casos, as plataformas elétricas conseguem performar com eficiência e segurança.

Produtividade

Por ser mais rápida e reduzir o tempo de trabalho, a plataforma acaba sendo mais produtiva que o andaime. Vejamos o resultado de um teste na realização de um trabalho:

  • andaime: consumiu 3 horas e 32 minutos e precisou de 4 funcionários;
  • plataforma: consumiu 2 horas e 21 minutos e precisou de 2 funcionários.

Segurança

O andaime envolve mais riscos porque precisa ser montado e desmontado. Esses processos já envolvem riscos, como peças com mal encaixe, quedas, tombos, partes cortantes, ferrugem, etc. Além disso, ele está vulnerável à ação de ventos mais fortes, podendo balançar. O próprio operador fica mais exposto sobre um andaime, mesmo com EPI.

A plataforma, por sua vez, é um equipamento “pronto”, que dispensa montagem/desmontagem e deixa o operador mais protegido em seu espaço de trabalho, que é mais bem definido geometricamente.

Custo-benefício

Se a empresa consegue ganhar mais tempo com a plataforma, ela tende a ser mais vantajosa. Por exemplo, quatro dias de diferença representam mais economia, principalmente com mão de obra.

Também aumenta as possibilidades de a empresa encontrar mais rapidamente outro trabalho. Sem falar que serviços concluídos em menos tempo satisfazem mais os clientes. Ainda há a questão da maior segurança, fundamental quando falamos em trabalhos em altura.

O que determina a NR 35 sobre a manutenção de plataforma elevatória?

A NR 35 (trabalho em altura) dispõe sobre a manutenção de plataforma elevatória e outros aspectos relacionados ao uso e segurança do equipamento:

  • o guarda-corpo é obrigatório (não pode ser substituído por cordas, correntes nem outros materiais);
  • a proteção contra choques elétricos é obrigatória;
  • a área de trabalho deve ser delimitada e sinalizada;
  • um programa de manutenção preventiva é obrigatório.

Além da NR 35, é importante conhecer a NR 18, que dispõe sobre a implementação de sistemas preventivos de segurança, medidas de controle, programa de condições e meio ambiente de trabalho, andaimes e plataformas e outros pontos relacionados à saúde e segurança na construção civil. E também a NR 12, que norteia as principais diretrizes nas operações com máquinas e equipamentos.

O uso de PTAs tende a ser mais vantajoso que o de andaimes por diferentes motivos, como explicamos. A empresa locadora efetua a manutenção de plataforma elevatória conforme determina o fabricante e oferece disponibilidade de mobilização — ou seja, em necessidade de troca do equipamento, há a possibilidade de uma pronta troca em até 48h, em muitos casos. Junto disso, como dissemos, algumas empresas oferecem treinamento para garantir um trabalho seguro e eficiente.

Se está precisando de PTA ou outro equipamento pesado para executar serviços, conheça nosso portfólio. Atendemos nossos clientes independentemente da sua região ou segmento de negócio. Então, entre em contato conosco!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável