Conheça já os principais equipamentos de movimentação de materiais

Tempo de leitura: 10 min
  • Logística

O setor produtivo está repleto de tarefas importantes para a sua eficiência operacional, seja na indústria, no canteiro de obras, no agronegócio ou nos demais segmentos. Por isso, aproveitamos o momento para falar sobre itens fundamentais: os equipamentos de movimentação de materiais.

Nosso objetivo consiste em apontar as maiores curiosidades no tema, explicando o que é a movimentação de materiais, como esse processo funciona, quais os principais equipamentos utilizados e como a Armac pode ajudar na jornada.

Achou interessante? Não perca tempo e acompanhe o post!


Pás Carregadeiras – Alugue agora

O Melhor Preço do Mercado. Fale pelo WhatsApp


O que é e como funciona a movimentação de materiais?

Tecnicamente, a movimentação de materiais engloba todos os processos dedicados a deslocar elementos dentro de uma operação. O intuito da tarefa é realizar a movimentação de maneira ágil, combinando velocidade e planejamento logístico.

Para isso, a movimentação considera tanto uma estratégia de organização das etapas como as técnicas e equipamentos necessários para o deslocamento. Outro ponto importante é que a movimentação de materiais não se resume apenas aos produtos e equipamentos da sua operação.

Na verdade, o processo se aplica ao deslocamento de outros elementos, como a movimentação de terra, entulho, biomassa e qualquer rejeito inerente ao seu ambiente de trabalho. Para movimentar essas coisas, é utilizado o mesmo padrão lógico, planejando como e com o que fazer.

O que é esse padrão lógico?

Assim como qualquer atividade, a movimentação de materiais representa uma estratégia que deve ser encarada sob o ponto de vista da eficiência. Uma boa movimentação é enxuta, ou seja, rápida e certeira, evitando deslocamentos desnecessários, que consomem tempo e recursos, diminuindo a produtividade.

Além disso, a movimentação considera as noções adequadas para a proteção, manuseio e armazenagem dos produtos. Essa é uma parte fundamental, visando eliminar o risco de acidentes durante o percurso, aspecto determinante para reduzir custos com perdas, tanto financeiras como produtivas.

Por fim, a movimentação ainda considera a segurança operacional do deslocamento. Logicamente, existe a preocupação em evitar perdas e danos, mas a segurança dos operadores sempre aparece em primeiro lugar, seja daquele que controla o equipamento ou dos demais colaboradores à volta da operação.

Quais os principais equipamentos de movimentação de materiais?

No ramo de atuação das nossas máquinas, destacamos a movimentação de itens como grãos, bagaço para usinas de biomassa, fertilizantes, entulhos e muito mais. Considerando essas aplicações, confira a seguir alguns equipamentos determinantes para o sucesso da sua operação. Veja!

Empilhadeiras

As empilhadeiras figuram entre as soluções mais populares e funcionais para a movimentação de materiais. Encontradas em uma grande variedade de tamanhos e capacidades, elas são majoritariamente utilizadas no ambiente industrial e varejista.

Essas máquinas apresentam uma condução simples, com um conjunto de controles bastante intuitivo para a navegação do operador. Em modelos mais robustos, têm capacidade de movimentar e elevar até 16 toneladas sobre seus implementos, agregando praticidade e agilidade à operação.

Pás carregadeiras

Já a pá carregadeira consiste em uma solução mais bruta, eficiente e competente para a movimentação de grandes volumes. Sobretudo na Armac, você conta com uma seleção de mais de 10 modelos diferentes, fabricados por gigantes como John Deere, Volvo, New Holland e afins.

Em certos modelos, a capacidade operacional supera as 18 toneladas. Além disso, podem ser empregues no carregamento de big bags, deslocamento de pallets, movimentação de graneis sólidos, produtos químicos etc. Definitivamente, trata-se de um equipamento coringa e polivalente.

Manipuladores telescópicos

Em essência, os manipuladores telescópicos são projetos mais sofisticados das empilhadeiras. Porém, ainda conservam um tamanho compacto o suficiente para agilizar a operação em ambientes restritos. Em especial, na Armac, há modelos fabricados pela JCB e pela Manitou.

O equipamento é adotado por uma série de setores como a indústria, o agronegócio e a construção civil. Além de entregar baixo consumo, essa máquina oferece muita versatilidade, já que sua lança telescópica pode ser aprimorada com implementos técnicos e funcionais.

Minicarregadeiras

De modo resumido, as minicarregadeiras representam versões compactas das pás carregadeiras. O DNA do equipamento segue o mesmo, permitindo que a operação movimente mercadorias em atividades de armazém e estoque, fazendo carregamento e deslocamento de terra, remoção de cascalho, metralha e muito mais.

Por sua versatilidade, essas máquinas são adotadas por inúmeros ramos, como portos, mineradoras, petrolíferas, construção civil e afins. Com a Armac, você pode escolher várias unidades entre as sete variantes do nosso catálogo, fabricadas por marcas referenciais como Case, New Holland e Volvo.

Retroescavadeiras e escavadeiras

Por fim, aparecem as soluções peso-pesado. Tanto as escavadeiras como a retroescavadeiras são conhecidas por qualidades como força bruta, robustez e mobilidade. Em versões de topo, essas máquinas entregam maior potência e capacidade do que os modelos anteriores, representando a solução ideal para operações mais exigentes e volumosas.

