Guia de segurança para plataformas elevatórias

  • Segurança no trabalho

A segurança em PTAs (plataformas elevatórias) é um requisito indispensável para a integridade dos trabalhadores e a qualidade dos serviços. Trata-se de um aspecto que merece atenção especial e medidas de prevenção para evitar riscos e acidentes graves.

Nesse sentido, além de entender como operar uma plataforma elevatória da forma correta, adotar medidas de segurança é algo primordial. Assim, é possível executar tarefas em altura com agilidade, precisão, qualidade e sem expor os profissionais a riscos intensos.

Se você deseja entender mais sobre esse importante assunto e saber tudo para garantir a segurança nas suas atividades, continue a leitura e entenda como promover a segurança em PTAs e proporcionar a devida proteção aos operadores!

O que são as plataformas elevatórias?

As plataformas elevatórias são equipamentos utilizados para a realização de trabalhos em altura, elevando o profissional para os serviços de difícil acesso. Sendo assim, é uma ferramenta que permite atingir alturas significativas, muito comum para realizar trabalhos em situações como:

 

Como as plataformas elevatórias funcionam?

Com sua base em que o operador pode acionar os comandos e uma estrutura elevatória segura, o equipamento se eleva, sendo capaz de atingir diversas alturas.

As plataformas existem em tipos articuladas ou de tesoura, com modelos e capacidades distintas e ideais para cada tipo de necessidade. Com isso, é possível realizar desde trabalhos mais simples até tarefas complexas e que exigem alturas consideráveis.

Como garantir a segurança em plataforma?

Você pode notar que as plataformas elevatórias são ferramentas importantes para executar trabalhos em altura. Dessa maneira, o risco presente nessas tarefas é considerado elevado, o que exige cuidados e medidas específicas para garantir a segurança.

Em outras palavras, é necessário desenvolver as tarefas utilizando as plataformas com todo o cuidado e priorizando a segurança do trabalhador. Além de ser uma exigência legal, manter atividades seguras é crucial para evitar diversos transtornos para a empresa.

Veja dicas valiosas para promover a segurança em plataformas!

Evite contato com outros equipamentos

Antes de iniciar a operação, faça uma análise minuciosa no local de trabalho para verificar se existem outros equipamentos. Essa atitude é importante para evitar contato com outros equipamentos durante o trabalho, o que pode provocar acidentes graves com os trabalhadores.

Observe e avalie os riscos

A prevenção é indispensável e deve fazer parte da rotina diária de trabalho em um negócio, principalmente com o uso de plataformas elevatórias. Sendo assim, reúna os profissionais, faça uma análise prévia dos riscos e defina as melhores estratégias para mitigá-los e evitar acidentes.

Analise a posição dos operadores

Por realizar movimentações em altura, ao operar uma plataforma, é importante sempre observar os espaços de entorno e a posição dos operadores. Assim, você evita acidentes com a possível queda de objetos. Por isso, defina um espaço e afaste as pessoas das proximidades da plataforma.

Atente-se à manutenção da plataforma

Sempre que for alugar uma plataforma elevatória, analise se o cronograma de manutenções preventivas da máquina está em dia. Além disso, faça uma inspeção visual e verifique se não há vazamentos, cabos soltos, revise os checklists e avalie se o equipamento está em perfeitas condições de uso.

Tenha cuidado com os deslocamentos

O deslocamento horizontal da plataforma elevatória na área de trabalho também é um fator que merece atenção. Portanto, tome cuidados e observe bem todas as direções antes de iniciar qualquer movimento, garantindo que não tenha obstáculos, estruturas ou pessoas no caminho.

Evite trabalhar em terreno inclinado

A plataforma elevatória deve atuar em terrenos estáveis e planos, pois exige grande equilíbrio para se deslocar com segurança. Por isso, evite colocar o equipamento em terrenos inclinados, que elevam os riscos de acidentes graves e podem causar grandes complicações.

Certifique-se da capacidade do solo

Para ter uma segurança em plataforma eficiente, é importante analisar a estabilidade do solo e se certificar de que suporta o peso e deslocamento da ferramenta. Principalmente em locais não pavimentados e que não tenham piso firme, analisar esse aspecto é primordial.

Além disso, os solos arenosos, terrenos com a presença de redes pluviais, elétricas ou de gás no subsolo são situações que merecem atenção — nesse caso, o peso das máquinas deve ser considerado para evitar riscos graves de acidentes e garantir a segurança da atividade.

Invista na devida sinalização de segurança

A sinalização de segurança é uma medida obrigatória para trabalhar com uma plataforma elevatória e contribui consideravelmente para evitar acidentes. Sendo assim, utilize placas de sinalização, delimite as áreas e indique o afastamento das pessoas das proximidades.

Utilize placas nos estabilizadores/patolas

Para ter estabilidade ao operar, as plataformas elevatórias utilizam estabilizadores e patolas, que se fixam no solo para proporcionar equilíbrio. Por isso, sempre coloque placas de apoio debaixo desses estabilizadores, de modo a elevar a segurança e proteger a operação.

Avalie as condições climáticas

Se você for executar tarefas com a plataforma elevatória em ambientes externos, é imprescindível analisar as condições do clima. O vento e a chuva intensificam os riscos, por isso, é importante evitar trabalhos em dias com chuva intensa e ter cuidado com a incidência do vento.

Treine os operadores das plataformas

Por fim, todo trabalho em altura exige treinamento nas Normas Regulamentadoras e noções de segurança, o que é fundamental para evitar acidentes. Portanto, sempre conte com o apoio de profissionais capacitados para a função e que tenham os devidos treinamentos para operar uma plataforma elevatória.

Analisar as Normas Regulamentadoras é indispensável!

Os trabalhos realizados em altura devem seguir as diretrizes da Norma Regulamentadora 35, que estabelece requisitos para a segurança. Dessa forma, é essencial que os profissionais estejam capacitados e entendam como executar suas funções de forma segura e eficiente.

Nesse sentido, para garantir a devida segurança em plataformas, é muito importante analisar todos os requisitos legais e obrigatoriedades. Além de promover a segurança e saúde dos seus trabalhadores, é possível evitar riscos e problemas graves com os órgãos fiscalizadores.

Tanto a qualidade quanto a condição dos equipamentos são essenciais e contribuem significativamente para a segurança das suas operações. Por isso, alugar plataformas elevatórias em empresas confiáveis e que disponibilizam ferramentas novas e revisadas é fundamental.

Para isso, a Armac é a melhor alternativa e oferece soluções modernas e com excelente custo-benefício. Atuando em 22 Estados brasileiros, a empresa oferece uma linha completa com diversos modelos de plataformas elevatórias para atender às suas necessidades com excelência.

Como você pôde notar, a segurança em plataformas é indispensável e não deve ser negligenciada para promover trabalhos eficientes, saudáveis e seguros. Portanto, não deixe de seguir nossas dicas e garantir toda proteção para os trabalhadores, contribuindo para melhorar seus resultados.

Gostou do post? Então, agora que já sabe como promover a segurança no trabalho durante o uso das plataformas, entre em contato conosco e conheça a nossa linha de equipamentos que vão contribuir para aperfeiçoar suas operações!