Guia de segurança para plataformas elevatórias

Tempo de leitura: 10 min
  • Segurança no trabalho

A segurança em PTAs (plataformas elevatórias) é um requisito indispensável para a integridade dos trabalhadores e a qualidade dos serviços. Trata-se de um aspecto que merece atenção especial e medidas de prevenção para evitar riscos e acidentes graves.

Nesse sentido, além de entender como operar uma plataforma elevatória da forma correta, adotar medidas de segurança é algo primordial. Assim, é possível executar tarefas em altura com agilidade, precisão e qualidade, sem expor os profissionais a riscos intensos.

Se você deseja entender mais sobre esse importante assunto e saber tudo para garantir a segurança nas suas atividades, continue a leitura e veja como promover a segurança em PTAs e proporcionar a devida proteção aos operadores!


Locação de plataformas elevatórias

de 8 a 21 metros – Fale pelo WhatsApp


O que são as plataformas elevatórias?

As plataformas elevatórias são equipamentos utilizados para a realização de trabalhos em altura, elevando o profissional para os serviços de difícil acesso. Sendo assim, é uma ferramenta que permite atingir alturas significativas, muito comum para realizar trabalhos em:

Ainda, é útil em:

Como as plataformas elevatórias funcionam?

Com sua base, em que o operador pode acionar os comandos, e uma estrutura elevatória segura, o equipamento se eleva, sendo capaz de atingir diversas alturas.

As plataformas existem em tipos articulados ou de tesoura, com modelos e capacidades distintas e ideais para cada tipo de necessidade. Com isso, é possível realizar desde trabalhos mais simples até tarefas complexas e que exigem alturas consideráveis.

Como garantir a segurança em plataforma?

Você pode notar que as plataformas elevatórias são ferramentas importantes para executar trabalhos em altura. Dessa maneira, o risco presente nessas tarefas é considerado elevado, o que exige cuidados e medidas específicas para garantir a segurança.

Em outras palavras, é necessário desenvolver as tarefas utilizando as plataformas com todo o cuidado e priorizando a segurança do trabalhador. Além de ser uma exigência legal, manter atividades seguras é crucial para evitar diversos transtornos para a empresa.

Veja dicas valiosas para promover a segurança em plataformas!

Evite contato com outros equipamentos

Antes de iniciar a operação, faça uma análise minuciosa no local de trabalho para verificar se existem outros equipamentos. Essa atitude é importante para evitar contato com eles durante o trabalho, o que pode provocar acidentes graves com os trabalhadores.

Observe e avalie os riscos

A prevenção é indispensável e deve fazer parte da rotina diária de trabalho em um negócio, principalmente com o uso de plataformas elevatórias. Sendo assim, reúna os profissionais, faça uma análise prévia dos riscos e defina as melhores estratégias para mitigá-los e evitar acidentes.

Analise a posição dos operadores

Por se tratarem de movimentações em altura, ao operar uma plataforma, é importante sempre observar os espaços de entorno e a posição dos operadores. Assim, você evita acidentes com a possível queda de objetos. Por isso, defina um espaço e afaste as pessoas das proximidades da plataforma.

Esteja atento à manutenção da plataforma

Sempre que for alugar uma plataforma elevatória, analise se o cronograma de manutenções preventivas da máquina está em dia. Além disso, faça uma inspeção visual e verifique se não há vazamentos e cabos soltos. Ainda, revise os checklists e avalie se o equipamento está em perfeitas condições de uso.

Tenha cuidado com os deslocamentos

O deslocamento horizontal da plataforma elevatória na área de trabalho também é um fator que merece atenção. Portanto, tome cuidado e observe bem todas as direções antes de iniciar qualquer movimento, garantindo que não haja obstáculos, estruturas ou pessoas no caminho.

Evite trabalhar em terreno inclinado

A plataforma elevatória deve atuar em terrenos estáveis e planos, pois exige grande equilíbrio para se deslocar com segurança. Por isso, evite colocar o equipamento em terrenos inclinados, que elevam os riscos de acidentes graves e podem causar grandes complicações.

Certifique-se da capacidade do solo

Para ter uma segurança em plataforma eficiente, é importante analisar a estabilidade do solo e se certificar de que ele suporta o peso e o deslocamento da ferramenta. Principalmente em locais não pavimentados e que não tenham piso firme, verificar esse aspecto é primordial.

Além disso, solos arenosos e terrenos com a presença de redes pluviais, elétricas ou de gás no subsolo são situações que merecem atenção — nesse caso, o peso das máquinas deve ser considerado para evitar riscos graves de acidentes e garantir a segurança da atividade.

Invista na devida sinalização de segurança

A sinalização de segurança é uma medida obrigatória para trabalhar com uma plataforma elevatória e contribui consideravelmente para evitar acidentes. Sendo assim, utilize placas de sinalização, delimite as áreas e indique o afastamento das pessoas das proximidades.

Utilize placas nos estabilizadores/patolas

Para ter estabilidade ao operar, as plataformas elevatórias utilizam estabilizadores e patolas, que se fixam no solo para proporcionar equilíbrio. Por isso, sempre coloque placas de apoio debaixo desses estabilizadores, de modo a elevar a segurança e proteger a operação.

Avalie as condições climáticas

Se você for executar tarefas com a plataforma elevatória em ambientes externos, é imprescindível analisar as condições do clima. O vento e a chuva intensificam os riscos, por isso, é importante evitar trabalhos em dias com chuva intensa e ter cuidado com a incidência do vento.

