Limpeza de fachadas: 7 cuidados que você precisa ter

  • Plataformas Elevatórias

Quando o assunto é manter o prédio limpo, não dá para negar que a limpeza de fachadas está entre as prioridades. Nada mais natural, já que elas costumam ser muito observadas e merecem mesmo atenção de quem quer garantir um bom resultado.


Locação de plataformas elevatórias

de 8 a 21 metros – Fale pelo WhatsApp


Ainda assim, poucas pessoas sabem que existem alguns cuidados que devem ser adotados para realizar a limpeza de fachadas de forma correta — seja em prédios altos ou baixos. É isso mesmo: incluir certos protocolos durante o procedimento é uma forma de garantir a segurança de todos, além de evitar riscos e prejuízos durante a execução dessa atividade.

Se você quer conhecer alguns desses cuidados tão importantes, este artigo foi feito para você. Leia até o fim e fique por dentro do assunto. Vamos juntos mais uma vez?

1. Faça um planejamento

O planejamento é uma das etapas mais importantes de qualquer projeto, mas ainda costuma ser negligenciado (ao menos por grande parte das pessoas). Isso porque elas acreditam que é melhor colocar a mão na massa logo de cara — o que até pode parecer eficiente em um primeiro momento, mas é um grande erro.

Por isso, seja prudente e gaste um tempo planejando. Pense no tamanho do prédio, no tempo previsto para que a limpeza seja realizada, no impacto que pode trazer para a rotina dos envolvidos e até mesmo nos orçamentos de preços pelo serviço. Acredite: você vai agradecer por ter separado esse tempo!

2. Escolha os produtos de limpeza adequados

A escolha dos produtos de limpeza também merece atenção, pois eles serão usados no desenrolar de todo o processo. Para acertar nessa escolha, comece considerando o grau de sujeira do prédio e o tipo de revestimento da construção. Assim, fica mais fácil optar por algo que traga bons resultados e não danifique o espaço.

Os produtos biodegradáveis têm sido muito bem-aceitos nos últimos tempos, tendo em vista que ajudam a preservar o ambiente e trazem ótimos resultados. Além deles, as opções de alta qualidade também ajudam em uma higienização profissional e na impermeabilidade — aspectos que parecem pouco significativos, mas trazem muita satisfação, tendo em vista que as limpezas posteriores serão bem mais simples.

3. Evite máquinas com jatos d’água

Muitas pessoas pensam que os jatos de água são aliados na hora de limpar as fachadas, mas essa é outra crença que não faz muito sentido. Bem, a verdade é que essa possibilidade deve ser usada com muito cuidado e, se possível, até mesmo evitada.

Isso porque a estanqueidade de algumas estruturas pode ser comprometida e até mesmo abalada pela pressão pontual da água. Por isso, é bom considerar outras possibilidades.

4. Conheça a procedência das máquinas utilizadas

As máquinas devem ser de confiança, afinal, serão usadas durante o processo e podem deixar o serviço mais fácil e produtivo. Algumas pessoas pensam que esse é um aspecto despretensioso, mas ele faz toda diferença no andamento da limpeza e permitem que o procedimento aconteça sem grandes problemas.

E tem mais: é preciso ainda saber da procedência de todas elas. As máquinas devem ser oferecidas por um fornecedor de confiança, pois assim você evita muito desgaste e dor de cabeça.

5. Utilize EPIs a todo tempo

O planejamento também deve considerar a contratação dos Equipamentos de Proteção Individual, também conhecidos como EPIs. O conjunto básico conta com opções como capacete, luvas, macacão especializado, botas e óculos de segurança.

Muitas pessoas menosprezam o uso desses equipamentos, mas eles são fundamentais. Mesmo quando a limpeza acontece em lugares mais seguros e não envolve a necessidade de o trabalhador sair do chão, a exposição a algumas situações faz com que ele fique vulnerável (e a melhor forma de evitar isso é com o uso de equipamentos recomendados).

6. Garanta a segurança da plataforma elevatória

Embora nem sempre seja preciso sair do chão, em algumas situações, não há como escapar. Como você deve imaginar, quanto maior o edifício, maior será também o tempo usado pelos colaboradores que precisarão se dedicar à limpeza de andares que ficam localizados fora do chão. Além disso, a altura tem uma relação direta com a técnica que será adotada para a limpeza.

As plataformas elevatórias são facilitadoras nesse sentido e, justamente por isso, devem ser consideradas ainda no planejamento. Isso porque existem diversos orçamentos disponíveis no mercado de construção/limpeza hoje em dia. Essas plataformas ajudam (e muito) a tornar o trabalho mais seguro para todos os envolvidos.

Vale destacar que o rapel ou os balacins também podem ser uma alternativa, mas que devem ser escolhidos considerando a necessidade que a construção demanda. Isso porque, em alguns casos, não é possível seguir com o uso da plataforma elevatória pela acessibilidade da construção.

7. Saiba qual a periodicidade para as limpezas

Para fechar, não poderíamos deixar de abordar de quanto em quanto tempo é recomendado fazer a limpeza de fachadas. A verdade é que esse aspecto pode variar bastante, tendo em vista que depende, inclusive, da qualidade da última limpeza e do tipo de ambiente em que o prédio está construído.

Outros fatores também interferem diretamente, como o revestimento do edifício ou ainda a quantidade de poluição no local. Nesse último caso, a limpeza deve ser feita em intervalos de tempo menores.

Entretanto, alguns especialistas defendem que a limpeza da fachada deve ser feita a cada 4 anos. Assim, é possível preservar a construção e garantir o aspecto de bem cuidado, que é tão querido pela maioria das pessoas! E tem mais: a limpeza também ajuda a evitar muitos outros problemas, como infiltrações e rachaduras, por exemplo. Você vai ver como dar atenção a esse ponto vale a pena!

Depois de ler este artigo e entender que cuidados você precisa ter com a limpeza de fachadas, esteja atento e coloque cada um deles em prática. Você vai perceber como isso faz diferença na hora de preservar o edifício de forma consistente.

Para continuar se informando sobre como realizar esse trabalho de forma segura, leia agora mesmo o nosso artigo sobre o tema. Nos encontramos por lá! Até!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável