Plataformas articuladas: como e quando usá-las

  • Plataformas Elevatórias

Praticidade, função e simplicidade: as plataformas elevatórias estão entre os equipamentos mais visados no mercado de locação, justamente pela importância de contar com essas máquinas nos vários setores em que elas são úteis. Mas, hoje, falaremos de um modelo especial.

Afinal de contas, você sabe o que faz as plataformas articuladas serem tão relevantes? Da forma como percebemos, essa é uma curiosidade comum ao público que busca o modelo ideal para sua operação. Então, não perca tempo e acompanhe esta leitura para saber mais sobre o tema!

O que é uma plataforma articulada?

Inicialmente, é importante saber o que são as plataformas elevatórias. Como sugere o nome, o objetivo desses equipamentos é elevar os operadores à altura da realização de um trabalho, que pode ser a limpeza de uma fachada, o alcance de uma mercadoria, a manutenção de um poste, e por aí adiante.

No entanto, o setor de plataformas elevatórias pode ser segmentado em duas categorias: as plataformas tesouras e as plataformas articuladas. As tesouras são chamadas assim por sua estrutura pantográfica, que só permite a movimentação no eixo vertical.

Operacionalmente, isso quer dizer que as plataformas tesoura não contam com muita mobilidade. Elas devem ser manobradas para ficar precisamente embaixo do ponto de destino, pois só assim os operadores conseguem operar com segurança, alcançando o local de trabalho.

É justamente para eliminar esse problema que surgiram as plataformas articuladas. Por possuírem articulações, como se fossem joelhos em nossa anatomia, elas elevam os operadores no eixo vertical, mas ainda podem ser mobilizadas no eixo horizontal.

Por essa razão, as plataformas articuladas são itens indispensáveis em operações que precisam ser realizadas em locais de dificílimo acesso. Por exemplo: imagine uma produtora de espetáculos que precisa realizar manutenção de alto-falantes em uma extremidade estreita e remota de um palco.

Com a movimentação nos dois planos, vertical e horizontal, a articulada consegue elevar esse operador com segurança e agilidade até a posição de trabalho, mesmo que a base da plataforma esteja consideravelmente distante do ponto da manutenção.

Quais são os modelos de plataforma articulada disponibilizados pela Armac?

Agora que você sabe o que é uma plataforma articulada e, ainda mais importante, reconhece as diferenças desse modelo para as versões pantográficas, chega o momento de conhecer os modelos disponibilizados em nosso portfólio de locação. Acompanhe!

Haulotte HA15 IP

  • capacidade de carga: 230 kg;
  • altura de trabalho: 14,87 m;
  • peso operacional: 7.230 kg;
  • comprimento: 6,65 m.
  • motorização: elétrica.

SkyJack SJ46AJ

  • capacidade de carga: 227 kg;
  • altura de trabalho: 15,93 m;
  • peso operacional: 6.033 kg;
  • comprimento: 6,35 m.
  • motorização: diesel.

SkyJack SJ63AJ

  • capacidade de carga: 227 kg;
  • altura de trabalho: 21,21 m;
  • peso operacional: 9.616 kg;
  • comprimento: 9,14 m.
  • motorização: diesel.

SkyJack SJ85AJ

  • capacidade de carga: 340 kg;
  • altura de trabalho: 27,74 m;
  • peso operacional: 16.465 kg;
  • comprimento: 11,63 m.
  • motorização: diesel.

Quais são os principais destaques desse equipamento?

Apesar de todas as plataformas garantirem um bom nível de produtividade, é essencial destacar que as articuladas oferecem mais funcionalidades. O simples fato de possibilitarem movimentação horizontal já coloca esses equipamentos à frente das pantográficas, pois amplia a capacidade dos operadores.

Além disso, as plataformas articuladas são extremamente silenciosas, gerando boa manobrabilidade, quase sem produzir ruídos. Essas vantagens são oriundas tanto dos pneus utilizados no deslocamento da bases como das articulações de boa qualidade, que permitem a movimentação horizontal.

Além da facilidade de manobra da base, os controles operacionais da plataforma em si — elevação vertical e deslocamento horizontal — são bem simples e intuitivos, assegurando a familiaridade e segurança de qualquer operador que venha a precisar do equipamento.

Por essas qualidades, as articuladas são empregues tanto em ambientes internos como externos. Também por isso, são utilizadas em vários cenários, aplicações e setores, auxiliando estoquistas, paisagistas, construtores, pintores, eletricistas, técnicos, engenheiros e afins.

Mas para além disso, frisamos a manobrabilidade. Em sua maioria, as plataformas tesoura são menores e menos robustas e, por isso, desenvolvidas apenas para ambientes internos e planos. Por isso, é comum que sejam equipadas com rolamentos no lugar dos pneus.

Esse não é o caso das articuladas. Por serem munidas de pneus, essas plataformas podem ser utilizadas em todos os ambientes, seja em cenário comercial, urbano ou rural, seja no pátio de um armazém, no asfalto de uma rua ou na terra diante de uma árvore. E se o terreno for muito irregular e acidentado?

Novamente, sem problemas. Por oferecer movimentação horizontal, a base da plataforma pode ficar estacionada em um ponto seguro e firme, oferecendo mobilidade apenas a ela e seus operadores, que conseguem alcançar lugares remotos com segurança e facilidade.

Como realizar a escolha do modelo ideal?

No fim das contas, cabe a você identificar o modelo certo para a sua operação. Para isso, é importante conhecer os diferentes tipos. Como frisamos anteriormente, existe a divisão entre articuladas e pantográficas, mas há outra categoria que merece a sua atenção.

Aqui, falamos das motorizações. De uma maneira geral, as plataformas a diesel são mais robustas que as elétricas, inclusive pelo melhor tracionamento. Por essas razões, as articuladas à combustão são recomendadas para operações externas — inclusive por sua emissão de gases.

Por outro lado, as elétricas também são extremamente competentes, além de serem absolutamente silenciosas e velozes na operação. Por contar com uma tração mais simples e nenhuma emissão, as articuladas elétricas são perfeitas para ambientes internos.

Por fim, você tem de decidir entre comprar ou alugar. Como apontamos nesses conteúdos em destaque, a locação tende a ser uma escolha economicamente mais vantajosa, principalmente porque a sua operação se isenta de custos de depreciação, manutenção, seguro e renovação da frota.

Como sempre, você pode contar com o nosso catálogo para a locação das melhores máquinas do mercado à sua operação. Atualmente, nosso portfólio dispõe de modelos de todas as categorias e segmentações, incluindo plataformas articuladas elétricas e articuladas a diesel e tesoura elétrica.

Portanto, não perca a oportunidade de aprimorar a segurança, a qualidade e a velocidade operacional da sua equipe, contando com os nossos equipamentos no seu trabalho. Para isso, basta acessar nosso portal e falar com o nosso time!

AS MELHORES MARCAS, O MELHOR SERVIÇO, E UM PARCEIRO QUE SEMPRE TEM O MELHOR PREÇO