Remoção de resíduos, deslocamento de entulhos, movimentação de terra, materiais e tudo o mais que você possa imaginar. Afinal de contas, ambas as máquinas são conhecidas na indústria como equipamentos polivalentes, que acumulam funções e, a depender do implemento instalado, ganham ainda maior funcionalidade.

Qual o objetivo da movimentação de materiais?

O objetivo da movimentação de materiais é o deslocamento dos objetos utilizados na indústria, bem como a sua proteção, armazenagem, distribuição na linha de produção e controle. A atividade realizada com segurança aumenta a eficiência dos processos e diminui os custos, tendo em vista que os insumos certos são direcionados para os locais corretos.

A movimentação de materiais é de extrema importância para a organização de uma fábrica. O estabelecimento desses processos aumenta a eficácia e melhora a lucratividade do negócio. Os colaboradores trabalham com precisão, muitas falhas são evitadas e há uma redução considerável na perda de produtos decorrentes de contratempos ou danos.

Quais são as etapas que definem a movimentação de materiais?

Inicialmente, é preciso definir o fluxo da movimentação dos materiais. O gestor precisa fazer um diagnóstico dos procedimentos e criar os fluxos eficientes de acordo com alguns fatores. Entre eles, estão o layout físico da distribuição dos produtos, os equipamentos e a localização dos colaboradores. Observe abaixo outras etapas fundamentais!

Padronização dos processos

Racionalize os espaços, diminua a distância entre mercadorias relacionadas e distribua os produtos de maneira econômica, de modo que possam ser facilmente encontrados pelos colaboradores. Padronize os processos envolvidos na movimentação de materiais, estabeleça lugares apropriados para acomodar equipamentos e delegue as tarefas de acordo com as habilidades de cada colaborador.

Disponibilização de equipamentos adequados

Disponibilize todos os equipamentos essenciais para a locomoção das mercadorias no interior da indústria. Os colaboradores poderão utilizar paleteiras, empilhadeiras, guindastes e comboios. Verifique as necessidades de cada setor e procure implementar inovações tecnológicas para otimizar o tempo dos funcionários. Não se esqueça de realizar a manutenção preventiva dos maquinários e de fazer inspeções diárias.

Capacitação dos colaboradores

A capacitação dos colaboradores é essencial para garantir a eficiência dos procedimentos que envolvem movimentação de materiais. Os treinamentos são primordiais para a segurança de todos os envolvidos, razão pela qual vale a pena investir no aprendizado de práticas ergonômicas, técnicas de operação de equipamentos, cursos, palestras etc. O aprendizado reduz as possibilidades de falha humana.

Quais são os tipos de análises realizadas na movimentação de materiais?

Na movimentação de materiais, são realizadas várias análises, por exemplo, no transporte, expedição, embalagem, inspeção, produção, estocagem e recebimento dos insumos. Também são avaliados os gargalos e os processos preexistentes, bem como o ciclo de vida do procedimento de locomoção das mercadorias do início ao fim.

Quais são as regras da movimentação de materiais?

As regras da movimentação de materiais vão depender de cada fábrica. Essa é uma tarefa realizada pela administração de acordo com cada contexto. Contudo, alguns princípios básicos podem ser aplicados em todas as indústrias para a criação de regramentos próprios, tais como:

  • planejamento – crie uma metodologia para os colaboradores;
  • padronização – estabeleça padrões para a execução das atividades;
  • uso de espaço – otimize o espaço levando em consideração a acessibilidade;
  • aplicação sistêmica – forme um sistema operacional coordenado e unifique toda a cadeia de suprimentos.

Existem tecnologias que ajudam os gestores a gerenciar a indústria e simplificam a movimentação de materiais. Por outro lado, elas ajudam a automatizar tarefas e mecanizar operações para reduzir gastos e aumentar a produtividade. Elimine o trabalho manual repetitivo utilizando um sistema adequado à realidade da fábrica e que seja de fácil usabilidade.

Quais são as vantagens da movimentação de materiais?

A movimentação de materiais traz uma série de benefícios para a indústria, pois aprimora a localização dos insumos e das mercadorias dentro dos armazéns e outros departamentos. A prática facilita a gestão de estoques e o monitoramento dos produtos, elimina despesas, otimiza os custos e melhora o atendimento aos clientes.

Como a Armac pode ajudar a sua operação?

Em essência, a Armac simplifica o custo operacional da sua operação. Somos uma empresa referência em locação de equipamentos voltados ao ambiente de trabalho. Em 2020, acumulamos mais de duas décadas de atuação, alavancados por uma reputação máxima, satisfazendo clientes, operações e empresas em 20 Estados brasileiros.

A terceirização com a Armac é simples, fácil e intuitiva. Primeiro, você acessa o nosso portal e conhece a ferramenta de orçamento; então, selecione as máquinas necessárias para a operação e envie o seu pedido; em curto espaço de tempo, a equipe retorna para dar andamento à locação.

Assim, não é necessário se preocupar com custo de aquisição, taxa de depreciação, calendário de manutenção nem nada do tipo. Com a Armac, você acessa a excelência da engenharia mecânica para o ambiente de trabalho, garantindo conforto aos operadores, segurança ao projeto, economia à gestão e velocidade à operação a partir dos melhores equipamentos de movimentação de materiais.

Agora que conhece mais a respeito do assunto, aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e cotar as soluções adequadas para o seu trabalho!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável