Danos elétricos em máquinas: Descubra como evitá-los

  • Manutenção

Normalmente os equipamentos e as máquinas na construção civil passam por revisões e manutenções devido ao desgaste que é natural em decorrência do seu uso. Profissionais especializados avaliam o seu funcionamento, repõem peças, trocam fluídos, fazem reparos etc. Danos acontecem, no entanto, muitos deles poderiam ser evitados com a aplicação de medidas simples.

Quer saber o que vai descobrir com a leitura deste artigo? Pois bem! Nós preparamos este conteúdo para apontar os principais danos elétricos em máquinas e mostrar como cada um deles poderá ser evitado. Sendo assim, vamos apresentar os cuidados que precisam ser tomados para evitar vários problemas e ainda produzir benefícios aos seus negócios.

Deseja aproveitar a oportunidade para aprender um pouco mais sobre o tema? Então vá em frente!

Saiba quais são os principais danos elétricos em máquinas

Os principais danos elétricos em máquinas são aqueles que acontecem no dia a dia durante as rotinas de trabalho por negligência ou descaso dos gestores ou operadores, ou por acidente. Alguns problemas ocorrem quando um profissional negligencia o fato de que o uso contínuo dos maquinários gera desgaste e exige revisões constantes e manutenção preventiva.

Outras dificuldades surgem em virtude de acidentes operacionais que fogem do controle dos trabalhadores envolvidos, como os danos ocasionados por fios elétricos expostos que causam curto circuito. Mas não é só isso! Existem ainda as causas naturais, por exemplo, relâmpagos ou raios que atingem os equipamentos e se dispersam em sua estrutura.

Entenda quais são os cuidados que devem ser tomados para evitar danos elétricos

Gostaria de saber como proteger as suas máquinas? É fácil. Comece investindo em manutenção preditiva para fazer a correção dos desgastes e evitar falhas. As revisões preventivas permitem que os profissionais percebam detalhes sobre pontos específicos que necessitam de troca ou reparo. Mantenha a bateria limpa, assim como as tampas dos bocais e orifícios sem proteção.

Peça para os profissionais especializados averiguarem a existência de fiações incorretas, desgastadas ou desencapadas, o funcionamento dos dispositivos de segurança, se há necessidade de reparar botões, falhas nas linhas de energia etc. Isso é muito importante, pois se um operador tocar fios deteriorados, poderá sofrer um choque elétrico.

Durante as tempestades, é aconselhável desligar os equipamentos e manter as máquinas com as portas fechadas até que o tempo melhore. É melhor sentar e esperar sem tocar nos maquinários que são produzidos com metais, os quais são condutores de energia em caso de descargas elétricas. Não permaneça no interior do veículo, procure abrigo.

Compreenda a importância de possuir uma politica de manutenção

É muito importante construir uma politica de manutenção, pois ela gera diversos benefícios para os empreendimentos de todos os ramos. Por isso, organize o seu calendário para adotar a manutenção preventiva para as suas máquinas. O checkup ajudará a evitar problemas durante o uso dos maquinários, mas ele precisa ser programado com antecedência.

Ao adotar essa estratégia, os danos em seus equipamentos poderão ser praticamente eliminados. Se algo ruim acontecer, os prejuízos serão muito menores, já que as reposições e as trocas serão feitas dentro do prazo estipulado por profissionais especializados e de acordo com as instruções do fabricante. Faça as revisões sistemáticas e mantenha as lubrificações em dia.

O desenvolvimento e a aplicação de uma política de manutenção reduzem consideravelmente os custos operacionais. Ela é realmente importante para aumentar a confiabilidade e a segurança durante a realização dos trabalhos. Além disso, diminui o tempo de máquinas paradas, já que dificilmente ocorrerão imprevistos e as chances de acidentes serão eliminadas.

Conheça os benefícios de ter uma politica de manutenção

A política de manutenção que adota a prevenção como fator essencial gera diversos benefícios para as empresas. Entre os principais estão a economia de recursos e o aproveitamento do tempo dos colaboradores, que não precisarão mais interromper as suas atividades devido à quebra dos maquinários. Veja a seguir outros benefícios significativos!

Segurança dos trabalhadores

A saúde e segurança no trabalho é uma exigência legal imposta para todos os empreendedores. Com a manutenção preventiva, você diminuirá os riscos de acidentes e de incêndios causados por estragos nas fiações elétricas. Os maquinários são bastante potentes, mas as falhas em seus sistemas podem ocasionar fatalidades, fique alerta!

Mais produtividade

A empresa que investe em uma política de manutenção aumenta a confiabilidade operacional dos seus maquinários e os seus trabalhadores trabalham mais engajados. Por outro lado, se as intervenções, inspeções e correções estiverem pré-agendadas, a produtividade aumenta, assim como a lucratividade do negócio. Previna os desgastes e perceberá um aumento na rentabilidade.

Entregas dentro do prazo

As ações originadas pela política de manutenção reduzem os defeitos e as interferências nas atividades operacionais. As inconformidades são facilmente percebidas pelos profissionais que fazem a revisão e as corrigem a tempo de impedir que problemas mais graves aconteçam. Desse modo, os operadores conseguem executar as suas tarefas conforme o prazo do cronograma.

Segurança do patrimônio

A segurança patrimonial é outra consequência decorrente da aplicação de um programa de manutenção preventiva. Foque na prevenção e o seu patrimônio empresarial estará protegido contra avarias. Afinal, se um equipamento pegar fogo, poderá causar acidentes graves com enormes prejuízos para as máquinas e a imagem dos negócios.

A mão de obra também faz parte do patrimônio de uma empresa. Invista em uma política de manutenção preditiva e proteja a vida dos seus funcionários. Nós precisamos proteger e cuidar dos maquinários sem esquecer-se de se preocupar com os trabalhadores. É a união entre as pessoas a as máquinas que promove o crescimento do Brasil.

Máxima eficiência

Almeja que as suas máquinas tenham eficiência máxima? A política de manutenção preventiva é a resposta! Ela é indispensável para que os equipamentos consigam operar com perfeição e entregar serviços de alta qualidade. A checagem periódica não é apenas um capricho, trata-se de uma necessidade para ter empreendimentos bem-sucedidos.

Neste conteúdo você descobriu os principais danos elétricos em máquinas e aprendeu a evitá-los. Saiba que a Armac pode auxiliar, já que é uma empresa que realiza manutenção preventiva e faz a locação de equipamentos pesados para as áreas da agricultura, construção civil e infraestrutura. Ela vem fornecendo os melhores maquinários do mercado há mais de 25 anos!

Ainda tem dúvidas? Para obter mais informações, conhecer um pouco mais sobre as soluções e as linhas de máquinas disponíveis, entre em contato conosco!