Treine os operadores das plataformas

Por fim, todo trabalho em altura exige treinamento sobre as Normas Regulamentadoras e noções de segurança, o que é fundamental para evitar acidentes. Portanto, sempre conte com o apoio de profissionais capacitados para a função e que tenham os devidos treinamentos para operar uma plataforma elevatória.

Quais são os principais riscos?

Para ter mais segurança em plataformas elevatórias, é fundamental começar fazendo um mapeamento de risco. Esse importante processo permitirá criar uma representação gráfica sobre uma série de fatores presentes no ambiente de trabalho que são capazes de acarretar prejuízos à saúde dos profissionais.

Normalmente, esses elementos têm origem nos diversos aspectos que envolvem a rotina de trabalho e na maneira de organizar o serviço dos trabalhadores no dia a dia. Para construir um mapa de risco, é preciso levar em consideração a planta baixa ou o esboço do ambiente de trabalho, em que os riscos poderão ser definidos de acordo com a sua gravidade.

Separamos os principais riscos para você alcançar o máximo de segurança nas plataformas elevatórias e maximizar os resultados em sua obra. 

Risco de colisão

Ainda que o trabalho em uma plataforma elevatória seja considerado algo seguro de ser feito, é preciso muita atenção para garantir a máxima proteção dos operários durante a execução de seu trabalho. O risco de colisão é algo que pode ser muito impactante para a execução de um projeto, já que, além de causar atrasos no cronograma, também pode trazer prejuízos.

Ao manobrar a plataforma, é preciso avaliar o ambiente onde será executado o serviço para evitar colisões com elementos do local, como muros, paredes, fachadas e galhos. O ideal para evitar esse tipo de situação é realizar a manobra fora da plataforma utilizando o joystick de controle, para ter uma visão ampla do local e evitar acidentes.

Quedas e tombamentos

Trabalhar nas alturas exige normas de segurança para garantir a integridade da saúde física dos profissionais em atividade. Além da proteção pessoal de quem está utilizando a plataforma elevatória, é preciso também considerar quem está em baixo. A queda de ferramentas pode ser fatal dependendo da altura em que o objeto se encontra, além de seu peso.

Outro risco que pode gerar grandes prejuízos, tanto à saúde física dos profissionais quanto ao projeto, é a possibilidade de tombamento. Ainda que as plataformas elevatórias sejam máquinas que garantem firmeza durante o seu uso, é preciso evitar o deslocamento quando houver pessoas no cesto.

Além dos EPIs, há também equipamentos que permitem maximizar a segurança dos profissionais, como os inclinômetros. Eles impedem a inclinação das máquinas, alarmando movimentos que podem ser considerados perigosos para os envolvidos. Assim, caso esteja operando em solo irregular ou instável, é possível contar com um sistema inteligente, que alertará os trabalhadores caso algo esteja errado.

Choques elétricos

Ao traçar um mapa de risco, você terá uma representação visual de todos os elementos que podem ser nocivos à integridade física dos profissionais envolvidos no projeto. Quando falamos de segurança para plataformas elevatórias, todo cuidado é necessário para evitar acidentes, que em muitos casos podem ser fatais.

Os choques elétricos e fontes de calor trazem grandes riscos à saúde. Para mitigar esse problema, o ideal é avaliar bem o local antes de iniciar um projeto nas alturas, verificando todos os elementos que podem danificar o equipamento e ferir seus ocupantes. Procure por fios de rede elétrica e áreas de saída de ar quente para evitar a passagem dos operários por esses locais e maximizar sua proteção.

Atropelamento

Por último, temos outro risco que pode impactar diretamente a segurança de quem está trabalhando. O atropelamento pode ser bastante comum, principalmente em projetos executados em áreas públicas. Uma colisão de um veículo na plataforma elevatória pode significar um grande acidente.

Para evitar esse tipo de problema, o ideal é isolar a área de trânsito temporariamente durante a execução do projeto. Nesse tipo de situação, contar com um sinaleiro pode maximizar ainda mais o alerta, paralisando a movimentação de veículos e indicando às pessoas o caminho mais seguro para a passagem de pedestres.

Analisar as Normas Regulamentadoras é indispensável!

Os trabalhos realizados em altura devem seguir as diretrizes da Norma Regulamentadora 35, que estabelece requisitos para a segurança. Dessa forma, é essencial que os profissionais estejam capacitados e entendam como executar suas funções de forma segura e eficiente.

Nesse sentido, para garantir a devida segurança em plataformas elevatórias, é muito importante analisar todos os requisitos legais e obrigatoriedades. Além de promover a segurança e saúde dos seus trabalhadores, é possível evitar riscos e problemas graves com os órgãos fiscalizadores.

Tanto a qualidade quanto a condição dos equipamentos são essenciais e contribuem significativamente para a segurança das suas operações. Por isso, alugar plataformas elevatórias em empresas confiáveis e que disponibilizam ferramentas novas e revisadas é fundamental.

Para isso, a Armac é a melhor alternativa! Ela oferece soluções modernas e com excelente custo-benefício. Atuando em 22 Estados brasileiros, a empresa oferece uma linha completa com diversos modelos de plataformas elevatórias para atender às suas necessidades com excelência.

Como você pôde notar, a segurança em plataformas elevatórias é indispensável e não deve ser negligenciada. Só assim é possível promover trabalhos eficientes, saudáveis e seguros. Portanto, não deixe de seguir nossas dicas e garantir toda proteção para os trabalhadores, contribuindo para melhorar seus resultados.

Gostou do post? Agora que você já sabe como promover a segurança no trabalho durante o uso das plataformas elevatórias, entre em contato conosco e conheça a nossa linha de equipamentos, que vão contribuir para aperfeiçoar suas operações!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável